Film Noir - o Tópico

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Samwise
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

Essa cópia está de facto com muito bom aspecto - diz no início que o financiamento (para o restauro?) foi providenciado pela The Film Noir Foundation (https://www.filmnoirfoundation.org/).

Ainda só espreitei os créditos iniciais. Vi entretanto online um outro filme que me andava a "atormentar", o The Amazing Mr. X aka The Spiritualist. Uma daquelas obras insignificantes cheia de nomes desconhecidos, mas que conta com um ás no baralho, a cargo da direcção fotográfica, o John Alton (falei dele mais atrás a propósito do Raw Deal). E vale essencialmente por essa vertente, já que está assombrosa na atmosfera de claridade, escuridão e fumo que cria. O filme é um cross-over entre terror (na onda do espiritismo fake) e noir ("murder drama") que se vê relativamente bem - ou que se suporta sem grandes queixumes - por conta precisamente da fotografia. Dei por ele inicialmente a olhar para os posters que o Eddie Muller escolheu para o livro "The Art of Noir" (este aqui - acho que aprendi mais por ele, só a folhear as páginas e ver as fotos, do que a ler os textos mais extensos no livro da Taschen).

É public domain e está disponível online, para quem quiser espreitar. A cópia não é grande coisa, mas foi a melhor que encontrei:



É impressionante a quantidade de filmes série B virtualmente desconhecidos que são public domain e que se podem encontrar na net... :shock: salut-) Cheira-me que vou explorar muito esse "mercado" depois de passar a limpo a cobertura do bolo.
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Samwise
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

José wrote: August 26th, 2020, 10:13 am Image

Vi este, Lady in the Lake - A Dama do Lago (1947), de Robert Montgomery.
https://www.imdb.com/title/tt0039545/

Realizado e interpretado por Robert Montgomery, baseado no livro de Raymond Chandler, tendo como protagonista o detective Philip Marlowe. É mais interessante pela sua forma do que pelo seu conteúdo; o filme é quase todo no POV da personagem principal, utilizando então o método de câmara subjectiva. A história parte de uma base interessante mas peca por se tornar demasiado intrincada e pouco polida, embora satisfazendo minimamente. O elenco desiludiu-me um bom pedaço e o humor presente acaba por ser um dos seus pontos mais fortes. É somente razoável.
Já viste este (vai ser o meu próximo)?

https://www.criterion.com/films/28066-r ... pink-horse
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Samwise
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

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Umas palavritas acerca do segundo filme realizado por Kubrick, em 1955, e a primeira incursão em território noir antes de The Killing, que faria no ano seguinte.

Tal como o primeiro filme que realizou, é uma obra modesta, quase "caseira", que denuncia limitações orçamentais (o enredo é simplista, os actores de segunda linha, e os valores de produção estão à mostra no cenário), e em que ainda não se vislumbram traços autorais do rigor milimétrico e megalómano que viria a caracterizar grande parte da sua obra posterior. Nota-se, contudo, que é um passo firme, artisticamente muito mais apurado, que descola da sua tentativa inicial de realização - Fear e Desire. Mesmo com um enredo sem grandes "oscilações", Kubrick monta uma narrativa de contornos noir feita de "recordações" em cima de "recordações" recorrendo a flashbacks (num mecanismo tipo matriosca que evoca o Körkarlen de Victor Sjöström - anos antes desta associação ter sido feita pela a sequência "Heeere's Johnny!" de The Shining), enquanto o seu "olhar de fotógrafo" treinado proporciona algumas maravilhas estéticas em certos planos, quer de interior, que de exterior, o suficiente para fazer descolar o filme do patamar da mediania.

Apesar de ser um filme de curta duração, cerca de uma hora, parece haver alguma dificuldade em encher a narrativa com "materia relevante", pelo que "houve tempo" para incluir de forma contextualizada mas algo forçada uma sequência de ballet a solo, interpretado pela sua esposa de então, a bailarina Ruth Sobotka, que foi também a directora artística do filme. Em conjunto com a sequência final de desenlace da intriga, e que é passada num armazém de produção de manequins de plástico para montras, esta perfomance em palco dota contudo o filme de um cunho diferenciador - daqueles que fazem de uma obra um objecto singular e de difícil classificação.

