Film Noir - o Tópico

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

"o Tópico" ... que não vai poder contar, para já, com os textos a que me propus inicialmente (ainda estou na fase de "ver os filmes"), mas que fica aqui lançado para poder recolher tudo aquilo que quiserem partilhar sobre o tema/género/estilo/estado de espírito.

Image

«I killed him for money - and a woman - and I didn't get the money and I didn't get the woman!»
Walter Neff in Double Indemnity

Já houve em tempos um tópico aqui no fórum - pode ser consultado neste link.

Deixo a lista das obras que pretendi seguir desde o início da iniciativa e que, longe de ser exaustiva ou sequer de apresentar o cânone para film noir (pelo que li, é coisa para ascender a 300/400 títulos), é um resumo de realizadores e obras que são consideradas importantes dentro da temâtica.

Para o "registo", fica esta curta informação inicial: as "convenções" do género ditam por estes dias que o film noir do período clássico começou oficialmente com o The Maltese Falcon - A Relíquia Macabra (John Huston - 1941) e terminou com o Touch of Evil - A Sede do Mal (Orson Welles - 1958). Não significa ísto que não haja outros títulos fora deste período que partilhem de alguns dos seus elementos mais característicos, mas estes dois títulos são de alguma forma obras importantes que marcaram o noir no seu arranque em termos de producção em "larga escala" em Hollywood, e depois na sua "saída de cena". Tudo aquilo que vem antes é considerado "proto-noir", e tudo aquilo que vem depois "neo-noir" (na verdade, parece haver algum consenso crítico a considerar que o Chinatown é a primeira obra "neo-noir").

Ainda assim, o noir deve ser o género mais complicado de circunscrever quando pensamos em características e elementos. Identificar estas características é substancialmente mais fácil do que inscrever depois as obras dentro deste género - um género que ainda assim não gera consenso quanto à ideia de formar um "género".

---

Image

Tendo em conta o "período clássico" anos 40-50 (o único que me interessa por agora abordar), a pré-lista de realizadores (e obras noir) que estou a seguir:

Abraham Polonsky ( wiki | imdb )
x - 1948 - Force of Evil - A Força do Mal ( wiki | imdb )

Akira Kurosawa ( wiki | imdb )
x - 1948 - Yoidore Tenshi - Drunken Angel - Anjo Ébrio ( wiki | imdb )
x - 1949 - Nora Inu - Stray Dog - Cão de Palha ( wiki | imdb )
x - 1960 - Warui Yatsu Hodo Yoku Nemuru - The Bad Sleep Well ( wiki | imdb )
x - 1963 - Tengoku to Jigoku - High and Low ( wiki | imdb )

Alexander Mackendrick ( wiki | imdb )
x - 1957 - Sweet Smell of Success - Mentira Maldita ( wiki | imdb )

Alfred Hitchcock ( wiki | imdb )
x - 1940 - Rebecca
x - 1941 - Suspicion - Suspeita
x - 1943 - Shadow of a Doubt - Mentira!
x - 1945 - Spellbound - A Casa Encantada
x - 1946 - Notorious - Difamação
x - 1947 - The Paradine Case - O Caso Paradine
x - 1951 - Strangers on a Train - O Desconhecido do Norte Expresso
x - 1953 - I Confess - Confesso
x - 1954 - Rear Window - A Janela Indiscreta
x - 1956 - The Wrong Man - O Falso Culpado
x - 1958 - Vertigo - A Mulher que Viveu Duas Vezes
x - 1960 - Psycho - Psico

Allen Baron
x - 1961 - Blast of Silence - Crime e Silêncio

Anthony Mann ( wiki | imdb )
x - 1944 - Strangers in the Night - ? ( wiki | imdb )
x - 1945 - The Great Flamarion - ?
x - 1945 - Two O'Clock Courage ( wiki | imdb )
x - 1946 - Strange Impersonation - Estranho Pesadelo ( wiki | imdb )
x - 1947 - T-Men - Moeda Falsa
x - 1947 - Railroaded! - O Crime não Compensa
x - 1947 - Desperate - Desesperado
x - 1948 - He walked by Night - O Foragido ( wiki | imdb )
x - 1948 - Raw Deal - Destino em Segunda Mão
x - 1949 - Border Incident - ? ( wiki | imdb )
x - 1950 - Side Street - ?
x - 1950 - The Furies - Almas em Fúria (Western) ( wiki | imdb )
x - 1951 - The Tall Target - ? ( wiki | imdb )

