Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 5936
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Dune - (2020) - Denis Villeneuve

Post by Rui Santos »

IMDB | Wikipedia

No seguimento de um tweet de Brian Herbert, Dennis Villeneuve estará confirmado num novo filme de Dune
Brian Herbert wrote: It's official -- Legendary Pictures has signed the very talented Denis Villeneuve to direct the exciting new DUNE series film project.
https://twitter.com/DuneAuthor
Brian Herbert, é filho de Frank Herbert o autor do livro "Dune"
A notícia está espalhada por toda a net, deixo o link de onde julgo terá saído a notícia
Denis Villeneuve's holiday plans may now include a trip to Arrakis.
The Blade Runner 2049 director is in talks to helm the Dune reboot for Legendary. The production company picked up the film and television rights to Frank Herbert's classic science-fiction novel last month.
Fonte: http://www.hollywoodreporter.com/heat-v ... ect-958393
http://www.polygon.com/2017/2/1/1446952 ... ade-runner

A ver vamos o que esperar deste remake.

---
Perfil Denis Villeneuve: IMDB
Tópicos filmes do Denis Villeneuve aqui no fórum: Lista Filmes Villeneuve

Entrevista de setembro 2016 à Variety onde expressa o seu desejo em fazer Dune
Variety wrote:“Arrival” is your first science fiction film and now you are already doing another one. What are your favorite sci-fiers?

I had been wanting to do sci-fi for a very long time. “2001: A Space Odyssey” is a movie that really impressed me as a teenager. And also “Blade Runner.” And “Close Encounters of the Third Kind” is also one of my favorites. I’m always looking for sci-fi material, and it’s difficult to find original and strong material that’s not just about weaponry. A longstanding dream of mine is to adapt “Dune,” but it’s a long process to get the rights, and I don’t think I will succeed. Also I would love to write something myself. I have two [sci-fi] projects right now that are in very stages. It’s too early to talk about them.
Fonte: http://variety.com/2016/film/news/denis ... 201855955/
Rui Santos - 50 Anos | 19 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 5936
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Dune - 20xx - Denis Villeneuve

Post by Rui Santos »

Deixo aqui alguns links de tópicos anterior onde Dune já foi falado e discutido.
Jodorowsky's Dune (2013) [DOC.] - Frank Pavich
Alarvidades dos críticos de cinema
Dune (2011) - Pierre Morel
DUNE... outra vez.
Dune SE [2 DVD's]

Edição 1: Convido-vos a ler o Alquimista, que no seu blog pessoal escreveu o mais longo texto sobre Dune (neste link está a versão mais recente do seu texto)
DUNE REDUX FanEdit – David Lynch / ( nova montagem por “Spicediver”) – 1984 / (2014) – Italia / USA
DUNE REDUX – A versão perdida do clássico filme de David Lynch
Rui Santos - 50 Anos | 19 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6735
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Dune - 20xx - Denis Villeneuve

Post by Cabeças »

Para mim é uma boa notícia, sinceramente. Adorei o "Arrival".

Em relação ao "Blade Runner 49" estou ansioso, com um pouco de medo, mas com muita vontade de ver o filme. Tenho a esperança que seja muito bom. E, de qualquer modo, "teremos sempre Paris"...

O "Dune" original, mesmo com todos os problemas entre o David Lynch e o estúdio, é para mim uma obra maior, que encantou a minha juventude. Gostava que o remake estivesse à altura... espero que nos surpreenda, nos choque e nos encante. :-D
Cabeças
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 5936
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Dune - 20xx - Denis Villeneuve

Post by Rui Santos »

Apesar de ser um pouco o realizador da moda, seria muito difícil escolher alguém para realizar novamente Dune, dada toda a problemática do filme, que ainda hoje passados anos é mal amado por muitos, incluindo pelo seu realizador.
Dune é uma história maravilhosa e que tem o potencial para dar um grande filme. Neste momento não me lembraria de outro realizador para fazer essa tentativa. Assim seja apoiado por um bom orçamento e o deixem trabalhar. Esta notícia é extremamente prematura... o filme vamos a ver se sai em 2019...
Rui Santos - 50 Anos | 19 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5637
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Dune - 20xx - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

É uma óptima notícia ter um realizador como o Denis confirmado no projecto pelo próprio Herbert-filho. Significa que há toda uma estrutura-vital de produção preparada para que o realizador não ande "perdido" com a extensão do material. Mas gostaria que o Denis fosse um amante do livro original - que não sei se é - e que prestasse atenção à imensa riqueza histórica que sustenta a narrativa, algo que decidamente não é fácil de transpor para um filme de duração muito limitada.

