Black Panther (2018) - Ryan Coogler

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

BurnCycle
Fanático
Fanático
Posts: 721
Joined: March 4th, 2008, 12:13 am
Location: Trofa, Águeda, Aveiro, Portugal, ...
Contact:

Re: Black Panther (2018) - Ryan Coogler

Post by BurnCycle »

Não sei porquê não tenho visto nos trailers nada que me puxe a ver este filme no cinema. Aliás, é talvez o primeiro filme da MCU que não irei ver no cinema. (Penso que não falhei nenhum da MCU, posso estar enganado)
O que me preocupa e de o próximo Avengers sair já em Abril, ou seja não o irei ver antes dos Avengers e tenho algum receio de perder alguma coisa... Existe alguma coisa relevante neste filme em relação ao próximo filme dos Avengers?
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Black Panther (2018) - Ryan Coogler

Post by mansildv »

BurnCycle wrote: February 27th, 2018, 12:55 am Não sei porquê não tenho visto nos trailers nada que me puxe a ver este filme no cinema. Aliás, é talvez o primeiro filme da MCU que não irei ver no cinema. (Penso que não falhei nenhum da MCU, posso estar enganado)
O que me preocupa e de o próximo Avengers sair já em Abril, ou seja não o irei ver antes dos Avengers e tenho algum receio de perder alguma coisa... Existe alguma coisa relevante neste filme em relação ao próximo filme dos Avengers?
Que me lembre, penso que não, a história é muito focada em Wakanda, sem ramificações para o Infinity War :wink:
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Black Panther (2018) - Ryan Coogler

Post by drakes »

mansildv wrote: February 27th, 2018, 10:16 am
BurnCycle wrote: February 27th, 2018, 12:55 am Não sei porquê não tenho visto nos trailers nada que me puxe a ver este filme no cinema. Aliás, é talvez o primeiro filme da MCU que não irei ver no cinema. (Penso que não falhei nenhum da MCU, posso estar enganado)
O que me preocupa e de o próximo Avengers sair já em Abril, ou seja não o irei ver antes dos Avengers e tenho algum receio de perder alguma coisa... Existe alguma coisa relevante neste filme em relação ao próximo filme dos Avengers?
Que me lembre, penso que não, a história é muito focada em Wakanda, sem ramificações para o Infinity War :wink:
Tem uma a joia do infinito, aqui pode ajudar.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Black Panther (2018) - Ryan Coogler

Post by mansildv »

drakes wrote: February 27th, 2018, 12:37 pm
mansildv wrote: February 27th, 2018, 10:16 am
BurnCycle wrote: February 27th, 2018, 12:55 am Não sei porquê não tenho visto nos trailers nada que me puxe a ver este filme no cinema. Aliás, é talvez o primeiro filme da MCU que não irei ver no cinema. (Penso que não falhei nenhum da MCU, posso estar enganado)
O que me preocupa e de o próximo Avengers sair já em Abril, ou seja não o irei ver antes dos Avengers e tenho algum receio de perder alguma coisa... Existe alguma coisa relevante neste filme em relação ao próximo filme dos Avengers?
Que me lembre, penso que não, a história é muito focada em Wakanda, sem ramificações para o Infinity War :wink:
Tem uma a joia do infinito, aqui pode ajudar.
Tenho ideia que são só teorias, penso que não há referência à Soul Stone, mas posso estar enganado :-?
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Black Panther (2018) - Ryan Coogler

Post by mansildv »

Black Panther could be hiding the last Infinity Stone in plain sight

https://www.avclub.com/black-panther-co ... 1823236115

https://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s--1XgDmtMO--/c_scale,fl_progressive,q_80,w_800/kjgik6easdpudef5kb74.jpg

"Yes, director Ryan Coogler has claimed that the Soul Stone isn’t in his film. In an interview with IGN he says: I love the Infinity Stones as much as any comic book fan, it’s just Wakanda already has its thing, which is vibranium. For us, that was special enough, so to throw in something like another special thing didn’t feel right. It felt like we should stick with our one MacGuffin for the country and explore that, let that be the important thing because, frankly we didn’t need to have another piece like that."
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Black Panther (2018) - Ryan Coogler

Post by mansildv »

Christopher Nolan Believes ‘Black Panther’ Will Get A Best Picture Oscar Nom

https://theplaylist.net/black-panther-o ... -20180307/

https://theplaylist.net/wp-content/uploads/2018/03/Black-Panther-Chadwick-Boseman-Michael-B-Jordan-1200x520.jpg
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Black Panther (2018) - Ryan Coogler