Basil Dearden ( wiki | imdb )
x - 1950 - The Blue Lamp - A Lâmpada Azul ( wiki | imdb )
x - 1951 - Pool of London - Encontro em Londres ( wiki | imdb )
x - 1959 - Sapphire - Safira ( wiki | imdb )
x - 1960 - The League of Gentlemen - Cavalheiros da indústria ( wiki | imdb )
x - 1961 - Victim - A Vítima ( wiki | imdb )
x - 1962 - All Night Long - Ao longo da noite ( wiki | imdb )

Billy Wilder
x - 1944 - Double Indemnity - Pagos a Dobrar (Film Score: ***** Noir Score: *****)
x - 1945 - The Lost Weekend - Farrapo Humano (Film Score: **** Noir Score: *)
x - 1950 - Sunset Boulevard - O Crepúsculo dos Deuses (Film Score: ***** Noir Score: ****½)
x - 1951 - Ace in the Hole - O Grande Carnaval (Film Score: ***** Noir Score: ****)

Carol Reed
x - 1947 - Odd Man Out - A Casa Cercada
x - 1949 - The Third Man - O Terceiro Homem

Charles Laughton
x - 1955 - The Night of the Hunter - A Sombra do Caçador

Charles Vidor
x - 1939 - Blind Alley
x - 1941 - Ladies in Retirement - Retiradas do Mundo
x - 1946 - Gilda

Delmer Daves
x - 1947 - The Red House - A Casa Vermelha
x - 1947 - Dark Passage - O Prisioneiro do Passado

Edgar G. Ulmer ( wiki | imdb )
x - 1944 - Bluebeard - Barba Azul ( wiki | imdb )
x - 1945 - Strange Illusion - Estranha Ilusão ( wiki | imdb )
x - 1945 - Detour - Desvio ( wiki | imdb )
x - 1946 - The Strange Woman - Uma Mulher Estranha ( wiki | imdb )
x - 1948 - Ruthless - Ambição ( wiki | imdb )
x - 1955 - Murder Is My Beat - ? ( wiki | imdb )

Edward Dmytryk ( wiki |imdb )
x - 1944 - Murder, My Sweet - Enigma
x - 1945 - Cornered - Beco sem Saída
x - 1947 - Crossfire - Encruzilhada
x - 1949 - Obsession/The Hidden Room - No Último Minuto ( wiki |imdb )
x - 1952 - The Sniper - ???

Elia Kazan
x - 1947 - Boomerang! - Crime sem Castigo
x - 1950 - Panic in the Streets - Pânico nas Ruas

Fritz Lang ( wiki | imdb )
x - 1922 - Dr. Mabuse, der Spieler - O Doutor Mabuse (pre/proto-noir)
x - 1928 - Spione - Os Espiões (pre/proto-noir)
x - 1931 - M - Matou (pre/proto-noir)
x - 1933 - Das Testament des Dr. Mabuse - O Testamento do Dr. Mabuse (pre/proto-noir)
x - 1936 - Fury - Fúria (pre/proto-noir)
x - 1937 - You Only Live Once - Só Vivemos Uma Vez (pre/proto-noir)
x - 1938 - You and Me - Sozinho na Vida (pre/proto-noir)
----
x - 1942 - Moontide - Maré Cheia
x - 1943 - Hangmen Also Die! - Os Carrascos Também Morrem
x - 1944 - Ministry of Fear - Prisioneiros do Terror
x - 1944 - The Woman in the Window - Suprema Decisão ( wiki | imdb )
x - 1945 - Scarlet Street - Almas Perversas ( imdb | wiki )
x - 1947 - Secret Beyond the Door - O Segredo da Porta Fechada
x - 1950 - House by the River - A Casa à Beira do Rio
x - 1952 - Clash by Night - Desengano
x - 1953 - The Blue Gardenia - A Gardénia Azul
x - 1953 - The Big Heat - Corrupção
x - 1954 - Human Desire - Desejo Humano
x - 1956 - While the City Sleeps - Cidade nas Trevas
x - 1956 - Beyond a Reasonable Doubt - A Verdade e o Medo