Eis um texto que escrevi há uns anos sobre o Dune do Lynch, na sua versão estendida, que o Thanatos me emprestou em DVD:
Acerca de "Dune" filme, versão de 1984 pela mão do realizador David Lynch e produção pelo clã De Laurentiis (pai e filha, muito intervenientes, segundo consta), começo por afirmar que é obra que à partida sairá largamente incompreendida por quem não tiver lido o livro. Não que seja por defeito da realização ou da adaptação do argumento, mas porque não há forma humanamente possível de colocar grande parte dos detalhes importantes do livro num filme de duas horas (ou mesmo três, ou quatro).

Falo, por exemplo, e para começar, das motivações e da profundidade das personagens. Cada uma delas é caracterizada, no livro, não só pelas afectações estritamente pessoais, aquilo que forma o seu carácter, mas também pelo influência do pólo clã/família/linhagem a que pertence, e pela cunhagem histórica desse mesmo clã, com toda a envolvente circunstancial que tal herança acarreta. Dito de outro modo, olhar para as acções das personagens, no filme, completamente despidas de um contexto explicativo e historicamente relevante, é ver hologramas sem espessura dramática, seres com motivações que apenas existem porque o argumento diz que é assim (sem no entanto nos mostrar porque é que é assim). Para quem não leu, olhar para a maioria destas personagens é ficar com grandes pontos de interrogação a flutuar na cabeça. É aceitar e dizer que sim, siga, sem no entanto acreditar.

É muito agradável olhar para os rostos em carne osso, para contornos físicos concretos, para a concretização visual daquilo que apenas imaginámos enquanto líamos o livro, ainda por cima quando pensamos no soberbo cast que foi reunido e no conjunto de interpretações bastante conseguidas, mas, volto a frisar, de nada serve isto sem uma base comum agregadora. Base essa que existe para quem a aprendeu, mesmo que inconscientemente, do livro, e que não existe para todos os outros espectadores.

Relacionado com o que acabei de referir para os personagens, temos o mesmo problema, de um ponto de vista mais abrangente, na envolvente social. Enquanto o livro vai doseando toda a exposição do passado histórico justificativo daqueles acontecimentos (daquele choque de forças, naquele momento, naquele espaço-Arrakis) ao longo de toda uma narrativa, o filme limita-se a mostrar, num extenso episódio, o resultado final dessa "evolução". No fim de contas vai dar ao mesmo: quem não leu o livro fica a ver navios. Fica até a pensar que tudo é estranho em demasia e que nada faz sentido. Desenvolvendo esta questão, temos que não há quase choque político (apenas há duas forças em guerra), não há abrangência social (os Fremen estão parcamente caracterizados, parecem um bando de selvagens, só para dar um exemplo), não há preocupação alguma pela questão ecológica (mas já há um gosto refinado pelas batalhas campais, coisa que o livro foca pouco). Tudo se esboroa na falta de espaço para explicar o que vem de trás, o que vem de largos séculos de coabitação de forças em oposição na galáxia.

Por último, a questão dos diálogos. Apesar de achar que tudo ou quase tudo está perfeito nesse primeiro capítulo da saga Dune, sempre considerei as conversas que povoam o livro uma das suas principais forças. Herbert tinha um fraco por questões de diplomacia, e os diálogos são, cada um deles, autênticos tours de force para o provar - engenhosos, envolvente, artísticos, recheados de surpresas e reviravoltas na dominação, alguns deles ocupando páginas e páginas de confronto entre personagens. Não existe um único diálogo memorável durante o filme todo. Nem um me chamou a atenção, quer fosse pela intensidade, quer fosse pelos méritos na apresentação de argumentos.

Em resumo, aquilo que era uma obra relativamente contida em termos apresentação da sua vertente fantástica, de "ficção científica", em favor da faceta social e sociológica, passa a filme com uma inversão total das suas referência - perde-se no importante e ganha-se no artifício. Temos muitos efeitos especiais de naves espaciais, de combates de infantaria no deserto, de vermes gigantes a abrirem enormes bocarras, de grandes cenários futuristas, planetas e personagens estranhíssimos, um guarda roupas intemporal extravagante, enfim, quase tudo aquilo que era secundário no livro é-nos apresentado no filme como prato principal. E o que irrita é que este "papel de embrulho" até está bem feito e imaginado. Só que sabe a pouco. Sabe à espuma que fica no topo da cerveja...

"Dune" mereceu os quatro anos que a produção dedicou à sua feitura? A meu ver, um claro NÃO. O resultado final não atinge qualidade suficiente para justificar tanto tempo dedicado.

Para quem leu o livro, o filme vê-se sem grande entusiasmo, com muitas decepções e com alguns bocejos pelo meio. 6/10
Para quem não leu o livro, o melhor mesmo é manter-se afastado.

Duas notas adicionais:
Uma para a versão estendida de três horas (a que o Lynch queria lançar no mercado e o Dino De Laurentiis não deixou) - pouco ou nada se ganha com a inclusão de três ou quatro cenas adicionais, mesmo quando uma delas inicia o filme com uma explicação cuidada do passado histórico daquela realidade. Prefiro a versão curta, para todos os efeitos.

