The Shape of Water (2017) - Guillermo del Toro

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: The Shape of Water (2017) - Guillermo del Toro

Post by mansildv »

Guillermo del Toro says being nominated is like 'the greatest prom night in the world'

http://www.latimes.com/entertainment/la ... story.html

http://www.latimes.com/resizer/Zvm04ZDvpeY1hWelSGkkN5Pokcc=/1400x0/www.trbimg.com/img-5a28e442/turbine/la-1512629311-ycev9gohlw-snap-image/2000
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: The Shape of Water (2017) - Guillermo del Toro

Post by Cabeças »

Cabeças
Image
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: The Shape of Water (2017) - Guillermo del Toro

Post by José »

Primeiro, devo confessar que simpatizo com a figura de Guillermo Del Toro. Admiro a forma apaixonada como ele descreve a concepção dos seus filmes, a capacidade que tem em saltar de géneros (bem como saltitar entre produções mais modestas e blockbusters) e a maneira comovente e desassombrada como ele defende os "monstros" que surgem nas suas obras. Visualmente, é um arquitecto paisagista espectacular, atento aos pormenores e à composição espacial, de uma elegância superlativa; o problema, pelo menos para mim, está nos argumentos desses mesmos filmes. Aí é que as coisas já não me soam tão famosas... Este The Shape of Water é um festim para os olhos, uma fábula doce e meiga sobre a solidão, as faces visíveis (e invisíveis) de algumas formas de discriminação e o estabelecimento de uma qualquer forma de comunicação com substância. Mas a verdade é que o filme, por mais simpático que seja, não leva a lado nenhum particularmente interessante. Tem um elenco consistente (embora não perceba a nomeação a Oscar da Octavia Spencer, actriz talentosa, nem tenha ficado particularmente agradado com a composição de Michael Shannon), mas não é tão incisivo nos seus temas como poderia ser. É tudo explorado de forma bastante superficial, como se a beleza visual fosse o suficiente para passar as mensagens. Depois tem uma banda sonora um bocado irritante que grita "O Fabuloso Destino de Amélie" por todos os poros, bem como cenas que, na minha opinião, pela sua falta de subtileza, fogem um bocado ao tom que a história inicialmente sugeria - de querer ser um "agent provocateur", Del Toro trai um bocado as raízes da sua própria narrativa, não jogando a bota com a perdigota.

Em suma, um filme simpático, mas menor. E sobrevalorizado, também - não entendo especialmente a quantidade de nomeações a Oscar que obteve.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: The Shape of Water (2017) - Guillermo del Toro

Post by mansildv »

Jean-Pierre Jeunet Accuses Guillermo Del Toro of Copying ‘Delicatessen’ Dance Scene in ‘The Shape Of Water’

http://www.indiewire.com/2018/02/jean-p ... 201925725/

http://www.indiewire.com/wp-content/uploads/2018/02/screen-shot-2018-02-06-at-2-59-34-pm.png?w=780
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: The Shape of Water (2017) - Guillermo del Toro

Post by drakes »

Brasil é a última trincheira do surreal nas discuções:

Femista:
Não sei se reaças gostaram do filme. Eles devem ter notado que se trata de uma mulher branca muda, uma mulher negra, e um homossexual que se juntam para salvar uma criatura desconhecida mas poderosa (o "outro") de um patriarcado militarista, violento e excludente.


Resposta:
A verdade é q esse filme "a forma da agua" eh tipo um crepúsculo com 50 tons de cinza. O diretor não teve essa intenção, mas o filme acabou sendo direcionado pra mulheres frustadas com relacionamentos e q possuem fetiche por seres fantasiosos.