George Marshall
x - 1946 - The Blue Dahlia - A Dália Azul

Henri-Georges Clouzot ( wiki | imdb )
x - 1943 - Le Corbeau ( wiki | imdb )
x - 1947 - Quai des Orfèvres - O Crime da Avenida Foch ( wiki | imdb )
x - 1955 - Les Diaboliques - As Diabólicas ( wiki | imdb )

Henry Hathaway ( wiki | imdb)
x - 1945 - The House on 92nd Street - A Casa da Rua 92 ( wiki | imdb)
x - 1946 - The Black Corner - Perdido na Sombra
x - 1947 - Kiss of Death - O Denunciante
x - 1948 - Call Northside 777 - A Verdade Triunfou
x - 1951 - Rawhide - O Correio do Inferno (Western)
x - 1953 - Niagara

Henry Levin
x - 1946 - Night Editor - Ronda Nocturna
x - 1950 - Convicted - Código Penal
1951 - Two of a Kind - ?

Howard Hawks
x - 1944 - To Have and Have Not - Ter e Não Ter
x - 1946 - The Big Sleep - À Beira do Abismo

Ida Lupino ( wiki | imdb)
x - 1950 - Outrage - Ultraje ( wiki | imdb)
x - 1953 - The Hitch-Hiker - Arrojada Aventura ( wiki | imdb)

Jacques Becker
x - 1954 - Touchez pas au Grisbi - O Último Golpe
x - 1960 - Le Trou - O Buraco

Jacques Tourneur
x - 1944 - Experiment Perilous - Noite na Alma
x - 1947 - Out of the Past - O Arrependido
x - 1948 - Berlin Express - O Expresso de Berlim
x - 1957 - Nightfall

Jean-Pierre Melville
x - 1956 - Bob le Flambeur
x - 1962 - Le Doulos - O Denunciante

John Huston
x - 1941 - The Maltese Falcon - A Relíquia Macabra
x - 1948 - Key Largo - Paixões em Fúria
x - 1950 - The Asphalt Jungle - Quando a Cidade Dorme
x - 1953 - Beat the Devil - O Tesouro de África

Joseph H. Lewis ( wiki | imdb)
x - 1945 - My Name is Julia Ross - Angústia
x - 1946 - So Dark the Night - Noite de Terror
x - 1949 - The Undercover Man - Todos Os Que Falaram Morreram
x - 1950 - A Lady Without Passport - A Mulher Sem Nome
x - 1950 - Gun Crazy/Deadly Is the Female - Mortalmente Perigosa ( wiki | imdb)
x - 1953 - Cry of the Hunted - ?
x - 1955 - The Big Combo - Rajada de Morte
x - 1958 - Terror in a Texas Town - Terror no Texas (Western)

Joseph L. Mankiewicz
x - 1946 - Somewhere in the Night - Uma Aventura na Noite
x - 1949 - House of Strangers - Sangue do Meu Sangue
x - 1950 - No Way Out - Falsa Acusação

Jules Dassin
x - 1947 - Brute Force - Brutalidade
x - 1948 - The Naked City - Nos Bastidores de Nova Iorque
x - 1949 - Thieves' Highway - O Mercado dos Ladrões
x - 1950 - Night and the City - Foragidos da Noite
x - 1955 - Du Rififi Chez les Hommes - Rififi

Max Ophüls
x - 1949 - Caught - A Cilada da Ambição
x - 1949 - The Reckless Moment - Momento de Perdição

Michael Curtiz
x - 1933 - 20,000 Years in Sing Sing - 20 000 Anos em Sing-Sing
x - 1945 - Mildred Pierce - Alma em Suplício
x - 1947 - The Unsuspected - Sem Sombra de Suspeita
x - 1949 - Flamingo Road - O Caminho da Redenção
x - 1950 - The Breaking Point - À Sombra do Mal (2ª adaptação de Hemingway, depois de To Have and Have Not)
x - 1956 - The Scarlet Hour - Garras de Mulher
x - 1959 - The Man in the Net - O Encontro Fatal

Nicholas Ray
x - 1948 - They Live by Night - Filhos da Noite
x - 1949 - Knock on any Door - O Crime Não Compensa
1949 - A Woman's Secret - O Íntimo Segredo duma Mulher
x - 1950 - In a Lonely Place - Matar ou Não Matar
x - 1950 - Born to be Bad - A Deusa do Mal
x - 1951 (uncredited) - The Racket - Suborno
x - 1951 - On Dangerous Ground - Cega Paixão
x - 1958 - Party Girl - A Rapariga Daquela Noite

