Dio, come ti amo! (1966) - Miguel Iglesias

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Dio, come ti amo! (1966) - Miguel Iglesias

Post by JoséMiguel »

Image

Co-produção europeia entre a Itália e Espanha.

https://it.wikipedia.org/wiki/Dio,_come_ti_amo!
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dio,_come_ti_amo!_(filme)
http://www.imdb.com/title/tt0061220/

Descrição

Melodrama romântico situado em Espanha e Itália, criado como hard exploitation do sucesso musical da cantora Gigliola Cinquetti, protagonista deste filme, vencedora do Festival da Canção da Eurovisão.

Não se trata de um filme do género musical no sentido convencional, apesar da protagonista cantar os seus hits durante o filme, porque a produção do filme teve o bom senso de arranjar pretextos para ela cantar os seus hits, como por exemplo no excerto abaixo em que ela pede aos comissários aeronáuticos para comunicar com o avião pelo microfone.

Excerto do filme



O género formal do filme é o Musicarello, conceito cinematográfico exclusivo do cinema italiano, que foi extinto perante as revoltas estudantis políticas da Primavera de Praga e Maio de 68 em Paris.

Image

Na imagem acima, vemos um protesto político estudantil em Helsínquia, contra a invasão militar da Checoslováquia pelo Pacto de Varsóvia em 1968, que de acordo com a wikipedia, levou ao declínio do género cinematográfico deste filme.

https://en.wikipedia.org/wiki/Musicarello
https://en.wikipedia.org/wiki/Protests_of_1968

Não pensem que "lá está o Zé, mais uma vez a arranjar pretextos para falar da guerra fria e era soviética", porque garanto que apenas vinha falar do filme porque gosto das músicas da cantora... :-(

Não tenho culpa de ter surgido isto na wikipedia. :o

Cena não-musical do filme

O pai da Gigliola leva-a a almoçar a um restaurante fino e pede um conhaque, pouco para ela e cheio para ele, mas manda para trás os cálices e exige que a garrafa seja aberta à frente dele, não vá ele ser intrujado, à boa maneira italiana. Eu acho engraçadas estas rábulas do sul da Europa e imagino situações idênticas nos tempos dos meus pais e avós em Portugal. Coisas mediterrânicas que não funcionam num filme inglês ou alemão...



Observação

Filme que apenas terá interesse para apreciadores da cantora Gigliola Cinquetti, em semelhança ao filme "The Doors" do realizador Oliver Stone, que julgo apenas interessar para apreciadores da respectiva banda musical (eu gostava dele quando tinha 16 anos de idade).

Post Reply