Fica-se a pensar que filme teria feito Kubrick se tivesse tido o apoio de um grande estúdio e os meios à disposição como teve, por exemplo, John Huston para a sua "Relíquia Macabra".
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paupau
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by paupau »

Já não me lembro muito do filme, a maior recordação é que achei o filme bastante experimental, tem imagens a negativo e tudo, mas ainda não é um Kubrik, temas e técnicas não são desenvolvidos como a partir deste filme.
Pergunto-me se a cena dos manequins não será uma homenagem à Lady from Shangai feita com parcos recursos.

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José
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by José »

Samwise wrote: September 5th, 2020, 3:25 pm
José wrote: August 26th, 2020, 10:13 am Image

Vi este, Lady in the Lake - A Dama do Lago (1947), de Robert Montgomery.
https://www.imdb.com/title/tt0039545/

Realizado e interpretado por Robert Montgomery, baseado no livro de Raymond Chandler, tendo como protagonista o detective Philip Marlowe. É mais interessante pela sua forma do que pelo seu conteúdo; o filme é quase todo no POV da personagem principal, utilizando então o método de câmara subjectiva. A história parte de uma base interessante mas peca por se tornar demasiado intrincada e pouco polida, embora satisfazendo minimamente. O elenco desiludiu-me um bom pedaço e o humor presente acaba por ser um dos seus pontos mais fortes. É somente razoável.
Já viste este (vai ser o meu próximo)?

https://www.criterion.com/films/28066-r ... pink-horse

Não conhecia, vi ontem. Gostei, sim. Moderadamente, mas gostei. Valorizei mais a construção das personagens e as suas ligações do que propriamente o plot. Apreciei também alguns apontamentos de humor, que achei delirantes.
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by mansildv »

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/d/de/Phantomlady3.jpg/220px-Phantomlady3.jpg
https://en.wikipedia.org/wiki/Phantom_Lady_(film)

Gostei bastante deste Phantom Lady!
Samwise, obrigado pela sugestão salut-) yes-)
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

José wrote: September 7th, 2020, 9:55 am Não conhecia, vi ontem. Gostei, sim. Moderadamente, mas gostei. Valorizei mais a construção das personagens e as suas ligações do que propriamente o plot. Apreciei também alguns apontamentos de humor, que achei delirantes.
Também vi e fiquei com uma opinião mais ou menos coincidente com a tua. Gostei ainda de alguma "consciêncialização social" derivada do choque entre o americano de "estatuto" e o mexicano descalço, do rigor dos planos e dos movimentos de câmara (logo a abrir tens uns jump-cuts jeitosos com a passagem da camioneta), e de um ou outro diálogo mais afiado e presciente (a conversa entre o Gagin e a Pila sobre as "mulheres fatais" ***). É um filme estranho e diferente em relação aos seu demais contemporâneos.

*** - Para evitar mal entendidos ( :-))) :-))) :-))) :twisted: ), e para contextualizar as coisas, não isto não é um filme "maroto", e há mesmo uma personagem que se chama Pila...
mansildv wrote: September 7th, 2020, 3:00 pm Gostei bastante deste Phantom Lady!
Samwise, obrigado pela sugestão salut-) yes-)
De nada - muito em breve vou revê-lo. Espero não me desiludir face à boa imagem que tenho dele (com algumas zonas apagadas pelo meio).
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by José »

Samwise wrote: September 7th, 2020, 7:13 pm
José wrote: September 7th, 2020, 9:55 am Não conhecia, vi ontem. Gostei, sim. Moderadamente, mas gostei. Valorizei mais a construção das personagens e as suas ligações do que propriamente o plot. Apreciei também alguns apontamentos de humor, que achei delirantes.
Também vi e fiquei com uma opinião mais ou menos coincidente com a tua. Gostei ainda de alguma "consciêncialização social" derivada do choque entre o americano de "estatuto" e o mexicano descalço, do rigor dos planos e dos movimentos de câmara (logo a abrir tens uns jump-cuts jeitosos com a passagem da camioneta), e de um ou outro diálogo mais afiado e presciente (a conversa entre o Gagin e a Pila sobre as "mulheres fatais" ***). É um filme estranho e diferente em relação aos seu demais contemporâneos.

