Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

Lorde X wrote: April 16th, 2020, 11:57 pm :lol: Também estou muito curioso acerca da banda sonora! Aliás, um filme de culto, mais do que merece, exige uma banda sonora de culto (foi, para mim, onde o Blade Runner 2049 não cumpriu as expetativas).

Já se sabe quem tem essa incumbência em mãos?
Hans Zimmer.
Na minha adolescência li os vários volumes do Dune. Julgo que toda a religiosidade presente na versão do David Lynch e a ascensão do Paul Atreides ao estatuto de Messias, é algo que não estava nos livros.

Sei que é algo bem polémico e que terá sido criticado por muitos, mas eu gostei dessa inovação! Não sei se por ter visto o filme antes de ter lido os livros...

Certamente será estirpada desta nova adaptação, o que, sinceramente, lamento... Compreendo e aceito que muitos não gostem do filme do David Lynch, mas adoraria ver uma versão do Villeneuve que reproduzisse o universo visual do Dune de 1984, da mesma forma que o seu Blade Runner respeitou o Blade Runner do Ridley Scott e foi uma sequela do filme e não do livro do Philip K. Dick
Na vertente religiosa, o percurso do Paul até chegar a messias (com toda a questão das profecias e da substsância sagrada que só o escolhido poderia beber) está bem presente na obra do Herbert - e sei que boa uma parte de outra faceta religiosa tem muito pouco peso no filme - a ver com a contextualização de tudo o que vem do passado, de século e séculos de história, mais para o lado do culto Bene Gesserit. Alías, o segundo capítulo da saga em livro tem mesmo por título Dune Messiah.

Não me recordo já bem de como compara livro e filme, mas na altura vi o filme logo a seguir a ter lido o primeiro livro e as lacunas eram imensas - só na parte visual é que encontrei algum "inovação" do Lynch em relação ao livro - tudo o resto foi a subtrair.

Mas tenho de ir fazer uma "revisão à matéria" para poder ser concreto.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Post by Lorde X »

Samwise wrote: April 17th, 2020, 9:47 am Na vertente religiosa, o percurso do Paul até chegar a messias (com toda a questão das profecias e da substsância sagrada que só o escolhido poderia beber) está bem presente na obra do Herbert - e sei que boa uma parte de outra faceta religiosa tem muito pouco peso no filme - a ver com a contextualização de tudo o que vem do passado, de século e séculos de história, mais para o lado do culto Bene Gesserit. Alías, o segundo capítulo da saga em livro tem mesmo por título Dune Messiah.

Não me recordo já bem de como compara livro e filme, mas na altura vi o filme logo a seguir a ter lido o primeiro livro e as lacunas eram imensas - só na parte visual é que encontrei algum "inovação" do Lynch em relação ao livro - tudo o resto foi a subtrair.

Mas tenho de ir fazer uma "revisão à matéria" para poder ser concreto.
E eu tenho de ir fazer uma revisão aos livros! ;-)

Sinceramente, na minha primeira visualização, o Dune do David Lynch, não me "caiu no goto" como posteriormente, quando o revi. Atribuí-lhe muitos dos defeitos que lhe vejo serem apontados... A confusão na narrativa, com muitos personagens e pouco desenvolvimento, aliado a uma fugaz descrição do universo em que a história se desenvolve... partes do filme muito apressadas, principalmente a central em que o Paul encontra os Fremen e os lidera a sucessivas vitórias em batalhas...

Já não me recordo se a segunda visualização do filme foi antes ou depois de ter lido os livros, mas seja como for, já não me senti perdido como na primeira vez e pude desfrutar de muitos aspectos que ainda hoje adoro e estão bem presentes na minha memória, como a interpretação dos personagens, os visuais "barrocos" como bem aqui foram descritos, a banda sonora que entretanto comprei em CD e ouvi inúmeras vezes...

Se vires a compilação de cenas que publiquei acima e que está muito bem conseguida, verás que são mesmo muitas as cenas que tem uma força que leva a que fiquem bem presentes na nossa memória.

E os actores que vestiram a pele aos personagens, entraram tão bem no seu papel, que as duas mini séries televisivas que vi posteriormente me pareceram muito insípidas, não tendo os desempenhos o carisma do dos actores do filme.

Desculpa-me o exagero, mas é quase como se agora víssemos um remake do Godfather e, qualidade artística dos filmes à parte, nos deparássemos com um outro actor a desempenhar o papel do Don Corleone... Já está tão presente no nosso imaginário a figura e a voz do Marlon Brando que qualquer actor, por muito bom que fosse, iria sempre perder em comparação...

