Filmes de esquerda revolucionária

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Anoni Mus
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 161
Joined: January 17th, 2012, 9:05 pm

Filmes de esquerda revolucionária

Post by Anoni Mus »

Fica o tópico para filmes, normalmente menos conhecidos da verdadeira esquerda.

Land and Freedom - Excelente filme sobre a guerra civil espanhola, um grupo de anarquistas e comunistas a lutar contra o fascismo e problemas entre os anarquistas e estalinistas. A cena da discussão sobre como devem agir nesse momento revolucionário está muito bem feita.
Libertárias - Mesmo género que o de cima, neste caso focado num grupo de feministas revolucionárias, também grande filme, recomendo.
La faute à Fidel! - História duma rapariga de 9 anos que tem de se adaptar a uma nova vida pois os pais tornam-se activistas radicais em Paris. Adorei este filme, impressionante conseguir sentir o ponto de vista da miúda, é fácil identificar-se com ela e sentir a dificuldade que ela tem em compreender o que se passa e a adaptar-se e as conclusões que ela tira.
The Wind That Shakes the Barley - Parecido com Land and Freedom (incluindo uma cena de discussão sobre os próximos passos a tomar) mas desta feita acerca da guerra de independência da Irlanda
They Live - Não é directo como os outros filmes aqui, mas a analogia é óbvia.
Reds - Um jornalista Americano tenta trazer os ideais da revolução Russa para os EUA.
Rosa Luxermburg - Filme biográfico acerca da revolucionária Rosa Luxemburg

Estes são os que já vi, mas tenho uma lista para ver considerável.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Filmes de esquerda revolucionária

Post by nimzabo »

da verdadeira esquerda
:-D
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filmes de esquerda revolucionária

Post by Samwise »

O Reds e o They Live, cada um à sua maneira, são muito bons. Vi também o The Wind That Shakes the Barley e achei um bom filme sobre a história do IRA - complemento ao Michael Collins do Jordan.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Filmes de esquerda revolucionária

Post by waltsouza »

O F.i.S.T. de 1978 com Stallone tb conta, não? Os sindicatos e as suas lutas pelo operariado costumam ser de esquerda. :biggrin:
Anoni Mus
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 161
Joined: January 17th, 2012, 9:05 pm

Re: Filmes de esquerda revolucionária

Post by Anoni Mus »

nimzabo wrote:
da verdadeira esquerda
:-D
Holywood está cheia de filmes de 'esquerda' mas costuma ser esquerda capitalista, aqui falo da esquerda anti-capitalista :)

Eu curti do They Live, mas é mesmo estranho, não estou habituado a filmes daquele género, parece (provavelmente é) tão low budget. https://youtu.be/Bd7vr1PtXkA?t=4996 Aqui o som dos gajos a dispararem sobre os outros é de bowling a derrubar pinos :lol:
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes de esquerda revolucionária

Post by JoséMiguel »







drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Filmes de esquerda revolucionária

Post by drakes »

Não sei se é verdadeira esquerda até por que eu não entendo bem esses conceitos, mas tem dois filmes que pretendo assistir que são considerados de "Left wings".

Made in Dagenham
A dramatization of the 1968 strike at the Ford Dagenham car plant, where female workers walked out in protest against sexual discrimination.
https://www.imdb.com/title/tt1371155

The Skin Game - 1931 -
https://www.imdb.com/title/tt0022395/
An old traditional family and a modern family battle over land in a small English village and almost destroy each other.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes de esquerda revolucionária

Post by JoséMiguel »

Drakes, o utilizador "Anoni Mus" que criou este tópico não existe no fórum. Clica no nome dele e aparece-te uma página do DVD Mania a dizer que ele não existe.

Esse sujeito apareceu aqui apenas para falar de política, armado em radical sabichão de esquerda, a criticar o cinema americano porque sim, por ser americano. Só faltou ele elogiar a cagada do "Couraçado Potempkin".

Eu tentei responder aos posts provocatórios dele (em boa onda, para o encaminhar), enquanto cinéfilo num fórum de cinema, mas o gajo não teve reacção.

A malta aqui julga que eu sou algum gajo de esquerda só porque gosto muito do modelo soviético de cinema, mas eu sou um gajo neutro. Quando eu tentei ter uma conversa pública com esse indivíduo, ele fugiu logo.

