Filmes sobre realidades virtuais/alternativas

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Filmes sobre realidades virtuais/alternativas

Post by waltsouza »

Helldr wrote:Sim, sou outro dos poucos que não gostou do Avatar. É uma espécie de "Danças com Lobos" interpretado por Estrunfes!
Danças com Lobos (1990), The Last Samurai (2004), Pocahontas (1995), you name it. O argumento de Avatar é r-e-b-a-t-i-d-o. "Personagem que enfrenta um povo que não conhece, é feito prisioneiro por esse povo, passa a conhecê-los, fica muito amigo deles e vira as casacas contra aqueles que antes eram seus amigos e o seu povo". É uma mensagem terna e bonita, e cansativa. :-)))
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Filmes sobre realidades virtuais/alternativas

Post by THX »

Mas será que hoje em dia existirá algum filme cujo argumento não seja r-e-b-a-t-i-d-o???
Basta ver os fracos filmes de terror que por aí andam, só para dar um exemplo.
Esse género está moribundo há muito tempo.

Eu admiro o James Cameron por ter usado um argumento r-e-b-a-t-i-d-o num filme de $237,000,000 e de, apesar dessa chata e monótona repetição de uma história já contada e vista anteriormente, ter conseguido, mesmo assim, INOVAR e ENTRETER milhões de pessoas em todo o mundo.
Isso é obra meus amigos!! O homem tem o toque de Midas e o resto é letra.
Acreditem que não é qualquer um que tem essa auto-confiança e esse poder de tornar um filme com um orçamento astronómico de quase $240,000,000 em receitas mundiais que ascendem a $2,787,965,087. E tudo isto com o tal argumento r-e-b-a-t-i-d-o.

E "Avatar" é muito mais do que um mero Pocahontas como muitos querem fazer mostrar.

"Avatar" é uma mensagem explícita de Cameron que visa unicamente demonstrar de que o ser-humano é uma praga, uma raça mesquinha que no futuro vai esgotar todos os meios e recursos de vida na terra. Um povo cuja ganância sem limites irá implacavelmente dizimar e destruir tudo o que tiverem de destruir para conseguir usurpar as riquezas alheias.
Uma espécie que não se limita a f*der o seu planeta natal, mas que vai mais além, até onde as suas condições de viagem permitir.

Cameron é um ecologista e um grande apaixonado pela vida animal deste planeta e o seu projecto de ter feito um filme passado num planeta longínquo como o exótico e deslumbrante Pandora foi o de apontar um dedo a alguém, foi para abanar certas consciências que "mandam e comandam" este planeta a um destino muito negro. Tal como um aviso ele não está a querer inventar nada, está apenas a demonstrar uma realidade muito evidente. O tempo fará o resto.

Como li certa vez numa critica muito bem elaborada sobre Avatar :
“Avatar é um filme com alma.”

...

E agora Back to topic please.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Filmes sobre realidades virtuais/alternativas

Post by waltsouza »

THX wrote: Acreditem que não é qualquer um que tem essa auto-confiança e esse poder de tornar um filme com um orçamento astronómico de quase $240,000,000 em receitas mundiais que ascendem a $2,787,965,087. E tudo isto com o tal argumento r-e-b-a-t-i-d-o.

 $1,008,854,000  de receitas. Sabes de que filme estou a falar? De um que aprecias muito , que mete carros e mulheres bonitas ao barulho.:-))) Já deves saber qual é. Antes era mais tunning, hoje quase parece um filme de super-heróis. Eu gostava de perceber o que tem a receita de um filme a ver com a qualidade do mesmo? Qual a relação? O argumento deste filme que falo tb é mais do mesmo. Tal como Avatar copia ideias de outros filmes já rebatidas. No entanto isso não impediu o tal filme dos carros de ser o mais rentável da saga, ao sétimo filme. Qual é o filme que consegue ser o mais rentável à 6ª sequela e bater mais de mil milhões de dólares em receitas? Não é para todos. :biggrin:

