Carol (2015) - Todd Haynes

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Carol (2015) - Todd Haynes

Post by rui sousa »

Image

http://www.imdb.com/title/tt2402927/

Sinopse (Cinecartaz)
Nova Iorque (EUA), década de 1950. A jovem Therese Belivet sobrevive com um emprego na secção de brinquedos de um grande armazém ao mesmo tempo que sonha com uma carreira como fotógrafa profissional. Um dia, conhece Carol Aird, uma mulher sofisticada de cabelos loiros e casaco de vison que ali chega para comprar um presente de Natal para a filha. Therese anota o endereço de envio do brinquedo e, num impulso, escreve um cartão de felicitações. Carol, que está a viver um momento conturbado e que se encontra à beira do divórcio com Harge, o marido, responde. Mais tarde, as duas encontram-se e tornam-se amigas. Com o tempo, a ligação torna-se mais íntima, e a amizade converte-se em paixão. Mas quando a relação se torna evidente, o marido de Carol retalia pondo em causa a sua competência enquanto mãe e exigindo a guarda total da filha de ambos. É então que Carol, desesperada, desafia Therese a fazer uma longa viagem pelos EUA…
Nomeado para seis Óscares da Academia (entre os quais Melhor Actriz, Melhor Actriz Secundária e Melhor Realizador), uma história dramática realizada por Todd Haynes (“Velvet Goldmine”, “Longe do Paraíso”, “I'm Not There – Não Estou Aí” ou, mais recentemente, a série televisiva “Mildred Pierce”). O argumento, da autoria de Phyllis Nagy, baseia-se na obra “O Preço do Sal”, da escritora norte-americana Patricia Highsmith. Cate Blanchett, Rooney Mara, Sarah Paulson e Kyle Chandler dão vida às personagens.
Trailer
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Carol (2015) - Todd Haynes

Post by rui sousa »

Relações Perigosas

Com “Carol”, o realizador Todd Haynes regressa aos caminhos do melodrama e da homenagem aos clássicos do género.

Uma paixão proibida num tempo de opressão social: este poderia ser uma espécie de slogan para Carol, que se foca na relação “clandestina” entre uma mulher casada e deprimida e uma jovem aprendiz de fotógrafa desejada pelos seus pares. Duas mulheres, com duas vidas distintas, uma à beira da destruição, e a outra a iniciar o seu percurso. Encontram-se, amam-se, mas será tudo isto permitido pelos homens que as rodeiam? E como em todos os romances, sejam eles literários ou cinematográficos, há um interesse fundamental nesta paixão que quer emocionar o espectador. É aí que entra a força do contexto retratado, e da maneira como as duas mulheres lidam com os problemas impostos pelo senso comum da época, e pelos tabus que dominavam uma sociedade americana fechada para os “outros”, restrita a uma norma de vida, hipócrita na sua “felicidade” e “eficácia”.

Esta é uma história de amor impossível. Ou pelo menos, impossível numa determinada era com as suas características muito próprias. E acrescentamos ainda: Carol seria um projeto demasiado arriscado para ser feito na época em que a narrativa se situa. Cate Blanchett e Rooney Mara dão força e corpo ao par de protagonistas deste filme de desejos proibidos, de amores interrompidos, de ilusões e desilusões numa América aparentemente perfeita. Estamos ainda no tempo da caça às bruxas imposta pelo senador McCarthy, a moral e os bons costumes imperam com o auxílio de um fanatismo desmesurado, e de uma irracionalidade causada por um alto conservadorismo das elites sociais e do mundo cultural.

Depois do célebre Longe do Paraíso, e, na televisão, da adaptação de Mildred Pierce, Todd Haynes volta às suas influências primordiais – e ao cinema de Douglas Sirk em particular. Se já no outro filme (que tinha Julianne Moore como protagonista), o realizador pegava em temáticas delicadas para o cinema clássico americano (como as tensões raciais e o divórcio), neste novo filme, Todd Haynes eleva a fasquia com uma história que, mesmo que visualmente nos recorde o cinema de Sirk, não se identifica com ele no romance que o espectador pode aqui acompanhar. No entanto, Haynes volta a utilizar uma perspetiva clássica (em termos formais) para falar de um tema que, na modernidade, se tornou felizmente “vulgar”. Para isso, viaja até uma época em que era comum considerar a homossexualidade como um pecado, uma “dádiva” do demónio, uma afronta à sociedade. Um olhar do presente para um passado não tão longínquo, um filme que se quer passar como uma reflexão moderna aos problemas da vida em comunidade, mas que acaba por tocar todo o tipo de relações humanas.

