Osînda (1976) - Sergiu Nicolaescu

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Osînda (1976) - Sergiu Nicolaescu

Post by JoséMiguel »

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Doom
http://www.imdb.com/title/tt0075024/

Descrição (wikipedia traduzido do romeno)

""Osînda is a Romanian film from 1976, directed by Sergiu Nicolaescu after a script inspired by the novel Velerim and Veler Doamne (1933) by Romanian writer Victor Ion Popa.

(...)The film tells the story of a former convict named Manlache Preda, who returns home after 12 years: ten years of prison , made for having participated in the uprising of 1907 , and two years of war. He is unfairly accused of murdering the boyar he was working on, but he runs into the mountains and is killed when he goes down to the village again by his eternal enemy, the local gendarme. The accent is placed on the individual tragedy of the main character who, even after arriving in prison and then on the front of older sins, is still stigmatized by the rural society in which he lives. [1]

Image
Revolta de camponeses romenos de 1907. "A cavalry patrol watching the burning of farmhouses by the rioters near Bujeu."

This film was Romania's proposal for the Oscar for the best foreign film in 1977. [2] [3]



Trailer criado por mim

É o primeiro trailer que faço, desde que voltei a poder usar o Windows 7 e o Movie Maker (estive 7 meses sem poder criar trailers como eu gosto).

Aqui não utilizei nenhuma música, porque o próprio filme contém uma forte e bonita componente audiovisual artística, ou seja poesia audiovisual com boa música a acompanhar uma belíssima fotografia e cinematografia. Quando espreitarem o meu trailer, tenham em atenção que este é um filme multi-género com acção, aventura, drama, modo "survival" e crítica social, mas é muito acessível e sem nenhum tipo de presunção ou simbolismo intelectual. Eu escolhi cenas mais artísticas, mas o filme é muito terra a terra e um miúdo (da minha geração) que gostasse de filmes de acção com o Charles Bronson, gostaria igualmente de ver isto.

Destaque para mais uma famosa sequência introdutória (que eu incluí na íntegra), muito bonita e original, que é imagem de marca do realizador Sergiu Nicolaescu (espreitem o meu tópico do filme "Ringul", para verem outra também muito bonita).



Nota:

Filme completo, legendado no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=-xoM4cKV1sM

Não é uma versão oficial.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Osînda (1976) - Sergiu Nicolaescu

Post by JoséMiguel »

Mais uma pérola do realizador romeno Sergiu Nicolaescu

Image

Este filme é francamente bom, a todos os níveis. Fiquei pessoalmente surpreendido pela positiva com a genialidade e qualidade desta obra.

Embora o filme esteja acessível com legendas no You Tube, desde 2014, só o vi no mês passado. Houve um aspecto histórico, na parte inicial do filme, de que não me apercebi, quando o vi, que explicarei em seguida.

Após um prólogo com uma batalha nas trincheiras da 1ª Guerra Mundial, o filme inicia-se no ano de 1919 com o retorno de um soldado romeno desmobilizado à sua aldeia. É explicado que antes da guerra, o protagonista tinha estado preso por matar o latifundiário da sua região. O filho e herdeiro do latifundiário contrata o protagonista (que matou o seu pai) como capataz das suas grandes terras, explicando que confia mais nele, do que em qualquer outra pessoa da região, porque apesar de assassino é honrado e honesto, assume o que fez sem arrependimento e é um homem de princípios.

Image

A imagem acima mostra essa cena, no quarto da mansão, selado há mais de uma década, onde o latifundiário aponta para o machado no chão, que o protagonista usou para matar o pai dele.

Image
Stephan Luchian , At the division of corn , representing a group of peasants, heading for the manor to receive corn rations .

Qual foi a parte que eu não entendi, por ser português? Eu não sabia que em 1907 tinha ocorrido uma famosa revolta de camponeses na Roménia, contra os proprietários das terras.

