Cinema de FC / Fantasia

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Cinema de FC / Fantasia

Post by Samwise »

hsintra wrote: February 14th, 2017, 10:47 am
Também como já foi referido, o filme tinha todos os componentes para ser algo muito maior, e é isso que também me deixa irritado...o universo cinematográfico, aqui em concreto a ficção científica, tem desiludido imenso nos últimos tempos (não meto aqui o universo Star Wars ao barulho, já que, além de fã incondicional - o que iria deturpar a minha avaliação analítica - , não o coloco no mesmo ramo de ficção científica...sendo mais uma mistura de fantasia com a ficção científica), e aqui estava uma boa oportunidade para o mesmo se redimir...entendo que ficou pelo meio caminho. Caramba, ficção científica é um mundo sem fim de possibilidades, cujos limites são apenas a criatividade dos "escritores", realizadores, e mesmo assim, têm sido só tiros ao lado. Até mesmo aqueles que aproveitam obras já escritas (vejam o que fizeram ao "Ender's Game", é de desesperar, já para não falar no "Battlefield Earth", pior adaptação de um bom livro de ficção científica de sempre, ou mesmo o mais recente "Jupiter Ascending"), onde pouco havia para errar, foram desilusões. Um dia destes ainda gostaria de ver uma adpatação decente do Slaughterhouse 5 do Vonnegut, mas acho que isso é sonhar muito.
Referiste alguns dos títulos mais fracos que surgiram nos últimos anos, mas ainda assim eu acho que há razões para pensar (também) o contrário. Estou a pensar no Interstellar, Gravity, The Martian como exemplos de grande qualidade dentro do género, pese embora um ou outro defeito. E posso acrescentar mais uns quantos filmes que estão no "hemisfério superior".
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
hsintra
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 446
Joined: November 15th, 2005, 6:12 pm
Location: Nazaré, Portugal

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by hsintra »

Rui Santos wrote: February 14th, 2017, 11:17 am
hsintra wrote: February 14th, 2017, 10:47 am Vi o filme apenas este fim de semana. Gostei do filme...mas...e há sempre um mas...também fiquei com aquela sensação agridoce de que o filme poderia ter sido muito melhor.
...
Faço o Quote para receberes uma notificação :)
Coloquei um pequeno spoiler na tua review. Não é que seja um grande spoiler... mas acho melhor colocar a tag.
Há sempre a hipótese de alguém passar por aqui... e ler o tópico sem ver o filme. salut-)
Tens razão Rui, foi um descuido...fizeste bem em colocar o spoiler ;-)
User avatar
hsintra
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 446
Joined: November 15th, 2005, 6:12 pm
Location: Nazaré, Portugal

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by hsintra »

