City of Angels (1998) - Brad Silberling

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

City of Angels (1998) - Brad Silberling

Post by mansildv »

Image

City of Angels

Realizador: Brad Silberling
Elenco: Nicolas Cage, Meg Ryan.

Set in Los Angeles, California, the film is a loose remake of Wim Wenders' 1987 film Wings of Desire (Der Himmel über Berlin), which was set in Berlin. As with the original, City of Angels tells the story of an angel (Cage) who falls in love with a mortal woman (Ryan), and wishes to become human in order to be with her. With the guidance of a man (Dennis Franz) who has already made the transition from immortality, the angel falls and discovers the human experience.
Trailer



IMDb / Wikipedia / Rotten Tomatoes
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: City of Angels (1998) - Brad Silberling

Post by mansildv »

José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: City of Angels (1998) - Brad Silberling

Post by José »

Tenho de confessar que gosto muito deste "City of Angels". É verdade que se baseia no delicado filme de Wim Wenders, "As Asas do Desejo", mas mesmo assim consegue ter a sua própria assinatura. Saudades de um tempo em que Nicolas Cage ainda não tinha entrado em modo auto-paródico alucinado; aqui, o actor encontra-se num registo doce, subtil e muito centrado. Meg Ryan deliciosa e cativante, saudades também de a ver num grande papel à altura do seu talento. "City of Angels" é a prova de que um remake pode ter a sua própria voz e seguir o seu rumo mais mainstream, sem que com isso tenha que necessariamente perder a sua essência original. Sempre envolvente e romântico, este filme prende o espectador até ao fim. Destaque para a fotografia e para a banda-sonora, pontos-chave que ajudam ao sucesso global da empreitada.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: City of Angels (1998) - Brad Silberling

Post by Rui Santos »

Tenho-o aqui num belo snapper. Nunca o vi.
Vi apenas o original Asa do Desejo há muitos anos no cinema. Bom ver estes tópicos a ser abertos. :) obrigada.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: City of Angels (1998) - Brad Silberling

Post by Cabeças »

Também gostei bastante. É um "Asas do Desejo" bastante mais soft, noutro estilo, noutra época e noutro contexto.

O Nicholas ainda era ele e a Meg também.

É o revisitar das Asas do Desejo numa época mais moderna e num estilo muito mais leve e próximo da sociedade actual.

Quem não viu as Asas do Desejo do Wim Wenders, pode começar por este, mas o original é uma das obras obrigatórias do Cinema em termos de visionamento.

E quem viu o primeiro e não viu este, penso que terá um bom encontro com este.

Quem não viu nenhum dos dois... flagelação obrigatória "Silas" style. :evil:
Cabeças
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: City of Angels (1998) - Brad Silberling

Post by Rui Santos »

Nunca conseguirei criticar Nicholas Cage depois do Leaving Las Vegas. Extraordinário nesse filme.
Mais um para pesquisar e abrir um tópico caso não haja.

A Meg não a vi recentemente... até tenho medo. Maldita ideia de não gostarem de mulheres maduras, obriga as mesmas a transformarem-se no que não são.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: City of Angels (1998) - Brad Silberling

Post by Cabeças »

Rui Santos wrote: February 18th, 2018, 10:55 pm
A Meg não a vi recentemente... até tenho medo. Maldita ideia de não gostarem de mulheres maduras, obriga as mesmas a transformarem-se no que não são.
Quando a Força era forte nela:

Image

Depois de passar para o Darkside:

Image
Cabeças
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: City of Angels (1998) - Brad Silberling

Post by Rui Santos »

A culpa não é dela, é nossa também que por razões parvas não vemos mais filmes de mulheres de meia idade, e de Hollywood que tudo faz só por dinheiro.

Raras são as atrizes no ativo na gama 45-60... coisa mais estúpida.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: City of Angels (1998) - Brad Silberling

Post by José »

Rui Santos wrote: February 18th, 2018, 10:55 pm Nunca conseguirei criticar Nicholas Cage depois do Leaving Las Vegas. Extraordinário nesse filme.
Mais um para pesquisar e abrir um tópico caso não haja.