Post by mansildv »

‘Black Panther’ Sequel: Marvel Chief Kevin Feige Says ‘We Absolutely Will Do That’

http://www.indiewire.com/2018/03/black- ... 201938209/

http://www.indiewire.com/wp-content/uploads/2018/01/black-panther.jpg?w=780
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Black Panther (2018) - Ryan Coogler

Post by JRibeiro »

Acaba de ultrapassar o Titanic nos EUA

https://www.huffingtonpost.com/entry/bl ... 7ad1ea1313
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Black Panther (2018) - Ryan Coogler

Post by drakes »

mansildv wrote: March 8th, 2018, 11:59 am Christopher Nolan Believes ‘Black Panther’ Will Get A Best Picture Oscar Nom

https://theplaylist.net/black-panther-o ... -20180307/

https://theplaylist.net/wp-content/uploads/2018/03/Black-Panther-Chadwick-Boseman-Michael-B-Jordan-1200x520.jpg
Teremos então uma safra de filmes médios, por que black panther tem bons momentos, um vilão convincente, mas não chega a destoar dos filmes marvel atuais como salto em termos de dramaturgia.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Black Panther (2018) - Ryan Coogler

Post by mansildv »

drakes wrote: May 4th, 2018, 1:54 am
mansildv wrote: March 8th, 2018, 11:59 am Christopher Nolan Believes ‘Black Panther’ Will Get A Best Picture Oscar Nom

https://theplaylist.net/black-panther-o ... -20180307/

https://theplaylist.net/wp-content/uploads/2018/03/Black-Panther-Chadwick-Boseman-Michael-B-Jordan-1200x520.jpg
Teremos então uma safra de filmes médios, por que black panther tem bons momentos, um vilão convincente, mas não chega a destoar dos filmes marvel atuais como salto em termos de dramaturgia.
Também pensei isso, vai ser um ano muito fraco se o Black Panther receber a nomeação :lol:

Por outro lado, já foi provado que, por vezes, o que conta menos é a qualidade dos filmes :roll:
BurnCycle
Fanático
Fanático
Posts: 721
Joined: March 4th, 2008, 12:13 am
Location: Trofa, Águeda, Aveiro, Portugal, ...
Contact:

Re: Black Panther (2018) - Ryan Coogler

Post by BurnCycle »

mansildv wrote: March 8th, 2018, 11:59 am Christopher Nolan Believes ‘Black Panther’ Will Get A Best Picture Oscar Nom

https://theplaylist.net/black-panther-o ... -20180307/

https://theplaylist.net/wp-content/uploads/2018/03/Black-Panther-Chadwick-Boseman-Michael-B-Jordan-1200x520.jpg
Sinceramente penso que ele quer ser irónico com esta afirmação, muito porque ele de facto tem feito grandes obras de arte e nunca ganhou algo significativo, mas também porque os únicos filmes de super heróis que, para mim, mereceram estar na luta por um prémio foi precisamente os filmes realizados por ele próprio! (Trilogia The Dark Knight)

Não me surpreendia nada ver um Black Panther com nomeações para os Oscares. Para mim há muito tempo que um Oscar nada tem a ver com premiar o melhor do cinema. É apenas um jogo de bastidores para garantir mais publicidade a alguns filmes.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Black Panther (2018) - Ryan Coogler

Post by PanterA »

Fraquinho. Fraquinho. Fraquinho. Sem dúvida alguma o mais fraco de toda a MCU. Period.

E eu que estive para adiar a visualização do Avengers por mais 1/2 semanas, e depois de o ver ainda bem que não o fiz porque claramente que não compensava todos os spoilers que um gajo apanhava por essa Internet fora. Este sofre claramente do mesmo mal do Ant-Man e de outras personagens que tiveram agora o seu stand-alone mas aqui o problema é que tudo o que conta é... banal? Esses ao menos ainda tinham ali alguma coisinha que agarrava, este aqui a única coisa que deslumbrou foi que o actor escolhido para o Panther é simplesmente um pauzinho sem sal. Com pouco screen-time ainda se come a tempo inteiro é de fugir.

Aliás, isto quase parece um rip-off do Lion King e filmes do género. Tudo tão linear, previsível e sem capacidade para criar uma narrativa de jeito mesmo dentro da estrutura do herói vs vilão. Parecia que estava a ver algo para putos de 5 anos. Posto isto, espero bem que a Marvel comece a pensar bem no que vai fazer daqui a uns tempos com futuras adaptações porque neste momento estou mesmo de pé atrás. Estes ditos stand-alones recentes têm sido desilusões atrás de desilusões.