Outra nota para uma parte dos extras que menciona uma "entrevista com Frank Herbert" e que tem a duração de 1:38 min. O problema é mesmo esse, um minuto e trinta e oito segundos de entrevista, e que mais não é do que o Herbert a fazer uma breve menção ao "Dune" num curto trecho retirado de uma entrevista mais extensa, com outro propósito qualquer que não conseguimos descortinar. Nada que justifique a inclusão feita, nos moldes em que foi feita.
Last edited by Samwise on February 2nd, 2017, 12:34 am, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 5936
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Dune - 20xx - Denis Villeneuve

Post by Rui Santos »

Samwise wrote:É uma óptima notícia ter um realizador como o Denis confirmado no projecto pelo próprio Herbert-filho. Significa que há toda uma estrutura-vital de produção preparada para que o realizador não ande "perdido" com a extensão do material. Mas gostaria que o Denis fosse um amante do livro original - que não sei se é - e que prestasse atenção à imensa riqueza histórica que sustenta a narrativa, algo que decidamente não é fácil de transpor para um filme de duração muito limitada.
Melhor ainda se fores ler a entrevista que coloquei agora no post original, Dune era o desejo do próprio Villeneuve. :-)
Rui Santos - 50 Anos | 19 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5637
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Dune - 20xx - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

Rui Santos wrote:
Samwise wrote:É uma óptima notícia ter um realizador como o Denis confirmado no projecto pelo próprio Herbert-filho. Significa que há toda uma estrutura-vital de produção preparada para que o realizador não ande "perdido" com a extensão do material. Mas gostaria que o Denis fosse um amante do livro original - que não sei se é - e que prestasse atenção à imensa riqueza histórica que sustenta a narrativa, algo que decidamente não é fácil de transpor para um filme de duração muito limitada.
Melhor ainda se fores ler a entrevista que coloquei agora no post original, Dune era o desejo do próprio Villeneuve. :-)
É muito reconfortante saber disso. :-D A paixão pelo material original é meio caminho andado para o projecto sair afinado.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoaoMX5
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 249
Joined: December 11th, 2008, 3:43 pm

Re: Dune - (2019?) - Denis Villeneuve

Post by JoaoMX5 »

Mais um remake/bastardização de um clássico.

Mas será que não existem limites para estes biltres de Hollywood? Será que ninguém põe cobro a esta canalhice?

Voltamos é sempre ao mesmo problema: a fanbase é ignorante, desatenta e desinformada. Comem o lixo que lhes metem à frente e ainda batem palminhas pelo caminho.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 12225
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Dune - (2019?) - Denis Villeneuve

Post by mansildv »

JoaoMX5 wrote:
February 5th, 2017, 11:02 am
Mais um remake/bastardização de um clássico.

Mas será que não existem limites para estes biltres de Hollywood? Será que ninguém põe cobro a esta canalhice?

Voltamos é sempre ao mesmo problema: a fanbase é ignorante, desatenta e desinformada. Comem o lixo que lhes metem à frente e ainda batem palminhas pelo caminho.
Ainda bem que estás cá tu para salvar a 7ª arte :roll:
Pessoalmente, gosto bastante daquilo a que tens chamado lixo (na verdade ainda não li nada de positivo escrito por ti), e se me agradar continuarei ignorante, desatento e desinformado, e a comer o lixo enquanto bato palminhas yes-)
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: Dune - (2019?) - Denis Villeneuve

Post by No Angel »

mansildv wrote:
February 5th, 2017, 1:45 pm
JoaoMX5 wrote:
February 5th, 2017, 11:02 am
Mais um remake/bastardização de um clássico.

Mas será que não existem limites para estes biltres de Hollywood? Será que ninguém põe cobro a esta canalhice?

Voltamos é sempre ao mesmo problema: a fanbase é ignorante, desatenta e desinformada. Comem o lixo que lhes metem à frente e ainda batem palminhas pelo caminho.
Ainda bem que estás cá tu para salvar a 7ª arte :roll:
Pessoalmente, gosto bastante daquilo a que tens chamado lixo (na verdade ainda não li nada de positivo escrito por ti), e se me agradar continuarei ignorante, desatento e desinformado, e a comer o lixo enquanto bato palminhas yes-)
Não vale a pena responderes... eu ainda não li um unico comentário positivo dele sobre algum filme, nem sei que filmes ele gosta porque só fala do que não gosta, não dá pra debater nada assim.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 12225
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Dune - (2019?) - Denis Villeneuve

Post by mansildv »

No Angel wrote:
February 5th, 2017, 1:48 pm
mansildv wrote:
February 5th, 2017, 1:45 pm
JoaoMX5 wrote:
February 5th, 2017, 11:02 am
Mais um remake/bastardização de um clássico.

