Call Me by Your Name (2017) - Luca Guadagnino
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Re: Call Me by Your Name (2017) - Luca Guadagnino
Neste filme discordo com o Samwise,com o José e com Mansildv mas também discordo e muito de quem achou este um mau filme.Nem é uma obra prima, nem é um mau filme, é um filme BEM BOM ÚNICAMENTE.
Estou num meio termo declarado e assumido neste caso.
Vejo aqui opiniões demasiado extremadas mas que, curiosamente, percebo bem a razão delas."Chama-me Pelo Teu Nome" é um filme bem intencionado e com nobre coração o que é, excelente de ser visto, mas que falha por ser demasiado POLITICAMENTE CORRECTO da maneira que James Ivory e Luca Guadignino trabalharam esta história.
A história é demasiado NORMAL,a narrativa é demasiado macia e inofensiva.Tem medo de ferir susceptibilidades e de ser politicamente incorrecto nas ações e na dinâmica dos personagens.A ideia do filme é excelente,tiro o chapeu mas uma boa ideia é pouco se depois se tenha medo de ir até às últimas consequências com ela.Luca e Ivory tiveram medo de arriscar as fichas todas e além do mais não acredito que os pais do jovem naquela época tivessem tido a reação que tiveram no caso concreto.Percebo o entusiasmo e o debate acalorado que este filme teve aqui (que é um grande prazer ver) e noutros lados e é por isso que vou fazer uma critica mais profunda já a seguir porque é necessário:
Em Itália, nos inicios da década de 80 uma família americana de classe media,média- alta constituída por um professor universitário,a sua mulher e o filho estão de férias e convidam um aluno mais velho do professor a passar as férias na localidade onde o professor mora com a família para trabalharem para o início do ano létivo.O que começa por ser uma ação inconsequente acaba por ser o inicio de várias peripécias que mudam de forma abissal vivência de toda a família, principalmente do filho e do aluno.Luca Gudaguino mostra-se um hábil diretor de atores,conseguindo escolher e dirigir com grande eficiência os atores todos que compõem o elenco.Desde Timothy Chamalet que brinda-nos aqui com um personagem tão verosímil,bem feito e construído que parece que não está representar,parece ser mesmo ele na vida real.O mesmo acontece com Arnie Hammer que tem também uma atuação muito feliz e certeira.Acontece,porém,que nada de inovador em termos narrativos se consegue extrair deste filme.É um filme competente com bons atores que estão bastante bem.É um filme elegante,culto na maneira que conta e o que conta.Com uma atmosfera cinematográfica europeia que lhe dá um ar rodeado de bonomia.”Chama-me Pelo Teu Nome” é um filme anti-panflatário na mensagem que pretende atingir e dizer,nem é maniqueísta nem radical,nem exagerado para o público- alvo do filme.Acontece, porém,não há um golpe de asa narrativo na história que permita um elã,um elevar do filme a uma outra dimensão qualitativa.Chamalet está muito bem e Hammer idem e Sthulbar também mas isso não é suficiente para sustentar o filme porque o guião e a realização são,a meu ver,demasiado certinhos,competentes e demasiado minimalistas/acanhados ao mesmo tempo.Guadigno fez um filme muito bom chamado "Eu Sou o Amor" que é a meu ver mais inteligente e criativo do que "Chama-me Pelo Teu Nome" é,analisando-o bem analisado."Chama-me Pelo Teu Nome" tecnicamente é excelente.Uma fotografia reluzente e com personalidade interior,os cenários são bastante bem captados e ilustrados.Estão longe de um bilhete postal feito à pressão e mostrados de uma forma denunciada.Fazem bem parte do contexto histórico e geográfico.Chamalet,Hammer e Sthulbar compõe um trio muito competente e assertivo mas quanto à história que é o que deve ser aposta deste filme,falha e bastante porque o realizador teve medo de chocar de transgredir e violentar quem está a ver a história.Guadigno mostra-se um autor demasiado simples e minimalista.Conta a história demasiadamente correta, apagada quando devia ser,a meu ver mais agressiva e corajosa.James Ivory que é até um bom realizador adapta o livro de uma forma,para mim,demasiado inofensiva.Quer dizer que a nossa sexualidade não é algo negativo e que a iniciação dela acontece com quem e da maneira que menos nós pensamos ser possível.
