Desabafos... (Off-TopiC)

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Samwise »

technicolor wrote: November 9th, 2018, 8:34 pm Como é evidente não escondo que pessoalmente não gosto muito dos filmes de Tarantino... mas achei que os "mimos" vindos de quem vem tem um forte impacto. Estranho poderá parecer é que, não muito afastado do estilo do de QT, o trabalho de Robert Rodriguez já me agrada bem mais
:mrgreen:
Parece que Il Maestro já veio a público indignar-se e desmentir o que anda a circular na suposta entrevista.

Eu sempre gostei mais do Tarantino, estilo e filmes.

A única vez em que me vi a aplaudir com mais entusiasmo um trabalho do Rodriguez foi na colaboração Grindouse: Death Proof + Planet Terror. Considero o Planet Terror o melhor trabalho do Rodriguez, a par do Sin City, e o Death Proof um dos menos conseguidos do QT.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by nimzabo »

Talvez seja da altura do ano mas estou a achar que há uma carrada de filmes a saírem em catadupa com alguma qualidade.
Este mês tinha pensado ver apenas filmes anteriores a 2000 mas com tanta coisa interessante a sair mudei de ideias.
Cada vez mais países aparecem com propostas interessantes e a juntar a isso há também a produção dos canais pagos que vão lançando bons filmes e docs em quantidade (já nem falo das séries...).
Torna-se difícil dar conta do recado.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Samwise »

nimzabo wrote: November 17th, 2018, 8:06 pm Talvez seja da altura do ano mas estou a achar que há uma carrada de filmes a saírem em catadupa com alguma qualidade.
Este mês tinha pensado ver apenas filmes anteriores a 2000 mas com tanta coisa interessante a sair mudei de ideias.
Cada vez mais países aparecem com propostas interessantes e a juntar a isso há também a produção dos canais pagos que vão lançando bons filmes e docs em quantidade (já nem falo das séries...).
Torna-se difícil dar conta do recado.
Diversidade de qualidade é bom. Mas tem esses outros "issues": não há tempo para tudo, e tem de se ser selectivo, o que por vezes é muito complicado.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by nimzabo »

nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by nimzabo »

Achei graça ao resumo deste filme: https://www.imdb.com/title/tt6532374/ :-)))
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by nimzabo »

technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by technicolor »

Alguns foristas (eu incluído) tem manifestado o seu desencanto com o cinema "made in Hollywood" actual (uma Hollywood dominada por capital chinês que tem "queimado" realizadores muito talentosos). Muitos de nós refugiam-se nos "clássicos", no "indie" e nas cinematografias do "resto do mundo" (sim existe cinema para além do de Hollywood), clamando que "já não se fazem filmes como antigamente"; (Não concordo!)
... Mas para os desiludidos surge agora em cena uma nova "potência" cinematográfica com uma proposta bastante apelativa: A Netflix. Contestada pelos mais "puristas" como suspeita de querer acabar com as salas de cinema (uma realidade a curto/médio prazo diria que quase inexorável) a Netflix tem sido responsável por algum do bom cinema que vai aparecendo... até mesmo nas salas!

Este blá blá todo por causa de um curto artigo surgido na edição brasileira do jornal El País como título:

Entre as raízes e o fator Netflix

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/1 ... 36138.html

Fica aqui também neste "desabafo" o meu adeus, o segundo, ao Cinema Monumental que volta a fechar as portas quiçá para sempre. Foi lá que fielmente ao longo de três anos fui ver em estreia e com uma qualidade excelente a trilogia The Lord of the Rings.

Bom fim de semana salut-)
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by nimzabo »

Avenging Force: The Scarab

https://www.imdb.com/title/tt1619016/
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by nimzabo »

technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by technicolor »

Passada a euforia, parece ser agora um bom momento para reflectir no impacto do Roma no universo cinematográfico. (Oopps!)

Sim, pessoalmente considero o Roma uma obra notável em termos artísticos mas não só, é também um marco no que refere ao litígio entre os que o veêm com algum "desprezo" por ter sido financiado por uma plataforma de streaming e não por um grande estúdio tradicional (já não existem tradições :-( ) ou por ser falado em espanhol, por ser a PB ...e os que o aceitam tal qual nos foi apresentado (via VOD/streaming principalmente). Ou seja, o triunfo (uma lista impressionante de prémios e nomeações https://www.imdb.com/title/tt6155172/awards e excelente aceitação por parte de uma significativa "plateia" desejosa de mais cinema de autor com "projecção" global atesta-o bem) da aposta de Cuarón ao apoiar(-se) (n)a Netflix confrontando o clã do prestigiado festival de Cannes marca uma viragem definitiva (perfeitamente válida) na forma de "consumir" conteúdos cinematográficos (ver cinema)... Claro que irá continuar a haver cinema de sala mas tudo está mudar e com a chegada do standard HD aos "lares" será cada vez mais o número de clientes de streaming (eu ainda resisto) e isso, a meu ver, não retira qualquer valor a essa forma de expressão artística... como acharão os senhores de Cannes. Com nomes de prestigio a apoia-lo o streaming veio para ficar... goste-se ou não.

