Os filmes que a Marvel prefere esquecer que existem

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Os filmes que a Marvel prefere esquecer que existem

Post by waltsouza »


«Vingadores: A Era de Ultron» é mais uma história de grande sucesso da Marvel, mas nem sempre foi assim: existem filmes em que não teve qualquer controlo criativo e são sérios embaraços.

Image

Como se pode constatar pelo seu mais recente êxito, «Vingadores: A Era de Ultron», parece que tudo o que a Marvel leva ao cinema se transforma em ouro.

De facto, a máquina do estúdio até tornou uns pouco conhecidos «Guardiões da Galáxia» num dos maiores sucessos de 2014.

A verdade é bem diferente: a história «moderna» de sucesso da Marvel começou com o primeiro filme que saiu da sua divisão cinematográfica em 2008, «Homem de Ferro».

Antes disso, a sua trajetória no cinema foi marcada pela forma como cedeu os direitos de várias personagens aos estúdios por causa da grave crise que enfrentou a meio dos anos 90.

Os resultados foram quase sempre filmes e telefilmes de fraca qualidade que eram verdadeiros equívocos que não faziam justiça à riqueza do material de origem.

A Marvel Studios nasceu precisamente da frustração da empresa por não ter qualquer controlo artístico e ver as personagens (mal)tratadas pelos estúdios, enquanto a sua rival, a DC Comics, fora bem-sucedida tanto com as adaptações de Batman como, em parte, de Super-Homem.

Ainda hoje, Homem-Aranha, X-Men, Hulk, Wolverine e Quarteto Fantástico são criações preciosas que estão fora da alçada direta da Marvel e já resultaram em sérias frustrações.

O SAPO recorda os filmes em que a Marvel não foi tida nem achada e que decididamente não fazem parte da sua gloriosa história.


http://cinema.sapo.pt/atualidade/notici ... ue-existem



Howard e o Destino do Mundo (1986)

Parecia ter tudo a seu favor: afinal, o produtor era George Lucas, que acabara de concluir a sua saga galática e também fora responsável por ressuscitar o espírito dos filmes de aventuras dos anos 40 com Indiana Jones. No entanto, o que se pretendia ser uma divertida paródia de ficção científica com um pato refilão preso na Terra resultou numa produção caótica e caríssima ridicularizada por quase todos que deu grande prejuízo.


Justiça Silenciosa (1989)

Uma primeira tentativa mais a sério no género com Dolph Lundgren, no seu período de maior popularidade, mas a produção não consegue disfarçar o baixo orçamento.


Capitão América (1990)

Após um filme de propaganda em 1944, o filho do escritor J.D.Salinger, Matt, encarnou o Capitão América num filme que teve muitas alterações de argumento, pouco dinheiro e as limitações técnicas da época. Muito criticado, não chegou a estrear em cinema nos EUA, mas a própria Marvel organizou sessões especiais aquando da estreia do primeiro filme protagonizado por Chris Evans.


Fantastic Four (1994)

Um filme de baixo orçamento que realizador e atores não faziam ideia que o estúdio não tinha intenção de estrear pois apenas queria impedir o regresso dos direitos das personagens à Marvel. Também não chegou ao mercado de vídeo ou TV, sendo apenas um fenómeno de culto da Internet.


Hulk (2003)

Os direitos da personagem fora dos Vingadores pertencem à Universal, que nunca acertou no tom certo tanto no filme realizado por Ang Lee em 2003, que tem grandes admiradores, como no banal relançamento que tentou com «O Incrível Hulk» em 2008, substituindo Eric Bana por Edward Norton.


Demolidor - O Homem sem Medo (2003)

A prestação de Ben Affleck foi muito criticada, mas o filme de Mark Steven Johnson tem muitos problemas: a estrutura da história é uma confusão, as personagens são caricaturas e o tom é completamente errado, apostando mais em ser um filme de aventuras com uma grande história de amor. O presidente da Marvel, Kevin Feige, defende que o «director´s cut» é muito melhor.


The Punisher - O Vingador (2004)

Na sequência dos sucessos de «X-Men» e «Homem-Aranha», houve uma nova tentativa de recuperar esta personagem após a versão com Dolph Lundgren, agora com Thomas Jane e John Travolta à solta como vilão. O filme foi uma oportunidade perdida e uma terceira adaptação, «Punisher: War Zone» (2008), já praticamente não estreou nos cinemas e é mesmo o pior fracasso baseado numa personagem Marvel. Pelo menos, teve uma consequência positiva: os produtores desinteressaram-se e os direitos voltaram à casa-mãe.


Blade Trinity: Perseguição Final (2004)

O primeiro «Blade» (1998) foi realmente o filme baseado em «comics» em que tudo resultou para o género no cinema. Além disso, lançou a carreira de Wesley Snipes para um outro patamar. E graças a Guillermo del Toro. a sequela manteve a dignidade. No entanto, o terceiro filme tem muito pouco que se recomende: muitas interferências do estúdio e uma estrela com problemas pessoais que deixou de falar com os que o rodeavam, resultaram num caos que descai para a comédia involuntária.