Orson Welles
x - 1943 (uncredited) - Journey into Fear - A Jornada do Medo
x - 1945 - The Stranger - O Estrangeiro
x - 1947 - The Lady from Shanghai - A Dama de Shangai
x - 1955 - Mr. Arkadin/Confidential Report - Relatório Confidencial
x - 1958 - Touch of Evil - A Sede do Mal

Otto Preminger
x - 1944 - Laura
x - 1945 - Fallen Angel - Anjo ou Demónio?
x - 1949 - Whirlpool - Turbilhão
x - 1950 - Where the Sidewalk Ends - O Castigo da Justiça
x - 1951 - The 13th Letter - A 13ª Carta
x - 1953 - Angel Face - Vidas Inquietas

Raoul Walsh
x - 1941 - High Sierra - O Último Refúgio
1947 - The Man I Love - ?
x - 1948 - Pursued - Núpcias Trágicas (Western) ( wiki | imdb )
x - 1949 - White Heat - Fúria Sanguinária ( wiki | imdb )
x - 1949 - Colorado Territory Golpe de Misericórdia (Western - High Sierra remake)
x - 1951 (uncredited - dir. Bretaigne Windust) - The Enforcer - Sem Consciência

Robert Aldrich ( wiki | imdb )
x - 1954 - World for Ransom ( wiki | imdb )
x - 1955 - The Big Knife - No Reino da Calúnia ( wiki | imdb )
x - 1955 - Kiss Me Deadly - O Beijo Fatal ( wiki | imdb )
x - 1956 - Autumn Leaves - Folhas de Outono ( wiki | imdb )
x - 1957 - The Garment Jungle - A Selva da Alta Costura ( wiki | imdb )
x - 1962 - What Ever Happened to Baby Jane? - Que Teria Acontecido a Baby Jane? ( wiki | imdb )

Robert Siodmak ( wiki | imdb )
x - 1944 - Phantom Lady - A Mulher Desconhecida ( wiki | imdb )
x - 1944 - Christmas Holiday - Luz na Alma
x - 1944 - The Suspect - Eu Matei!
x - 1945 - The Strange Affair of Uncle Harry - Veneno que Liberta
x - 1946 - The Spiral Staircase - A Escada de Caracol
x - 1946 - The Dark Mirror - O Espelho da Alma
x - 1946 - The Killers - Assassinos ( wiki | imdb )
x - 1948 - Cry of the City - A Fera da Cidade
x - 1949 - Criss Cross - Dupla Traição ( wiki | imdb )
x - 1950 - The File on Thelma Jordon - Duas Confissões

Robert Wise ( wiki | imdb )
x - 1947 - Born to Kill ( wiki | imdb )
x - 1948 - Blood on the Moon - Céu Vermelho (Western) ( wiki | imdb )
x - 1949 - The Set-Up - Nobreza de Campeão ( wiki | imdb )
x - 1951 - The House on Telegraph Hill - A Casa da Colina ( wiki | imdb )
x - 1952 - The Captive City - O Fantasma da Cidade ( wiki | imdb )
x - 1958 - I Want to Live! - Quero Viver! ( wiki | imdb )
x - 1959 - Odds Against Tomorrow - Homens no Escuro ( wiki | imdb )

Rudolph Maté
x - 1948 - The Dark Past (remake de Blind Alley)
x - 1950 - D.O.A.
x - 1950 - Union Station - Rasto Sangrento ( wiki | imdb )
1952 - The Green Glove
1953 - Forbidden

Samuel Fuller
x - 1952 - Park Row - ?
x - 1953 - Pickup on South Street
x - 1955 - House of Bamboo
x - 1959 - The Crimson Kimono
x - 1961 - Underworld U.S.A.
x - 1963 - Shock Corridor
x - 1964 - The Naked Kiss

Stanley Kubrick ( wiki | imdb )
x - 1955 - Killer's Kiss - O Beijo Assassino ( wiki | imdb )
x - 1956 - The Killing - Roubo no Hipódromo

Tay Garnett
x - 1946 - The Postman Always Rings Twice - O Destino Bate à Porta

William Castle
1944 - When Strangers Marry
1944 - The Whistler (+ whistler series...)
1949 - Johnny Stool Pigeon
1951 - Hollywood Story
1951 - The Fat Man
1955 - New Orleans Uncensored
1958 - The Houston Story