Retomando o Cinema de Sala (e como disse acima) acho que poderá coexistir com esta nova forma de distribuição por só nas salas ser possível a implantação de tecnologias envolventes tipo 4dx, IMAX, etc bastante apelativas para as novas gerações; (é giro mas não lhes atribuo grande valor) e nessa perspectiva penso que continuará haver público disposto a pagar para experimentar essas emoções. Mas também certamente que continuarão a existir projecções de filmes em película quanto mais não seja em meios mais dedicados à preservação do património (cultural) cinematográfico... um pouco à margem do lucro, espero eu. É certo que o cinema em sala já viu melhores dias (e sofreu grandes abanões: a televisão o Home vídeo os Multiplex) no entanto continua a atrair bastante gente ( vão a uma sessão das 23h ao Corte Inglês, Colombo, Cascais Shopping ao fim de semana sem antes terem garantido os vossos bilhetinhos e logo verão... :mrgreen: )

As edições Home em formato físico, apesar do crescimento do VOD/Streaming também continuarão, possivelmente mais "globalizadas" para sobreviverem (é possível e desejável o desaparecimento dessa aberração da "regiões /zona" ou lá o que é essa merd@ e isso parece-me essencial) mas a sua implantação acontece de uma forma mais lenta do que a mudança anterior (do VHS para o DVD) o Blu Ray vai-se impondo... o BD4K chegou talvez cedo demais ...
O grande tropeção aqui (Home Cinema) foi que as previsões de crescimento/massificação do primeiro formato HD falharam... não só em Portugal mas num número significativo de países não houve adesão ao upgrade do DVD para o BD e o crescimento da pirataria (a velocidade da rede permite sacar um Remux num par de horas e os gravadores Blu ray estão à distância de uns cliks) também poderá ter contribuído...

Afinal os livros em papel também tiveram a sua morte anunciada (primeiro pelos audio books e depois pelos e-books) e todavia... continuam a "mover-se" :wink: já não com a pujança de outros tempos, infelizmente :-( mas adaptaram-se (tal com a rádio...)


Para fechar este desabafo uma previsão sobre a evolução e o futuro do cinema feita por mestre Spielberg
https://www.pirelli.com/global/en-ww/li ... -spielberg

Pronto, já desabafei e agora vou tomar o comprimido. :lol:
Last edited by technicolor on February 27th, 2019, 11:50 am, edited 2 times in total.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Samwise »

Interessante reflexão.

Eu diria que continuamos uma (cada vez mais rápida) caminhada para a fragmentação e massificação das "janelas de acesso a conteúdos" - conteúdos esses que incluem os formatos de cinema.

O Cinema começou por ser difundido apenas em salas/espaços públicos, no "grande ecrã". Depois, com o advento da televisão, todos os lares nos países desenvolvidos passaram a ter um ponto central de acesso - passámos da grandeza que era a "plateia pública" para outra menor, a plateia privada familiar. Neste momento estamos a passar ao último estádio de grandeza possível, uma vez que as janelas de acesso são já individuais - os tablets e sobretudo os telemóveis. Os formatos de grandeza anteriores continuam a existir, e essa é uma das incógnitas interessantes de pensar: como se sustentarão à medida que os comportamentos familiares e sociais se alterarem e ajustarem em função destas novas possibilidades tecnológicas? A resolução das TV's (e a inter operacionalidade com os jogos de consola) é apenas um dos factores numa equação maior...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by technicolor »

Samwise wrote: February 27th, 2019, 11:12 am Interessante reflexão.

Eu diria que continuamos uma (cada vez mais rápida) caminhada para a fragmentação e massificação das "janelas de acesso a conteúdos" - conteúdos esses que incluem os formatos de cinema.

O Cinema começou por ser difundido apenas em salas/espaços públicos, no "grande ecrã". Depois, com o advento da televisão, todos os lares nos países desenvolvidos passaram a ter um ponto central de acesso - passámos da grandeza que era a "plateia pública" para outra menor, a plateia privada familiar. Neste momento estamos a passar ao último estádio de grandeza possível, uma vez que as janelas de acesso são já individuais - os tablets e sobretudo os telemóveis. Os formatos de grandeza anteriores continuam a existir, e essa é uma das incógnitas interessantes de pensar: como se sustentarão à medida que os comportamentos familiares e sociais se alterarem e ajustarem em função destas novas possibilidades tecnológicas? A resolução das TV's (e a inter operacionalidade com os jogos de consola) é apenas um dos factores numa equação maior...
Absolutamente Samwise, podemos olhar o passado com nostalgia mas temos que aceitar a realidade quase incontornável do presente/futuro que se nos apresenta. O cinema como bem referes está a passar de um "happening" quase exclusivamente colectivo para novas formas de fruição algumas como bem apontas estritamente individuais ( e o que terá a sociologia a dizer sobre isto? :wink: )
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by Samwise »