Por exemplo um desses vídeos que mostrei na altura do meu antigo canal do You Tube (que agora não aparecem) era este, já re-carregado com legendas SRT, em Outubro de 2017.



Este "Marionetas" de 1934 é que seria um filme sério que valeria a pena discutir, 10 anos antes dos EUA se tornarem os vilões do mundo, e vermos que vilões existiam em 1934 na Europa, a derrubarem reinos e a fomentarem contra-revoluções (era a Grã-Bretanha e a França).

Mas esse sujeito "Anoni Mus" fugiu logo, assim que tentei conversar com ele, pois ele não veio aqui falar de cinema mas apenas refilar com o cinema americano "porque sim". Ao menos eu sou cinéfilo (amante de cinema) e não fujo nem digo mal do cinema americano "porque sim", pelo contrário tenho uma grande admiração pelo cinema americano dos anos 1970, e se clicarem no meu nome, poderão constatar que se calhar criei mais tópicos de filmes americanos do que de filmes de leste. :lol:
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filmes de esquerda revolucionária

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote: April 19th, 2018, 7:28 am Esse sujeito apareceu aqui apenas para falar de política, armado em radical sabichão de esquerda, a criticar o cinema americano porque sim, por ser americano. Só faltou ele elogiar a cagada do "Couraçado Potempkin".
Não seja por isso. Eu dou nota 10 a esse filme, tal como aos outros dois da fase "revolucionária" do Eisenstein ("A Greve" e "Outubro - Dez Dias que Abalaram o Mundo"), apesar de serem fortemente propagandistas.

Para mim são 3 excelentes exemplos de cinema em estado puro - extremamente inovador e arrojado para a época, de tal forma que ainda hoje é possível observar em filme modernos algumas das técnicas utilizadas e ficar maravilhado com o que fizerem então.

Eu adoro estes filmes, apesar de serem "ideologicamente enviesados", e de pertencerem a um quadrante político radical e totalitário com o qual não me identifico.
Eu tentei responder aos posts provocatórios dele (em boa onda, para o encaminhar), enquanto cinéfilo num fórum de cinema, mas o gajo não teve reacção.

Mas esse sujeito "Anoni Mus" fugiu logo, assim que tentei conversar com ele, pois ele não veio aqui falar de cinema mas apenas refilar com o cinema americano "porque sim". Ao menos eu sou cinéfilo (amante de cinema) e não fujo nem digo mal do cinema americano "porque sim", pelo contrário tenho uma grande admiração pelo cinema americano dos anos 1970, e se clicarem no meu nome, poderão constatar que se calhar criei mais tópicos de filmes americanos do que de filmes de leste. :lol:
O Anonimus não estava interessado em ouvir ninguém e não estava interessado em debater nada com ninguém. Quando os arguments lhe começaram a faltar, partiu para a forma mais básica e simplória de escape: o insulto.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Filmes de esquerda revolucionária

Post by drakes »

JoséMiguel wrote: April 19th, 2018, 7:28 am Drakes, o utilizador "Anoni Mus" que criou este tópico não existe no fórum. Clica no nome dele e aparece-te uma página do DVD Mania a dizer que ele não existe.

Esse sujeito apareceu aqui apenas para falar de política, armado em radical sabichão de esquerda, a criticar o cinema americano porque sim, por ser americano. Só faltou ele elogiar a cagada do "Couraçado Potempkin".
Eu pensei em recuperar o tópico Miguel, por que existe uma tradição de filmes de esquerda, e é sempre bom essas listas, eu sempre marco algo novo para quem sabe no futuro assistir. A ideia de revolucionário é algo que me parece equivocada,
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filmes de esquerda revolucionária

Post by Samwise »

drakes wrote: April 19th, 2018, 2:25 pm
JoséMiguel wrote: April 19th, 2018, 7:28 am Drakes, o utilizador "Anoni Mus" que criou este tópico não existe no fórum. Clica no nome dele e aparece-te uma página do DVD Mania a dizer que ele não existe.

