Sicario: Day of the Soldado (2018) - Stefano Sollima

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Sicario: Day of the Soldado (2018) - Stefano Sollima

Post by Samwise »

Apesar de considerar que a Emily foi a peça central no primeiro filme (pelo menos porque faz a união entre as parte envolvidas - pessoas e "instituições"), não dei pela falta dela neste segundo volume. Considero que o argumento contorna muito bem essa eventual "saudade".

Acho que é um filme violento como poucos hoje em dia, capaz de incomodar numa vertente que se diria que já nos anestesiou a todos através da regularidade e vulgarização a que somos expostos a certo tipo de acontecimentos, não só no cinema, como na comunicação social em geral. Apesar de achar que certas opções no argumento são bastante esticadas em termos de credibilidade, não é todos os dias que vemos terroristas a explodir "ao vivo" em sequências de cinema, só para dar um exemplo.

A violência já era bastante incomodativa no primeiro, diria, não só a física, mais "directa" que se observava nas sequências de acção, mas também a psicológica: o clima instalado de constante perigo e ameaça generalizada. Este segundo capítulo, a meu ver, consegue amentar essa sensação de incómodo até um nível quase insuportável. E declaradamente todas as "componentes técnicas" foram apuradas para gerar esse resultado - a música com algum destaque.

São filmes algo diferentes e não sei qual prefiro.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Sicario: Day of the Soldado (2018) - Stefano Sollima

Post by Rui Santos »

Ando a ficar curioso de o ver sem dúvida depois de ler estas vossas opiniões.

A violência, desde que não gratuita não me incomoda... Antes isso que o dourar da pílula tão típico dos dias de hoje.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Sicario: Day of the Soldado (2018) - Stefano Sollima

Post by drakes »

Assisti agora em tela pequena, é mais fraco que o primeiro por que falta aquela violência psicológica, esse é um filme mais de ação que funciona melhor no cinema até pelas as cenas de tiroteio serem ótimas, daria a nota do imdb 7,1.
Last edited by drakes on September 13th, 2018, 1:49 pm, edited 1 time in total.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Sicario: Day of the Soldado (2018) - Stefano Sollima

Post by Rui Santos »

O primeiro faz uma gestão que o Villeneuve pelos poucos filmes que vi dele faz... gerem o silencio... e deixa o espectador pensar e concluir sem que nada seja dito, isso é válido no Arrival, Blade Runner e Sicário que vi dele.

É raro os realizadores/argumentistas de hoje em dia se darem a esse luxo... muito menos num filme tipo Sicário.

Ainda assim, irei possivelmente comprar.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Sicario: Day of the Soldado (2018) - Stefano Sollima

Post by Samwise »

O argumentista é o mesmo nos dois, o Taylor Sheridan, que começa a firmar a sua marca através de uma série de obras que têm tido reconhecimento crítico. Já fez (escrita e realização) uma série e tudo...

Ainda não estou completamente rendido ao seu trabalho (que tem obedecido a determinados padrões de "estudo social") por conta principalmente de algumas sequências de tiroteio. Independentemente de estarem "bem" realizadas, e de serem tensas e violentíssimas, parecem-se por vezes muito inverosímeis. Há uma neste segundo Sicario, e há uma no Wind River (que acho completamente ridícula). Também acho que em determinados momentos, as histórias que escreve tratam com alguma ligeireza as questões raciais (porque se passam em regiões fronteiriças, ou perto de reservas "indígenas"). Ela aparenta querer ter uma voz activa de denúncia perante os estragos e as imposições forçadas que os americanos provocam sobre índios e mexicanos, mas não me agrada a forma como o faz. Introduz os problemas, e vai "falando sobre eles", mas não os aprofunda e não vai mesmo aos pontos de ruptura.

---

Este segundo Sicario é mais "barulhento" do que o primeiro e de facto não tem essa "delicadeza" com a gestão do(s) silêncio(s) como tem o primeiro. É um filme diferente...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Sicario: Day of the Soldado (2018) - Stefano Sollima

Post by PanterA »

Parece-me que quiseram forçar mesmo bastante a sequela em algo que não conseguiram tirar o partido daquilo que tinham criado. Principalmente da personagem do Del Tolo que houve ali um retrocesso e pouco aproveitamento de alguém que podia carregar o filme ás costas se fosse necessário. E depois claro, nem todos são Roger Deakins e isso notou-se claramente na fotografia onde tentaram replicar alguns shots e vertentes técnicas mas sem aquela pincelada de quem sabe. De qualquer das maneiras e no fundo acaba por ser um filme competente, ainda de realçar a banda sonora muito boa, e não se dá o tempo por perdido.

7/10
Post Reply