:lol: :lol: :lol:
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: The Shape of Water (2017) - Guillermo del Toro

Post by mansildv »

The Shape of Water (2017) - 9.5/10

Um sério candidado a filme do ano (a par dos fabulosos Dunkirk e Call Me by Your Name), que merece todas as nomeações!
Adoro estas fábulas do del Toro e este filme está perfeito. Aborda várias temáticas e consegue uni-las de forma exemplar.
Espero que a Sally Hawkins seja distinguida com o Oscar :wink:

Do del Toro só continua a ser batido pelo El Laberinto del Fauno :-)))

Vem direitinho para a colecção :-)))
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: The Shape of Water (2017) - Guillermo del Toro

Post by technicolor »

Uma notícia "triste" :shock: ...mais pelo facto de não terem sido atribuídos os créditos devidos a quem os merece, do que pela "novidade"
O realizador Guillermo del Toro e o estúdio prometem combater o processo colocado pelo filho de um dramaturgo que diz que o filme se inspira numa peça com mais de 45 anos.

"A Forma da Água" foi o alvo de um processo judicial de acusação de plágio, que avança quando está a decorrer a votação para os Óscares.

O processo colocado por David Zindel alega que o filme nomeado para 13 Óscares é um plágio de "Let Me Hear You Whisper", uma peça de 1969 do seu pai, Paul Zindel, dramaturgo premiado com o Pulitzer, que conta a história de uma solitária empregada de limpeza que faz vários turnos num laboratório que executa experiências em animais para usos militares, neste caso um golfinho.

"Aí ela fica fascinada pela fantástica criatura aquática inteligente, mantida em cativeiro num tanque de vidro. Ao som de música romântica vintage que toca num aparelho, forma uma ligação profunda e amorosa com a criatura, descobrindo que pode comunicar - mas escolhe fazê-lo apenas com ela. Quando ela descobre que as autoridades planeiam matar a criatura, em nome da ciência, faz um plano para a libertar num carrinho de roupa e lançá-la numa doca que dá para o oceano, onde finalmente será livre", acrescenta o processo.

Paul Zindel morreu em 2003 e o filho está a processar o estúdio Fox Searchlight e o realizador Guillermo del Toro para obter todos os lucros do filme e uma ordem do tribunal para impedir mais exibições nas salas de cinema.

Os visados já reagiram e vão também avançar para a justiça, mas notam o "timing" da acusação: precisamente o momento em que começou a votação para os Óscares.

ÓSCARES 2018

São nove os títulos na corrida a Melhor Filme: "A Forma da Água" (o mais nomeado, em 13 categorias), "Dunkirk" (oito), "Três Cartazes à Beira da Estrada" (sete), "A Hora Mais Negra" e "Linha Fantasma" (seis), "Lady Bird" (cinco), "Foge" e "Chama-me Pelo Teu Nome" (quatro) e "The Post" (duas)
Para evitar o conflito com os Jogos Olímpicos de Inverno, a 90ª cerimónia realiza-se a 4 de março no Dolby Theatre de Los Angeles, às 17 horas locais (uma da manhã em Portugal)
Pela segunda vez consecutiva, o anfitrião será Jimmy Kimmel
Os Óscares honorários desta edição já foram entregues ao ator Donald Sutherland, à realizadora e argumentista francesa Agnès Varda, ao realizador, argumentista e diretor de fotografia Charles Burnett e ao diretor de fotografia Owen Roizman; Alejandro González Iñárritu recebeu um prémio especial pelo seu projeto de realidade virtual "Carne y Arena"
"Estas reivindicações [...] não têm fundamento [...] e vamos apresentar uma moção de rejeição. Além disso, a queixa parece feita para coincidir com o ciclo de votação dos prémios da Academia de forma a pressionar o nosso estúdio a chegar rapidamente a acordo. Em vez disso, iremos defender-nos vigorosamente e, por extensão, este filme inovador e original", referiu a Fox Searchlight em comunicado.

Em declarações ao Deadline, Guillermo del Toro diz que o estúdio estava a lidar com a acusação do herdeiro há semanas e "acabou por decidir que, em vez de ceder, deviam levar [isto] ao seu destino final, que é um tribunal onde nos podemos defender".

