Annie Hall (1977) - Woody Allen

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Annie Hall (1977) - Woody Allen

Post by Cabeças »

Image

Bom, temos aqui um dos mais emblemáticos filmes da carreira de Woody Allen, um filme cuja realização aliás lhe deu 4 Òscares: melhor filme, melhor realizador, melhor actriz secundária (Diane Keaton) e melhor argumento original.

O filme é muito mais complexo, profundo e elaborado que as obras anteriores, mostrando que Woody Allen tinha muito mais para oferecer do que simples filmes de comédia. Em Annie Hall podemos assistir a diversas questões recorrentes na sua obra, como a questão da morte, ou a dificuldade dos relacionamentos, mostrados através do namoro entre Alvy Singer e Annie Hall. New York (uma coisa que adoro neste tipo de filmes é que é uma autêntica janela para o passado. Podemos ver New York tal como era em 1977, o que acho fabuloso) é mostrada com uma fotografia muito bonita, a música também está presente, aliás Diane Keaton interpreta duas canções do tipo jazz-blues muito bem. O humor continua presente, mas não já como leitmotiv principal. O filme é uma das obras de referência mais conhecidas de Woody Allen, que impulsionou a sua carreira enquanto realizador.

Há imensas coisas interessantes, mesmo as pequenas coisas. Na cena das lagostas por exemplo, a primeira a ser filmada, Woody Allen e Diane Keaton escangalham-se mesmo a rir. As gargalhadas são mesmo verdadeiras, sendo aliás conhecida a dificuldade que os dois tinham em estar sérios ao pé um do outro. Há um pormenor giro, mais tarde no apartamento de "Annie", quando ela chama "Alvy" às 3 da manhã, podemos ver 3 fotografias na parede com o episódio das lagostas, que ela tirou na altura. Neste filme a "Annie Hall" (Hall é o verdadeiro nome da actriz e Annie é mesmo o seu diminuitivo) Diane Keaton, aqui com 31 anos, está belíssima, muito sexy, e com um glamour, sensualidade e simpatia que nos conquista facilmente.

Podem ler aqui um artigo sobre a Diane Keaton, escrito pelo "nosso" Rui Sousa:

https://espalhafactos.com/2014/02/23/a- ... ne-keaton/

Achei muito giro ver caras conhecidas (muito novinhos) como o Paul Simon, a Shelley Duvall, o Christopher Walken ou o Jeff Goldblum (aparece só por instantes). "Annie Hall" marca também a primeira participação cinematográfica da nossa famosa "Alien Queen" Sigourney Weaver, embora tenha entrado anteriormente numa série de TV intitulada "Somerset".

Woody Allen quebra a "4ª parede" muitas vezes, virando-se para as câmaras e falando directamente "connosco", o que resulta extraordinariamente bem em certos momentos . Emblemática também a cena passada nos psiquiatras ao mesmo tempo com "Alvy" e "Annie": a cena foi mesmo filmada desse modo, com uma separação de parede fina entre ambas as cenas.

Achei também muito original a cena em que podemos ver "Alvy" e "Annie" a dialogar, aparecendo umas sub-legendas no ecrã onde podemos também ler o que cada um está a pensar na altura.

O episódio do espirro durante a cena da cocaína é também real, não estava no argumento, e Woody Allen decidiu deixá-lo ficar. É um daqueles casos em que a realidade se adequou da melhor maneira à ficção.

Em "Annie Hall", também há uma referência explícita a Ingmar Bergman: quando Annie se atrasa no encontro para ir ao Cinema, o filme que iam ver era o "Face to Face", de Bergman.

Enfim, pela minha parte, é claramente um dos filmes melhores de Woody Allen, e que me deu imenso prazer rever, pois já não o via há uns bons anos. É bom reencontrar velhos amigos. É um bocado estranho pois quando vi o filme pela primeira vez era muito mais novo do que as personagens na altura (Woody e Diane) e agora sou bastante mais velho do que eles eram. Os nossos amigos nos filmes e nos livros nunca envelhecem!