Esse sujeito apareceu aqui apenas para falar de política, armado em radical sabichão de esquerda, a criticar o cinema americano porque sim, por ser americano. Só faltou ele elogiar a cagada do "Couraçado Potempkin".
Eu pensei em recuperar o tópico Miguel, por que existe uma tradição de filmes de esquerda, e é sempre bom essas listas, eu sempre marco algo novo para quem sabe no futuro assistir.
Para mim faz sentido e vou participar também na partilha.

Deixo já dois títulos incontornáveis:
Novecento - 1900, de Bernardo Bertolucci
Che, de Steven Soderbergh

O primeiro é fortemente propagandista, e o segundo é moderado, mas não se escusa de omitir o lado mais odioso do Che, só mostra a "nobreza" e a "ética" das suas acções.
A ideia de revolucionário é algo que me parece equivocada,
Porquê?

Todos estes filmes falam de formulações de insurreição pela via da violência e da luta armada, utilizando para isso a força do povo unido e a questão da luta de classes, com o intuíto de derrubar um qualquer regime que esteja no poder - normalmente ditaduras de direita - substituindo-o por um regime radical de esquerda.

"Revolucionário" significando pela via da força, com o objectivo de deitar abaixo o poder instaurado.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Filmes de esquerda revolucionária

Post by drakes »

Samwise wrote: April 19th, 2018, 2:59 pm
A ideia de revolucionário é algo que me parece equivocada,
Porquê?

Todos estes filmes falam de formulações de insurreição pela via da violência e da luta armada, utilizando para isso a força do povo unido e a questão da luta de classes, com o intuíto de derrubar um qualquer regime que esteja no poder - normalmente ditaduras de direita - substituindo-o por um regime radical de esquerda.

"Revolucionário" significando pela via da força, com o objectivo de deitar abaixo o poder instaurado.
Samwise, se alguém delimitar fica mais fácil como vc fez, por que conceito de uma palavra pode sofrer fenômeno dos questionamentos que o faz sofrer mudanças, abaixo tentarei explicitar através de filmes.

O filme do Kurosawa, Ikuri, mostra um momento que a sociedade e a burocracia japonesa iram mudar da antiga ordem para gestão de qualidade com Deming, Shigeo Shingo e Ishikawa, em termos de qualidade de vida isso gerou uma melhora enorme para japoneses; filmes sobre o voto feminino é mudança radical na sociedade, o filme FIST citado pelo waltsouza tanto que eu mesmo pensei nele por estar dentro da tradição de lutas sindicais que levarão a mudanças nas relações de trabalho. As mil e uma noites ou São Jorge são filmes de esquerda, seriam revolucionários, talvez em conceito mais liquido sim, por que não houve mudança de regime em Portugal, mas eles encaminham críticas a sociedade que exigem mudanças no que há.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filmes de esquerda revolucionária

Post by Samwise »

drakes wrote: April 19th, 2018, 4:07 pm
Samwise wrote: April 19th, 2018, 2:59 pm
A ideia de revolucionário é algo que me parece equivocada,
Porquê?

Todos estes filmes falam de formulações de insurreição pela via da violência e da luta armada, utilizando para isso a força do povo unido e a questão da luta de classes, com o intuíto de derrubar um qualquer regime que esteja no poder - normalmente ditaduras de direita - substituindo-o por um regime radical de esquerda.

"Revolucionário" significando pela via da força, com o objectivo de deitar abaixo o poder instaurado.
Samwise, se alguém delimitar fica mais fácil como vc fez, por que conceito de uma palavra pode sofrer fenômeno dos questionamentos que o faz sofrer mudanças, abaixo tentarei explicitar através de filmes.

O filme do Kurosawa, Ikuri, mostra um momento que a sociedade e a burocracia japonesa iram mudar da antiga ordem para gestão de qualidade com Deming, Shigeo Shingo e Ishikawa, em termos de qualidade de vida isso gerou uma melhora enorme para japoneses; filmes sobre o voto feminino é mudança radical na sociedade, o filme FIST citado pelo waltsouza tanto que eu mesmo pensei nele por estar dentro da tradição de lutas sindicais que levarão a mudanças nas relações de trabalho. As mil e uma noites ou São Jorge são filmes de esquerda, seriam revolucionários, talvez em conceito mais liquido sim, por que não houve mudança de regime em Portugal, mas eles encaminham críticas a sociedade que exigem mudanças no que há.
Sim, é uma questão relevante, até porque me parece que o Anonimus pretendeu delimitar bem que tipo de obras queria ver apresentadas no tópico. Segundo a interpretação que faço das palavras dele, não basta serem "filmes de esquerda", pois há a esquerda que não é "extrema", não deseja "revoluções", e aceita que a estrutura político-económica seja uma democracia capitalista. Esta "esquerda", segundo ele, não é a "verdadeira esquerda", e certamente não é revolucionária, pois não regista na história qualquer tentativa de deposição pela força (fora da urnas) de um governo de direita.