É um filme demasiado académico e bem-intencionado que irrita a partir de certa altura.Técnicamente é bastante bom.Uma fotografia e montagem acima e muito do que um drama de época costuma evidenciar.Não há, porém, um fulgor narrativo nele que o permita avançar para altos vôos narrativos o que, para mim,limita os resultados finais.É pena pois matéria prima nele tinha imensas potencialidades mas que o realizador não soube transfigurar em realidade qualitativa cinematográfica.
Nota:7 em 10
Estou num meio termo declarado e assumido neste caso.
Vejo aqui opiniões demasiado extremadas mas que, curiosamente, percebo bem a razão delas."Chama-me Pelo Teu Nome" é um filme bem intencionado e com nobre coração o que é, excelente de ser visto, mas que falha por ser demasiado POLITICAMENTE CORRECTO da maneira que James Ivory e Luca Guadignino trabalharam esta história.
A história é demasiado NORMAL,a narrativa é demasiado macia e inofensiva.Tem medo de ferir susceptibilidades e de ser politicamente incorrecto nas ações e na dinâmica dos personagens.A ideia do filme é excelente,tiro o chapeu mas uma boa ideia é pouco se depois se tenha medo de ir até às últimas consequências com ela.Luca e Ivory tiveram medo de arriscar as fichas todas e além do mais não acredito que os pais do jovem naquela época tivessem tido a reação que tiveram no caso concreto.Percebo o entusiasmo e o debate acalorado que este filme teve aqui (que é um grande prazer ver) e noutros lados e é por isso que vou fazer uma critica mais profunda já a seguir porque é necessário:
Em Itália, nos inicios da década de 80 uma família americana de classe media,média- alta constituída por um professor universitário,a sua mulher e o filho estão de férias e convidam um aluno mais velho do professor a passar as férias na localidade onde o professor mora com a família para trabalharem para o início do ano létivo.O que começa por ser uma ação inconsequente acaba por ser o inicio de várias peripécias que mudam de forma abissal vivência de toda a família, principalmente do filho e do aluno.Luca Gudaguino mostra-se um hábil diretor de atores,conseguindo escolher e dirigir com grande eficiência os atores todos que compõem o elenco.Desde Timothy Chamalet que brinda-nos aqui com um personagem tão verosímil,bem feito e construído que parece que não está representar,parece ser mesmo ele na vida real.O mesmo acontece com Arnie Hammer que tem também uma atuação muito feliz e certeira.Acontece,porém,que nada de inovador em termos narrativos se consegue extrair deste filme.É um filme competente com bons atores que estão bastante bem.É um filme elegante,culto na maneira que conta e o que conta.Com uma atmosfera cinematográfica europeia que lhe dá um ar rodeado de bonomia.”Chama-me Pelo Teu Nome” é um filme anti-panflatário na mensagem que pretende atingir e dizer,nem é maniqueísta nem radical,nem exagerado para o público- alvo do filme.Acontece, porém,não há um golpe de asa narrativo na história que permita um elã,um elevar do filme a uma outra dimensão qualitativa.Chamalet está muito bem e Hammer idem e Sthulbar também mas isso não é suficiente para sustentar o filme porque o guião e a realização são,a meu ver,demasiado certinhos,competentes e demasiado minimalistas/acanhados ao mesmo tempo.Guadigno fez um filme muito bom chamado "Eu Sou o Amor" que é a meu ver mais inteligente e criativo do que "Chama-me Pelo Teu Nome" é,analisando-o bem analisado."Chama-me Pelo Teu Nome" tecnicamente é excelente.Uma fotografia reluzente e com personalidade interior,os cenários são bastante bem captados e ilustrados.Estão longe de um bilhete postal feito à pressão e mostrados de uma forma denunciada.Fazem bem parte do contexto histórico e geográfico.Chamalet,Hammer e Sthulbar compõe um trio muito competente e assertivo mas quanto à história que é o que deve ser aposta deste filme,falha e bastante porque o realizador teve medo de chocar de transgredir e violentar quem está a ver a história.Guadigno mostra-se um autor demasiado simples e minimalista.Conta a história demasiadamente correta, apagada quando devia ser,a meu ver mais agressiva e corajosa.James Ivory que é até um bom realizador adapta o livro de uma forma,para mim,demasiado inofensiva.Quer dizer que a nossa sexualidade não é algo negativo e que a iniciação dela acontece com quem e da maneira que menos nós pensamos ser possível.