O realizador também diz "não ter estômago para o 'timing' desta acusação. É bastante evidente o que está a acontecer aqui. Na verdade, para mim é um alívio levar algo da arena da opinião para a dos factos e da lei".

"A forma como a peça foi descrita, no processo e nas notícias, parece ser, sem dúvida, sobre um golfinho e experiências animais, sobre um animal ser libertado de um laboratório, e fica por aí. 'A Forma da Água' é tantas coisas, tantas cores. Não se trata de um animal, trata-se de um [...] deus do rio. Essas ideias não são permutáveis ​​ou equivalentes; seria o mesmo que dizer que 'E.T.' [1982] seria a mesma história se substituíssemos o extraterrestre por um hamster", explicou.


"A nossa história e as suas facetas são completa e inteiramente complexas, entrelaçadas com espiões russos, a Guerra Fria, amizades femininas que são tão complexas e mais importantes do que isso, que são completamente originais. A parte de um animal a ser libertado pode ser encontrada em tudo, desde 'Projecto X' (1987) a 'Splash, a Sereia' [1984], a 'Uma Leoa Chamada Elsa' [1967] e 'Libertem Willy' [1993] e 'Starman - O Homem das Estrelas' [1984], até um episódio de 'Hey Arnold' ou 'Os Simpsons'. Podíamos continuar infinitamente. Também podemos incluir 'Operação Golfinho' [1973], que, de facto, foi escrito dois anos antes da peça. Não é um elemento de enredo inovador. E a beleza deste filme não se resume a um elemento do enredo de uma peça', defendeu.

Guillermo del Toro diz que felizmente tem algo a favor: "Ando a fazer isto há 25 anos e tenho uma reputação inatacável. Sempre tornei uma parte da minha carreira falar das minhas influências em todos os filmes que fiz, nos comentários áudio em DVD, no Twitter, nas exposições no meu museu. Sempre fui aberto sobre as coisas que amo e não tenho qualquer problema em discuti-las agora e como influenciaram os meus filmes. Esta trajetória de 25 anos deve vir a ser útil. Escrevi ou co-escrevi cerca de 24 argumentos. Sou um escritor/realizador que criou séries, livros, filmes e um montante enorme de argumentos ao longo dos anos. Sem uma única queixa"
https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-c ... os-oscares
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: The Shape of Water (2017) - Guillermo del Toro

Post by lud81 »

technicolor wrote: February 25th, 2018, 10:29 am Uma notícia "triste" :shock: ...mais pelo facto de não terem sido atribuídos os créditos devidos a quem os merece, do que pela "novidade"
Créditos devidos a quem os merece? Como sabemos que os merece? Lendo o texto completo, sinto-me inclinado a acreditar no Del Toro. Ele sempre foi honesto sobre o que o influencia e ele é um escritor/realizador já com muita coisa no CV. Ele ter uma ideia e desenvolvê-la que por acaso já existe uma peça de teatro dos anos 60 com mais ou menos a mesma ideia, não dá automaticamente direito ao autor dessa peça a ter crédito, se não o teve.

É incrivelmente difícil de provar que não houve influência, mas que é possível não ter havido, isso é. O facto de uma ideia já existir não impede uma pessoa que não a conhece de a ter independentemente. E nesse caso não é plágio nem cópia, mas sim duas pessoas independentes a terem a mesma ideia.
Image
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: The Shape of Water (2017) - Guillermo del Toro

Post by drakes »

Bom filme do Toro, com ótimo elenco, ótimos efeitos, uma excelente produção. Sobre a discussão do roteiro, a história é muita batida para alguém querer roubar a ideia até pelas referências Creature From the Black Lagoon e Beauty and the Beast com excelente debate no final entre a realidade e crença em apenas uma frase do Strickland.