Felizmente a verdade no cinema tem várias faces, embora tu teimes em tentar usar uma tese de que existe apenas e só uma, a tua. Podemos estar aqui o resto das nossas vidas que nunca vais conseguir levar por diante essa tua tese. Como dizia o outo "Teses há muitas, depende da perspetiva." :badgrin:

Como li certa vez numa critica mais ou menos bem elaborada sobre este filme de carros:
“Com heróis como estes, quem necessita de terroristas?” :-)))
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes sobre realidades virtuais/alternativas

Post by JoséMiguel »

THX wrote:Mas será que hoje em dia existirá algum filme cujo argumento não seja r-e-b-a-t-i-d-o???
Basta ver os fracos filmes de terror que por aí andam, só para dar um exemplo.
Esse género está moribundo há muito tempo.

Eu admiro o James Cameron por ter usado um argumento r-e-b-a-t-i-d-o num filme de $237,000,000 e de, apesar dessa chata e monótona repetição de uma história já contada e vista anteriormente, ter conseguido, mesmo assim, INOVAR e ENTRETER milhões de pessoas em todo o mundo.
THX, eu sinceramente tenho bastante respeito pelo teu carácter e opinião pessoal sobre cinema. Tu és um gajo que gosta muito de cinema tal como eu. Tu e eu gostamos os dois tanto de ver cinema como de falar e escrever sobre cinema, e tal como eu, tu também escreves com grande paixão e sinceridade acerca dos filmes de que gostas ou não gostas.

Perante esta explicação e introdução, faço a chamada de atenção de que nós os dois não temos gostos pessoais similares, e na verdade o que tu chamas obra-prima para mim é lixo, e o que eu chamo obra-prima para ti é lixo.

Este conceito do lixo de cinema que eu chamei inocentemente a filmes de merda, foi posto em causa por ti no passado, e eu até me senti culpado e arrependido por chamar lixo a filmes merdosos que bem o mereciam, e eu estava disposto a parar de utilizar esse termo cientificamente correcto, com lógica e precisão do lixo de cinema para descrever filmes de merda por causa de ti.

Mas agora quando te vejo a defender o Avatar, que é a pior merda que já vi na minha vida, o filme mais nojento de todos, de que tenho memória, chego à conclusão de que és fan-boy dos banqueiros de Hollywood que mandam nos políticos, para impôr propaganda sócio-moral repetitiva, através de fórmulas de argumento cliché, para influenciar o povo com as regras morais americanas, com filmes infantis para mentecaptos.
THX wrote:Mas será que hoje em dia existirá algum filme cujo argumento não seja r-e-b-a-t-i-d-o???
Claro que sim! Eu já ando neste fórum há uns 3 anos e a minha prioridade foi sempre divulgar filmes bons que não são paus-mandados dos banqueiros donos de Hollywood, com suas fórmulas repetitivas. :-D

Tenho tantos exemplos de filmes com conceitos e argumentos originais, de qualidade e com "storytelling" imprevisível...

Desde o filme francês "Ao, O Último Neandertal":

Image

ao filme dos esquimós de que estive hoje a falar e criar clips:

Image

Na ficção científica tens filmes inteligentes com maturidade feitos para pessoas crescidas adultas como o Moon. Mas o Star Wars, Mad Max e esta merda do Avatar são filmes infantis para crianças, e para mim é expectável e obrigatório que um homem crescido faça uma crítica a essas infantilidades, assumindo à priori, que os filmes são infantis. Aliás é isso mesmo que eu faço quando critico um conto de fadas do cinema de leste, que é infantil e não tento enganar ninguém a dizer que é para adultos.

