[OSCARS 2016]

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

[OSCARS 2016]

Post by p_alucinado »

Ora vamos lá abrir o tópico sobre os Oscars deste ano. Dos que viram, quais são os vossos favoritos? E aqueles que acham que nem sequer deviam estar entre os nomeados? E os que faltam nada na lista?

Ora bem, do que já vi, acho excessiva a nomeação do The Martian e do Mad Max. Os dois bons filmes - o segundo melhor que o primeiro - mas melhor filme do ano? E fico muito contente de ver o Stallone a ser nomeado. Não vi ainda o Creed - e reconheço que o Sly limitou bastante as suas capacidades pela via comercial que escolheu para a sua carreira - mas é isso que esta nomeação (e provavelmente o Oscar) acabam por reconhecer: uma carreira.

Temos ainda a polémica das acusações de racismo por parte do Spike Lee e da Jada Pinkett Smith. Racismo ou frustração por não ver os seus filmes nomeados?

E mais: chegará o Chris Rock aos pés do Ricky Gervais? Aceitam-se apostas. ;)
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: [OSCARS 2016]

Post by DarkPhoenix »

Começo por referir que o melhor filme que vi em 2015 foi o fabuloso "Ex Machina" do Alex Garland, infelizmente não consta das principais nomeações.

Dos que já vi (e já vi quase tudo o que queria ver), gostaria que "The Revenant" ou "Mad Max: Fury Road" ganhassem Melhor Filme e Melhor Realização.
Mas isso é impossível, uma vez que Iñárritu ganhou no ano passado com "Birdman", e não estou a ver os membros da Academia premiarem um filme 100% de acção.
Tirando esses dois meus favoritos, não tenho preferência especial entre os nomeados "Room", "The Big Short" ou "Spotlight", tudo filmes merecedores das principais estatuetas da noite.
Só ainda me falta ver o "Brooklyn" e ainda não decidi se quero ver o "Bridge of Spies", devido à urticária que a dupla Spielberg/Hanks me pode provocar.

Em relação a intérpretes, gostava de ver o DiCaprio premiado pelo esforço e dedicação em "The Revenant", mas ainda não vi os filmes do Michael Fassbender, Eddie Redmayne ou o do Bryan Cranston.
Como melhor actriz, ainda só vi o trabalho da Brie Larson em "Room", e acho um excelente desempenho.

De resto, não tenho preferências.

Quanto às acusações de racismo, eles que ganhem juízo.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: [OSCARS 2016]

Post by rui sousa »

Gostei muito do Spotlight mas creio que não vai receber nenhum prémio. Tal como o The Big Short, hilariante (e simultaneamente feroz) análise ao crash de 2008. O Bridge of Spies é um dos melhores Spielbergs deste milénio. Gosto do Mad Max mas acho-o um pouco subvalorizado, a minha opinião sobre ele mudou um pouco desde que o vi. Não percebo porque é que o The Martian está nomeado e o The Hateful Eight não (melhor script do Tarantino em anos, e o Samuel L. Jackson merecia nomeação!).

Não vi ainda nem o The Revenant, nem o Brooklyn, nem o Room.
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1139
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto

Re: [OSCARS 2016]

Post by Ludovico »

Eu vi alguns mas não vi muitos.
Dos que vi, concordo que Mad Max e Perdido em Marte não merecem estar nas categorias principais. Perdido em Marte, então ultrapassa-me a razão. Só se os membros estão a ceder ao lobby aos blockbusters de Maio em diante.
Mad Max 4 vi à pouco tempo e também vi os outros 3 da saga porque nunca tinha os visto. O engraçado é que em relação ao último acertei em cheio, isto é, aquilo que pensava dele antes foi confirmado: MAIS DO MESMO. George Miller na categoria de Melhor Realizador, para mim é injusto. A única coisa boa no filme é a componente técnica, é isso que o distingue dos outros 3. Agora "Melhor Realizador" é de uma injustiça grande.
Para mim, dos que vi, escandaloso foi o total desprezo por "The Walk-O Desafio" de Robert Zemeckis e "Enquanto Somos Jovens" de Noah Boambach. Para mim foram os melhores do ano.
Apanhei outra grande surpresa negativa:
"A Ponte dos Espiões".
Este filme, merecia de caras ter mais protagonismo nos prémios, e incrivelmente não tem!!.
Melhor Montagem, Fotografia e SOBRETUDO E ESPECIALMENTE "Melhor Realizador".
Como é possível Spielberg não ser nomeado na categoria respetiva???!!!.
De resto, falta-me ver muitos que não vi ainda.
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: [OSCARS 2016]