Partindo de um romance autobiográfico da escritora Patricia Highsmith, Haynes tenta construir um retrato da opressão da moral e dos bons costumes do american way of life da década de 50. Mas disso fica apenas um esboço, uma estrutura frágil que não consegue convencer. E é por isso que, apesar de ser um filme em que os meios técnicos são quase completamente irrepreensíveis, Haynes não tem capacidade para ir mais além do que uma primeira camada, superficial e simplista, de uma conjuntura que tem muito que se lhe diga. Numa obra narrativa, não é só a imagem que faz falta. O resto também. O filme fica no ecrã e dele não sai, não nos acompanha, nem aquelas personagens nos tocam com a intensidade que o cineasta idealizou.

O que nos vale é Blanchett e Mara, que aguentam a fragilidade do guião com duas belíssimas interpretações, com olhares e silêncios que nos agarram e emocionam enquanto a história vai andando ao pé coxinho (e é delas que acabamos por trazer alguma coisa para casa), no meio de tanto aparato dos fifties, tanto cigarro e tanto detalhe aos pormenores da época histórica retratada. Aparato esse que por vezes, tem um papel demasiado relevante, como naqueles filmes e séries britânicas “de época” em voga nos dias que correm. Mas servem apenas para compor a paisagem tão bonitinha e perfeitinha que Haynes nos apresenta, auxiliada pela fotografia e por uma câmara mais ou menos cuidada, que quer disfarçar os problemas que poderiam ter sido facilmente corrigidos. O que fica, para além do que o elenco nos deixa para contemplar, é essa atenção às emoções que a maioria do cinema americano moderno parece gostar de desprezar. Só por isto já Carol vale a pena.

3/5
in http://maquinadeescrever.org/2016/02/03 ... perigosas/
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Carol (2015) - Todd Haynes

Post by paupau »

Já eu adorei este filme, dos poucos que vi de 2015 o melhor filme americano deste ano e talvez de outros. Pareceu-me basicamente perfeito, desde o plano inicial da grelha do esgoto a mostrar uma prisão simbólica até ao fade out final. Um filme de uma classe e de uma sensibilidade que pensei que já não se faziam em Hollywood e de que sentia falta.
Na cena inicial do restaurante, quando são interrompidas pelo meco, lembrei-me imediatamente do Brief Encounter do Lean e que estarámos a presenciar a última vez que elas se encontravam. Felizmente foi algo diferente. Lembrei-me muitas vezes desse filme extraordinário ao longo de Carol.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Carol (2015) - Todd Haynes

Post by PanterA »

Já não sei se sou eu que não tenho mais paciência para este tipo de dramas, ou se é da fórmula que já é tão repetida e massacrada ao longo do tempo (mesmo sendo um filme adaptado), mas já custa um pouco assisti-los. Isto porque, a dita fórmula base é um pouco vira do disco e toca o mesmo, apenas difere numa o outra moralidade que lhe possam incutir e a realização como o ambiente que possam tornar a experiência um pouco diferente dos restantes. Mas no fundo, é como tivéssemos a ver os mesmos filme apenas com outros títulos. - Chega mesmo a ser um pouco irritante.

E sim, Rooney e Cate estiveram bastante bem, ainda que esta última por vezes dava-me a sensação que não estava bastante confortável no seu papel. Principalmente nas cenas mais intimas, que parecia completamente outra pessoa.

6.5/10
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2566
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Carol (2015) - Todd Haynes

Post by José »

Aprecio muito o trabalho de Todd Haynes mas este filme decepcionou-me imenso.

Não consegui conectar-me com o mesmo, não encontrei nenhuma lufada de ar fresco na abordagem à história e não achei que houvesse qualquer química entre Cate Blanchett e Rooney Mara. Elas cumprem, é certo, mas não senti faísca.

Belíssima fotografia e guarda-roupa, com uma realização competente, mas não acho que tenha grande alma nem nada de novo para dizer ao Mundo.
Post Reply