Mas se continuas a insistir que filmes infantis mal feitos, com argumentos que me insultam a inteligência, são filmes bons para um público adulto, tal como o monte de merda do Avatar, que para mim podiam filmar um cocó de cão no passeio com High Frame Rate, óculos 3-D dos anos 50, e efeitos especiais CGI do séc. XXI que o cócozinho continuaria a ser um monte de bosta para mim, apesar da "beleza técnica". Para mim o Avatar será sempre esse monte de cocó na calçada lisboeta, que o dono não apanhou do chão. mau-)

THX, o meu comentário foi "a matar", mas isso não significa que sejamos inimigos, apesar dos nossos gostos antagónicos de cinema. Eu iniciei este texto a elogiar o teu carácter e gosto pelo cinema e termino da mesma forma.

Poderás ficar a odiar-me devido à minha sinceridade e honestidade, mas no meio disto tudo exijo o meu direito de liberdade de expressão de chamar lixo (eufemismo) ao cinema norte-americano, ou de chamar monte de merda, ou macacada, palhaçada, etc. sem apareceres tu a contrariar-me, que elogias o Avatar, um filme totalmente ofensivo a todos os níveis para a minha pessoa, que para mim é uma bosta, monte de merda, cocó, insulto à inteligência, desenho animado que não é filme, com gráficos cgi, argumento cliché e previsível, filme ganancioso para intrujar o povo, etc. teimoso-)

Terminando em bom tom, com sabedoria milenar: O lixo de um homem é o tesouro do outro...
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Filmes sobre realidades virtuais/alternativas

Post by THX »

waltsouza wrote:$1,008,854,000 de receitas. Sabes de que filme estou a falar? De um que aprecias muito, que mete carros e mulheres bonitas ao barulho.:-))) Já deves saber qual é. Antes era mais tunning, hoje quase parece um filme de super-heróis. Eu gostava de perceber o que tem a receita de um filme a ver com a qualidade do mesmo? Qual a relação? O argumento deste filme que falo tb é mais do mesmo. Tal como Avatar copia ideias de outros filmes já rebatidas. No entanto isso não impediu o tal filme dos carros de ser o mais rentável da saga, ao sétimo filme. Qual é o filme que consegue ser o mais rentável à 6ª sequela e bater mais de mil milhões de dólares em receitas? Não é para todos. :biggrin:

Felizmente a verdade no cinema tem várias faces, embora tu teimes em tentar usar uma tese de que existe apenas e só uma, a tua. Podemos estar aqui o resto das nossas vidas que nunca vais conseguir levar por diante essa tua tese. Como dizia o outo "Teses há muitas, depende da perspetiva." :badgrin:

Como li certa vez numa critica mais ou menos bem elaborada sobre este filme de carros:
“Com heróis como estes, quem necessita de terroristas?” :-)))
Sabias que quando o Freddie Mercury morreu a venda dos discos dos "Queen" dispararam??
Sabias que o legado de Michael Jackson e do Elvis Presley valem mais agora do que quando eram vivos??

Isso já deve ser suficiente para deixares de te armar em ingénuo para perceberes onde é que eu quero chegar. Sabes tão bem quanto eu que esse "box-office" foi muito insuflado devido a um acontecimento muito triste e trágico. Dizem que se passou o mesmo com o "Batman II: The Dark Knight". Lembras-te??????

Quanto a "teses" - estás-me a dar razão numa coisa, falar sobre gostos pessoais cinematográficos é o mesmo que tentar contar as gotas da chuva. Nunca chegaremos a lado nenhum.

Li por aqui algures uma frase de um membro pouco activo que escreveu uma grande verdade sobre isto de se andar a falar e discutir cinema e filmes. Diz ele e cito :

-"Não participo muito nestas conversas de gostos pessoais em cinema por achar que não faz qualquer sentido alguém andar a perder tempo a tentar fazer com que outras pessoas gostem de algo que eu admiro. Pelo menos é uma coisa que não tem lógica nenhuma para mim. Gostos pessoais não se discutem, muito menos em cinema, na música ou em qualquer outra arte de expressão."