Samwise wrote: February 14th, 2017, 5:19 pm
hsintra wrote: February 14th, 2017, 10:47 am
Também como já foi referido, o filme tinha todos os componentes para ser algo muito maior, e é isso que também me deixa irritado...o universo cinematográfico, aqui em concreto a ficção científica, tem desiludido imenso nos últimos tempos (não meto aqui o universo Star Wars ao barulho, já que, além de fã incondicional - o que iria deturpar a minha avaliação analítica - , não o coloco no mesmo ramo de ficção científica...sendo mais uma mistura de fantasia com a ficção científica), e aqui estava uma boa oportunidade para o mesmo se redimir...entendo que ficou pelo meio caminho. Caramba, ficção científica é um mundo sem fim de possibilidades, cujos limites são apenas a criatividade dos "escritores", realizadores, e mesmo assim, têm sido só tiros ao lado. Até mesmo aqueles que aproveitam obras já escritas (vejam o que fizeram ao "Ender's Game", é de desesperar, já para não falar no "Battlefield Earth", pior adaptação de um bom livro de ficção científica de sempre, ou mesmo o mais recente "Jupiter Ascending"), onde pouco havia para errar, foram desilusões. Um dia destes ainda gostaria de ver uma adpatação decente do Slaughterhouse 5 do Vonnegut, mas acho que isso é sonhar muito.
Referiste alguns dos títulos mais fracos que surgiram nos últimos anos, mas ainda assim eu acho que há razões para pensar (também) o contrário. Estou a pensar no Interstellar, Gravity, The Martian como exemplos de grande qualidade dentro do género, pese embora um ou outro defeito. E posso acrescentar mais uns quantos filmes que estão no "hemisfério superior".
Obviamente tem havido excepções...isso não discuto. Gostei do Interstellar, achei o The Martian um pouco sobrevalorizado, mas também gostei, quanto ao Gravity, demasiado hype, não achei o filme assim tão espectacular (gostei imenso da imagem) como o pintam, apesar de também ter gostado razoavelmente do filme (lá está, posso tê-lo visto num dia mau). A esta lista ainda acrescento o Predestination (se bem que tem lá um paradoxo temporal grave que deita por terra toda a lógica...mas isso são pormenores), numa onda completamente diferente, simpatizei com o The Rover, e até o primeiro reboot do Star Trek (este último achei muito mais fraco). No entanto, as excepções têm sido muito poucas, face ao universo do que tem sido produzido a nível da ficção científica. Eu referi apenas aqueles exemplos, porque me pareceram os casos mais gritantes (o Battlefield Earth, o Jupiter Ascending, mas principalmente o Ender's Game, o qual fui rever para tirar dúvidas...estava tudo nos livros, não percebo o porque de adaptações tão reles...o Ben Kingsley no Ender's Game - ele actualmente anda meio perdido pelo universo do cinema - deu-me vontade de o espancar)...mas a lista é longa, bem longa (podia aqui continuar com o RoboCop, já nem entrando no universo dos Transformers, etc. etc.)...e mesmo aqueles que referiste não são, em minha humilde opinião, nenhuma obra prima (apesar de serem filmes competentes). Aqui o problema parece-me ser a falta de criatividade...anda tudo preocupado com blockbusters para pessoal sem cérebro (até parece que fazem filmes fáceis de entender, pensando que o pessoal é todo limitado cognitativamente), sci-fi/survival para adolescentes com as hormonas aos saltos, reboots e remakes, e afins, quando podiam ir muito mais além...neste aspecto, até utilizando factos científicos actuais (veja-se os bons exemplos do Interstellar ou do The Martian). A ficção científica oferece um mundo de oportunidades...mundo que está a ser subaproveitado. O mesmo se passa com a fantasia, mesmo aqui é preciso praticamente voltar à trilogia do Senhor dos Anéis para termos algo de muito bom (esqueçam lá o Hobbit, isto para não falar do recente Warcraft, que só me fez lembrar a violação grotesca que o cinema fez há uns anos atrás ao universo de Dungeons & Dragons - aqui seria uma boa ideia aproveitarem o universo do Drizzt, do Elfo Negro).
Mas pronto, opiniões são opiniões, e respeito claramente a tua...não sou é tão optimista como tu neste universo ;-)
Last edited by hsintra on February 15th, 2017, 10:22 am, edited 1 time in total.
User avatar
hsintra
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 446
Joined: November 15th, 2005, 6:12 pm
Location: Nazaré, Portugal

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by hsintra »

mansildv wrote: February 14th, 2017, 11:15 am
hsintra wrote: February 14th, 2017, 10:47 am Um dia destes ainda gostaria de ver uma adpatação decente do Slaughterhouse 5 do Vonnegut, mas acho que isso é sonhar muito.
hsintra, não gostaste da adaptação de 1972? Acho que está muito bem conseguida!
Muito sinceramente, ainda não vi...já tinha ouvido falar, mas não vi...tenho que tratar disso...também aqui mais um para a lista ;-)
No entanto, tratando-se aqui de um clássico (relativamente recente) da literatura, com enorme potencial, acho que existe uma excelente matéria prima para um bom filme. Mas, sinceramente, se é para fazerem asneira (e não me sai da cabeça o Ender's Game ou o Battlefield Earth...menciono estes em particular, porque estão entre os melhores clássicos da literatura sci-fi, e que no cinema foram uma bosta), é melhor estarem quietos.