A Meg não a vi recentemente... até tenho medo. Maldita ideia de não gostarem de mulheres maduras, obriga as mesmas a transformarem-se no que não são.
Leaving Las Vegas... Soberbo filme de Mike Figgis, quanto a mim, a obra-prima dele. Com uma estrondosa Elisabeth Shue que, infelizmente, tem sido relegada para papéis secundários que não fazem jus ao seu imenso talento. Mais uma espantosa actriz cujo "pecado" foi ter envelhecido...
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: City of Angels (1998) - Brad Silberling

Post by mansildv »

Rui Santos wrote: February 18th, 2018, 10:10 pm Tenho-o aqui num belo snapper. Nunca o vi.
Vi apenas o original Asa do Desejo há muitos anos no cinema. Bom ver estes tópicos a ser abertos. :) obrigada.
yes-)
Estou a tentar ver alguns filmes que já tenho há bastante tempo, e que foram um pouco esquecidos para estes lados :roll: e este está à espera desde que vi o fabuloso Der Himmel über Berlin, já há uns bons anos #-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: City of Angels (1998) - Brad Silberling

Post by JoséMiguel »

Eu sempre adorei este filme, eu diria que se eleva e destaca muito acima de uma qualquer boa comédia romântica do género fantástico, pelas suas qualidades poéticas e emocionais.

Comparar isto (tecnicamente é um remake) com o original alemão (R.F.A. pois haviam duas Alemanhas e duas correntes de cinema) Der Himmel über Berlin de 1987, não faz sentido e não leva a lado nenhum, pois as correntes e estilos de cinema são tão diferentes, que a meu ver não existe qualquer ligação ou fio condutor entre ambos os filmes, seria a mesma coisa que dizer que o Full Metal Jacket do Stanley Kubrick é um remake daquele filme fascista de merda com o John Wayne (não sei o título, apenas sei que é um filme fascista de merda, peço desculpa! O Samwise é que sabe o título...), a defender ideologicamente a guerra do Vietname, com base em serem ambos filmes que retratam a guerra do Vietname, o que não faria sentido.

Eu fiquei muito traumatizado quando vi o Der Himmel über Berlin na RTP 2, em jovem. Mas já o vi recentemente (25 anos após o meu trauma da adolescência) e pude apreciá-lo. No entanto apreciei o filme alemão da R.F.A. apenas como curiosidade ou testemunho histórico da Guerra Fria, com uma cidade de Berlim dividida entre o sector soviético e o sector capitalista. Eu não vou muito à bola com cinema de autor do lado ocidental da Europa, que considero esquisito, maluco e "intelectual" (mas se for cinema de autor do lado oriental da Europa, já sou fan-boy(!) devido ao realismo, lógica e naturalismo do bloco de leste).

Quando eu vi o original alemão na RTP 2 em adolescente, lembro-me que era um sábado à noite, a minha vida era um tédio, eu não tinha sequer um PC que custava 400 ou 500 contos (2500 euros) para jogar uns jogos, e acho que não tinha ainda muitas cassetes VHS com filmes, eu não tinha nada para me entreter e apanhei uma seca enorme com o Der Himmel über Berlin, que de facto não pode nem deve ser visto por nenhum adolescente. Eu fiquei mesmo traumatizado com a chatice desse filme mas desvio a minha raiva para as décadas de 1980 e 1990, tecnologicamente atrasadas por não permitirem a um rapazinho português estudante a existência da Internet, para passar o tempo. Acho que todos os outros países europeus só tinham 1,2, 3 ou 4 canais no máximo, nessa época, também haviam os ricos com parabólica, mas essa malta (colegas meus da escola), moravam em prédios luxuosos recém-construídos e não representavam sequer 1% do povo português.