Esta meu amigo Walter é a maior e a melhor tese que te posso dar, o que me faz pensar se realmente vale mesmo a pena eu andar para aqui a perder o meu tempo" com uma coisa que simplesmente não leva a lado nenhum.

Estou numa fase da minha vida onde tenho de começar a gerir muito melhor o meu tempo pois estou actualmente a atravessar uma crise pessoal e familiar (divórcio) e cada vez tenho menos vontade de vir aqui ler coisas que não me andam a ensinar nada.
Eu não ando aqui para aprender, mas também sei que não ando a ensinar nada a ninguém, e por essa cristalina razão pondero seriamente a minha permanência neste espaço.
Vou fazer como outros tantos, um jejum de "DVDmania" e vou ser mais passivo e de vez em quando dou uma espreitadela como "visitante" para matar saudades.

A todos os outros membros, mais activos ou passivos, desculpem este meu pequeno desabafo e podem continuar com o tema do tópico por achar ser interessante para quem, como eu, gostar do tipo de filmes do título do mesmo.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Filmes sobre realidades virtuais/alternativas

Post by waltsouza »

THX wrote:
Sabias que quando o Freddie Mercury morreu a venda dos discos dos "Queen" dispararam??
Sabias que o legado de Michael Jackson e do Elvis Presley valem mais agora do que quando eram vivos??

Isso já deve ser suficiente para deixares de te armar em ingénuo para perceberes onde é que eu quero chegar...

Quanto a "teses" - estás-me a dar razão numa coisa, falar sobre gostos pessoais cinematográficos é o mesmo que tentar contar as gotas da chuva. Nunca chegaremos a lado nenhum.

Li por aqui algures uma frase de um membro pouco activo que escreveu uma grande verdade sobre isto de se andar a falar e discutir cinema e filmes. Diz ele e cito :

-"Não participo muito nestas conversas de gostos pessoais em cinema por achar que não faz qualquer sentido alguém andar a perder tempo a tentar fazer com que outras pessoas gostem de algo que eu admiro. Pelo menos é uma coisa que não tem lógica nenhuma para mim. Gostos pessoais não se discutem, muito menos em cinema, na música ou em qualquer outra arte de expressão."

Esta meu amigo Walter é a maior e a melhor tese que te posso dar, o que me faz pensar se realmente vale mesmo a pena eu andar para aqui a perder o meu tempo" com uma coisa que simplesmente não leva a lado nenhum.

Estou numa fase da minha vida onde tenho de começar a gerir muito melhor o meu tempo pois estou actualmente a atravessar uma crise pessoal e familiar (divórcio) e cada vez tenho menos vontade de vir aqui ler coisas que não me andam a ensinar nada.
Eu não ando aqui para aprender, mas também sei que não ando a ensinar nada a ninguém, e por essa cristalina razão pondero seriamente a minha permanência neste espaço.
Vou fazer como outros tantos, um jejum de "DVDmania" e vou ser mais passivo e de vez em quando dou uma espreitadela como "visitante" para matar saudades.

A todos os outros membros, mais activos ou passivos, desculpem este meu pequeno desabafo e podem continuar com o tema do tópico por achar ser interessante para quem, como eu, gostar do tipo de filmes do título do mesmo.
Pelos vistos não percebeste aonde eu quis chegar (será ingenuidade? :wink: ) mas é bem simples, se algo fizer mais receitas (um imenso dinheiro) isso não é sinónimo de qualidade, seja no cinema, na música, etc. Há imenos filmes que fartaram-se de vencer prémios, de serem levados ao colo pela critíca e foram um fiasco nas bilheteiras. Como o contrário também será verdade. Era aí qe eu queria chegar. Mas tu mais uma vez passas ao lado de algo que te é dito, contornas e vais buscar um outro argumento (que também é verdadeiro mas não tem a ver com aquilo que eu afirmo) para que possas continuar na tua tese pró-Avatar. saint-)