Image
Uma patrulha de cavalaria reprime manifestantes nas ruas de Comănești.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_d ... os_de_1907

A versão brasileira do wikipedia diz o seguinte:
A Revolta dos Camponeses Romenos teve início em 8 de fevereiro de 1907 (21 de fevereiro pelo calendário juliano) na cidade de Flămânzi, județ de Botoşani, na Moldávia, e avançou rapidamente pelo país, chegando até a Valáquia. A principal causa do levante foi o descontentamento dos camponeses com a desigualdade sobre a posse da terra, que estava concentrada nas mãos de alguns grandes latifundiários. A revolta foi esmagada pelo governo e a repressão por parte do exército levou à morte parte da população rural do país.[1][2]

Antecedentes
A maioria dos grandes proprietários de terras preferia viver nas cidades e arrendavam suas propriedades a terceiros, em troca de uma renda fixa. Os locatários, por sua vez, buscavam obter lucro num curto espaço de tempo. Na época, enquanto os latifundiários possuíam mais da metade da terra arável, 60% dos camponeses - que compunham cerca de 80% da população romena - possuía pouca ou nenhuma terra.

Inicialmente, os camponeses voltaram-se contra os judeus, que constituíam a maioria dos locatários de terras, especialmente no norte da Moldávia. A revolta rapidamente espalhou-se para o sul, perdendo um pouco de seu caráter anti-semita e tornando-se, basicamente, um protesto contra o vigente sistema de posse da terra.[1]
Image

Duas das imagens de marcas deste realizador Sergiu Nicolaescu (no screenshot acima), são as excelentes sequências introdutórias (já a mostrei no meu trailer) e o facto de ele próprio também ser actor e muitas vezes protagonista principal. Neste filme ele é apenas um actor secundário, que faz de oficial militar do governo, que conduz caça ao homem ao protagonista. Neste filme a personagem principal Manolache é desempenhada pelo actor Amza Pellea que ganhou, com este filme, o prémio de melhor actor no Festival Internacional de Moscovo.

Já no filme Ringul (uma espécie de "Rocky" romeno), o realizador é o actor-protagonista pugilista, pois ele próprio era pugilista na sua vida pessoal, e no filme "Mircea" ele faz de Rei (avô do Vlad Tepes) que tinha o cognome de Mircea, o Velho, num grande desempenho de um rei velho e sábio.

Image
O realizador-actor à esquerda

Um aspecto que eu quero focar nesta obra, é a genialidade com que os realizadores do bloco de Varsóvia, conseguem tratar histórias e géneros, semelhantes ao "First Blood" (Rambo - A Furia do Herói) com o Stallone ou ao "Death Hunt" com o Charles Bronson e Lee Marvin, de modo a criar uma obra capaz de arrebatar Óscares (se fosse americana). Estes dois exemplos de filmes de acção americanos até são muito bons e acima da média, mas se calhar se fosse o Sergiu Nicolaescu a realizar o Rambo, ele inseria o conceito multi-género do bloco de leste e enriqueceria muito o enredo, por exemplo com flashbacks da recruta violenta e desumana do John Rambo (de forma ainda mais chocante que no "Born to Kill" do Kubrick"), e também uns flashbacks do Rambo como prisioneiro de guerra, estilo o "Deer Hunter" ou a "Schindler's List" (mas nunca ao estilo do "Desaparecido em Combate 2"). Pelo menos eu sei que no filme "Ringul", ele insere flashbacks de um campo de concentração nazi, para aumentar a carga no combate de boxe entre um ex-guarda SS e um sobrevivente do holocausto.

Image

Este é um filme muito bem executado, com uma história original, muito elaborada e imprevisível (baseada num livro). Criei o trailer da ficha técnica para que julguem a qualidade artística audiovisual e também a maturidade deste filme, que penso ser imediatamente aparente.

Se o filme está com legendas inglesas no You Tube, será de aproveitar.

Image
Post Reply