É o melhor filme dele desde Labirinto do Fauno,para mim, igualmente é um filme com muito simbolismo e significados, eu daria uma nota maior que o atual imdb.
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: The Shape of Water (2017) - Guillermo del Toro

Post by technicolor »

lud81 wrote: February 26th, 2018, 10:02 am
technicolor wrote: February 25th, 2018, 10:29 am Uma notícia "triste" :shock: ...mais pelo facto de não terem sido atribuídos os créditos devidos a quem os merece, do que pela "novidade"
Créditos devidos a quem os merece? Como sabemos que os merece? Lendo o texto completo, sinto-me inclinado a acreditar no Del Toro. Ele sempre foi honesto sobre o que o influencia e ele é um escritor/realizador já com muita coisa no CV. Ele ter uma ideia e desenvolvê-la que por acaso já existe uma peça de teatro dos anos 60 com mais ou menos a mesma ideia, não dá automaticamente direito ao autor dessa peça a ter crédito, se não o teve.

É incrivelmente difícil de provar que não houve influência, mas que é possível não ter havido, isso é. O facto de uma ideia já existir não impede uma pessoa que não a conhece de a ter independentemente. E nesse caso não é plágio nem cópia, mas sim duas pessoas independentes a terem a mesma ideia.
Bom... eu também quero acreditar (onde é que eu já vi esta frase? :wink: ) na "inocência" do Del Toro; a notícia que escolhi para colocar aqui dá destaque à sua defesa (outras versões saíram que não lhe eram tão "favoráveis"), no entanto já são 2 as acusações de plágio até agora o que para mim, que adorei o filme é uma "significativa desilusão". Aguardemos pela noite dos oscars para ver qual a decisão da academia...
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: The Shape of Water (2017) - Guillermo del Toro

Post by lud81 »

A outra a que te referes será a do Jean Pierre Jeunet? Eu vi ambas as cenas no Youtube e não acho que seja plágio. A palavra plágio é usada muito levianamente nos últimos tempos, assim como a palavra épico. E o próprio Jeunet não acusou plágio, apenas fez um reparo que acha que Del Toro teria Delicatessen em mente para aquela cena em particular. Coisa que pode ser verdade, mas também pode não ser. Não vejo nenhuma relação. E o Jeunet reconhece o talento de Del Toro.

Quanto à questão de "querer acreditar", não é nada disso. Eu estou-me pouco borrifando para o Del Toro e se ele plagia alguém ou não. Mas a minha questão mantém-se: "como sabemos que os merece?", esse outro autor da peça de teatro.

Se o filme não tivesse tantas nomeações aos Oscars se calhar não "plagiava" nada nem ninguém.
Image
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: The Shape of Water (2017) - Guillermo del Toro

Post by nimzabo »

A palavra plágio é usada muito levianamente nos últimos tempos
Temos entre nós um fã do Toni? :-)))

Eu achei que o filme está bem feito e que o elo mais fraco é mesmo o argumento. Não achei a história nada de especial.
Em relação a plágio portanto, se o argumento foi 'copiado' bem que podiam ter escolhido melhor.

Em termos visuais também me fez lembrar do ambiente de outras coisas como do filme 'A Cidade das Crianças Perdidas' ou do videojogo 'Bioshock'.

Gostava de dizer que sou fã da Sally Hawkins desde que vi o Happy-go-Lucky.
Já a vi em diversos filmes, sendo um deles o também recente Maudie, onde faz um papel algo parecido com o do A Forma da Água.
Tudo ou Nada, Blue Jasmine e Paddington são outros bons.
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: The Shape of Water (2017) - Guillermo del Toro

Post by technicolor »

lud81 wrote: March 1st, 2018, 10:54 am A outra a que te referes será a do Jean Pierre Jeunet? Eu vi ambas as cenas no Youtube e não acho que seja plágio. A palavra plágio é usada muito levianamente nos últimos tempos, assim como a palavra épico. E o próprio Jeunet não acusou plágio, apenas fez um reparo que acha que Del Toro teria Delicatessen em mente para aquela cena em particular. Coisa que pode ser verdade, mas também pode não ser. Não vejo nenhuma relação. E o Jeunet reconhece o talento de Del Toro.

