Zelig (1983) - Woody Allen

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7310
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Zelig (1983) - Woody Allen

Post by Cabeças »

Image

Naquele que é o seu 11º filme ("What's Up Tiger Lily" para mim não conta, pois Woody trabalhou sobre material já feito), Woody Allen apresenta-nos novamente uma comédia bastante original e interessante, sobre Leonard Zelig (Woody), o "camaleão humano". Na sua tentativa constante de se integrar, Leonard começa a conseguir alterar o aspecto físico de modo a parecer-se com as pessoas com quem está. Mais do que isso, assume mesmo perante ele próprio as personalidades necessárias ao contexto (músico, médico, etc) em que se encontra.

Acompanhamos as peripécias por que passa em todo este processo, num filme a preto-e-branco onde é notório o trabalho de edição de vídeo de modo a poder colocar Woody Allen em diversos contextos históricos. Curiosamente, o filme foi todo rodado mesmo com equipamento de 1920, de modo a tornar o processo final mais verosímil e foram contratados técnicos já idosos, familiarizados com os processos antigos.

A questão das "máscaras" que me parece que todos, inconscientemente ou não temos por vezes que colocar em contextos diferenciados de modo a poder tornar mais suportável a vida em sociedade nas suas várias dimensões, consubstancia-se neste filme de um modo original, engraçado e muito interessante de ver. "Zelig" ("palavra que significa "abençoado" em Yiddish) é uma obra divertida e muito interessante, que gostei muito de rever.

No filme aparecem imensas pessoas famosas, como Max Amann, Josephine Baker, Clara Bow, Fanny Brice, Wilhelm Brückner, James Cagney, Al Capone, Charlie Chaplin, Calvin Coolidge, Marion Davies, Sepp Dietrich, Joe DiMaggio, Marie Dressler, F. Scott Fitzgerald, Lou Gehrig, Joseph Goebbels, Hermann Göring, Harold 'Red' Grange, William Randolph Hearst, Rudolf Hess, Adolf Hitler, Bobby Jones, Robert Ley, Charles Lindbergh, Carole Lombard, Adolphe Menjou, Tom Mix, Pope Pius XI, Dolores del Río, Billy Rose, Babe Ruth, Julius Schaub, Gregor Strasser, Julius Streicher, Franz von Epp, Franz Pfeffer von Salomon, Jimmy Walker, e Claire Windsor. A curta cena em que aparece F. Scott Fitzgerald é o seu único registo em vídeo conhecido.

Entra Mia Farrow, na sua segunda das treze colaborações com Woody Allen que viria a fazer. Gostei do papel dela, embora tivesse preferido que Woody tivesse continuado mais tempo a colaboração com Diane Keaton, que acho fantástica e de que gosto muito mais. Entra também neste filme Stephanie Farrow, a irmã mais nova de Mia, que viria também posteriormente a integrar em 1985 o filme "The Purple Rose of Cairo".

Umas últimas curiosidades: a casa que aparece no final é a mesma do filme "A Midsummer Night's Sex Comedy". e este é o filme mais curto (79 minutos) alguma vez realizado por Woody Allen.

Uma crítica mais elaborada, escrita pelo José Carlos Maltez no blog "A Janela Encantada":

https://ajanelaencantada.wordpress.com/ ... elig-1983/

Trailer:



imdb:

http://www.imdb.com/title/tt0086637/?ref_=nv_sr_1
Cabeças
Image
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Zelig (1983) - Woody Allen

Post by nimzabo »

Como já disse no outro tópico este é o filme dele que achei mais engraçado.

Estes filmes dos últimos anos para mim estão a milhas dos dos anos 70 ou 80.
E em relação ao Al Pacino penso o mesmo. Piorou muito com os anos.
Outros não.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Zelig (1983) - Woody Allen

Post by mansildv »

Acho este Zelig genial :shock:
Na minha opinião, é um dos grandes filmes do Woody Allen!
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Zelig (1983) - Woody Allen

Post by nimzabo »

Concordo com o genial.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Zelig (1983) - Woody Allen

Post by mansildv »

nimzabo wrote: September 29th, 2017, 5:36 pm Concordo com o genial.
Mas não achas que é um dos grandes filmes do Woody Allen? :wink:
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Zelig (1983) - Woody Allen

Post by nimzabo »

it's my favorite!
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Zelig (1983) - Woody Allen

Post by mansildv »

nimzabo wrote: October 2nd, 2017, 9:05 pm it's my favorite!
yes-)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Zelig (1983) - Woody Allen

Post by mansildv »

Cada vez gosto mais deste filme! Tecnicamente é fabuloso, conseguiu algo que mais tarde veio a aparecer no Forrest Gump e que não foi valorizado no Zelig :roll: e acho o argumento genial! - 9.5/10

Quando acabar este ciclo do Woody Allen de certeza que este filme vai subir algumas posições no top 10!
Post Reply