É um filme demasiado académico e bem-intencionado que irrita a partir de certa altura.Técnicamente é bastante bom.Uma fotografia e montagem acima e muito do que um drama de época costuma evidenciar.Não há, porém, um fulgor narrativo nele que o permita avançar para altos vôos narrativos o que, para mim,limita os resultados finais.É pena pois matéria prima nele tinha imensas potencialidades mas que o realizador não soube transfigurar em realidade qualitativa cinematográfica.
Nota:7 em 10
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
Re: Call Me by Your Name (2017) - Luca Guadagnino
Não acho que seja politicamente correcta, este tipo de histórias não precisam de seguir sempre o mesmo guião e nem sempre corre tudo mal Se fosse uma história igual a todas as outras seria esse o problema!Ludovico wrote: ↑June 16th, 2019, 5:51 pm Neste filme discordo com o Samwise,com o José e com Mansildv mas também discordo e muito de quem achou este um mau filme.Nem é uma obra prima, nem é um mau filme, é um filme BEM BOM ÚNICAMENTE.
Estou num meio termo declarado e assumido neste caso.
Vejo aqui opiniões demasiado extremadas mas que, curiosamente, percebo bem a razão delas."Chama-me Pelo Teu Nome" é um filme bem intencionado e com nobre coração o que é, excelente de ser visto, mas que falha por ser demasiado POLITICAMENTE CORRECTO da maneira que James Ivory e Luca Guadignino trabalharam esta história.
A história é demasiado NORMAL,a narrativa é demasiado macia e inofensiva.Tem medo de ferir susceptibilidades e de ser politicamente incorrecto nas ações e na dinâmica dos personagens.A ideia do filme é excelente,tiro o chapeu mas uma boa ideia é pouco se depois se tenha medo de ir até às últimas consequências com ela.Luca e Ivory tiveram medo de arriscar as fichas todas e além do mais não acredito que os pais do jovem naquela época tivessem tido a reação que tiveram no caso concreto.Percebo o entusiasmo e o debate acalorado que este filme teve aqui (que é um grande prazer ver) e noutros lados e é por isso que vou fazer uma critica mais profunda já a seguir porque é necessário:
Em Itália, nos inicios da década de 80 uma família americana de classe media,média- alta constituída por um professor universitário,a sua mulher e o filho estão de férias e convidam um aluno mais velho do professor a passar as férias na localidade onde o professor mora com a família para trabalharem para o início do ano létivo.O que começa por ser uma ação inconsequente acaba por ser o inicio de várias peripécias que mudam de forma abissal vivência de toda a família, principalmente do filho e do aluno.Luca Gudaguino mostra-se um hábil diretor de atores,conseguindo escolher e dirigir com grande eficiência os atores todos que compõem o elenco.Desde Timothy Chamalet que brinda-nos aqui com um personagem tão verosímil,bem feito e construído que parece que não está representar,parece ser mesmo ele na vida real.O mesmo acontece com Arnie Hammer que tem também uma atuação muito feliz e certeira.Acontece,porém,que nada de inovador em termos narrativos se consegue extrair deste filme.É um filme competente com bons atores que estão bastante bem.É um filme elegante,culto na maneira que conta e o que conta.Com uma atmosfera cinematográfica europeia que lhe dá um ar rodeado de bonomia.”Chama-me Pelo Teu Nome” é um filme anti-panflatário na mensagem que pretende atingir e dizer,nem é maniqueísta nem radical,nem exagerado para o público- alvo do filme.Acontece, porém,não há um golpe de asa narrativo na história que permita um elã,um elevar do filme a uma outra dimensão qualitativa.Chamalet está muito bem e Hammer idem e Sthulbar também mas isso não é suficiente para sustentar o filme porque o guião e a realização são,a meu ver,demasiado certinhos,competentes e demasiado minimalistas/acanhados ao mesmo tempo.Guadigno fez um filme muito bom chamado "Eu Sou o Amor" que é a meu ver mais inteligente e criativo do que "Chama-me Pelo Teu Nome" é,analisando-o bem analisado."Chama-me Pelo Teu Nome" tecnicamente é excelente.Uma fotografia reluzente e com personalidade interior,os cenários são bastante bem captados e ilustrados.Estão longe de um bilhete postal feito à pressão e mostrados de uma forma denunciada.Fazem bem parte do contexto histórico e geográfico.Chamalet,Hammer e Sthulbar compõe um trio muito competente e assertivo mas quanto à história que é o que deve ser aposta deste filme,falha e bastante porque o realizador teve medo de chocar de transgredir e violentar quem está a ver a história.Guadigno mostra-se um autor demasiado simples e minimalista.Conta a história demasiadamente correta, apagada quando devia ser,a meu ver mais agressiva e corajosa.James Ivory que é até um bom realizador adapta o livro de uma forma,para mim,demasiado inofensiva.Quer dizer que a nossa sexualidade não é algo negativo e que a iniciação dela acontece com quem e da maneira que menos nós pensamos ser possível.
