Criss Cross (1949) - Robert Siodmak

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16181
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Criss Cross (1949) - Robert Siodmak

Post by mansildv »

Image

Criss Cross
An armored truck driver and his lovely ex-wife conspire with a gang to have his own truck robbed on the route.
Trailer



IMDb
Rotten Tomatoes
Wikipedia
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16181
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Criss Cross (1949) - Robert Siodmak

Post by mansildv »

Em 1995 foi lançado o remake The Underneath, pela mão do Steven Soderbergh!

http://www.imdb.com/title/tt0114788/

O original é excelente, não sei como será este remake. Alguém recomenda?
Gaspar Garção
Especialista
Especialista
Posts: 1234
Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
Location: Portalegre

Re: Criss Cross (1949) - Robert Siodmak

Post by Gaspar Garção »

No tópico do Film Noir já falámos deste remake. É um bom filme, mas muito longe do original...
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16181
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Criss Cross (1949) - Robert Siodmak

Post by mansildv »

Gaspar Garção wrote:No tópico do Film Noir já falámos deste remake. É um bom filme, mas muito longe do original...
Comprei-o às cegas quando apareceu na fnac, na altura nem sabia que se tratava de um remake, e qualquer dia vejo (com as expectativas controladas) :-)))
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Criss Cross (1949) - Robert Siodmak

Post by paupau »

Não sei até que ponto não é mais heist do que noir este filme, mesmo tendo elementos noir muito fortes, dos quais destaco a fotografia, muito bem filmado o filme. Adorei a textura da imagem durante o heist quando libertam aquelas bombas de fumo, que grão maravilhoso!
E que grande realização, exemplo da qual o uso dado ao espelho na cena do hospital, muito bem pensado e executado com uma edição de grande nível.
Apreciei os diálogos, com intrusões banais em pequenas trocas dos secundários, a introduzir realismo nas interações. Bom exemplo são a discussão dos preços das compras dos guardas. Quem nunca!?
Sem descolar nenhum monstro sagrado do topo, um grande noir!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Criss Cross (1949) - Robert Siodmak

Post by Samwise »

Por falar em remakes, sabiam que o Guillermo Del Toro and a fazer um remake do Nightmare Alley? As filmagens até já começarm, mas foram interrompidas pela pandemia.

Tenho muita curiosidade em ver esta nova adaptação, até porque o realizador não só tem obra feita, como também tem uma queda pronunciada pela "fantasia fantástica" e pelas parábolas morais, característcas que são capazes de encaixar bem naquele ambiente de circo ambulante/carnival. Tenho outra curiosadade, que é saber se a obra vai ser "modernizada", ou se a época retratada se mantém. Em qualquer caso, grandes espectativas - o original é muuuuuuito bom.

-- desculpem o off-topic -- Um dia destes revejo o Criss Cross e venho aqui comentar.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Criss Cross (1949) - Robert Siodmak

Post by Samwise »

Resolvi fazer mais uma sessão "dream double feature" (a outra recente foi com os filmes do Lang The Woman on the Window e Scarlet Street), desta feita com o The Killers e o Criss Cross. Acabou por ser uma "dream triple feature", porque vi o Criss Cross duas vezes de enfiada. salut-)

Da vez anterior que vi estes dois filmes fiquei ligeriamente mais "inclinado" para o do The Killers, mas desta vez gostei muito mais do Criss Cross. O The Killers continua a ser uma excelente entrada noir, mas desceu uns degraus na minha lista, talvez porque perde em comparação directa com o CC, ou talvez porque a história não me tenha surpreendido tanto como da primeira vez (afinal de contas, este é "o Citizen Kane dos filmes noir" - a estrutura narrativa é comparável).

Fiquei bastante apanhado pelo Criss Cross. pato-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Criss Cross (1949) - Robert Siodmak

Post by Samwise »

Mais uma grande abordagem à temática noir mais noir de todas - aquela que pulveriza dois dos modelos clássicos "favoritos" do cinema americano: "boy meets girl" e "... and they lived happily ever after".

No noir, este modelos acomodam um pequeno "twist, e são antes: "sucker meets dame" e "sucker is due to fry in the electric chair in two weeks while dame's whereabouts are unknown".

Provavelmente a primeira de todas as história noir ocorreu no Paraíso, naquele momento específico em que Adão foi convencido por Eva a comer a maça. Eva foi a primeira mulher, a primeira mãe, mas foi também a primeira "femme fatale" - em boa terminologia noir -, e Adão foi o primeiro homem que pagou um preço elevado por ter "ido na conversa".

Um conjunto dos mais significativos e representativos títulos noir focam-se cirurgicamente nesse momento de transição, em que um homem sem passado criminoso, "inocente" e ingénuo, é tentado por uma mulher, sucumbe aos seus encantos (a expressão mais exacta é "perde completamente a cabeça"), e é levado a fazer coisas que o colocam numa situação "difícil".

O Criss Cross é um desses filmes (tal como o The Killers) - e vai a um ponto em que o homem, mesmo sabendo-se enganado, continua de cabeça perdida pela mulher. É por isso (não só por isso, mas em boa parte por isso) que o final deste filme é tão avassalador - e tão significativamente relevante dentro do género.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Criss Cross (1949) - Robert Siodmak

Post by paupau »

Vi o Killers e não me deixou totalmente satisfeito. Uma cena de abertura portentosa, cujos píncaros nunca mais são alcançados. Acho que a estrutura deixa um pouco abaixo o filme e torna-o muito palavroso. Quando achei que tava a faltar ação apercebi-me que a estrutura era a do Citizen Kane, o protagonista morre na abertura e a sua vida é reconstruída pelas demais personagens. E Bam! heist à fábrica, num acaso feliz. Uma cena muito bem realizada, com um plano de grua contínuo enquanto o relato do assalto é lido numa notícia de jornal
Bem pensado e executado.
A história tem partes a esticar a corda -os delírios no hospital - e achei a história algo confusa, vários pormenores escaparam-me e um dia que apeteça tenho que rever para apreciar melhor. Preferi o Criss Cross.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Criss Cross (1949) - Robert Siodmak

Post by Samwise »

paupau wrote: October 4th, 2020, 7:20 pm Vi o Killers e não me deixou totalmente satisfeito. Uma cena de abertura portentosa, cujos píncaros nunca mais são alcançados.
Olha que a do Criss Cross também é bastante "jeitosinha". Aquele traveling da câmara sobre a cidade, montada num helicópetro, que se vai aproximando dos protagonistas no parque de estacionamento, e que culmina com
Yvonne De Carlo a fazer aquele beicinho directamente de frente a para a câmara (a perspectiva é a do Burt Lancaster) ... salut-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Criss Cross (1949) - Robert Siodmak

Post by paupau »

Sim mas aí é mais um plano de encher o olho. Aqui é a mini história do Hemingway em 10 min que aguça o apetite para o que aí vem.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Post Reply