Todos aqui dentro acabamos sempre por aprender alguma coisa. A troca de informação leva a isso. Os factos podem ensinar, pois ninguém sabe tudo mas as opiniões são da responsabilidade de cada um, e ao contrário dos factos não têm como principio o dom de nos ensinar. As opiniões começam e terminam na mesma pessoa. E mais uma vez o que está aqui em causa, como em tantos outros tópicos em que participaste THX, são opiniões. Tu tens a tua, e outros pensam diferente. And Life Goes On. :wink:
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Filmes sobre realidades virtuais/alternativas

Post by THX »

JoséMiguel wrote:Terminando em bom tom, com sabedoria milenar: O lixo de um homem é o tesouro do outro...
Eu só me questiono sobre uma coisa :

Será que o "lixo" americano "Avatar" fosse originário de um qualquer país de Leste continuaria a ser lixo ou passaria a ser um tesouro resplandecente??
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Filmes sobre realidades virtuais/alternativas

Post by THX »

waltsouza wrote:Tu tens a tua, e outros pensam diferente. And Life Goes On. :wink:
Nem mais salut-) .
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes sobre realidades virtuais/alternativas

Post by JoséMiguel »

Quero fazer um pedido de desculpas ao THX, pelo que escrevi ao ter perdido o meu auto-controle, e ter descarregado (as minhas frustrações com o estado actual do Cinema) em cima dele, sem ele ter culpa nenhuma.

Isso foi uma falha humana da minha parte, pois tenho aquele tipo de personalidade muito calma que acumula, acumula e acumula... e de repente explode. Existe um ditado antigo estrangeiro (em várias línguas) acerca de pessoas como eu, que em português é assim: "Cuidado com a ira do homem calmo..."

O coitado do THX apenas "estava no local errado à hora errada"... Desculpa lá! :oops:

As minhas frustrações com o Cinema da actualidade são muitas, e o Avatar simboliza os aspectos mais negros, com a fórmula de argumento/storytelling previsível/repetitiva/reciclada que já não era aceitável na Idade Média ou no tempo dos romanos, nos contos tradicionais e histórias que as avós contavam às crianças. Eu li um livro chamado "Contos Populares Portugueses", com pequenos contos tradicionais e não vi lá esse argumento e fórmula previsível, repetitivo e cliché dos blockbusters de Hollywood. Outro problema é que o Avatar é um filme de animação, mas não é assumido nem reconhecido como tal.

A minha falha foi ao invés de ter criado um debate educado, saudável e inteligente com o THX, no tópico do Avatar, ter perdido a calma e escrever um desabafo parvo de modo mal-educado, negativo e injusto, e ainda por cima ter prejudicado este tópico interessante de realidades alternativas. :-(

Fico zangado comigo mesmo, mas a única coisa que posso fazer é pedir desculpa...
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Filmes sobre realidades virtuais/alternativas

Post by drakes »

drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Filmes sobre realidades virtuais/alternativas

Post by drakes »

Filmes

Ready Player One (2018)
https://www.imdb.com/title/tt1677720

Perfectos desconocidos (2017)
https://www.imdb.com/title/tt6101820

Seriados
Counterpart (TNT)
Westworld (HBO)
Maniac (Netflix)

Animes:
Death March to the Parallel World Rhapsody
Fate/Extra Last Encore
Isekai maou to shoukan shoujo no dorei
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Filmes sobre realidades virtuais/alternativas

Post by nimzabo »

Qual dos Tron é melhor?
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Filmes sobre realidades virtuais/alternativas

Post by drakes »

nimzabo wrote: February 17th, 2019, 6:42 pm Qual dos Tron é melhor?
O primeiro, já que ele é um filme de referência em termos de ideias.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Filmes sobre realidades virtuais/alternativas

Post by drakes »

Duas animações que poderiam enquadrar ao gênero:

WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)
Post Reply