Portanto, a distinção a fazer é entre a esquerda "moderada" que aceita a democracia, os votos em urnas e o capitalismo, e a esquerda radical, dita revolucionária, que defende a tomada de poder pela força, e que pretende a instalação de uma ditadura do proletariado com vista a chegar ao Comunismo.

Depois entra a questão dos exemplos de filmes que tu sugeres. Não vi nenhum deles (bom, vi o Ikiru do Kurosawa, mas admito que não prestei atenção aos pormenores que apontas), mas penso que faça sentido apontar a questão do contexto sócio-político em que se inserem os dois filmes portugueses (As mil e uma noites ou São Jorge ). Ao contrário dos outros filmes mencionados para trás, e que revisitam situações na história em que existe uma situação de ditadura que é combatida pela força (revolucionária), neste caso há um situação de plena Democracia, mesmo que o momento focado seja de profunda crise social. Não há por isso um movimento revolucionário que pretende derrubar o governo, há antes uma boa parte do povo protestar (por vezes na rua) contra as medidas de austeridade impopulares impostas por um governo de direita, e que pretende alterar o rumo dessas políticas. Mesmo assim, não os identifico propriamente como filmes "de esquerda", embora estejam por certo ligados a cineastas/argumentistas que defendem ideais de esquerda - e digo isto por uma razão muito simples: foi um governo de suposta esquerda o principal responsável por ter enterrado o país no período 2005-2011, criando uma dívida pública gigantesca e insustentável. O governo de direita que veio a seguir é responsável também, por ter aumentado impostos a quem não devia, deixando intocados grande parte dos poderes marginais que se alimentam das verbas do estado - é sobretudo contra as medidas deste governo que os filmes se insurgem.

Diria que são filmes de denúncia social e protesto, mas não são filmes "revolucionários". Quando existe um estado democrático como pano de fundo, é bem complicado falar em situações de "revolução" - as mudanças de políticas fazem-se nas urnas, e nunca são estruturais (não alteram a democracia, apenas os intervenientes no poder e algumas leis).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Filmes de esquerda revolucionária

Post by drakes »

Samwise wrote: April 19th, 2018, 8:08 pm

Sim, é uma questão relevante, até porque me parece que o Anonimus pretendeu delimitar bem que tipo de obras queria ver apresentadas no tópico. Segundo a interpretação que faço das palavras dele, não basta serem "filmes de esquerda", pois há a esquerda que não é "extrema", não deseja "revoluções", e aceita que a estrutura político-económica seja uma democracia capitalista. Esta "esquerda", segundo ele, não é a "verdadeira esquerda", e certamente não é revolucionária, pois não regista na história qualquer tentativa de deposição pela força (fora da urnas) de um governo de direita.

Portanto, a distinção a fazer é entre a esquerda "moderada" que aceita a democracia, os votos em urnas e o capitalismo, e a esquerda radical, dita revolucionária, que defende a tomada de poder pela força, e que pretende a instalação de uma ditadura do proletariado com vista a chegar ao Comunismo.
Samwise, concordo contigo.

E mais dois filmes mudos sobre o tema.
Título: Stachka
Realizador: Sergei M. Eisenstein
ano: 1925
https://www.imdb.com/title/tt0015361/
-----------------------------------------------------------
Título: Konets Sankt-Peterburga
Realizador: Vsevolod Pudovkin, Mikhail Doller
ano: 1927
https://www.imdb.com/title/tt0018066/
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Filmes de esquerda revolucionária

Post by paupau »

O Sam o que faz o Ikiru neste topico? Nao estou mesmo a ver...

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Post Reply