Quem daqui é que gosta de Anime? Eu. Ainda vi pouca coisa mas é mesmo por isso que crio este tópico para a malta trocar ideias (ou na pior das hipóteses eu trocar ideias comigo próprio e partilhar essas ideias com vocês).
Mas atenção, muita atenção, aqui não se falam sobre séries de anime, não, a onda é mesmo longas-metragens, também conhecidas por filmes, neste caso de anime japonês, ou mesmo animação com origem em outro qualquer país asiático. Tem é que ser filme, e vir da Ásia. E de preferência que no mínimo tenha legendas em inglês.
A minha onda é mais ação ou terror mas tal como no cinema "de carne e osso", gosto de ver de tudo.
Gosto muito dos filmes da Ghibli. (Hayao Miyazaki será sempre, para mim, o maior génio da animação)
Tirando esses, de todos os que vi, ouve um que me chamou a atenção, o Metropolis. (aka Metoroporisu (2001))
Trailer:
Vi-o pela primeira vez no (único) AnimeWeekend em Aveiro e fiquei completamente apaixonado pelo filme.
Em Outubro último escrevi isto no tópico do steampunk e afins:
Salgueiro Escreveu:
JoséMiguel Escreveu:
Salgueiro:
Vou tentar escrever um texto sobre um filme de animação japonês, do estilo antologia com 3 histórias de sci-fi. A 1ª é acerca de um astronauta chamado Miguel e duma cantora lírica europeia, ao som de Maria Callas, e a 3ª história é puro Steampunk em que duas nações europeias estão trancadas em eterna guerra, com tecnologia militar dos anos 1920-1930, pode ser que gostes (se ainda não conheceres).
Penso que estás a falar do "Memories"? Já vi e gostei muito. Fico à espera da crítica. Gosto muito de ler o que escreves.
Epá! Eu adorei este filme japonês de antologia (3 histórias), com especial destaque para o Magnetic Rose. Ainda não tive inspiração para criar um tópico acerca do filme, mas estive agora à procura de videos no You Tube, e gostaria de partilhar o seguinte video que acho maravilhoso:
Reparem que eu sou um gajo tramado e estou constantemente a acusar os filmes actuais norte-americanos de serem infanto-juvenis. Eu sou fã de ficção científica e tenho a dizer que este Magnetic Rose (um dos três filmes da antologia) possui maturidade, seriedade e uma beleza poética impossíveis nos filmes sci-fi da treta que Hollywood impinge actualmente como cinema. Basicamente, a meu ver, os filmes sci-fi de Hollywood (do séc. XXI) são infantilidades para putos, ao passo que este Magnetic Rose é sci-fi para gente crescida...
É apenas a minha opinião acerca dos meus gostos pessoais, e já sei que muita gente levará a mal, mas paciência...
Final Yamato (1983) - longa metragem de cinema com 163 minutos de duração
Final Yamato (宇宙戦艦ヤマト・完結編 Uchuu Senkan Yamato Kanketsu Hen?, lit. "Space Battleship Yamato: Final Saga") is a 1983 Japanese anime science fiction film and the fourth theatrical movie of the Space Battleship Yamato saga (known as Star Blazers in the United States).[2] The 70mm print had a running time of 163 minutes, making Final Yamato the longest running animated film ever made, until the release of The Disappearance of Haruhi Suzumiya.
À semelhança do Star Trek, o Couraçado Espacial Yamato também possui um bom manancial de filmes e séries. Das séries já falei noutros tópicos, e venho falar dos filmes em geral.
Eu sou grande fã do Star Trek, mas desde miúdo sempre preferi o Space Battleship Yamato, por várias razões. Hoje em dia, com o avançar da minha idade (calma que ainda não sou o velho do Restelo), até acho que os filmes e séries do Yamato possuem mais maturidade, seriedade e qualidade do que os filmes e séries do Star Trek, com a devida excepção para certos filmes e episódios que lidam com temas filosóficos, políticos e de intervenção social, que o Yamato nunca se dignou a abordar.
No caso desta Longa-metragem de 163 minutos de 1983, encontrei este excerto no You Tube, bastante poético, com música clássica de piano composta por Kentaro Haneda, que exemplifica a maneira de como este filme de animação japonês possui mais maturidade, elegância e seriedade do que o Star Trek em geral. Atenção que isto não é uma montagem ou trailer amador, mas sim um excerto puro em tempo real, que se desenrola de forma lenta, pausada e poética, interdita pela fórmula proibitiva de cinema e TV, imposta pelos donos dos estúdios norte-americanos, e aqui estou a falar concretamente da Paramount Pictures.
Aqui está o excerto:
Claro que cada um tem os seus gostos e preferências pessoais, e eu não estou a postular que isto seja nenhum supra-sumo. Apenas estou a dar a conhecer uma saga com que sempre delirei, já desde miúdo.
Anime reconhecido pela sua violência, para não dar spoilers é uma história de ação onde um ronin ajuda um garoto. Eu já tinha visto no passado em um dvd horrível, agora revisto deu para ver as qualidades, mas envelheceu um pouco.
Claro que em termos de decepação não se compara a série Shigurui ou frenezi de morte.
obs: foi citada pelo walter.