Post by waltsouza »


Watch: 4-Minute Supercut Celebrates The 2016 Best Picture Oscar Nominees

Image

While the #OscarsSoWhite issue has taken focus in film world these past couple of weeks, with comments from both sides of the argument taking center stage (most recently, Charlotte Rampling), the show must inevitably go on. One of the eight nominated films is going to take home the Best Picture Academy Award despite the controversy.

READ MORE: 30 Great Actors Who’ve Never Been Oscar Nominated

While your favorite film may not have made the list (“Carol,” we still don’t understand), there are a bevy to choose from hailing from a variety of genres — action-packed magic hours in “The Revenant,” a colossal journalistic undertaking in “Spotlight,” the resurgence of a renegade hero in “Mad Max: Fury Road,” and a dreamy, technicolor period piece in “Brooklyn” among others.

In this new video supercut, Jacob T. Swinney pieces together the eight nominees, showcasing some of their best, and perhaps underlooked, moments.

Whatever film you’re rooting for, we hope it made the cut. Take a look at the video below and let us know who you’re rooting for in the comments.





http://blogs.indiewire.com/theplaylist/ ... s-20160122
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: [OSCARS 2016]

Post by p_alucinado »

O Bridge of Spies é um muito bom filme, dos melhores de espiões da última década, mas ainda espero mais rasgo do Spielberg. Destaco a realização, a banda sonora e as atuações de Hanks e Rylance.

O Mad Max tem uma realização brilhante. Apenas acho que o argumento é um bocado anémico e isso condiciona em muito o filme.

O The Martian é um excelente blockbuster, mas é um filme light, que o Scott faz com uma perna às costas.

Dos que vi - faltam-me o The Revenant e o Big Short - parece-me que o Room e o Spotlight são os melhores filmes da lista. O Spotlight vai buscar muitas influências a Os Homens do Presidente (o filme, não a série) e todos os atores estão no mínimo brilhantes, além de que o argumento é fabuloso. O Room, bem, mas que grande filme! É absolutamente brutal e muito original a forma como é contada a história e merece inteiramente todas as nomeações que conseguiu.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: [OSCARS 2016]

Post by nimzabo »

Dos que vi, concordo que Mad Max e Perdido em Marte não merecem estar nas categorias principais.
Eu não diria melhor.

Vi esses dois e mais um ou outro dos filmes americanos nomeados.
Ainda me falta ver muita coisa pelo que por agora não posso falar muito.


Dos nomeados para melhor documentário vi tudo
(titulo seguido de nota no imdb)
- Amy (7,9)
- What Happened, Miss Simone? (7,7)
- Cartel Land (7,4)
- The Look of Silence (8,4)
- Winter on Fire (8,5)
As vidas de Amy Winehouse e Nina Simone, Corrupção e Gangues no México, Assassínios em massa na Indónésia e uma revolução popular em Kiev.

Gostei de todos mas na minha opinião só dois é que podem ganhar e são os dois últimos. Porventura merecem ganhar os dois.
- No Olhar do Silêncio, do mesmo autor do The Act of Killing, voltamos a debruçarmo-nos sobre as matanças ocorridas na Indónésia por volta de 1965.
Neste documentário acompanhamos um indonésio bastante ponderado nascido em 1968 que vai confrontando os responsáveis pela morte extremamente bárbara do irmão, que ele nunca chegou a conhecer. Gostei bastante mais do modelo deste 2º doc que do 1º, que aliás nunca cheguei a ver na totalidade.
- O Winter on Fire achei verdadeiramente espetacular. Já assisti a vários outros docs relacionados com lutas civis*, todos eles muito bons, mas este será porventura o melhor.
Recomendo.