Image

---

Image

Ao longo da iniciativa, considerei e acrescentei igualmente os seguintes títulos:

x - 1931 - The Maltese Falcon - Roy Del Ruth ( wiki | imdb )
x - 1934 - The Thin Man - W.S. Van Dyke ( wiki | imdb | DVD Mania )
x - 1935 - The Glass Key - Frank Tuttle
x - 1940 - Stranger on the Third Floor - Não Matei - Boris Ingster
x - 1941 - I Wake Up Screaming - Acordei aos Gritos - Bruce Humberstone ( wiki | imdb )
x - 1942 - This Gun for Hire - Aluga-se Esta Arma - Frank Tuttle
x - 1942 - The Glass Key - Sou Eu o Criminoso - Stuart Heisler
1942 - Time to Kill - Herbert I. Leeds
1942 - Street of Chance - Rua da Sorte - Jack Hively
1942 - Kid Glove Killer - Fred Zinnemann
x - 1942 - Quiet Please, Murder - John Larkin ( wiki | imdb )
x - 1943 - Ossessione - Obsessão - Luchino Visconti
x - 1945 - Leave Her to Heaven - Amar Foi a Minha Perdição - John M. Stahl
1945 - Conflict - Conflitos de Alma - Curtis Bernhardt
x - 1946 - The Strange Love of Martha Ivers - O Estranho Amor de Martha Ivers - Lewis Milestone
1946 - Decoy - A Mulher Dillinger - Jack Bernhard
x - 1946 - Green for Danger - O Criminoso Vestia de Branco - Sidney Gilliat ( wiki | imdb )
1946 - Undercurrent - Estranha Revelação - Vincente Minnelli
1946 - Black Angel - O Anjo Negro - Roy William Neill
1946 - Deception - Que o Céu a Condene - Irving Rapper
1947 - Possessed - Loucura de Amor - Curtis Bernhardt
1947 - High Wall - Muro de Trevas - Curtis Bernhardt
x - 1947 - Monsieur Verdoux - O Barba Azul - Charles Chaplin
x - 1947 - Nightmare Alley - O Beco das Almas Perdidas - Edmund Goulding
1947 - I Became a Criminal - Sou um Fugitivo - Alberto Cavalcanti
x - 1947 - Lady in the Lake - A Dama do Lago - Robert Montgomery
x - 1947 - Ride the Pink Horse - Do Lodo Nasceu Uma Flor - Robert Montgomery ( wiki | imdb )
1947 - Dead Reckoning - Maldita Mulher - John Cromwell
x - 1947 - They Won't Believe Me - Não Me Condenem - Irving Pichel ( wiki | imdb )
1947 - The Web - Uma Aventura Arriscada - Michael Gordon
1947 - Ivy - Lábios Que Envenenam - Sam Wood
1947 - It Only Rains On Sunday - Robert Hamer
1947 - They Made Me a Fugitive - Alberto Cavalcanti
x - 1947 - Framed - Paula - Richard Wallace
1948 - Station West - Homens de Aço - Sidney Lanfield (Western)
x - 1948 - Moonrise - Consciência em Paz - Frank Borzage
x - 1948 - Sorry, Wrong Number - Três Minutos de Vida - Anatole Litvak
x - 1948 - Act of Violence - Acto de Violência - Fred Zinnemann
x - 1948 - The Amazing Mr. X - Bernard Vorhaus ( wiki | imdb )
1948 - All My Sons - A Sombra do Passado - Irving Reis
1948 - Noose - Edmond T Greville
1948 - Brighton Rock/Young Scarface - John Boulting
1948 - Sleep, My Love - Sonha Meu Amor - Douglas Sirk
1948 - I Love Trouble - S. Sylvan Simon
x - 1948 - Kiss the Blood Off My Hands - Beija o Sangue das Minhas Mãos - Norman Foster ( wiki | imdb )