Mas será que não existem limites para estes biltres de Hollywood? Será que ninguém põe cobro a esta canalhice?

Voltamos é sempre ao mesmo problema: a fanbase é ignorante, desatenta e desinformada. Comem o lixo que lhes metem à frente e ainda batem palminhas pelo caminho.
Ainda bem que estás cá tu para salvar a 7ª arte :roll:
Pessoalmente, gosto bastante daquilo a que tens chamado lixo (na verdade ainda não li nada de positivo escrito por ti), e se me agradar continuarei ignorante, desatento e desinformado, e a comer o lixo enquanto bato palminhas yes-)
Não vale a pena responderes... eu ainda não li um unico comentário positivo dele sobre algum filme, nem sei que filmes ele gosta porque só fala do que não gosta, não dá pra debater nada assim.
Eu sei que não vale a pena, mas não acho correcto que o tipo esteja a insultar os utilizadores que possam gostar dos filmes...
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5637
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Dune - (2019?) - Denis Villeneuve

Post by Samwise »

Aquilo que vale a pena comentar no comentário do João é o facto de estar errado ou desinformado sobre a produção.

O filme até pode vir a não corresponder às espectativas do fãs ou de alguns fãs, algo que está por determinar, mas há uma coisa não pode ser dita sobre esta adaptação: que é uma "bastardização de um clássico".

Não é. É mesmo o contrário, uma vez que o prório filho do Herbert está concordante com a produção e com a escolha do realizador. :-)))
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 5936
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Dune - (2019?) - Denis Villeneuve

Post by Rui Santos »

JoaoMX5 wrote:
February 5th, 2017, 11:02 am
Mais um remake/bastardização de um clássico.

Mas será que não existem limites para estes biltres de Hollywood? Será que ninguém põe cobro a esta canalhice?

Voltamos é sempre ao mesmo problema: a fanbase é ignorante, desatenta e desinformada. Comem o lixo que lhes metem à frente e ainda batem palminhas pelo caminho.
Tenho andado a evitar pronunciar-me, e irei fazer o mesmo por aqui apenas uma vez, pois este tópico é para discussão do filme.
Concordo que as opiniões do JoaoMX5 são diferentes das de uma grande maioria dos membros aqui no fórum, mas não concordo que ao eventualmente me incluir na " fanbase é ignorante, desatenta e desinformada." esteja a passar o limite que costumo estabelecer. No fundo a opinião dele é totalmente divergente se calhar da de 99% dos membros por aqui.
Sempre valorizei a diferença, e não tenho problema nenhum com opiniões simétricas à minha.

Recomendação ao JoaoMX5: Fundamenta mais os teus posts e incluí alguns exemplos positivos. Tenho lido muito do que escreves, e não vejo nada que defendas? Porquê um filme que não viste é uma canalhice? (sei que saltei parte do que escreveste para simplificação)
Porquê criticar, quando a obra original quem a terá criticado mais foi o seu próprio realizador (lê alguns dos links do meu post, e ficas a perceber que não há ainda um verdadeiro Dune)
Porquê apenas criticar com tão pouco fundamento?
Hollywood para o bem e para o mal é responsável por muito do bom cinema que se vê na Europa, será bollywood uma alternativa? ou o cinema francês? Gostava de algo mais do que hollywood só pensa em €€€... Hollywood é gigante e há filmes para todos os gostos.

Para os outros membros, é importante sabermos ler opiniões divergentes. Percebo a vossa irritação, mas se for a banir todas as opiniões divergentes o fórum ficará mais pobre e mais homogéneo. Diria mesmo que chato.

Não serão de maneira nenhuma toleradas ofensas pessoais. (Tenho o plano de um dia destes reescrever as regras do fórum de forma clara, para isso conto convosco nesse trabalho)
E João, toca de fundamentar com qualidade os teus posts... para que passes a ser mais respeitado. Se achas que não merecemos tal explicação, se calhar estás no fórum errado. Pensa nisso.
Rui Santos - 50 Anos | 19 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2287
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Dune - (2019?) - Denis Villeneuve

Post by drakes »

Eu como fã de Dune sempre achei que o filme merecia uma versão melhor que a do filme com o Sting, talvez essa versão salve ou não até por que dependendo das críticas é simples, não vou ao cinema e não compro dvd.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2670
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Dune - (2019?) - Denis Villeneuve

Post by PanterA »

Nunca vi Dune. Lembro-me de apenas fragmentos dele quando passava a pela TV, mas nada demais. Sempre tive curiosidade em vê-lo, também muito por causa de haver milhentas opiniões sobre ele, e cada uma delas consegue ser sempre diferente.

Aproveito a embalagem e a boleia que se fala no remake, e ver finalmente isto.
Post Reply