5/10
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Black Panther (2018) - Ryan Coogler

Post by Samwise »

Fiquei com uma opinião muito próxima da tua, Pantera. Linear e previsível (é a formula do costume), e algo infantil na forma como apresenta a história e constrói as personagens. Em resumo, aborrecido - 5/10

Ao contrário das opiniões acima, ficaria verdadeiramente surpreendido se este filme fosse candidato a Oscar de melhor filme, ainda que tal evento seja se facto uma forma de "amplificação" do negócio através de uma cerimónia hiper-mediática, que serve mais a interesses instalados do que propriamente à celebração do "melhor cinema". Acho a Academia não vai assiiiiiiiim tão mal...

Não me retira, em todo o caso, a expectativa elevada como que parto para assitir ao Infinty Wars.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
BurnCycle
Fanático
Fanático
Posts: 721
Joined: March 4th, 2008, 12:13 am
Location: Trofa, Águeda, Aveiro, Portugal, ...
Contact:

Re: Black Panther (2018) - Ryan Coogler

Post by BurnCycle »

Samwise wrote: May 6th, 2018, 2:58 pm Ao contrário das opiniões acima, ficaria verdadeiramente surpreendido se este filme fosse candidato a Oscar de melhor filme, ainda que tal evento seja se facto uma forma de "amplificação" do negócio através de uma cerimónia hiper-mediática, que serve mais a interesses instalados do que propriamente à celebração do "melhor cinema". Acho a Academia não vai assiiiiiiiim tão mal...
Esqueceste que a academia gosta de meter uns filmes nas nomeações que tenham a ver com temas sensíveis ou com certas particularidades para ficarem bem vistos por todas a comunidades, neste caso o facto de (quase) todo elenco ser afro americano leva-me a achar possível que academia nomeie o filme.

Já agora, quanto ao filme não percebo o hipe a volta dele. Concordo com a maioria do que se tem dito, completamente banal e muito curto. Não sei se é o pior, mas certamente que ta nos ultimos. (tenho que pensar nisso :D)
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: Black Panther (2018) - Ryan Coogler

Post by DarkPhoenix »

A estrutura narrativa é linear?
Sim, é verdade.
É a mesma fórmula aplicada em 99% dos filmes de entretenimento, desde os primórdios do cinema.

Mas e todo o restante valor do filme, desde a cenografia rica e caracterização cultural vibrante de Wakanda e do seu povo, banda sonora excelente, personagens com motivações fortes e relevantes, até ao argumento fluído e realização impecável,... isso agora não conta?

Black Panther só é um dos filmes mais importantes da história recente do cinema, pela vitória que conseguiu ao provar que é possível lançar um filme de grande orçamento com um elenco de raça negra, numa conjuntura cultural de orgulho Africano, discutindo temas prementes e urgentes que vão do racismo até à globalização.

Deixo aqui a minha review:
A Marvel Studios não desarma.
"Black Panther" é visualmente estimulante e culturalmente relevante.
A partir de um argumento complexo e sólido, a realização lidera um elenco de luxo numa viagem ao reino fictício de Wakanda, paraíso tecnológico secreto que enfrenta um momento de viragem na sua história.
As questões abordadas são abrangentes e pertinentes, desde as mais simples disputas tribais na luta pelo trono até ao papel e dever de um Estado na conjuntura internacional, um puzzle riquíssimo onde o herói principal é apenas a peça principal.
O filme vai bastante mais longe do que seria de esperar na forma como expõe e aponta o dedo às actividades criminosas da CIA no constante distúrbio global e às consequências danosas da exploração colonial em África.
Curiosamente, ou não, quem escolheram para interpretar o papel do agente da CIA? Um dos actores mais amistosos, simpáticos e inofensivos da actualidade: Martin Freeman.
Destaque particular para o maior dos vilões - Killmonger - interpretado pelo excelente Michael B.Jordan, uma personagem multifacetada cujas acções violentas são fundamentadas por motivações que fazem sentido, o que provoca alguma empatia no espectador.

"Black Panther" é um daqueles filmes em que nem sentimos o tempo passar, 130 minutos que não chegam para saciar a fome de querer ver, saber e estar mais tempo junto daquelas personagens e do seu fantástico mundo.
Um clássico instantâneo.

9/10
Post Reply