Eu tive a felicidade de ler o livro primeiro e a infelicidade de ver o filme depois.

Moderators: mansildv, waltsouza
É melhor ver os filmes primeiros e só depois os livros.Samwise wrote: ↑August 17th, 2019, 12:37 am Ainda bem que estás a gostar. Mesmo tendo visto o filme, ainda te esperam umas quantas surpresas saborosas, por conta dessa diferença acentuada entre a abordagem mais para a cultura Pop do filme e os videojogos no livro (isto colocando de parte a questão da maturidade-alvo, que me parece também diversa no caso dos dois suportes).
Eu tive a felicidade de ler o livro primeiro e a infelicidade de ver o filme depois.![]()
Eu lembro-me de salão de jogos, sempre. Mesmo antes de ter idade para entrar num.Rui Santos wrote: ↑August 16th, 2019, 8:45 pm basta pensar que nos anos 80 de dizia Salões de Máquinas.... e nos anos 90 passou-se a usar mais por influência do Templo dos Jogos.. o termo Salões de Arcadas![]()
É claramente uma questão de escolha individual para cada pessoa.
A questão é: então porque é que as pessoas vêm filmes?em 99% dos casos, os livros são melhores do que os filmes
Bom, na minha opinião muitas pessoas não sabem que determinados filmes são baseados em livros... outras pessoas não gostam de ler... e há outras, como eu, que gostam de ler e de ver filmes, claro.
Porque cada produto apela a canais sensoriais e a necessidades intelectuais diferentes. Mesmo quando tratam do mesmo assunto, não são produtos sucedâneos. Um não substitui o outro e cada um fornece estímulos diferentes, com tempos de consumo diferentes, necessidades de atenção e estados de espírito também diferentes. O que não impede que possam ser directamente comparados, nos casos em que tratem da mesma coisa, e que se apanhem grande desilusões quando as expectativas criadas por um dos meios não correspondem ao concretizado depois no outro.
Rui, quero apenas ressalvar que não li o livro que está na origem desta adaptação cinematográfica. A opinião que expressei baseia-se única e exclusivamente no filme.Rui Santos wrote: ↑June 9th, 2020, 1:05 pm José compreendo e respeito tudo o que dizes. Mas repara que o argumento é baseado num livro e traduz na perfeição o mesmo.
Boa parte da critica que escreves é sobre o livro, e os anos 80, a "pop culture" e sobretudo a arte dos videosjogos não nos tocam a todos da mesma forma.
Posso-te garantir que o livro onde é baseado a overdose ainda é maior...
Mas concordo com o que dizes das irmãs Wachowski, embora ache que está mais próximo dos irmão Wachowski (pelo ritmo dos Matrix).
Obrigado pelo conselho, Rui. Eu já tinha concluído isso e agora saio mais reforçado na minha convicção: ou muito me engano, ou o livro não será mesmo a minha praia. Tenho que confessar que foi a tua crítica apaixonada - bem como a do Ludovico - que me fez visionar este filme; gravei-o quando passou no canal Hollywood e decidi pôr-lhe a vista em cima.Rui Santos wrote: ↑June 9th, 2020, 5:50 pm Gosto muito de Bound e de Matrix.... muito mesmo. Não da trilogia, mas do primeiro.
O livro, segue o meu conselho, não o leias :) eu percebi que não o tinhas lido. Mas diria que ainda é mais cheiro de referências que todo o filme.
Eu ai estou no lado oposto... adoro o livro, que li depois do filme e penso ter escrito por aqui a minha opinião.