Elektra (2005)

A interpretação de Jennifer Garner como Elektra foi um dos poucos elementos bem recebidos de «Demolidor», pelo que o estúdio decidiu apostar num filme apenas com ela. Mas a mercenária tem muito de anti-heroína, o que escapou a quem fazia este projeto. Cenas e diálogos de meter dó, num equívoco que a própria Garner renegou, dizendo que apenas o fez por obrigações do contrato. Os direitos da personagem regressaram à Marvel.


Quarteto Fantástico (2005)

Para sermos justos, a Marvel não tem nada de que se orgulhar tanto do primeiro filme como da sequela, «Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado» (2007). São típicas produções impessoais e simplistas de um grande estúdio com muito dinheiro investido apenas nos efeitos especiais que não ficaram para a história. O que, pelo menos, permitiu à FOX regressar à carga, relançando a saga este ano, antes que a Marvel recuperasse os direitos.


Man-Thing - A Natureza do Medo (2005)

Mais um exemplo da forma como a Marvel tratava a sua matéria-prima: no início do século, vendeu à Artisan, que acabara de lançar o grande êxito «O Projecto Blair Witch», uma licença para usar personagens menos conhecidas para filmes destinados diretamente ao mercado de vídeo. O primeiro foi o Homem-Coisa, mas os testes de público foram tão maus que ficou dois anos na prateleira até estrear na TV por cabo e ter lançamento muito limitado a nível internacional.


X-Men - O Confronto Final (2006)

Após dois filmes bem sucedidos, tanto a nível comercial como artístico, Bryan Singer resolveu abandonar o posto e Brett Ratner ficou encarregue da realização do terceiro, optando por mais ação e explosões em detrimento da história e das personagens. É o mais mal amado de toda a saga sobre os mutantes.


Ghost Rider (2007)

Por esta altura, os estúdios já deitavam mão a tudo o que tivesse a ver com «comics». E Mark Steven Johnson teve aqui uma oportunidade de se redimir de «Demolidor», mas o filme dilui os tons mais negros da história para chegar a mais espectadores e mostra o lado mais canastrão de Nicolas Cage. Foi um sucesso, que deu origem a uma sequela em 2012 mais baratucha e ainda pior que tinha como objetivo principal impedir que os direitos da personagem regressassem à Marvel.


Homem-Aranha 3 (2007)

Os direitos da personagem pertencem à Sony e com a realização entregue a Sam Raimi, resultaram dois filmes que ficam para a história. Infelizmente, Raimi também está ligado ao terceiro e já reconheceu que falhou na aposta em tantos vilões e dispersão da história. Uma triste despedida dos atores da trilogia original.


O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro (2014)

A Sony avançou com uma nova trilogia pois o prazo para os direitos estava a acabar. O primeiro filme correu bem, apesar de ser conhecido o descontentamento da Marvel por se limitar a contar a mesma história da trilogia de Sam Raimi, mas foi a sequela, que partilha de muitos dos problemas de «Homem-Aranha 3» - excesso de vilões, muita ação e personagens principais mal desenvolvidas - que originou maior insatisfação, como se percebeu pelos mails da Sony que ilegalmente chegaram ao domínio público. Os resultados comerciais não foram tão bons e os estúdios chegaram a um acordo para ver se a personagem recupera o brilho de outrora.
Ghost_Punisher
Iniciado
Iniciado
Posts: 114
Joined: December 30th, 2008, 9:47 pm

Re: Os filmes que a Marvel prefere esquecer que existem

Post by Ghost_Punisher »

fui o único a gostar do Punisher (2004)? eu adorei o filme na altura. é um excelente filme de ação, na minha opinião.
Ghost_Punisher
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Os filmes que a Marvel prefere esquecer que existem

Post by waltsouza »

Ghost_Punisher wrote:fui o único a gostar do Punisher (2004)? eu adorei o filme na altura. é um excelente filme de ação, na minha opinião.

Não desgostei mas não é o melhor filme (para mim) dos filmes "The Punisher". Não está suficientemente polido (ne pas d'argent) e Dolph Lundgren não tem grande carisma, a meu ver.




O melhor filme para mim foi o The Punisher: War Zone de 2008. Melhores e maiores valores de produção, mais rasgadinho em termos de violência (como a personagem pede). Gostei mais do "boneco" Frank Castle protogonizado por Ray Stevenson. Mas o The Punisher nunca foi um filme que rendesse dinheiro de jeito aos estúdios. O último foi mesmo um "flop".


Ghost_Punisher
Iniciado
Iniciado
Posts: 114
Joined: December 30th, 2008, 9:47 pm

Re: Os filmes que a Marvel prefere esquecer que existem

Post by Ghost_Punisher »

sim esse último em termos de violência está +18
Ghost_Punisher
Post Reply