1948 - The Velvet Touch - A Voz da Consciência - Jack Gage
1948 - The Street with no Name - A Rua sem Nome - William Keighley
1949 - Beyond the Forest - A Filha de Satanás - King Vidor
x - 1949 - Champion - O Grande Ídolo - Mark Robson
x - 1949 - The Window - O Que Viram os Meus Olhos - Ted Tetzlaff
x - 1949 - Impact - Quando Ele Voltou - Arthur Lubin ( wiki | imdb ) (Film Score: ***½ Noir Score: ***½)
x - 1949 - Tension - John Berry
1949 - Red Light - Luz Vermelha - Roy Del Ruth
1949 - Cover Up - Delito Oculto - Alfred E. Green
1949 - Anna Lucasta - Irving Rapper
1949 - Shockproof - Liberdade Vigiada - Douglas Sirk
x - 1950 - Woman on the Run - Eu Vi Um Crime - Norman Foster
x - Outside the Wall - Homem Marcado - Crane Wilbur ( wiki | imdb ) (Film Score: *** Noir Score: **½)
1950 - Destination Murder - Edward L. Cahn
1950 - Dial 1119 - Gerald Mayer
1950 - No Man of Her Own - Nenhum Homem Era Dela - Mitchell Leisen
x - 1951 - Roadblock - Harold Daniels ( wiki | imdb )
x - The Sound of Fury/Try and Get Me! - Cy Endfield
1951 - He Ran All the Way - Desafio à Morte - John Berry
1951 - Under the Gun - ? - Ted Tetzlaff
1951 - No Highway in the Sky - Viagem Fantástica - Henry Koster
1951 - Chicago Calling - John Reinhardt
1951 - Another Man's Poison - ? - Irving Rapper
x - 1951 - Cry Danger - Grito de Alarme - Robert Parrish/Dick Powell ( wiki | imdb )
1952 - The Sellout - Gerald Mayer
x - 1952 - A Woman's Vengeance - Vingança de Mulher - Zoltan Korda (argumento de Aldous Huxley)
1952 - My Six Convicts - Os meus Seis Criminosos - Hugo Fregonese
x - 1952 - Sudden Fear - Medo Súbito - David Miller
x - 1952 - Deadline---USA - A Última Ameaça - Richard Brooks
x - 1953 - City That Never Sleeps - A Cidade que Nunca Dorme - John H. Auer
1953 - The Glass Wall - A Torre de Cristal - Maxwell Shane
x - 1954 - Dragnet - Nas Malhas da Rede - Jack Webb
1955 - Not as a Stranger - Médico e Só Médico - Stanley Kramer
1955 - Footsteps in the Fog - A Governanta - Arthur Lubin ( wiki | imdb ) (Film Score: ***½ Noir Score: ***½)
x - 1956 - The Harder They Fall - A Queda de Um Corpo - Mark Robson
x - 1956 - Lisbon - Lisboa - Ray Milland ( wiki | imdb )
1956 - Please Murder Me! - Tens que Matar-me - Peter Godfrey
1957 - The Burglar - Paul Wendkos
1957 - Slaughter on 10th Avenue - Arnold Laven
1957 - Hell Drivers - Cy Endfield
x - 1958 - Pętla - Wojciech Has
x - 1958 - Murder By Contract - Assassino Por Contrato - Irving Lerner ( wiki | imdb )
x - 1958 - Ascenseur pour l'Échafaud - Fim-de-Semana no Ascensor - Louis Malle
x - 1958 - Es geschah am hellichten/It Happened in Broad Daylight - Ladislao Vajda ( wiki | imdb )
x - 1960 - Tirez sur le Pianiste - Disparem Sobre o Pianista - François Truffaut
1960 - Hell Is A City - Val Guest
1961 - Cash on Demand - Assalto ao Cofre - Quentin Lawrence