Também podiam voltar ao universo do Asimov (pegaram no I, Robot...adaptação um tanto ou quanto questionável), ao Phillp Jose Farmer (a adapatção que existe do Riverworld é rídicula), ao Andreas Eschbach (o Jesus Video dava um excelente filme...existe apenas um tele-filme alemão)...alguns que me lembrei de repente (podiam ser muitos outros).
Vejamos o que vem aí com o Ghost in the Shell, Blade Runner, (o hipotético novo) Dune...há que ter fé (atenção, mais uma vez tenho aqui o cuidado de não entrar aqui no universo do Star Wars...espero um bom filme do Han Solo) :-)

E para não me dispersar, face ao tema, continuo a pensar no Arrival, e continuo com o sabor agridoce na boca...
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

hsintra wrote: February 15th, 2017, 10:03 am
Samwise wrote: February 14th, 2017, 5:19 pm
hsintra wrote: February 14th, 2017, 10:47 am
Também como já foi referido, o filme tinha todos os componentes para ser algo muito maior, e é isso que também me deixa irritado...o universo cinematográfico, aqui em concreto a ficção científica, tem desiludido imenso nos últimos tempos (não meto aqui o universo Star Wars ao barulho, já que, além de fã incondicional - o que iria deturpar a minha avaliação analítica - , não o coloco no mesmo ramo de ficção científica...sendo mais uma mistura de fantasia com a ficção científica), e aqui estava uma boa oportunidade para o mesmo se redimir...entendo que ficou pelo meio caminho. Caramba, ficção científica é um mundo sem fim de possibilidades, cujos limites são apenas a criatividade dos "escritores", realizadores, e mesmo assim, têm sido só tiros ao lado. Até mesmo aqueles que aproveitam obras já escritas (vejam o que fizeram ao "Ender's Game", é de desesperar, já para não falar no "Battlefield Earth", pior adaptação de um bom livro de ficção científica de sempre, ou mesmo o mais recente "Jupiter Ascending"), onde pouco havia para errar, foram desilusões. Um dia destes ainda gostaria de ver uma adpatação decente do Slaughterhouse 5 do Vonnegut, mas acho que isso é sonhar muito.
Referiste alguns dos títulos mais fracos que surgiram nos últimos anos, mas ainda assim eu acho que há razões para pensar (também) o contrário. Estou a pensar no Interstellar, Gravity, The Martian como exemplos de grande qualidade dentro do género, pese embora um ou outro defeito. E posso acrescentar mais uns quantos filmes que estão no "hemisfério superior".
Obviamente tem havido excepções...isso não discuto. Gostei do Interstellar, achei o The Martian um pouco sobrevalorizado, mas também gostei, quanto ao Gravity, demasiado hype, não achei o filme assim tão espectacular (gostei imenso da imagem) como o pintam, apesar de também ter gostado razoavelmente do filme (lá está, posso tê-lo visto num dia mau). A esta lista ainda acrescento o Predestination (se bem que tem lá um paradoxo temporal grave que deita por terra toda a lógica...mas isso são pormenores), numa onda completamente diferente, simpatizei com o The Rover, e até o primeiro reboot do Star Trek (este último achei muito mais fraco). No entanto, as excepções têm sido muito poucas, face ao universo do que tem sido produzido a nível da ficção científica. Eu referi apenas aqueles exemplos, porque me pareceram os casos mais gritantes (o Battlefield Earth, o Jupiter Ascending, mas principalmente o Ender's Game, o qual fui rever para tirar dúvidas...estava tudo nos livros, não percebo o porque de adaptações tão reles...o Ben Kingsley no Ender's Game - ele actualmente anda meio perdido pelo universo do cinema - deu-me vontade de o espancar)...mas a lista é longa, bem longa (podia aqui continuar com o RoboCop, já nem entrando no universo dos Transformers, etc. etc.)...e mesmo aqueles que referiste não são, em minha humilde opinião, nenhuma obra prima (apesar de serem filmes competentes). Aqui o problema parece-me ser a falta de criatividade...anda tudo preocupado com blockbusters para pessoal sem cérebro (até parece que fazem filmes fáceis de entender, pensando que o pessoal é todo limitado cognitativamente), sci-fi/survival para adolescentes com as hormonas aos saltos, reboots e remakes, e afins, quando podiam ir muito mais além...neste aspecto, até utilizando factos científicos actuais (veja-se os bons exemplos do Interstellar ou do The Martian). A ficção científica oferece um mundo de oportunidades...mundo que está a ser subaproveitado. O mesmo se passa com a fantasia, mesmo aqui é preciso praticamente voltar à trilogia do Senhor dos Anéis para termos algo de muito bom (esqueçam lá o Hobbit, isto para não falar do recente Warcraft, que só me fez lembrar a violação grotesca que o cinema fez há uns anos atrás ao universo de Dungeons & Dragons - aqui seria uma boa ideia aproveitarem o universo do Drizzt, do Elfo Negro).
Mas pronto, opiniões são opiniões, e respeito claramente a tua...não sou é tão optimista como tu neste universo ;-)
Estou de acordo com certas coisas que dizes, em particular a falta de criatividade generalizada, mas não estou em relação à falta de qualidade das produções cinematográficas de Ficção Científica nos últimos anos - penso que há exemplos para tudo, para o bom e para o mau, e até de forma abundante nos dois casos. Também não concordo contigo noutro noutro aspecto: a falta de obras-primas, ou de grandes filmes de FC, mesmo que tal questão possa não gerar o mesmo tipo de consenso que existe em relação, por exemplo, a outras obras do passado como (exemplo clássico, sorry :oops: ), o 2001. Vou mencionar o Her (para mim, e sem qualquer dúvida, está num patamar muito elevado dentro do género - é o melhor filme de FC dos últimos 10 anos, pelo menos -, o que sucede é que não é uma space-opera, e não mete naves ou extra-terrestres na história, que de resto é perfeitamente contemporânea e de uma proximidade social assustadoramente realista), e vou mencionar o novo Mad Max: Fury Road (que eu não apreciei tanto quanto gostaria, mas que recolheu os maiores elogios de praticamente todos os quadrantes da crítica e do público - este numa vertente mais de entretenimento, na linha de um "episódio" do Star Trek ou Star Wars). Indo um pouco mais para trás, tens dois filmes do Spielberg que roçam a obra-prima (o IA e o Minority Report) e um terceiro que também anda lá a cheirar (War of the Worlds). Isto para falar nos caso de topo. No patamar do "Bom/Muito Bom" há mais uma dezena ou duas de casos que merecem ser destacados (mais tarde vou se calhar fazer isso - listar uma série de bons filmes de FC contemporâneos - tu já mencionaste um deles, o Predestination, mas há mais uns quantos)

