Je vous salue, Marie (1985) - Jean-Luc Godard

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Je vous salue, Marie (1985) - Jean-Luc Godard

Post by JoséMiguel »

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/Hail_Mary_(film)
http://www.imdb.com/title/tt0089366/

Descrição
Je vous salue, Marie (Em Português, literalmente Eu Vos Saúdo, Maria, é o primeiro verso da oração Ave Maria), é um filme franco-suiço, de Jean-Luc Godard, lançado em 1985.

Duas histórias paralelas são organizadas no filme para mostrar a difícil convivência entre corpo e espírito: A primeira é a de Maria (Myriem Roussel) uma menina estudante, que trabalha no posto de gasolina do seu pai, e de José (Thierry Rode) é um jovem que trabalha de taxista. Ao saber da gravidez de sua namorada, José a acusa de traição e quer se separar. Mas o anjo Gabriel tenta convencer o rapaz a aceitar a gravidez e enfrentar os planos divinos junto com Maria.

A segunda história é a de um professor de ciências que estuda a origem da vida e que tem um caso com uma de suas alunas.

O filme foi proibido no Brasil durante o governo Sarney.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Je_vous_salue,_Marie
Trailer original francês



Trailer oficial da versão restaurada (em inglês)



Tentativa de censura em Portugal, pela Direita política portuguesa em uníssono com a Santa Sé de Roma.
- Uma última salva de canhão do Nacional Catolicismo ibérico (fascismo religioso de Franco e Salazar) -

Image
Reception

Hail Mary's religious themes and scenes of full frontal nudity offended some Christians.[2] Pope John Paul II criticized the film saying that it "deeply wounds the religious sentiments of believers."[3] Protesters showed up at some theaters on opening night.[4] The film had only 353,877 admissions in French movie theaters.[5] It was banned in Argentina[6] and Brazil.[7]

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Hail_Mary_(film)
Eu diria que o Papa João Paulo II fez incitação ao ódio, intolerância, censura e fascismo de extrema-direita, pois ele incitava e atiçava os psicopatas fascistas de extrema-direita ("Deus, Pátria e Família") como as SA da Alemanha Nazi ou o presidente da câmara de Lisboa Abecassis, a actos criminosos de violência, completamente ilegais e contra a liberdade de expressão do povo, onde se invocava o Deus cristão como alibi para estes actos fascistas, que seguiam a metodologia do nazismo das SA alemãs dos anos 1930. Os últimos tiros de canhão no rescaldo de um tempo anterior em que a Santa Sé andava de mãos dadas com o Fascismo de Portugal e Espanha (Salazar e Franco), numa relação política mútua conveniente ao Vaticano e aos ditadores ibéricos.

Image
Presidente brasileiro Sarney (chefe do regime que proibiu este filme no Brasil, após o fim da ditadura militar), ao lado do político português Mário Soares. Foto de 1988.

Sobre o Brasil, peço a opinião ao Drakes, pois o Wikipedia diz que a ditadura militar acabou no ano de 1985, e este filme foi proibido durante o regime do Sarney.

Agradecimentos e desculpas

Agradeço ao technicolor a divulgação desta tentativa de censura em Portugal, no tópico do DVD Mania, acerca de censura no Cinema.

Peço desculpa por ter feito esta ficha técnica à pressa, e por esse motivo ter aqui misturado comentários pessoais com "bocas" minhas, a "dar a cabeça" e a opinar, acerca de actos de censura motivados por ideologias religiosas ou políticas, que são muito ofensivas para mim pessoalmente.

Estou disposto a re-escrever esta ficha técnica de forma objectiva e neutra, numa edição futura onde colocarei os meus comentário e bocas, em mensagens à parte, mas de momento não tenho tempo. :-(
Post Reply