The group NWA emerges from the streets of Compton, California in the mid-1980s and revolutionizes pop culture with their music and tales about life in the hood.
"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
Também gostei.
E gostei mais que do Love & Mercy que é sobre os Beach Boys.
Mas tanto num como no outro filme o mesmo ator, o Paul Giamatti
Acontece-me por vezes em filmes não gostar de encontrar caras conhecidas.
Por vezes parece-me que os filmes seriam mais credíveis se não aparecesse 'aquela cara' que já vi 500 vezes a interpretar personagens diferentes, ainda mais em histórias que pretendem recriar algo que sucedeu na realidade.
Existe uma versão Directors cut que tem mais 20 minutos e está nomeado para o oscar de melhor argumento orginal.
Vi este e gostei. O Rap/Hip-hop não é a minha praia - estou bem longe de apreciar o género - mas de entre os poucos temas que consigo ouvir estão essencialmente exemplares produzidos e interpretados pelos protagonistas deste filme, e que são lendas no meio: Dr. Dre, Ice Cube e Easy E (já falecido). Este filme fala dos tempos iniciais de formação da banda NWA, e dos seus geniais elementos constituintes, que com o album de estreia (que dá o nome ao filme) praticamente definiram as regras comerciais do género para os 10 anos seguintes. O filme tem uma séria de trunfos que aproveita muito bem, a começar pelo contexto social explosivo em que a narrativa se situa, e na forma como esta banda ajudou a moldar mentalidades e a alterar para a percepção do mundo face à realidade cultural nos bairros problemáticos das grandes cidades americanas.
Está servido por um punhado de jovens talentos que encaixam muito bem nas personagens, mesmo que tenham sapatos bem grandes para preecher, e o realizador consegue provavelmente aqui o melhor trabalho da sua carreira, quer passada quer futura. Oportunidade para conhecer, ainda que por vezes de forma superficial, um pouco da vida íntima de cada um destes artistas e o modo como a fama e o dinheiro impactaram cada um deles, abrindo fendas na relação de estreita amizade que os uniu. O filme é duro quando tem de ser, mas muito soft no modelo de empatia que propõe ao espectador - é muito fácil gostar deste rappers quando retratados desta forma...
8/10
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death