Última edição por drakes em maio 2, 2018, 4:53 am, editado 1 vez no total.
sinopse:
Um adolescente gênio da matemática soluciona uma equação complexa. O problema é que ao fazer isso ele coloca a inteligência artificial do mundo virtual em posição para destruir o planeta.
Uma adolescente chamada Makoto Kono em seu terceiro ano do ensino médio passa por eventos estranhos até que descobre que ela tem a capacidade de viajar através do tempo. Assustada com seu novo poder e novas experiências Makoto confia em seus amigos Chiaki e Kousuke que inicalmente não acreditam em tal façanha. Com o tempo, ela tenta usá-lo para sua vantagem e como meio de ajudar o presente, mas logo descobre que adulteração do tempo pode levar a grandes consequências.
Uma adolescente chamada Makoto Kono em seu terceiro ano do ensino médio passa por eventos estranhos até que descobre que ela tem a capacidade de viajar através do tempo. Assustada com seu novo poder e novas experiências Makoto confia em seus amigos Chiaki e Kousuke que inicalmente não acreditam em tal façanha. Com o tempo, ela tenta usá-lo para sua vantagem e como meio de ajudar o presente, mas logo descobre que adulteração do tempo pode levar a grandes consequências.
Kaneda lidera uma gangue de motoqueiros, no ano de 2019, em Tóquio, chamada de Neo-Tokyo que foi construída depois da original ter sido destruída na terceira guerra mundial. Ao se defrontar com outra gangue que invadiu o seu território, um dos membros da gangue, Tetsuo, desgarra-se e é sequestrado pelas forças do governo. Tetsuo passa por experiências que objetivam a desenvolver poderes paranormais nele. Como resultado acaba enlouquecendo mas, com os poderes que o igualam ao lendário Akira, reavivando o medo de uma nova destruição.
Li o mangá, assisti o filme, é uma obra que visualmente a época revolucionária que marcou a geração com cinemas cheios no Brasil.
Kaneda lidera uma gangue de motoqueiros, no ano de 2019, em Tóquio, chamada de Neo-Tokyo que foi construída depois da original ter sido destruída na terceira guerra mundial. Ao se defrontar com outra gangue que invadiu o seu território, um dos membros da gangue, Tetsuo, desgarra-se e é sequestrado pelas forças do governo. Tetsuo passa por experiências que objetivam a desenvolver poderes paranormais nele. Como resultado acaba enlouquecendo mas, com os poderes que o igualam ao lendário Akira, reavivando o medo de uma nova destruição.
Li o mangá, assisti o filme, é uma obra que visualmente a época revolucionária que marcou a geração com cinemas cheios no Brasil.
Aqui por Portugal, e segundo a minha percepção, também terá marcado uma certa geração, embora não tenha tido estreia no cinema. O Akira foi o filme mais comentado e mais aplaudido de entre as obras de anime que eram novidade nessa altura, e que iam chegando aos poucos, algo timidamente, ao nosso mercado videográfico. Tornou-se quase imediatamente numa obra de culto.
O Spielberg presta-lhe tributo no Ready Player One, através de um pormenor que não consta do livro: uma réplica da moto usada pelo Tetsuo.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Kaneda lidera uma gangue de motoqueiros, no ano de 2019, em Tóquio, chamada de Neo-Tokyo que foi construída depois da original ter sido destruída na terceira guerra mundial. Ao se defrontar com outra gangue que invadiu o seu território, um dos membros da gangue, Tetsuo, desgarra-se e é sequestrado pelas forças do governo. Tetsuo passa por experiências que objetivam a desenvolver poderes paranormais nele. Como resultado acaba enlouquecendo mas, com os poderes que o igualam ao lendário Akira, reavivando o medo de uma nova destruição.
Li o mangá, assisti o filme, é uma obra que visualmente a época revolucionária que marcou a geração com cinemas cheios no Brasil.
Aqui por Portugal, e segundo a minha percepção, também terá marcado uma certa geração, embora não tenha tido estreia no cinema. O Akira foi o filme mais comentado e mais aplaudido de entre as obras de anime que eram novidade nessa altura, e que iam chegando aos poucos, algo timidamente, ao nosso mercado videográfico. Tornou-se quase imediatamente numa obra de culto.
O Spielberg presta-lhe tributo no Ready Player One, através de um pormenor que não consta do livro: uma réplica da moto usada pelo Tetsuo.
Quando saiu eu já tinha lido mangá, ou pelo menos uma parte por que houve parada grande entre os livros, mas além do circuito comercial passou no arte, uma das vezes assisti em uma sala pequena com uma grande tela, foi um espetáculo visual, valeu até a chuva que peguei depois.
Título em português: Vozes de uma Estrela Distante
Título original: Hoshi no koe (Título original)
ano: 2003
duração: 25 minutos. https://www.imdb.com/title/tt0370754
Para quem procura, alguns dos filmes mencionados encontram-se no Netflix, como:
Akira, O Lugar Prometido em Nossa Juventude, Vozes de uma Estrela Distante, Cinco Centímetros por Segundo , Ghost Shell (1995), your name, o jardim das palavras, Ponyo e Blame! (que não foi mencionado , mas é produção original netflix).
No game no life: zero é a adaptação do sexto volume do mangá escrito por Yû Kamiya, brasileiro que mora no Japão, sobre o filme achei confuso, a série é bem melhor.