É um filme demasiado académico e bem-intencionado que irrita a partir de certa altura.Técnicamente é bastante bom.Uma fotografia e montagem acima e muito do que um drama de época costuma evidenciar.Não há, porém, um fulgor narrativo nele que o permita avançar para altos vôos narrativos o que, para mim,limita os resultados finais.É pena pois matéria prima nele tinha imensas potencialidades mas que o realizador não soube transfigurar em realidade qualitativa cinematográfica.
Nota:7 em 10
Para mim, foi um dos melhores filmes do ano!
Re: Call Me by Your Name (2017) - Luca Guadagnino
Pois não acho.O filme é bom mas está longe de ser um grande filme.Melhor do ano?.Está a léguas de por exemplo,O Segredo de Brockbackmountain.Chama-me Pelo Teu Nome é demasiado macio,para mim,Guadagnino foi muito denunciado e inofensivo no que quis contar.Tenho pena,mesmo muito porque a história tinha muito pano para mangas e voltas para dar.As coisas boas são os desempenhos e a componente técnica mais o clima,o espaço físico que é bem retratado.Mas é pouco porque o guião a realização e tudo o que é importante o realizador não foi criativo.mansildv wrote: ↑June 22nd, 2019, 10:45 amNão acho que seja politicamente correcta, este tipo de histórias não precisam de seguir sempre o mesmo guião e nem sempre corre tudo mal Se fosse uma história igual a todas as outras seria esse o problema!Ludovico wrote: ↑June 16th, 2019, 5:51 pm Neste filme discordo com o Samwise,com o José e com Mansildv mas também discordo e muito de quem achou este um mau filme.Nem é uma obra prima, nem é um mau filme, é um filme BEM BOM ÚNICAMENTE.
Estou num meio termo declarado e assumido neste caso.
Vejo aqui opiniões demasiado extremadas mas que, curiosamente, percebo bem a razão delas."Chama-me Pelo Teu Nome" é um filme bem intencionado e com nobre coração o que é, excelente de ser visto, mas que falha por ser demasiado POLITICAMENTE CORRECTO da maneira que James Ivory e Luca Guadignino trabalharam esta história.
A história é demasiado NORMAL,a narrativa é demasiado macia e inofensiva.Tem medo de ferir susceptibilidades e de ser politicamente incorrecto nas ações e na dinâmica dos personagens.A ideia do filme é excelente,tiro o chapeu mas uma boa ideia é pouco se depois se tenha medo de ir até às últimas consequências com ela.Luca e Ivory tiveram medo de arriscar as fichas todas e além do mais não acredito que os pais do jovem naquela época tivessem tido a reação que tiveram no caso concreto.Percebo o entusiasmo e o debate acalorado que este filme teve aqui (que é um grande prazer ver) e noutros lados e é por isso que vou fazer uma critica mais profunda já a seguir porque é necessário:
Em Itália, nos inicios da década de 80 uma família americana de classe media,média- alta constituída por um professor universitário,a sua mulher e o filho estão de férias e convidam um aluno mais velho do professor a passar as férias na localidade onde o professor mora com a família para trabalharem para o início do ano létivo.O que começa por ser uma ação inconsequente acaba por ser o inicio de várias peripécias que mudam de forma abissal vivência de toda a família, principalmente do filho e do aluno.Luca Gudaguino mostra-se um hábil diretor de atores,conseguindo escolher e dirigir com grande eficiência os atores todos que compõem o elenco.Desde Timothy Chamalet que brinda-nos aqui com um personagem tão verosímil,bem feito e construído que parece que não está representar,parece ser mesmo ele na vida real.O mesmo acontece com Arnie Hammer que tem também uma atuação muito feliz e certeira.Acontece,porém,que nada de inovador em termos narrativos se consegue extrair deste filme.É um filme competente com bons atores que estão bastante bem.