Em relação aos Blockbusters em concreto, e aos reboots e remakes, olho para a coisa também sem preconceitos, há os bons e os maus. Mesmo aqueles que são dirigidos ao pessoal "sem cérebro", tens o bom e o mau - sendo que tanto a série Star Trek (estou a falar do reboot no cinema), como toda a série Star Wars estão "perigosamente" próximas dessa linha - é uma vertente declaradamente de entretenimento, não é uma vertente de reflexão face à nossa condição humana, ou face ao desconhecido estelar. E dentro desta vertente de entretenimento, que muito aprecio, também há bons produtos e maus produtos (concordo contigo, este último Star Trek foi bastante fraquinho).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
hsintra
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 446
Joined: November 15th, 2005, 6:12 pm
Location: Nazaré, Portugal

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by hsintra »

Samwise wrote: February 15th, 2017, 11:49 am

Estou de acordo com certas coisas que dizes, em particular a falta de criatividade generalizada, mas não estou em relação à falta de qualidade das produções cinematográficas de Ficção Científica nos últimos anos - penso que há exemplos para tudo, para o bom e para o mau, e até de forma abundante nos dois casos. Também não concordo contigo noutro noutro aspecto: a falta de obras-primas, ou de grandes filmes de FC, mesmo que tal questão possa não gerar o mesmo tipo de consenso que existe em relação, por exemplo, a outras obras do passado como (exemplo clássico, sorry :oops: ), o 2001. Vou mencionar o Her (para mim, e sem qualquer dúvida, está num patamar muito elevado dentro do género - é o melhor filme de FC dos últimos 10 anos, pelo menos -, o que sucede é que não é uma space-opera, e não mete naves ou extra-terrestres na história, que de resto é perfeitamente contemporânea e de uma proximidade social assustadoramente realista), e vou mencionar o novo Mad Max: Fury Road (que eu não apreciei tanto quanto gostaria, mas que recolheu os maiores elogios de praticamente todos os quadrantes da crítica e do público - este numa vertente mais de entretenimento, na linha de um "episódio" do Star Trek ou Star Wars). Indo um pouco mais para trás, tens dois filmes do Spielberg que roçam a obra-prima (o IA e o Minority Report) e um terceiro que também anda lá a cheirar (War of the Worlds). Isto para falar nos caso de topo. No patamar do "Bom/Muito Bom" há mais uma dezena ou duas de casos que merecem ser destacados (mais tarde vou se calhar fazer isso - listar uma série de bons filmes de FC contemporâneos - tu já mencionaste um deles, o Predestination, mas há mais uns quantos)