Também é interessante - e desafiante, e "mind-blowing" - pensar que à medida que estes acessos se tornam mais individuais, também incentivam/obrigam, por via tecnológica, a que a experiência seja partilhada com muitas mais pessoas do que a anterior grandeza, que era o núcleo familiar (mais o de amizades próximas). Ou seja - caminhamos para uma experiência cada vez mais individual no que respeita a acessos, e cada vez mais colectiva no que respeita à partilha da experiência desses acessos, partilha essa que envolve também uma vertente autoral (cada consumidor é também um potencial produtor).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by technicolor »

Samwise wrote: February 27th, 2019, 11:36 am Também é interessante - e desafiante, e "mind-blowing" - pensar que à medida que estes acessos se tornam mais individuais, também incentivam/obrigam, por via tecnológica, a que a experiência seja partilhada com muitas mais pessoas do que a anterior grandeza, que era o núcleo familiar (mais o de amizades próximas). Ou seja - caminhamos para uma experiência cada vez mais individual no que respeita a acessos, e cada vez mais colectiva no que respeita à partilha da experiência desses acessos, partilha essa que envolve também uma vertente autoral (cada consumidor é também um potencial produtor).
O caso deste forum (de notável longevidade :o ) é um exemplo dessa nova forma de partilha de experiências que referes ... uma significativa "ampliação" do tal núcleo reduzido de debate do século passado. As redes sociais e a sua capacidade de influência (negativa ou positiva) nas escolha dos filmes a ver ou adquirir (já não é apenas a publicidade "tradicional" a fazê-lo), o acesso a informação complementares sobre tecnologias e processos de produção informação essa que era exclusiva das escolas de cinema (ou de cineclubes) o conhecimento de línguas estrangeiras que ainda amplia mais esse universo de influência/debate independentemente da existência de significativas diferenças culturais ( o cinema é a linguagem universal por excelência) ... pessoalmente aprendi mais sobre cinema nos últimos dez anos da minha vida do que nos 40 anos anteriores... e sempre vi cinema. Curiosamente agora, por vezes para poder ver os filmes que me apetece tenho que me "isolar" dentro da minha própria casa pois o resto da família não adere sempre às minhas propostas, e imagino que entre os apreciadores de cinema de autor ou não mainstream não seja eu caso único. Já nas poucas idas ao Cinema (sala) tenho que "negociar" ou até mesmo ceder à escolha da maioria familiar :mrgreen:
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Desabafos... (Off-TopiC)

Post by rui sousa »

Eu gostava de apostar mais nos serviços de streaming, mas não fiquei muito satisfeito com a Netflix, nem com o catálogo (não tem o que me interessa maioritariamente), nem com a qualidade do streaming (na televisão é às vezes atroz, mesmo que seja full HD. Sim, agora inventaram o Chromecast, mas mesmo assim...).

Estou a experimentar a HBO Portugal (1 mês grátis) e na televisão a qualidade é muito melhor. Além disso, a oferta de filmes da marca é mais apelativa. Fora disso, parece como a netflix: a programação do canal Hollywood da semana passada.

O que me faz confusão no streaming é a forma como as coisas estão lá e alguns dias depois desaparecem... E porque, até agora, ainda não apareceu em Portugal uma plataforma que tivesse algo mais para o meu gosto (clássicos, ou pelo menos filme anteriores a 2001!). A Filmin, se bem que interessante (principalmente pela pequena parte de filmes inéditos portugueses), também peca pela fraca qualidade de imagem e por a maioria dos filmes serem aqueles clássicos de autor que já estão disponíveis em DVD por cá e passam regularmente na TV...

Fora isso acho que o streaming é o futuro. Não comparemos a anunciada morte dos livros com a do home video. Um livro dá uma experiência diferente (e, como referiu um estudo que li recentemente no Público e que confirmou a ideia que já tinha, ler em papel permite-nos assimilar melhor as ideias do que está escrito). Já um filme podemos ver em bluray, mp4 ou em streaming que nada muda. Portanto acho que os filmes em físico vão continuar a desaparecer, e mesmo as editoras de nicho têm dificuldade em sustentar o seu negócio...

A única coisa que me faz confusão na história do streaming, e que abordei várias vezes no Escolhe Tu!, é que a chegada de um filme a essas plataformas deve ser a última fase do seu percurso, e não ser adiantado (estrear no cinema e em simultâneo na Netflix). Acho que não ajuda os filmes.

E podem dizer: ah, mas o Roma continua no Monumental a ser exibido mais de dois meses depois da sua estreia e está na Netflix. Sim, mas... é Alfonso Cuarón, um nome sobejamente conhecido, e o filme é um dos mais falados do momento. Porque filmes mais pequenos (como o novo de Jeremy Saulnier, feito para a Netflix), não resistiram tanto tempo nesse formato. Daí que não estreou sequer nas salas em Portugal - e por isso o Roma é o único filme da Netflix que teve estreia em sala no nosso país, depois da plataforma chegar cá.
Post Reply