Alfred L. Werker ( wiki | imdb )
1946 - Shock
X - 1947 - Repeat Performance ( wiki | imdb )
x - 1948 - He walked by Night - O Foragido ( wiki | imdb )
1952 - Walk East on Beacon

André De Toth ( wiki | imdb )
1944 - Dark Waters - Águas Tenebrosas
1944 - Guest in the House - A Mulher Sem Alma
x - 1947 - Ramrod - Uma Mulher de Força (Western)
1947 - The Other Love - A Orquídea Branca
x - 1948 - Pitfall - Caminho da Tentação ( wiki | imdb )
x - 1953 - Crime Wave - Sombras na Cidade ( wiki | imdb )

Budd Boetticher

1944 - The Missing Juror - O Jurado Desaparecido
1945 - Escape in the Fog
1948 - Assigned to Danger
1948 - Behind Locked Doors
1956 - The Killer Is Loose - Um Criminoso à Solta
1960 - The Rise and Fall of Legs Diamond - A Capital do Crime

Byron Haskin
1947 - I Walk Alone - Lábios que Sangram
1949 - Too Late for Tears - Lágrimas Tardias
1956 - The Boss - ??

Don Siegel
x - 1946 - The Verdict - ? ( wiki | imdb )
1949 - The Big Steal - O Grande Assalto
1954 - Riot in Cell Block 11 - ?
1954 - Private Hell 36 - ?
1956 - Crime in the Streets - Juventude em Perigo
1957 - Baby Face Nelson - Sem dó nem piedade
x - 1958 - The Lineup - O Homem do Revólver Silencioso ( wiki | imdb )

Felix E. Feist
x - 1947 - The Devil Thumbs a Ride
1949 - The Threat
x - 1951 - Tomorrow is Another Day - O Amanhã Será Nosso

George Cukor ( wiki | imdb )
1941 - A Woman's Face
x - 1944 - Gaslight - Meia Luz ( wiki | imdb )
1947 - A Double Life - Abraço Mortal ( wiki | imdb )

Jean Negulesco
1944 - The Conspirators
x - 1944 - The Mask of Dimitrios - A Máscara de Dimitrios
1946 - Nobody Lives Forever - Amor de Salvação
1946 - Three Strangers
1948 - Road House
1952 - Phone Call from a Stranger

Jean Renoir
1932 - La Nuit du Carrefour
1936 - Les Bas-fonds
1938 - La Bête Humaine
1947 - The Woman on the Beach

John Brahm
1944 - Guest in the House
x - 1945 - Hangover Square - Concerto Fantástico ( wiki | imdb )
1946 - The Locket - O Medalhão Maldito
1947 - The Brasher Doubloon
1947 - Singapore

John Farrow
1947 - Calcutta - Calcutá
x - 1948 - Night Has a Thousand Eyes - A Noite Tem Mil Olhos
x - 1948 - The Big Clock - Olhos na Noite
x - 1949 - Alias Nick Beal - Tentação do Diabo
1950 - Where Danger Lives - Infiel
x - 1951 - His Kind of Woman - Redenção
1957 - The Unholy Wife - A Leviana

John Sturges
1946 - Shadowed
1950 - Mystery Street
1951 - The People Against O'Hara
1953 - Jeopardy
x - 1955 - Bad Day at Black Rock

Josef von Sternberg ( wiki | imdb )
x - 1927 - Underworld - Vidas Tenebrosas (pre/proto-noir) ( wiki | imdb )
x - 1928 - The Docks of New York - As Docas de Nova Iorque (pre/proto-noir) ( wiki | imdb )
x - 1929 - Thunderbolt - Debanda (pre/proto-noir) ( wiki | imdb )
----
1941 - The Shanghai Gesture - Aconteceu em Xangai ( wiki | imdb )
x - 1952 - Macao - Macau (completado por Nicholas Ray) ( wiki | imdb )

Joseph Losey
1950 - The Lawless - Intolerância
x - 1951 - M - Matou (remake)
x - 1951 - The Prowler - O Cúmplice das Sombras
1951 - The Big Night
1954 - The Sleeping Tiger - A Fera Adormecida
1960 - Concrete Jungle - Prisão Maior (?)
1960 - The Criminal

Julien Duvivier ( wiki | imdb )
x - 1937 - Pépé le Moko ( wiki | imdb )
1946 - Panique
1956 - Voici le Temps des Assassins

Lawrence Huntington
1946 - Wanted for Murder
1947 - The Upturned Glass
1949 - Man on the Run
1951 - The Franchise Affair

Marcel Carné
1938 - Le Quai des Brumes
1939 - Le Jour Se Leve
1946 - Les portes de la Nuit
1953 - Thérèse Raquin

Mervyn LeRoy
1932 - I Am a Fugitive from a Chain Gang
1932 - Two Seconds
1937 - They Won't Forget
1941 - Johnny Eager

Phil Karlson ( wiki | imdb )
x - 1952 - Kansas City Confidential - O Segredo dos Quatro ( wiki | imdb )
x - 1952 - Scandal Sheet - Reportagem de Escandalo ( wiki | imdb )
x - 1953 - 99 River Street - O Crime da Rua 99 ( wiki | imdb )
1955 - Tight Spot - O Alvo é Uma Mulher
1955 - Hell's Island - A Ilha do Inferno
x - 1955 - 5 Against the House - 4 Homens e Uma Mulher ( wiki | imdb )
x - 1955 - The Phenix City Story - Pânico na Cidade ( wiki | imdb )
1957 - The Brothers Rico - (?)

