Red Planet Mars (1952) - Harry Horner

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Red Planet Mars (1952) - Harry Horner

Post by JoséMiguel »

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/Red_Planet_Mars
http://www.imdb.com/title/tt0045073/

Sinopse

Um cientista americano estabelece o primeiro contacto via rádio com uma civilização extra-terrestre, e como resultado ocorre primeiro o colapso do bloco da NATO (EUA e Europa ocidental), seguido do colapso da União Soviética.

O meu trailer musical satírico e humorístico

Neste caso, gostava que a malta do DVD Mania visse o clip até ao fim por causa da letra política da canção britânica do Tetris (sim! o jogo de computador), que encaixa muito bem na estupidez do extremismo da ideologia religiosa norte-americana. Não coloquei nenhum spoiler no meu vídeo e se estiverem atentos irão ver uma filmagem de Lisboa na sede do Diário de Notícias.



Breve comentário

Tenciono escrever uma crítica à Zé numa próxima mensagem, mas o que temos aqui é um dos melhores filmes americanos de ficção científica dos anos 50, nos aspectos da Física e Engenharia Electrotécnica, que ainda por cima não recorre a nenhuma fórmula de enredo previsível e hollywoodista e possui bastantes méritos pelo alcance filosófico ao nível planetário global. Mas ao mesmo tempo temos fanaticismo religioso extremista aliado à caça às bruxas anti-comunista dos anos 50 (também fanaticismo ideológico extremista).

Assim que possa, farei a minha análise... :twisted:

(Coloquei alguns comentários em inglês no meu clip musical humorístico, se quiserem ter uma ideia da minha reacção ao filme. Olha o Zé armado em Gato Fedorento... oops:) :lol: )
Last edited by JoséMiguel on January 6th, 2017, 5:59 am, edited 1 time in total.
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Red Planet Mars (1952) - Harry Horner

Post by waltsouza »

Pelo ano não sei se este filme já não fará parte do "catálogo" "Public Domain", seja como for, quem quiser vê-lo (ou dar uma vista de olhos), ele está disponível no Youtube. :wink:
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Red Planet Mars (1952) - Harry Horner

Post by Samwise »

waltsouza wrote:Pelo ano não sei se este filme já não fará parte do "catálogo" "Public Domain", seja como for, quem quiser vê-lo (ou dar uma vista de olhos), ele está disponível no Youtube. :wink:
Não sei como são as regras do Public Domain e da detenção dos direitos de autor no que concerne a filmes, mas no caso dos livros a sua "liberalização" ocorre 70 anos após a morte do autor, a não ser que haja uma autorização expressa para a sua divulgação gratuita.

Este também vai para a pilha. yes-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Red Planet Mars (1952) - Harry Horner

Post by JoséMiguel »

Confirmação de música fascista norte-americana, utilizada no meu trailer

Quando eu criei o trailer, meti lá uma música americana que me pareceu ser fascista ("If it walks like a duck and quacks like a duck... it's a duck"), visto eu não ter dúvidas de estar perante fascismo norte-americano com este filme, ao nível do ministro de propaganda Goebbels do 3º Reich, ou de algo criado pelo Salazar, Franco ou Mussolini. Este filme é pura propaganda fascista norte-americana e olhem que eu não utilizo a palavra "fascista" em vão, por acaso eu descobri recentemente este elemento que me confere alguma razão. :wink:

Aqui está a mesma música, cantada no último jantar do partido (assumidamente fascista, com orgulho por eles) espanhol Fuerza Nueva, que se dissolveu com a chegada da democracia a Espanha em 1982, com a vitória do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol). :lol:



"Arriba España! Viva Franco!" era o "Sieg Heil" espanhol até 1982...

https://es.wikipedia.org/wiki/Fuerza_Nueva

Não será muito difícil identificar os elementos do Fascismo que caracterizaram o Salazarismo português do "Deus, Pátria e Família!", na ideologia de extrema-direita deste filme de propaganda norte-americano. O NoAngel devia ver filmes americanos como este, antes de andar a refilar no fórum, contra o cinema soviético. Que eu saiba nem o cinema salazarista português, ou o cinema da Alemanha Nazi ou o cinema soviético russo, criaram poucas vergonhas de propaganda ao nível do cinema americano da era do Production Code, como este "Red Planet Mars" ou aquele filme americano filmado em Portugal acerca do milagre de Fátima. Grr:-) Nesse filme americano sobre Fátima vale tudo e os fanáticos americanos que o encomendaram eram muito piores do que o próprio Salazar (ainda muito mais fascistas, manhosos e mentirosos, conforme eu demonstrei no meu tópico desse filme), perante os produtores de Hollywood que pagaram o filme sobre Fátima, o Oliveira Salazar era um comunista comparado com eles. :lol:

Filme americano sobre o milagre de Fátima: viewtopic.php?f=11&t=51669&p=624254
Post Reply