Filmes catástrofe

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
advdgeek
Fanático
Fanático
Posts: 860
Joined: December 28th, 2008, 9:37 pm

Filmes catástrofe

Post by advdgeek »

Viva amigos,

Hoje no tópico das Compras de Novembro, vi por acaso um post do DarkAvenger que fazia alusão ao facto de gostar de filmes catástrofe (os chamados "disaster movies") e como me identifiquei bastante com isso, decidi criar este tópico.

Eu próprio sou um fã deste tipo de filmes. Sempre fui, nunca entendi muito bem porquê, mas já desde criança que sempre tive um gosto problemático e no mínimo inusitado por tornados, terramotos, vulcões, invasões alienígenas, monstros gigantes e outro tipo de coisas que uma vez presentes tenham o potencial de destruir tudo e mais alguma coisa e colocar em risco de vida grandes grupos de pessoas (dito assim até parece psicopático :biggrin: ). Acho que também fazem parte de um tipo de cinema que permite ver em toda a sua glória daquilo que o CGI é capaz.

Sei que, por vezes, a grande parte destes filmes prezam por mostrar ou focar a destruição em si e acabam por não se debruçar tanto na história ou nas personagens, sendo muitas vezes questionada a veracidade científica ou existindo inúmeros "plot holes" que acabam por ser muito evidentes. Facto é, ainda que tais chamativos defeitos resultem por vezes a que a crítica destrua completamente este tipo de filmes, a mim não me incomodam absolutamente nadinha! :-))) :-))) :-))) Aliás, muitas vezes já fazem parte da magia para mim, e se começar a existir uma maior concentração no enredo posso acabar por gostar do filme também mas perco bastante a sensação de que estou a ver cinema catástrofe.

Deixo aqui alguns filmes dos quais gosto bastante, sem nenhuma ordem em concreto:

Image

Um clássico do meu realizador preferido. Lembro-me de ter ido ao cinema vê-lo umas 3 ou 4 vezes :-))) foi pioneiro nos efeitos especiais que utilizou. A cena contínua em que o Tom Cruise está a fugir da sua cidade auto-estrada fora com os filhos é na minha opinião da mais bela cinematografia que existe, fruto da imaginação de Spielberg.

Image

Vi-o ainda era um chavalito também muitas vezes. Tem os efeitos também muito interessantes para um filme com quase 20 anos. Sempre gostei deste género de cinema que se foca em cidadezinhas ou comunidades pequenas. E se misturarmos vulcões a isso, melhor ainda!

Image

O meu favorito do "realizador do desastre", mas todos os outros são muito bons para quem gosta deste tipo de cinema. Roland Emmerich além deste ainda fez os dias da independência, o 2012 e o godzilla clássico.

Image

Um mais clássico, que foi dos primeiros filmes catástrofe numa altura onde este tipo de filmes começou a ganhar bastante notoriedade. É um bicho enorme de filme (quase 3 horas), mas as interpretações dos atores e o foco (hoje em dia raro) nas personagens faz com que passe bastante rápido.

Image

E claro, os filmes de monstros gigantes ou perigosos que destroem tudo à sua passagem.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Filmes catástrofe

Post by Cabeças »

Mais em termos recentes o "2012", o "Impacto Profundo", o "Armageddon"... resmas! Resmas de filmes catástrofe!
Cabeças
Image
superman
Fanático
Fanático
Posts: 748
Joined: September 4th, 2008, 11:43 pm
Location: Londres

Re: Filmes catástrofe

Post by superman »

Verdade.
O que nao falta sao filmes desse tipo.
Filmes para TV entao sao muitos os que fizeram.
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Filmes catástrofe

Post by waltsouza »

Titanic (1997) de Cameron. O melhor filme catástrofe em que o protagonista é um navio de passageiros. :-)))
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Filmes catástrofe

Post by paupau »

O A Night to Remember e um filme sobre o Titanic muito superior. Mesmo os efeitos especiais aguentam-se bem para um filme antigo.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Filmes catástrofe

Post by waltsouza »

paupau wrote:O A Night to Remember e um filme sobre o Titanic muito superior. Mesmo os efeitos especiais aguentam-se bem para um filme antigo.
Eu não vi o "A Night to Remember" mas sendo um filme de 1958 não deve ter comparação com a tecnologia e os efeitos especiais utiizados na versão de Cameron. Até é uma comparação meio descabida, admito. Não digo que seja toda a gente mas quem vai ver um filme catástrofe importa-se bastante com os efeitos/CGI, sem eles, e sem grandes efeitos, o efeito "catástrofe" e o impacto do filme perde-se. É mais ou menos como quem vai ver um filme de ação, vai à procura de bons momentos de ação, boas coreografias, alguns momentos de adrenalina. A história tem a sua importância mas não será o elemento mais importante.

Portanto, a nível de argumento (história), quiçá interpretações, o "A Night to Remember" pode ser superior ao Titanic de 1997 mas naquilo que mais dá nas vistas num filme catástrofe (a parte técnica), ouso dizer que o filme de Roy Ward Baker perde por K.O. (estranho seria se não perdesse :-)))). Mas já que mencionas esse filme, despertaste-me a curiosidade. Um dia destes tenho de o ver. yes-)

Nota: mais uma achega. O "Saving Private Ryan" de Spielberg também não será o melhor filme de guerra (no seu todo) mas é inegável que terá das melhores cenas de guerra (senão a melhor, até agora) jamais filmadas para cinema. Aquele desembarque na Normândia é de ficar sem folêgo. Para mim é o "crème de la crème" no que toca a cenas de guerra (no cinema). :wink:
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Filmes catástrofe

Post by paupau »

Perde obvio, 40 de tecnica e muita fruta. Mas nao penses que e por K.O., boa parte das cenas aparece nos dois filmes. A principal diferenca e o navio a partir em dois. Tem uma forte componente espetaculo. Fora a tecnica, o resto e milhas a frente.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Post Reply