Rupan sansei: Kariosutoro no shiro (1979) - Hayao Miyazaki

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Rupan sansei: Kariosutoro no shiro (1979) - Hayao Miyazaki

Post by mansildv »

Image

Rupan sansei: Kariosutoro no shiro

Título Inglês: Lupin the 3rd: The Castle of Cagliostro
Título Português: Lupin III: O Castelo de Cagliostro
A flamboyant thief and his gang struggle to free a princess from an evil count's clutches and to learn the hidden secret to a fabulous treasure that she holds part of a key to.
Trailer



IMDb
Rotten Tomatoes
Wikipedia
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Rupan sansei: Kariosutoro no shiro (1979) - Hayao Miyazaki

Post by JoséMiguel »

Curiosidade: A minha análise em inglês ao video-jogo laser disk

Image

Escrevi isto há mais de 15 anos atrás, no meu antigo site de jogos de máquinas.

Isto é engraçado porque já na altura eu estava a denunciar a censura puritana religiosa norte-americana, que censurou imagens japonesas do jogo. Atenção que esta é uma máquina de jogos Laser Disc, que utiliza cenas do filme de cinema, e até nos salões de jogos os puritanos religiosos americanos andavam a censurar imagens do filme... :lol: Grr:-)

Neste caso censuraram a animação com o protagonista a ser enforcado, o que é grave pois foi nessa cena que se baseou o título norte-americano "Cliff Hanger".

Image

Podem ler a minha análise do ano 2000 aqui no Internet Web Archive: :-P

https://web.archive.org/web/20060611125 ... /cliff.htm

Já toparam agora de onde veio a minha mania de tantos screenshots? Na altura a malta delirava com os meus 10 mil screenshots de jogos de máquinas... :lol: :-D

Tenho também a ficha técnica (com screenshots tirados por mim) para a adaptação japonesa de 1980 num mísero CPU Motorola 8080 à velocidade de 2 MHz

Image

https://web.archive.org/web/20060901225 ... lupin3.htm
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2136
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Rupan sansei: Kariosutoro no shiro (1979) - Hayao Miyazaki

Post by neotheone »

mansildv wrote: January 26th, 2017, 1:56 pm
A flamboyant thief and his gang struggle to free a princess from an evil count's clutches and to learn the hidden secret to a fabulous treasure that she holds part of a key to.
Trailer


Está disponível desde hoje na Netflix Portugal.
Vou aproveitar pois nunca o vi e é o primeiro filme realizado por Hayao Miyazaki. :-)
mansildv se quiseres adiciona o seguinte ao tópico (assim deve ajudar a aparecer na pesquisa caso se pesquise pelo nome em Inglês):

Título Inglês: Lupin the 3rd: The Castle of Cagliostro
Título Português: Lupin III: O Castelo de Cagliostro

E a sinopse em Português que está na Netflix.
Lupin, o seu cúmplice, Jigen e o guerreiro samurai Goemon assumem o controlo de uma maléfica operação de contrafação na fortaleza do Conde Cagliostro.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Rupan sansei: Kariosutoro no shiro (1979) - Hayao Miyazaki

Post by mansildv »

neotheone wrote: May 18th, 2018, 12:18 pm
mansildv wrote: January 26th, 2017, 1:56 pm
A flamboyant thief and his gang struggle to free a princess from an evil count's clutches and to learn the hidden secret to a fabulous treasure that she holds part of a key to.
Trailer

Está disponível desde hoje na Netflix Portugal.
Vou aproveitar pois nunca o vi e é o primeiro filme realizado por Hayao Miyazaki. :-)
mansildv se quiseres adiciona o seguinte ao tópico (assim deve ajudar a aparecer na pesquisa caso se pesquise pelo nome em Inglês):

Título Inglês: Lupin the 3rd: The Castle of Cagliostro
Título Português: Lupin III: O Castelo de Cagliostro

E a sinopse em Português que está na Netflix.
Lupin, o seu cúmplice, Jigen e o guerreiro samurai Goemon assumem o controlo de uma maléfica operação de contrafação na fortaleza do Conde Cagliostro.
Feito yes-)

O que achaste do filme?

Eu já o vi há uns meses e gostei imenso :-)))
Rupan sansei: Kariosutoro no shiro (1979) - 8.5/10
Fabuloso filme de estreia do Hayao Miyazaki, um dos melhores filmes de aventura que já vi! Entretenimento de grande qualidade, com uma animação clássica muito boa e com grande atenção ao detalhe.

Por ser que venha a ter edição nacional :-)))
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2136
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Rupan sansei: Kariosutoro no shiro (1979) - Hayao Miyazaki

Post by neotheone »

mansildv wrote: May 22nd, 2018, 1:27 pm Feito yes-)

O que achaste do filme?

Eu já o vi há uns meses e gostei imenso :-)))
Rupan sansei: Kariosutoro no shiro (1979) - 8.5/10
Fabuloso filme de estreia do Hayao Miyazaki, um dos melhores filmes de aventura que já vi! Entretenimento de grande qualidade, com uma animação clássica muito boa e com grande atenção ao detalhe.
Por ser que venha a ter edição nacional :-)))
Eu gostei mas a minha experiência não foi a ideal. Tentei ver o filme com o áudio original em Japonês e legendas em Português mas as legendas da Netflix estavam mal sincronizadas aparecendo algum tempo depois da fala ter começado e, em alguns momentos, ainda estava no ecrã quando outra personagem já estava a falar.
É a primeira vez que tal me aconteceu na Netflix e só aguentei uns vinte e tal minutos, depois tive de mudar para o áudio PT-BR senão dava em doido!
Um aspecto técnico positivo é que versão do filme que está neste serviço é remasterizada, não se notando artefactos na imagem e as cores são vividas.

Quanto ao filme em si, gostei da maioria das personagens (apesar de algumas serem pouco desenvolvidas) e da história.
Fiquei impressionado com a qualidade de animação, aliás neste aspecto acho que está ao nível dos outros filmes que Hayao Miyazaki realizou depois e nunca diria que tinha sido o primeiro filme dele.

Para já dou um 7.5 mas gostaria de o rever em melhores condições...
mansildv wrote: May 22nd, 2018, 1:27 pm Por ser que venha a ter edição nacional :-)))
Se fosse editado pela Outsider Films era compra obrigatória.
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2136
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Rupan sansei: Kariosutoro no shiro (1979) - Hayao Miyazaki

Post by neotheone »

Image

- Data de estreia: 11 de Abril de 2024
A primeira longa de animação de Miyazaki, o “mestre dos mestres”, é, como disse Spielberg, “um dos maiores filmes de aventuras de todos os tempos”, e foi uma das influências para a série de Indiana Jones. Foi também um dos primeiros anime japoneses com distribuição mundial, a criar fãs no mundo inteiro desde os anos 1980…


Post Reply