* Five Broken Cameras (Palestina), Burma VJ (Myanmar) e The Square (Egito)


Das Animações nomeadas falta-me apenas ver o Anomalisa.
- Divertida-Mente
- A Ovelha Choné
- O Menino e o Mundo (filme brasileiro)
- Memórias de Marnie
- Anomalisa
Penso que o grande favorito será o Divertida-Mente e espero que ganhe, na minha opinião está bastante à frente dos restantes.
Talvez o Principezinho merecesse ter sido nomeado.


Na outra categoria que normalmente sigo com mais interesse, a de melhor filme estrangeiro, ainda só vi o Mustang.
- Mustang
- El Abrazo de la Serpiente
- Krigen (a War)
- Filho de Saul
- Theeb
Gostei do Mustang mas como não vi os restantes não posso comparar.
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Re: [OSCARS 2016]

Post by DarkAvenger »

Vou apenas referir duas categorias para já.

Melhor Realização - George Miller. Caso não vença o óscar será uma tremenda injustiça. Bem sei que é dificil atribuir óscares a filmes de acção mas este filme é realizado de uma forma brilhante! O Miller merece!

Melhor actor secundário - Sylvester Stallone. O óscar não lhe vai fugir. É um actor respeitado por todos e um dos homens mais inteligentes de Hollywood. Seguiu a carreira que quis. Está na altura do reconhecimento e esta é a oportunidade perfeita!
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1139
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto

Re: [OSCARS 2016]

Post by Ludovico »

DarkAvenger wrote: Melhor Realização - George Miller. Caso não vença o óscar será uma tremenda injustiça. Bem sei que é dificil atribuir óscares a filmes de acção mas este filme é realizado de uma forma brilhante! O Miller merece!
A realização de George Miller é igual à dos outros 3 da saga, para mim, claro, nada acrescenta.
Penso ir ver todos os nomeados na categoria de "Melhor Realizador", faltam-me ver 2 e até agora Miller é o que menos merece estar nomeado. Mas se Miller ganhar o prémio do sindicato pode encomendar o Óscar.
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Re: [OSCARS 2016]

Post by DarkAvenger »

Este filme é bem diferente dos anteriores. É quase todo ele filmado em andamento com cenas reais e imagens muito bem pensadas!
Este Miller respira Mad Max em cada segundo que trabalhou no filme. E melhor, consegue transmitir tudo o que lhe vai na cabeça para o elenco e equipa técnica, de uma ponta à outra! Seria um óscar semelhante ao que foi atribuido ao Peter Jackson. Este estilo de realização tem de ser reconhecida! Comparo-a muitas vezes à gestão das empresas. Podes conseguir levar uma empresa a cumprir os seus objetivos através de diferentes estilos de liderança. Podes ser um lider autoritário e rigido como podes tratar todos por igual e fazer a caminhada lado a lado com toda a equipa. Qual o melhor? Para mim é simples de responder...
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: [OSCARS 2016]

Post by waltsouza »

Sindicatos dos atores quer mais representação das minorias entre os executivos de Hollywood
Falta de diversidade no Oscar tem levantado bom debate

Image


David White, diretor do Screen Actors Guild, o sindicato de atores de Hollywood, reafirmou a necessidade de incluir mais minorias entre os executivos de Hollywood. White, que é negro, também concorda com as críticas feitas ao Oscar 2016 e sua falta de diversidade. O tema tem levantado uma calorosa discussão e até ameaça de boicote por parte de personalidades como Spike Lee e Will Smith.

+ Opinião: Falta diversidade novamente ao Oscar

"Eu acho que é apropriado aplaudir Cheryl [Boone Isaacs, presidente da Academia] e Dawn [Hudson, executiva de Hollywood], que sei que se importam muito com isso e garantiram que isso se tornou um assunto principal tão rapidamente", escreveu White. "Entretanto, esse é apenas um único passo e a verdade é que nós temos um problema corrente. Nós não temos pessoas de cor o suficiente na linha de frente da tomada de decisões", completou.