Aqui podem ler uma crítica mais elaborada, escrita pelo José Carlos Maltez no seu blog "A Janela Encantada", de que gosto muito:

https://ajanelaencantada.wordpress.com/ ... hall-1977/

Um trailer do filme:



http://www.imdb.com/title/tt0075686/?ref_=tttr_tr_tt

Próximo filme: "Interiors" (1978)
Last edited by Cabeças on September 13th, 2017, 12:23 am, edited 1 time in total.
Cabeças
Image
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Annie Hall (1977) - Woody Allen

Post by rui sousa »

Gosto muito do filme (como de 90% dos filmes do Woody), mas não o coloco entre o meu top 10. Acho que ele fez melhor depois, ao longo dos anos seguintes. Mas repito: também adoro este filme :)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Annie Hall (1977) - Woody Allen

Post by mansildv »

Para mim, é um dos melhores do Woody, é um filme genial, cheio de cenas icónicas! Fica em 4º no meu top 10 :wink:

E vou ter de rever nos próximos dias, este ano o filme celebra 40 anos! :shock: :wink:
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Annie Hall (1977) - Woody Allen

Post by Samwise »

Pouco tempo para participar, mas tenho estado a ler com muito agrado os textos do Cabeças sobre o Woody (e antes, sobre o Almodóvar). Uma característica que partilham, e que é interessante notar: o "escalão social" em que as personagens estão inseridas, e as classes predominantemente retratadas, vão subindo ao longo das suas carreiras, também à medida que estes realizadores vão subindo a escadaria do sucesso e da riqueza monetária.

Estou a ficar com imensas saudades de ver uns quantos destes filmes.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Annie Hall (1977) - Woody Allen

Post by mansildv »

Annie Hall at 40: ranking the film's funniest moments

https://www.theguardian.com/film/2017/a ... st-moments

https://i.guim.co.uk/img/media/4db4dae1591914a920e6587b8ac21c24d690bef4/0_0_2236_1341/master/2236.jpg?w=620&q=55&auto=format&usm=12&fit=max&s=2eb096b1faea4da4778a2f7dc394ac76
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Annie Hall (1977) - Woody Allen

Post by mansildv »

Annie Hall (1977) - 10/10

Mais um filme do Woody que resolvi rever, e este é daqueles que fico sempre com vontade de ver quando olho para a capa :-))) e posso vê-lo vezes sem conta e não perde nada, é perfeito! Diane Keaton está fabulosa e o argumento é um dos mais brilhantes do WA :wink:
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Annie Hall (1977) - Woody Allen

Post by mansildv »

Mais uma visualização (não consigo estar muito tempo afastado dos filmes do WA! :-))) ) e continua a deslumbrar, mesmo sabendo, quase de cor, tudo o que vai acontecer! - 10/10
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Annie Hall (1977) - Woody Allen

Post by mansildv »

Cabeças wrote: September 12th, 2017, 1:13 am Image

Bom, temos aqui um dos mais emblemáticos filmes da carreira de Woody Allen, um filme cuja realização aliás lhe deu 4 Òscares: melhor filme, melhor realizador, melhor actriz secundária (Diane Keaton) e melhor argumento original.

http://www.imdb.com/title/tt0075686/?ref_=tttr_tr_tt
Cabeças, foi uma pena não teres continuado este projeto (à semelhança do que fizeste com o Almodóvar)! Estás a pensar retomar? :wink:
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Annie Hall (1977) - Woody Allen

Post by Cabeças »

mansildv wrote: January 18th, 2019, 1:50 pm
Cabeças, foi uma pena não teres continuado este projeto (à semelhança do que fizeste com o Almodóvar)! Estás a pensar retomar? :wink:
Oh, obrigado! :-D

Eu tenho muitos projectos e muito pouco tempo, infelizmente... :-(

Também ainda falta terminar o ciclo do Tarkovski, faltam-me uns 2 filmes....

Quanto ao Woody sim, claro... isto é por fases, há alturas em que me apetece imenso viajar por universos específicos como o dele. O problema é que há filmes dele que sei as cenas quase de cor... nails-)

Mas sim, é para continuar. :-)
Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Annie Hall (1977) - Woody Allen

Post by mansildv »

Cabeças wrote: January 19th, 2019, 2:13 pm
mansildv wrote: January 18th, 2019, 1:50 pm
Cabeças, foi uma pena não teres continuado este projeto (à semelhança do que fizeste com o Almodóvar)! Estás a pensar retomar? :wink:
Oh, obrigado! :-D

Eu tenho muitos projectos e muito pouco tempo, infelizmente... :-(

Também ainda falta terminar o ciclo do Tarkovski, faltam-me uns 2 filmes....

Quanto ao Woody sim, claro... isto é por fases, há alturas em que me apetece imenso viajar por universos específicos como o dele. O problema é que há filmes dele que sei as cenas quase de cor... nails-)

Mas sim, é para continuar. :-)
É sempre o mesmo problema, tanta coisa para ver e tão pouco tempo o-( :-)))

Fico a aguardar, espero que retomes este ciclo! yes-)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Annie Hall (1977) - Woody Allen

Post by mansildv »

Continua perfeito, e não há muito mais a acrescentar, é um dos grandes filmes do Woody Allen :-)))

10/10
Post Reply