Em relação aos Blockbusters em concreto, e aos reboots e remakes, olho para a coisa também sem preconceitos, há os bons e os maus. Mesmo aqueles que são dirigidos ao pessoal "sem cérebro", tens o bom e o mau - sendo que tanto a série Star Trek (estou a falar do reboot no cinema), como toda a série Star Wars estão "perigosamente" próximas dessa linha - é uma vertente declaradamente de entretenimento, não é uma vertente de reflexão face à nossa condição humana, ou face ao desconhecido estelar. E dentro desta vertente de entretenimento, que muito aprecio, também há bons produtos e maus produtos (concordo contigo, este último Star Trek foi bastante fraquinho).

Ainda bem que não concordamos em tudo...senão o mundo seria uma seca...hehehe :wink:
Mas gostei de ler...e gosto do facto de muitas vezes podermos expor aqui a nossa opinião, o nosso ponto de vista, sem nos ser imposto uma determinada opinião (embora, e infelizmente, também já tenha acontecido).

Mas voltando ao tema...o "Mad Max: Fury Road", do qual gostei bastante (levou-me a imaginar como seriam de alguns filmes de FC/fantasia dos anos 80, com os meios/apoio financeiro dos dias presentes), insiro mais num patamar de mistura entre fantasia e FC, se bem que essa linha é muitas vezes muito ténue (o universo Star Wars é outro exemplo). Mas sim, foi uma boa lufada de ar fresco. O "Her", opá, e aqui vamos ter que nos desculpar um ao outro (até porque vamos ter opiniões diferentes inconciliáveis), não achei nada do outro mundo...na altura até disse que foi um filme feito por um hipster, acerca de um hipster, para hipsters. Não quer dizer que tenha desgostado do filme...gostei, e a ideia era boa...epá, mas não o achei nada por aí além (achei-o demasiado presunçoso...são opiniões. O IA e o Minority Repost, sim, são bons filmes. O War of the Worlds achei que se perderam um bocado pelo meio...outro que ficou com o sabor muito, mas mesmo muito, agridoce (para não falar da cena ridícula em que todos os aparelhos electrónicos se avariam, mas anda lá um gajo com uma handycam a filmar quando os "aliens" aparecem e lançam o primeiro ataque).Gosto de um bom filme de FC, e como bem referes, não precisa de ser uma space-opera (embora ainda tenha fé que alguém pegue no Asimov ou no Frank Herbert a sério). Também há o exemplo do primeiro Matrix (os seguintes já são discutíveis), que não tem propriamente naves ou aliens ou afins (e já num contexto completamente diferente tinha falado no The Rover). Ainda uma menção para o Autómata...que potencial, sério, que potencial, e ficaram pelo meio...perdeu-se ali tanta coisa (o Surrogates era outro bom exemplo, mas este ainda para pior)...e outra para o Prometheus, este por todos os motivos que já por aqui se falou...tanto potencial, e ficou tudo pelo morno e suave (vamos lá ver como corre com o Alien: Covenant). Ainda fora do tema do space-opera, para quando uma incursão mais séria ao cyber punk? Sim, vamos ter um novo Blade Runner (estou aqui em pulgas) e um temos um Ghost in the Shell (estou com um certo receio deste filme...ainda não li críticas nenhumas). Mas porque não uma adaptação do Neuromancer do William Gibson? Houve uma tentativa com o Johnny Mnemonic, mas este ficou muito, mas muito aquém do universo cyber punk.
Onde é que quero chegar com isto...simples...face à produção cinematográfica, aqui em especial a FC (e já agora a fantasia), dos últimos anos, apenas os títulos que foram falados, é muito pouco. Nunca se fizeram tantos filmes como se fazem hoje...e nunca se fizeram tantos MAUS filmes como se fazem hoje. São dados orçamentos milionários a filmes de FC, que são de qualidade e entretenimento inferior a muitos filmes de série B (em especial dos anos 80). Há uma falta de criatividade gritante. Não estou a dizer que não tenham sido feitos bons filmes, houve alguns sim...os que mencionaste, por exemplo, embora as nossas opiniões divirjam em alguns...mas havia material e dinheiro para tanto mais. Até parece que Hollywood quer "emburrecer" o pessoal com muito lixo que sai de lá,e mais grave, é aplaudido e bate recordes de bilheteira (veja-se o último Transformers...que dor).