Já agora quero partilhar aqui um vídeo-depoimento de um cidadão soviético ucraniano, da minha geração (ele nasceu em 1971 ou 1972), mas uns 4 ou 5 anos mais velho do que eu, que agora vive nos EUA, e cria vídeos no You Tube, falados em inglês, a contar ao povo como era a vida na URSS. Na verdade eu já planeava usar vídeos dele no tópico do cinema de leste, mas como ele tem um vídeo acerca da TV Soviética e TV Ucraniana, a contar os traumas de infância e juventude (ele também sofreu como eu sofri em Portugal, com uma mira técnica na RTP, durante a tarde), isto vem a propósito do filme de terror que era ser adolescente cinéfilo em Portugal, nos anos 80 e 90 (Por exemplo o Dom Rui Sousa do fórum, não viveu isto por ser mais jovem, mas conhecendo-o acredito que ele já tenha noções de como eram as coisas em Portugal na minha geração):

Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: City of Angels (1998) - Brad Silberling

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote: February 22nd, 2018, 1:28 pm ... eu não tinha nada para me entreter e apanhei uma seca enorme com o Der Himmel über Berlin, que de facto não pode nem deve ser visto por nenhum adolescente. Eu fiquei mesmo traumatizado com a chatice desse filme...
hmmm? :?: :?: :?: (explain, please.)

Queres sugerir uma faixa etária para indicar à comissão? :mrgreen:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: City of Angels (1998) - Brad Silberling

Post by Samwise »

Em relação ao filme do Wayne, suponho que seja o The Green Berets, mas eu só vi esse filme uma vez, há muito tempo, e não me lembro já dos detalhes. Não sei como compara com o Full Metal Jacket em termos de enredo, mas entre os filmes de anjos mencionados, creio que a comparação faça algum sentido, já que o fio condutor e as personagens são quase ela por ela (a questão da metafísica é que não se compatibiliza muito... :lol: ). Eu não engracei com a versão americana, mas adorei (e adoro) a alemã, desde o momento em que o vi pela primeira vez.... na adolescência.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: City of Angels (1998) - Brad Silberling

Post by JoséMiguel »

Samwise,

Encara o meu testemunho como tal, ou seja um testemunho pessoal não só meu, mas também de amigos adolescentes da época. Por exemplo quando um dos meus melhores amigos e grande cinéfilo (somos grandes amigos desde os 12 anos de idade), estava a trocar a lista de filmes VHS dele, com a minha (com o intuito de alguém levar o gravador VHS na mochila às costas, para expandirmos a nossa colecção de filmes), topei lá uma nova entrada com o título "Asas do Desejo" pouco depois de a RTP o ter passado. Eu perguntei ao gajo "que merda é esta?" (a gente falava assim) e ele respondeu que foi o irmão mais velho que o gravou da TV, a propósito do curso de Filosofia que estava a tirar, e que queria fazer algum trabalho na faculdade sobre o filme.

Não era habitual um adolescente gostar desse filme e não fazia ideia que tu tivesses gostado do filme, nessa idade. :-?

Já sei que toda a gente é diferente, e por exemplo o Rui Sousa aqui do fórum, quando escrevia aqui com os seus 17 anitos, tinha bastante mais maturidade nos gostos de cinema, do que eu tinha com a idade dele (eu era um puto idiota fan boy de Hollywood :oops: ).

"Queres sugerir uma faixa etária para indicar à comissão?" <- Muahaha!!! :lol: :twisted:

De qualquer modo eu assumo e confesso que o estilo de cinema do Wim Wenders não combina com os meus gostos de cinema. :wink:
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: City of Angels (1998) - Brad Silberling

Post by mansildv »

City of Angels (1998) - 7/10

Foi uma experiência agridoce, acredito que tinha potencial para muito mais. Talvez por ter visto primeiro o fabuloso Der Himmel über Berlin e ter criado alguma expectativa, mesmo sabendo que este é uma adaptação, menos artística e mais comercial, fiquei à espera de mais. Contudo, considero um bom filme, diferente do que se faz habitualmente!
Post Reply