*** - Para evitar mal entendidos ( :-))) :-))) :-))) :twisted: ), e para contextualizar as coisas, não isto não é um filme "maroto", e há mesmo uma personagem que se chama Pila...
Yep, subscrevo por inteiro. O filme pega nos moldes clássicos do film noir mas dá-lhe uma personalidade muito própria, muito vincada, que subverte, a meu ver, os códigos mais tradicionais do género. Esse investimento formal é muito refrescante e acho que foi o que mais me seduziu no filme. Depois, uma pequena nota para a personagem do Pancho, que gostei logo de rompante; não é que fui ao IMDb e constatei que o actor que o interpreta foi nomeado ao Oscar por essa composição ?!? Porreiro, porreiro... O título do filme em Português é que me deixou espantado: Do Lodo Nasceu Uma Flor (?!?). Quanto à personagem principal feminina, aquele nome que ela tem, credo. mau-) :lol:
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by José »

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Murder By Contract - Assassino Por Contrato (1958), de Irving Lerner
https://www.imdb.com/title/tt0051959/?ref_=nv_sr_srsg_0

Estava a passear pelo Youtube desta vida e apareceu-me uma sugestão de um vídeo de Martin Scorsese a falar sobre este filme. Ao que parece, é um dos noir série B que ele mais gosta, há muitos anos. Fiquei bastante curioso e procurei logo pelo filme; está lá disponível, no Youtube, gratuitamente, com excelente qualidade de som e imagem.

O filme narra as desventuras de Claude, o "assassino por contrato" do título em Português, um homem solitário, parco em palavras e metódico na sua profissão. Este vê-se a braços com um dilema moral ao descobrir qual o novo alvo que tem para eliminar; durante poucos dias, terá que estudar a melhor forma de levar a cabo a sua missão, mesmo sendo um tipo de trabalho que nunca lhe tinha calhado em sorte.

Não é que o tenha considerado fascinante, mas fiquei bastante absorvido pelo que vi. Gostei, gostei muito - e conta apenas com 1h20 de duração. Mesmo que não o considere na sua essência um filme noir, até consigo encaixá-lo nesse paradigma, sim. É um exercício de estilo muito digno dentro do género e bem realizado, muito cool também. Percebe-se em várias cenas a influência que teve em Scorsese e na sua filmografia. Li no IMDb que foi filmado em 7 dias (!). Passa a impressão de ter um espírito art-house europeu; fez-me lembrar, a espaços, o Le Samourai - Ofício de Matar, de Jean-Pierre Melville.
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

A minha lista aumenta todos os dias. nails-) eh-) como?-)

Keep'em coming, keep'em coming... :lol:
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Gaspar Garção »

Samwise wrote: September 4th, 2020, 2:33 pm
Gaspar Garção wrote: January 23rd, 2017, 6:33 pm Visto ontem, a última das obras primas do Siodmak do noir que me faltavam ver, que o confirma como um realizador no top três do género! (ficam-me só a faltar dois filmes dele do género, o Fly-By-Night, do início da carreira americana, e o bem cotado The Strange Affair of Uncle Harry).
Gaspar, andas por aí? A tua falta é sentida neste tópico. :-))) salut-)

Chegaste a ver o The Strange Affair of Uncle Harry?

É muito semelhante ao filme anterior dele - o The Suspect - quanto ao tema (uma pessoa de "bom coração" é posta perante um cenário em que tem de ponderar conscientemente assassinar alguém) e ao contexto moral de culpa e remorso. Gostei bastante de ambos - talvez desse um ligeiro edge ao segundo por conta dos vinte minutos finais "à benfica" ( :twisted:), que provocam algumas ondas de choque numa narrativa até aí relativamente mansa...
Sam, vi há dias o Strange Affair, até achei interessante, mas um pouco aquém dos melhores exemplos dele.
Um pouco inverosímil, e com personagens um pouco irritantes.
De qualquer forma, nem me desagradou o twist, que muitas das vezes era imposto pelos estúdios ou pela censura, mas que neste filme até não me "caiu" mal...
E atenção à Ella Raines, que grande... atriz. nails-) nails-) nails-) nails-)

Ah, e um amigo sugeriu-me este filme há dias, o "Dark Waters", do grande André de Toth, com a bela Merle Oberon, que valeu bem a pena, grandes atores, um cenário um pouco diferente (situado no Bayou de New Orleans), e uma história, curiosamente, a lembrar alguns noirs do Siodmak, Preminger e o Tourneur:

https://www.imdb.com/title/tt0036745/?r ... lmg_act_24
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

Gaspar Garção wrote: September 9th, 2020, 4:14 pm Sam, vi há dias o Strange Affair, até achei interessante, mas um pouco aquém dos melhores exemplos dele.
Um pouco inverosímil, e com personagens um pouco irritantes.
De qualquer forma, nem me desagradou o twist, que muitas das vezes era imposto pelos estúdios ou pela censura, mas que neste filme até não me "caiu" mal...
E atenção à Ella Raines, que grande... atriz. nails-) nails-) nails-) nails-)
A Ella Raines neste momento para mim é só Phantom Lady. pato-) pato-) pato-) :-)))

