Így jöttem (HU) / Meu Caminho (BR) (1965) - Miklós Jancsó

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2907
Joined: Tue Aug 30, 2011 9:33 pm
Location: Lisboa

Így jöttem (HU) / Meu Caminho (BR) (1965) - Miklós Jancsó

Post by JoséMiguel » Mon Feb 29, 2016 4:58 am

[Post de cabeçalho reservado para futura ficha técnica - tópico em construção]

https://hu.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dgy_j%C3%B6ttem
http://www.imdb.com/title/tt0058787/
Last edited by JoséMiguel on Mon Feb 29, 2016 6:16 am, edited 2 times in total.

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2907
Joined: Tue Aug 30, 2011 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Így jöttem (HU) / Meu Caminho (BR) (1965) - Miklós Jancsó

Post by JoséMiguel » Mon Feb 29, 2016 5:25 am

Este filme húngaro é super-interessante a vários níveis, mas em particular possui aquela cinematografia mítica (bonita, natural e realística) do cinema da era soviética, de que eu tanto gosto e elogio.

O contexto histórico do filme é que foi feito em 1965, quando a Hungria se encontrava do lado de lá da Cortina de Ferro e o país era pleno membro do bloco militar do Pacto de Varsóvia, e portanto inimigo militar de Portugal. Mas o contexto histórico do enredo situado em 1945, é o de que a Hungria era um membro do Eixo, país aliado militar da Alemanha Nazi, cujas tropas húngaras participaram na invasão da União Soviética em 1941.
While waging war against the Soviet Union, Hungary engaged in armistice negotiations with the United States and the United Kingdom. Hitler discovered this betrayal and, in March 1944, German forces occupied Hungary. When Soviet forces began threatening Hungary, an armistice was signed between Hungary and the USSR by Regent Miklós Horthy. Soon after, Horthy's son was kidnapped by German commandos and Horthy was forced to revoke the armistice. The Regent was then deposed from power, while Hungarian fascist leader Ferenc Szálasi established a new government, with German backing. In 1945, Hungarian and German forces in Hungary were defeated by invading Soviet armies.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Hungary_in_World_War_II

Este filme não faz nenhuma propaganda ideológica à URSS, e quando o filme arranca, os soldados nazis/SS húngaros do pelotão a que pertence o personagem do filme, são logo mortos pelo Exército Vermelho, sem possibilidade de rendição. O que se passa é que o personagem do filme era um rapaz de 17 anos, e os soldados russos tiveram pena dele, e por isso não o mataram.

Fiz este clip, quando o personagem é capturado e levado para um campo de prisioneiros de guerra soviético na Hungria, em que podemos ver as míticas moçoilas (mulheres-soldado russas de saias) a meterem-se com a cavalaria dos cossacos ao início (quando o personagem está de mão atada a um cavalo dos cossacos) e depois a darem ordens aos prisioneiros húngaros (considerados nazis e fascistas). Depois da cena do banho no rio, ouve-se a música patriótica soviética "Katyusha":



Atenção que o "herói do filme" (personagem principal com 17 anos de idade) é membro das tropas S.S. húngaras.

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2907
Joined: Tue Aug 30, 2011 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Így jöttem (HU) / Meu Caminho (BR) (1965) - Miklós Jancsó

Post by JoséMiguel » Mon Feb 29, 2016 6:17 am

Comentário pessoal

Em Julho de 2013 tinha feito este excerto muito bonito, o contexto anterior à cena é o rapaz encostado a uma parede, com as "mãos ao alto", e um soldado russo pergunta (em alemão) se ele sabe guiar. Mas no caso deste meu antigo vídeo (que já tinha mostrado no tópico do cinema de leste) o destaque é mesmo o conceito de encenação+cinematografia! Os malandros dos cameramen e realizador, já tinham o circuito tudo ensaiado e estudado! O único filme americano em que vi tal coisa (encenação+cinematografia) foi o filme de 2016 "The Revenant", no ataque dos índios aos colonos, mas que não possuía qualquer naturalidade ou realismo e essa cena parecia ter sido baseada em jogos de computador para crianças (e já nem falo no atraso de 50 anos).


JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2907
Joined: Tue Aug 30, 2011 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Így jöttem (HU) / Meu Caminho (BR) (1965) - Miklós Jancsó

Post by JoséMiguel » Mon Feb 29, 2016 7:14 am

Entretanto criei mais um clip, porque este filme é um bom exemplo do conceito da encenação e cinematografia do "cinema de leste".

Nesta cena temos o soldado das S.S. húngaras, agora vestido com farda do exército vermelho, a subir para um comboio onde uma vellhota húngara lhe oferece pão para comer. As milícias húngaras (de ideologia de esquerda) topam que ele era um nazi das SS e ele é retirado do comboio e espancado.



Comentário pessoal: Se fosse um filme americano de 2015 a representar esta cena, metiam logo um comboio em desenhos animados, e bonecos animados à luta... E se eu me queixasse a acusar de atravessarmos uma idade das trevas no Cinema, aparecia logo pessoal a dizer que desenhos animados baratuchos CGI é que são bons para enfiar o lucro dos dólares, pelo rabiosque acima dos donos dos estúdios de Hollywood, e que se eu quero ver um comboio verdadeiro no cinema, então é porque sou um "gajo esquisito".

Post Reply