É um filme elegante,culto na maneira que conta e o que conta.Com uma atmosfera cinematográfica europeia que lhe dá um ar rodeado de bonomia.”Chama-me Pelo Teu Nome” é um filme anti-panflatário na mensagem que pretende atingir e dizer,nem é maniqueísta nem radical,nem exagerado para o público- alvo do filme.Acontece, porém,não há um golpe de asa narrativo na história que permita um elã,um elevar do filme a uma outra dimensão qualitativa.Chamalet está muito bem e Hammer idem e Sthulbar também mas isso não é suficiente para sustentar o filme porque o guião e a realização são,a meu ver,demasiado certinhos,competentes e demasiado minimalistas/acanhados ao mesmo tempo.Guadigno fez um filme muito bom chamado "Eu Sou o Amor" que é a meu ver mais inteligente e criativo do que "Chama-me Pelo Teu Nome" é,analisando-o bem analisado."Chama-me Pelo Teu Nome" tecnicamente é excelente.Uma fotografia reluzente e com personalidade interior,os cenários são bastante bem captados e ilustrados.Estão longe de um bilhete postal feito à pressão e mostrados de uma forma denunciada.Fazem bem parte do contexto histórico e geográfico.Chamalet,Hammer e Sthulbar compõe um trio muito competente e assertivo mas quanto à história que é o que deve ser aposta deste filme,falha e bastante porque o realizador teve medo de chocar de transgredir e violentar quem está a ver a história.Guadigno mostra-se um autor demasiado simples e minimalista.Conta a história demasiadamente correta, apagada quando devia ser,a meu ver mais agressiva e corajosa.James Ivory que é até um bom realizador adapta o livro de uma forma,para mim,demasiado inofensiva.Quer dizer que a nossa sexualidade não é algo negativo e que a iniciação dela acontece com quem e da maneira que menos nós pensamos ser possível.
É um filme demasiado académico e bem-intencionado que irrita a partir de certa altura.Técnicamente é bastante bom.Uma fotografia e montagem acima e muito do que um drama de época costuma evidenciar.Não há, porém, um fulgor narrativo nele que o permita avançar para altos vôos narrativos o que, para mim,limita os resultados finais.É pena pois matéria prima nele tinha imensas potencialidades mas que o realizador não soube transfigurar em realidade qualitativa cinematográfica.
Nota:7 em 10
Para mim, foi um dos melhores filmes do ano!
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
Re: Call Me by Your Name (2017) - Luca Guadagnino
Eu ainda estou à espera que me devolvam as 2 horas que perdi com ele. :\
Os 100 filmes da minha vida. (New link)
Re: Call Me by Your Name (2017) - Luca Guadagnino
E é apenas a minha opinião mas o filme não precisa de mais voltas, estas histórias não correm sempre mal, isso é quase um lugar-comum E neste caso o realizador apenas seguiu o argumento do Ivory.
Re: Call Me by Your Name (2017) - Luca Guadagnino
O Brokeback Mountain é muito melhor, nem se compara... outro que também é excelente é o Maurice, que já recomendei por aquiLudovico wrote: ↑June 24th, 2019, 6:50 pm
Pois não acho.O filme é bom mas está longe de ser um grande filme.Melhor do ano?.Está a léguas de por exemplo,O Segredo de Brockbackmountain.Chama-me Pelo Teu Nome é demasiado macio,para mim,Guadagnino foi muito denunciado e inofensivo no que quis contar.Tenho pena,mesmo muito porque a história tinha muito pano para mangas e voltas para dar.As coisas boas são os desempenhos e a componente técnica mais o clima,o espaço físico que é bem retratado.Mas é pouco porque o guião a realização e tudo o que é importante o realizador não foi criativo.
Re: Call Me by Your Name (2017) - Luca Guadagnino
Quanto a mim, não só foi um dos melhores filmes do seu ano de exibição, como um dos melhores filmes dos últimos 10, 15 anos! E isto vindo de alguém que acha o "Brokeback Mountain" igualmente brilhantíssimo. Uma vez li uma crítica ao prodigioso "As Pontes de Madison County" que dizia que o filme era como se alguém tivesse deixado uma câmara a filmar uma dona de casa do Iowa nos anos 60, tal era a naturalidade da atmosfera e da interpretação de Streep. Aplico a mesma visão a este "Call Me By Your Name": alguém com muito bom gosto deixou, em Itália, uma câmara a filmar o nascimento de um amor num Verão perdido dos anos 80...