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A personagem que ela interpreta no The Strange Affair of Uncle Harry não tem espaço para grandes voos - é um papel algo discreto e sereno - mesmo que a certa altura tenha de "partir a loiça". Quem para mim rouba as cenas nesse filme é a Geraldine Fitzgerald, pelo menos na recta final.
Ah, e um amigo sugeriu-me este filme há dias, o "Dark Waters", do grande André de Toth, com a bela Merle Oberon, que valeu bem a pena, grandes atores, um cenário um pouco diferente (situado no Bayou de New Orleans), e uma história, curiosamente, a lembrar alguns noirs do Siodmak, Preminger e o Tourneur:
Ainda não vi esse (está na lista, está na lista...) mas tenho muito boas recordações do Crime Wave.
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

Estou a rever este - e depois vou passar ao seu par temático, a outra face da moeda:

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rui sousa wrote: April 19th, 2020, 1:35 am Vi hoje o Scarlet Street do Fritz Lang. Lançado logo depois de "The Woman in the Window", também de Fritz Lang e com os mesmos protagonistas e alguns secundários (e que vi há dois diaa), não é uma "repetição" desse outro filme, mas uma variação completamente diferente à volta da questão do amor e da culpa, mas também da rejeição. E é a prova de que um "remake" pode ser feito por boas razões, podendo, até, ser superior ao original. Mesmo que já soubesse a história (e a versão de Renoir é admirável), foi impossível não me deixar enredar pela "descida às trevas" de Edward G. Robinson. Das poucas capacidades de análise que as circunstâncias da vida me deram, fiquei com a ideia de que se trata de uma bela (e também serenamente diabólica) obra prima.
Samwise wrote: April 19th, 2020, 11:40 am Eu gosto muito desses dois do Lang, estão entre as melhores obras dele, mesmo que não sejam tão populares, famosas, ou abrangentes na mensagem quanto o Metropolis ou o M. - e estou de acordo que são duas variações feitas pelo mesmo realizador e com os mesmos "protagonistas" sobres as mesmas temáticas (para além das que apontas: a tentação, o desejo, as circunstâncias que provocam o "shift" moral, o arrependimento - e se este ainda "vem a tempo"... penso que são muito caras ao Lang). Por esta altura acho que já baralho e confundo um pouco os dois, mas lembro-me de algumas sequências de eleição (uma a ver com a faca que cai e fica espetada no chão entre marido e mulher, outra com o "regresso à realidade", e como isso é conseguido do ponto de vista técnico, ou ainda as micro reflexões sobre a arte...). Agora fiquei cheio de vontade de os ir recordar.
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Re: Film Noir - o Tópico

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The Woman in the Window (1944) e Scarlet Street (1945) podem ser apreciados individualmente, mas a experiência de os ver um a seguir ao outro, "back-to-back", e por esta ordem, traz recompensas ao espectador. São farinha premium do mesmo saco, duas variações sobre as mesmas temáticas, exploradas de uma perspectiva freudiana leve (anunciada, desde logo, e por extenso, na sequência de abertura do primeiro filme), a que não falta uma exploração moral através da justiça "justa" (cada um tem o castigo que merece, à boa maneira do Antigo Testamento), e uma forte componente de entretenimento de que Lang nunca abdicou ao longo da carreira. E de facto, a tragédia e o humor (por vezes delirante) andam de mãos dadas ao longo da(s) narrativa(s), trocando frequentemente de lugar em poucos segundos de fita. O trio principal de actores é o mesmo nos dois filmes: Edward G. Robinson (o tentado), Joan Bennett (a fonte da tentação) e Dan Duryea (o chantagista), e as interpretações estão ao nível da excelência narrativa.
Não há muito melhor do que isto dentro do género noir. salut-)

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Re: Film Noir - o Tópico

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The Big Heat, ainda do Lang, um filme radicalmente diferente dos anteriores, muito mais "directo ao assunto", e à primeira leitura (só à primeira...) mais afastado de temas caros ao realizador. Um objecto que nas mãos de um artesão menos competente teria provavelmente resultado num amontoado violento de banalidades. Não é o caso. É um policial de primeira água, carregadinho de guloseimas cinéfilas.

Para já uma noção: eis um cartaz promocional (a cena em questão não aparece no filme) que hoje em dia seria impensável colocar na rua:

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