No entanto, há que ver uma coisa positiva...se a nível dos filmes vejo a coisa de uma forma muito negra...a nível de produções para a TV a coisa seguiu o caminho inverso, e estamos muito melhor servidos no universo FC/fantasia...deixando de lado os super-heróis, estes passam-me um bocado ao lado, temos tido, bem recentemente, entre muitos outros, produções como a Guerra dos Tronos, Mr. Robot, Westworld, The Man in the High Castle, e muito muito mais (estas foram as primeiras séries que me vieram à cabeça).

E pronto, já fugi aqui demasiado acerca do tema principal de discussão aqui...isto daria conversa sem fim para um tópico próprio...voltando ao Arrival, trabalho competente do Villeneuve, esperemos que ainda melhore para os desafios que vai ter a seguir...agora que o Arrival poderia ter sido muito melhor, na minha opinião, sim, poderia (e atenção, que acho que é um filme bom...poderia era ter ido mais além). Uma sequela até seria interessante...mas provavelmente iriam estragar tudo....lol.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by PanterA »

War of the Worlds, quase obra prima? Dammm
E eu que o acho o pior da carreira do Spielberg e um nojo de filme.
User avatar
hsintra
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 446
Joined: November 15th, 2005, 6:12 pm
Location: Nazaré, Portugal

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by hsintra »

PanterA wrote: February 15th, 2017, 4:44 pm War of the Worlds, quase obra prima? Dammm
E eu que o acho o pior da carreira do Spielberg e um nojo de filme.
Eu não considero que seja o pior que já vi do Spielberg, mas lá que foi um tiro pouco certeiro, também não tenho dúvidas....e era um filme com tanto potencial...é como eu digo, o filme perdeu-se demasiado lá pelo meio (e o foco exacerbado no Cruise, também não ajudou à festa).
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by lud81 »

Já agora, eu considero War of the Worlds (juntamente com Munich, ambos de 2005) o regresso à boa forma de Steven Spielberg, depois de alguns anos mais fracos. Não consigo gostar de A.I. ou Minority Report. Catch Me If You Can e Terminal também não brilham assim tanto. Em 2005, Spielberg voltou em força!
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

Eu gostei muito do War of the Worlds, e só achei que o filme fraqueja mesmo nos momentos finais, despachando e terminando a guerra em voz-off, apressadamente. Delirei com praticamente tudo até aí, com particular incidência na adequação e dinâmica da realização, muito ajustada a cada momento e contexto (eu, pelo contrário, considerei arrojada e bem conseguida a questão da fixação da câmara no Cruise). Reconheço que tem um ou outro problema de continuidade, mas nada que me tenha retirado o prazer da experiência.

O que me leva a uma questão que é difícil ou impossível de contornar, e a que se chega mais cedo ou mais tarde em qualquer troca de ideias como esta: não há hipóteses de consenso quanto a este filme (temos três foristas, cada um com a sua opinião, e todas bem espaçadas entre si), assim como não haverá em relação a mais nenhum. O que há são infinitas opiniões que podem aproximar-se ou afastar-se mais umas das outras. Designar, por isso, o que é ou não é uma obra-prima é uma tarefa impossível e inglória, pelo menos no sentido do estabelecimento de uma aceitação consensual que elimine as fronteiras da subjectividade. Como toda a gente que já me conhece por aqui sabe, eu defendo com unhas e dentes esta ideia: o valor de uma obra (de arte ou de entretenimento) está no "olhar do observador" - a única opinião que realmente importa é mesmo a nossa. Isto sem retirar qualquer mérito ao artista/produtor/realizador - que não coloco em causa, muito pelo contrário. Logo, atirar pedras a opiniões diversas num contexto sobre arte ou entretenimento, e acusar os outros de burrice ou idiotice, é, para além de uma perda de tempo, uma demonstração de pedantismo e uma estupidez.