Aliás, com o Dune e o Godfather aconteceu-me o mesmo, ou seja, eu vi primeiro os filmes e depois li o(s) livro(s) e quando os li, já não imaginei visuais nem personagens, mas decalquei os que já me eram familiares... Por esse motivo também, os filmes e os livros ficaram indissociáveis na minha memória, constituindo os livros quase que uma edição estendida dos filmes.

Se revires o Dune do David Lynch (acho que é a altura certa para o fazeres! ;-)) e uma vez que já vais para o visionamento com a consciência das suas falhas, vem aqui depois dizer se a tua impressão sobre ele melhorou! :-)
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Post by Rui Santos »

Samwise wrote: April 17th, 2020, 9:47 am
Não me recordo já bem de como compara livro e filme, mas na altura vi o filme logo a seguir a ter lido o primeiro livro e as lacunas eram imensas - só na parte visual é que encontrei algum "inovação" do Lynch em relação ao livro - tudo o resto foi a subtrair.

Mas tenho de ir fazer uma "revisão à matéria" para poder ser concreto.
Lorde X wrote: April 18th, 2020, 4:25 am Se revires o Dune do David Lynch (acho que é a altura certa para o fazeres! ;-)) e uma vez que já vais para o visionamento com a consciência das suas falhas, vem aqui depois dizer se a tua impressão sobre ele melhorou! :-)
Meus amigos... recomendo-vos que leiam o segundo post deste tópico... onde este vosso amigo... vos poupa algum trabalho de pesquisa sobre o Dune
Re: Dune - 20xx - Denis Villeneuve
Vejam lá quem é amigo 8)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

Rui Santos wrote: April 18th, 2020, 2:04 pm Meus amigos... recomendo-vos que leiam o segundo post deste tópico... onde este vosso amigo... vos poupa algum trabalho de pesquisa sobre o Dune
Re: Dune - 20xx - Denis Villeneuve
Vejam lá quem é amigo 8)
Agradeço a sugestão, Rui, mas o tipo de revisão que tenho em mente é de outra natureza: voltar a ler o livro e voltar a ver o filme. :-D

Sinto que estou a falar de memória (primeiro mau sinal), que a minha memória não é lá grande espingarda para servir de pilar fidedigno para debate (segundo mau sinal), que para preencher parte dos espaços em branco estou a servir-me de um texto que escrevi há quinhentos anos (terceiro mau sinal) e que os restantes espaços em branco estão mesmo em branco (quarto mau sinal) . Nestas condições, o melhor mesmo é ir à fonte. Já fui pelo menos tirá-la da prateleira... :mrgreen:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Post by Lorde X »

Rui Santos wrote: April 18th, 2020, 2:04 pm Meus amigos... recomendo-vos que leiam o segundo post deste tópico... onde este vosso amigo... vos poupa algum trabalho de pesquisa sobre o Dune
Re: Dune - 20xx - Denis Villeneuve
Vejam lá quem é amigo 8)
salut-) Obrigado Rui! O longo texto do Alquimista li-o já há bastante tempo, bem como os outros tópicos. Se calhar após ver o filme do Villeneuve, terei curiosidade de reler o que aí está escrito.
Samwise wrote: April 18th, 2020, 7:45 pm Agradeço a sugestão, Rui, mas o tipo de revisão que tenho em mente é de outra natureza: voltar a ler o livro e voltar a ver o filme. :-D
Porque não, desta vez, seguires a ordem inversa?

É muito difícil depois de se ler um livro, não se ficar decepcionado com o filme que o adaptou. Não só porque muito tem de ser cortado para caber no formato cinematográfico, mas também porque qualquer alteração imprimida pelo realizador ou argumentista normalmente desilude quem já tem um pré conceito sobre os personagens e o enredo. Por essa razão, tento sempre ler o livro apenas depois de ver o filme.

Neste caso, até já conheces ambos... Mas poderá ser sempre uma experiência interessante, analisares e sentires o filme, como uma obra cinematográfica autónoma. Veres o que vale por si só. É uma sugestão! :wink:
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

Lorde X, parece-me uma boa sugestão, sendo que já ia lançado de cabeça para mergulhar no livro. :lol:

Acho que tenho uma certa tendência para querer ler os livros antes de ver os filmes, caso tenha ambos os formatos disponíveis, mas se for olhar para a realidade passada, creio que na grande maioria das situações vi os filmes antes de ler os livros - e antes de sequer pensar em ler os livros.