Quanto à questão de "querer acreditar", não é nada disso. Eu estou-me pouco borrifando para o Del Toro e se ele plagia alguém ou não. Mas a minha questão mantém-se: "como sabemos que os merece?", esse outro autor da peça de teatro.

Se o filme não tivesse tantas nomeações aos Oscars se calhar não "plagiava" nada nem ninguém.
Sim é realmente essa; Jeunet é um "cavalheiro" e nem foi ele quem levantou a lebre, apenas comentou... e se não foi directo a dúvida ficou
Quanto ao Del Toro, a mim incomoda-me que um dos realizadores (dos que trabalham em Hollywood presentemente) que mais admiro seja "enxovalhado" assim... até porque a notícia saiu em prestigiados "títulos" https://www.nytimes.com/reuters/2018/02 ... wsuit.html
...e se Del Toro tem créditos firmados, Zindel o autor da peça alegadamente plagiada também não será um escriba qualquer pois ganhou um "Pulitzer"... sobre a expressão "quero acreditar" é usada no comentário em jeito de "graçola" estilo X Files com a qual pelos vistos não fui muito "feliz"
E como tudo indica que ninguém quer ceder e o "processo" irá mesmo para a frente aguardemos então agora pelo "veredicto" da AMPAS
Finalmente acho que o que é realmente óbvio é a minha "paixoneta" pelo filme, o qual, não desmerecendo de nenhum dos outros concorrentes eu gostaria que ganhasse uma boa meia dúzia de estatuetas douradas. salut-)
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: The Shape of Water (2017) - Guillermo del Toro

Post by PanterA »

O Del Toro tenta replicar um bocado daquele cliché romântico impossivel de alguém que não é suposto estarem juntos, mas de uma maneira fantasista, diferente e com aquela carga moral que acompanha sempre este tipo de relações. O argumento teve potencial, pelo meio pareceu que ia dar finalmente o salto mas ficou-se sempre pela tentativa. A verdadeira execução ou finalidade nunca chegou a sair do papel verdade, mas o que não invalida que mesmo ter-se ficado pela boa ideia que não tenha acabado por sair algo ainda bastante bom.

Visualmente o homem consegue sempre criar e recriar cenários espectaculares, e ambientes lindos com uma palete de cores sempre no ponto. Pena que a ost não tenha ido na mesma qualidade. Isto se tivermos sempre em conta aquilo que já nos ofereceram claro no Del Fauno ou Cronos.

7.5/10
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: The Shape of Water (2017) - Guillermo del Toro

Post by DarkPhoenix »

O mais recente filme de Guillermo del Toro é uma desilusão.
Determinadas escolhas na história não deixam margem para subtilezas ou ambiguidades, temas que poderiam ser tratados com outra sensibilidade são banalizados em analogias básicas.
O tema principal é a tolerância e aceitação das diferenças, e como a convivência salutar e o respeito pela diversidade pode sarar as feridas.
Óptimo.
Mas outros filmes exploram as mesmas temáticas, valendo-se de argumentos convincentes e personagens de carne e osso.
Um especialista na arte de injectar horror e magia no quotidiano, del Toro deixa desta vez que os artifícios visuais tomem as rédeas do filme, e se tornem eles próprios o centro das atenções.

A violência e o gore fazem parte do cinema deste realizador, mas ao contrário do que sucede no seu fabuloso "El Labirinto Del Fauno", aqui não se encontra justificação para tal, e algumas cenas são francamente desagradáveis.

A cuidada composição dos ambientes, o jogo de cores e iluminação sugestiva complementam e certificam o seu trabalho como realizador.
No entanto, o problema deste filme está na essência, não há mestria técnica que consiga polir um calhau.

Apesar de tudo, ainda quero que o Guillermo ganhe o Oscar de Melhor Realizador esta noite.
Lamento que seja com um filme muito inferior ao que é capaz de oferecer.


6/10
Post Reply