Isto foi só um aparte para "acondicionar" a troca que ideias que houve até aqui (e por efeitos da questão dos condicionamentos e imposições de opinião). Voltando à discussão: fui fazer uma passagem rápida pelo filtro de FC no imdb e escolhi a seguinte lista de filmes dos últimos 10 anos (excluí tudo o que era Super-Heróis):

2006 - Children of Men
2006 - Déjà Vu
2006 - The Prestige
2007 - Sunshine
2008 - Blindness
2009 - Moon
2009 - District 9
2009 - Star Trek
2009 - Watchmen
2009 - Knowing
2010 - Never Let Me Go
2010 - Inception
2011 - Perfect Sense
2011 - Another Earth
2011 - Super 8
2011 - Source Code
2011 - In Time
2012 - Looper
2013 - Upstream Color
2013 - Star Trek into Darkness
2013 - Gravity
2013 - Her
2014 - I Origins
2014 - Predestination
2014 - Edge of Tomorrow
2014 - Interstellar
2015 - The Martian
2015 - Ex-Machina
2015 - Mad Max: Fury Road
2015 - Star Wars - The Force Awakens
2016 - Midnight Special
2016 - Star Wars - Rogue One
2016 - Arrival

Coloco estes filmes no tal "hemisfério superior" - obras de "bom" para cima (em termos de notas, numa escala de 0 a 10, variam entre o 7 e o 10). Isto para dizer que, apesar de se terem feito muitos maus filmes de FC, fizeram-se também muitos bons filmes de FC, deixando assim de importar se a quantidade de maus é igual a 10 ou a 100.000. Ou seja, face a isto não consigo mesmo ser ou estar pessimista em relação à produção de FC em Hollywood - basta evitar ver os maus (ou os presumivelmente maus) como os Transformers, por exemplo.

HSintra, não vi o The Rover, e não vi o Automata, mas vou colocar aqui na lista (mais dois... grr-) :-))) ). Quanto ao Neuromancer, totalmente de acordo - ainda assim acho que o Matrix aproveitou muitas das ideias que o Gibson imaginou no livro, de tal forma que o filme parece uma sequela do livro em certos aspectos...
Last edited by Samwise on February 15th, 2017, 8:14 pm, edited 5 times in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by PanterA »

Mas essa lista é só de filmes americanos, certo?
Pelo menos a olhar para ela, parece.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

PanterA wrote: February 15th, 2017, 7:21 pm Mas essa lista é só de filmes americanos, certo?
Pelo menos a olhar para ela, parece.
Sim, devem ser todos ou quase todos.

O Blindness é a adaptação do romance do Saramago, e não sei bem de onde vêm os dinheiros de produção.

Há muito pouca produção de FC fora dos states, estou em crer.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by PanterA »

Poucos, mas bons. Por exemplo, acho uma falha muito grande não teres lá posto por exemplo o Under the Skin nos filmes de 2013, quando até foi um dos melhores do ano, ou em 2011 o Melancholia ou em 2012 o Holy Motors, etc etc. E ambos não-americanos. :-P
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

O Under the Skin e o Holy Motors não estão lá porque ainda não vi. Pode ser que venham a figurar.

O Melancholia não apreciei por aí além, e enquanto filme de FC, nessa vertente, achei que não... :mrgreen:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve

Post by PanterA »

Eish, grande falha. 2 filmes portentosos e algo unique em cada um deles. E mesmo assim, foram apenas 3 filmes de cabeça. Se for googlar provavelmente encontro outros tantos, e que não sejam americanos.

Quanto ao Melancholia sim, compreendo que seja um daqueles casos de love/hate. Pelo menos a thread aqui no fórum sobre o filme foi bastante concorrida nesse aspecto. No meu caso adorei!
Post Reply