Ken Howard, presidente do sindicato dos atores, também se pronunciou e elogiou a promessa de esforços da Academia em tornar o Oscar mais diverso.

"Eu aplaudo a Academia por esses passos. Eles estão fazendo algumas coisas inteligentes que vão aumentar a inclusão e promover a diversidade. Esse é um bom início", afirmou.

+ Oscar: Reunião da Academia promete mudanças para garantir diversidade no futuro

Vale lembrar que o SAG Awards incluiu Straight Outta Compton - A História Do N.w.a. e Beast Of No Nation em duas importantes categorias da premiação. + Confira os indicados ao SAG

Após o anuncio de uma série de medidas, a Academia espera acabar com o tom conservador da premiação e minimizar as críticas que tem recebido desde o anúncio dos indicados no último dia 14 de janeiro.

O Oscar 2016 acontece dia 28 de fevereiro e você acompanha ao vivo no Cineclick. Confira nosso especial.


https://www.cineclick.com.br/noticias/s ... -hollywood
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Re: [OSCARS 2016]

Post by DarkAvenger »

Este tema é no mínimo ridículo!...
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: [OSCARS 2016]

Post by waltsouza »

DarkAvenger wrote:Este tema é no mínimo ridículo!...
Eu não acho. E sei perfeitamente que os negros apenas representam uma pequena parte da população americana, cerca de 12%.

De qualquer forma, sabes quantos há quantos anos começou a Academia de Hollywood a celebrar a cerimónia dos Óscares? 87 anos (1929). Sabes quantos realizadores negros já venceram o óscar de "Melhor Filme"? 1. E foi há muito pouco tempo. Steve McQueen com "12 Years of Slave". Ironicamente, é um filme que fala sobre racismo e exclusão. Sabes quantos atores negros já receberam um Óscar de "Melhor Ator"? Quatro. Quantas mulheres já receberam um Óscar de "Melhor Atriz"? Uma. Hale Berry em 2001.

Isto agora cada um interpreta como bem entender. O que eu não estranho, é numa sociedade norte-americana, que nos tenta passar uma imagem de "equidade" e "justa", a verdade é que o racismo entre brancos e negros é algo que ainda está bem latente. E se achas que esta tomada de posição por parte da Academia é assim tão rídicula porque sentiram eles que tinham de ceder perante as queixas? Quem os obrigou a cair no ridículo? Facto é que se a Academia de Hollywood cedeu (e vai alterar regras na sua forma de atuar e composição) é porque teve de reconhecer que está impregnada de um "conservadorismo" (chamemos-lhe isso) levado um pouco ao extremo.

É que desta vez foram os negros que se queixaram mas os hispânicos também o poderiam fazer, e ainda representam mais do que a população negra norte-americana.
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Re: [OSCARS 2016]

Post by DarkAvenger »

Pois, mas eu não concordo que exista uma "quota" por etnia ou raça...
Eu vejo tudo e adoro bastantes actores negros. Mas para mim as nomeações e prémios têm sido bem atribuidos e não vejo que exista descriminação em Hollywood. Aliás este é um tema que me aborrece bastante! Estamos a falar de países onde existe igualdade de direitos e tens tipos como o Spike Lee que estão permanentemente a falar destes temas. Quanto mais falam mais se estão a autodescriminar...
Claro que, na sociedade americana, e é dela que estamos a falar, continua a existir racismo mas esta malta do cinema há muito que vive bem e em igualdade de direitos. Acho que devem denunciar os casos públicos e claros de racismo mas devem parar de se vitimizar. É como a Oprah. Chega a um ponto que enjoa!

Que negros ou hispânicos mereciam ter sido nomeados este ano?
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: [OSCARS 2016]

Post by THX »

Não sei o que eles querem?
Ainda há pouco tempo tivemos em tela um tocha-humano preto... :-D
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Post Reply