O que sucedeu com Dune na realidade foi também assim, só que não posso contar com essa associação dessa forma, já que o intervalo de tempo entre uma coisa e outra foram aí uns 20 anos e as comparações eram impossíveis. Devo ter visto o Dune com 12 ou 13 anos na TV, depois li o livro já nos meus 30, e nessa altura então voltei a ver o filme logo de seguida - é esta "associação" livro-filme que conta para a experiência descrita.

Mas agora vou fazer o inverso. yes-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Post by Rui Santos »

Concordo com o LordeX...neste caso... tendo tu uma memória mais ténue do filme... acho que devias ver o filme... pois de certeza que te desiludirá menos.

Eu penso ver o Dune novamente, a série que nunca vi.. e depois ver este novo filme... se não der... irei ver tudo na forma inversa.

Seria um bom tópico que penso nunca ter existido... filmes baseados em livros que nos surpreenderam pela positiva... excepções a uma regra que sentimos... que é o filme ser melhor ou igual que o livro... é tão raro.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Post by Cabeças »

Já saíu o trailer... não posso dizer que tenha ficado fascinado... mas também não desgostei. Apenas não fiquei maravilhado.

É um bocado esquisito, não consegui abstrair-me do facto de ver neste filme personagens recentes dos filmes"A Rainy Day in New York", do Star
trek, dos "Guardians of the Galaxy"... :shock:

A música dos Pinkfloyd foi uma grande e boa surpresa!

Last edited by Cabeças on September 9th, 2020, 10:48 pm, edited 1 time in total.
Cabeças
Image
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Post by PanterA »

Não gostei muito da palete de cores/visuais que estão a dar ao filme. Não é bem aquilo que imaginava de um Dune. Tanto que por vezes faz lembrar bastante o Blade Runner do mesmo realizador.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Post by drakes »

Normalmente até de superprodução ruim trailer empolga, este não é caso, segunda bandeira vermelha.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

Eu gostei de praticamente tudo no trailer. A estética visual geométrica e minimalista nas composições e contida nas tonalidades de cor (pouco contrastadas e sempre equilibradas) refletem já o dedo do Villeneuve - e não transitam só do Blade Runner.

Já deu para ter um vislumbre dos fatos de combate, das naves e aparelhos voadores, e dos vermes gigantes. Falta ver um pouco mais do deserto. Um filme como o Dune necessita de uma abordagem face a Arrakis com a mesma paixão de um Lawrence da Arábia, pelo menos. :-)))

Mantenho as expectativas em alta, embora não dê para perceber pelo trailer que importância vai ser dada aos diálogos/duelos verbais - que, repetindo que disse para trás várias vezes, são um dos pilares do livro - e que ficaram na gaveta na versão do Lynch.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Post by Rui Santos »

Samwise wrote: September 10th, 2020, 2:59 pm
Um filme como o Dune necessita de uma abordagem face a Arrakis com a mesma paixão de um Lawrence da Arábia, pelo menos. :-)))
Menos que isso é um mau filme :mrgreen:

Eu confesso que adorei... não fui ver mas o diretor de fotografia deve ser o mesmo... Está com um excelente ar... e Pink Floid ali misturado...
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
TheLimey
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 442
Joined: March 18th, 2020, 11:39 pm

Re: Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Post by TheLimey »

Primeira e entusiástica impressão: parece-me que estamos perante um objeto fílmico inefavelmente mirífico e inescrutavelmente seráfico, gongórico e priápico!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

TheLimey wrote: September 10th, 2020, 6:51 pm Primeira e entusiástica impressão: parece-me que estamos perante um objeto fílmico inefavelmente mirífico e inescrutavelmente seráfico, gongórico e priápico!
Parafraseando o Terry Jones no Life of Brian: Isso pega-se?
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
TheLimey
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 442
Joined: March 18th, 2020, 11:39 pm

Re: Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Post by TheLimey »

Samwise wrote: September 10th, 2020, 6:55 pm
TheLimey wrote: September 10th, 2020, 6:51 pm Primeira e entusiástica impressão: parece-me que estamos perante um objeto fílmico inefavelmente mirífico e inescrutavelmente seráfico, gongórico e priápico!
Parafraseando o Terry Jones no Life of Brian: Isso pega-se?
É o resultado de ter passado os últimos dias a vasculhar o meu arquivo de edições do Público! :mrgreen:
Post Reply