Socrate (1971) - Roberto Rossellini

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Socrate (1971) - Roberto Rossellini

Post by JoséMiguel »

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/Socrates_%28film%29
http://www.imdb.com/title/tt0210296/

Co-produção da França, Espanha e Itália. Tele-filme disponível (por enquanto) no You Tube.
Sinopse do Wikipédia

After Athens fell under the government of the Thirty Tyrants, the lives of citizens are no longer safe. The philosopher Socrates, meanwhile, continues his so-called philosophical "preaching", gathering more and more young disciples. Among them is Plato, who notes the speeches of his master, not knowing about the conflict and what apparently seems so real as to be considered a principle. The youth of Athens like Socrates, although the conservatives, as the comedian Aristophanes, ridicule him, believing him to be one the sophists.(...)
Excerto criado agora por mim, com idioma italiano e legendas portuguesas (do Brasil). Silêncio que se vai cantar o fado! :-D Atenção que aqui o Sócrates diz ao senado, que se for comprar azeitonas a um mercador com menos de 30 anos de idade, não lhe pode perguntar o preço das azeitonas, devido à absurda lei fascista criada para silenciar a opinião dele.

paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Socrate (1971) - Roberto Rossellini

Post by paupau »

Estes filmes históricos do Rossellini têm alguma comparação com a fase mais inicial da carreira ou são mera curiosidade?
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Socrate (1971) - Roberto Rossellini

Post by JoséMiguel »

paupau wrote:Estes filmes históricos do Rossellini têm alguma comparação com a fase mais inicial da carreira ou são mera curiosidade?
Desconheço por completo os filmes do Rossellini, só conheço este, que é um filme histórico normalíssimo e com lógica, com o Sócrates a passear por Atenas, na Grécia Antiga e a "mandar umas bocas". É um bom filme para adultos sem acção, mas com bons diálogos.

O wikipédia diz que o Rosselini foi um tipo importante no Neo-realismo italiano (dessa onda apenas vi O Ladrão de Bicicletas e o Duas Mulheres), mas este Socrate não me parece relacionado com nenhuma corrente de Realismo italiano ou russo, nem tão pouco com pseudo-intectualismos europeus. É apenas um co-produção europeia histórica, feita com poucos meios, mas com argumento inteligente para adultos, livre de fórmulas hollywoodescas. :-D
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Socrate (1971) - Roberto Rossellini

Post by paupau »

Vai para a lista. Rossellini e um realizador de topo e fez poucos filmes neorealistas. O mais famoso e claro o Roma, Cidade Aberta que e uma obra fundamental. Alemanha Ano Zero, Viagem a Italia, General della Rovere, tudo grandes filmes. Na onda anti formulas, dificilmente iras degostar do Roma e do Ano Zero.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Socrate (1971) - Roberto Rossellini

Post by JoséMiguel »

"Um trailer à Zé"

Finalmente fiz um trailer para este belo filme, e temos aqui uma montagem audiovisual bonita e poética com música inspirada na Grécia Antiga (que eu procurei no You Tube).

Eu até andei a ouvir várias músicas gregas de há 2500 anos, reconstituídas e tocadas agora por peritos históricos, mas o Realismo é uma coisa e o meu trailer é outra coisa, optei antes por música moderna com inspiração na Grécia Antiga. Assumo a minha culpa em ter tido o Realismo musical nas minhas mãos e tê-lo posto de lado para criar um trailer mais engraçado. oh-)

Quando eu criei este tópico em 2015, nem sabia quem era este sujeito do Roberto Rossellini... já na altura adorava o Realismo soviético, mas o NeoRealismo italiano nunca me disse muito. Entretanto já vi um ou dois filmes do Rossellini dos anos 40 e gostei, mas não tanto como eu aprecio o cinema de leste. Não vou entrar em mais detalhes em comparar o realismo italiano com o soviético, pois isso seria um bicho de sete cabeças, e claro nos anos 40 o Estaline estava vivo e por isso o Realismo soviético era ainda apenas um conceito no papel (O Realismo do Cinema do Estaline eram fantasias Disney para insultar a inteligência dos espectadores e ele mandava fuzilar realizadores que não criassem filmes Disney, cheios de mentiras e estupidez, como ele queria. Mas já mostrei no fórum excepções como "As Marionetas", "The Robot of Jim Winkle" e "A Viagem Espacial", que são excepções no cinema estalinista).

Post Reply