Richard Fleischer ( wiki | imdb )
1948 - Bodyguard - O Meu Guarda-Costas
1949 - The Clay Pigeon - O Pombo de Barro
x - 1949 - Follow Me Quietly - Segue-me em Silêncio ( wiki| imdb )
1949 - Trapped - Fuga Para a Morte
x - 1950 - Armored Car Robbery - Brigada Criminal ( wiki | imdb )
x - 1952 - The Narrow Margin - Forças Secretas ( wiki | imdb )
1955 - Violent Saturday - Sábado Trágico

Robert Rossen ( wiki | imdb )
x - 1947 - Johnny O'Clock - A Hora Decisiva
x - 1947 - Body and Soul - Corpo e Alma - Robert Rossen ( wiki | imdb )
x - 1949 - All the King's Men - A Corrupção do Poder
1964 - Lilith - Lilith e o Seu Destino

Robert Stevenson
1947 - Dishonored Lady - Caluniada
1948 - To the Ends of the Earth - Ópio
x - 1949 - The Woman on Pier 13 (aka: I Married a Comunist ) - Casei com Um Comunista
1950 - Walk Softly, Stranger - O Forasteiro
1952 - The Las Vegas Story - A Fronteira do Pecado

Russell Rouse ( wiki | imdb )
1951 - The Well - Ainda Acontecem Milagres
1952 - The Thief
1953 - Wicked Woman
x - 1955 - New York Confidential - Código do Crime ( wiki | imdb )
1957 - House of Numbers

Vincent Sherman
1947 - Nora Prentiss
x - 1947 - The Unfaithful - A Cruz do Pecado (remake de The Letter)
1950 - Backfire
1950 - The Damned Don't Cry
1950 - Harriet Craig
1952 - Affair in Trinidad
1957 - The Garment Jungle

William Dieterle
1945 - Love Letters
1949 - The Accused
x - 1950 - Dark City ( wiki | imdb )
1951 - Peking Express
1952 - The Turning Point

William Wyler ( wiki | imdb )
x - 1940 - The Letter - A Carta ( wiki | imdb )
X - 1951 - Detective Story - História de um Detective ( wiki | imdb )
x - 1955 - The Desperate Hours - Horas de Desespero ( wiki | imdb )

«Sideboard»
x - 1941 - Citizen Kane - Orson Welles
x - 1942 - Casablanca - Michael Curtiz
x - 1950 - All About Eve - Joseph L. Mankiewicz
x - 1967 - Bonnie and Clyde - Arthur Penn
x - 1973 - The Long Goodbye - Robert Altman
x - 1974 - Chinatown - Roman Polanski
x - 2005 - Sin City - Frank Miller & Robert Rodriguez

Image

-----------------

RECURSOS na web:

- List of Film Noir Titles @ wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_film_noir_titles
- 1000 Noir Films @ TSPDT: http://www.theyshootpictures.com/noir1000updates.htm
- Film Noir @ IMDB: https://www.imdb.com/search/title/?titl ... ore=genres

- American Film Noir: http://americanfilmnoir.com/
- Film Noir of the Week: http://www.noiroftheweek.com/
- 60 Free Film Noir Movies: http://www.openculture.com/free_film_noir_movies
- "Film Noir" @ The Internet Archive: https://archive.org/search.php?query=su ... lm-Noir%22
- BFI - What Makes a Film Noir?: https://www2.bfi.org.uk/news-opinion/ne ... -film-noir
- Noir @ The Criterion Collection: https://www.criterion.com/shop/browse?genre=film-noir
- Film Noir: Bringing Darkness to Light (documentário): https://www.youtube.com/watch?v=QNSG5Fc1r2c
- Los Angeles: City of Film Noir (documentário): https://www.youtube.com/watch?v=dqcfCDtiNP8
- Film Noir Board: https://filmnoirboard.blogspot.com/

- The Film Noir Foundation: https://www.filmnoirfoundation.org/
- Portal Eddie Muller: https://www.eddiemuller.com/
- Eddie Muller: The Czar of Noir @ True North Story (entrevista): https://www.youtube.com/watch?v=WU0oeAzHPHg
- Eddie Muller @ I Blame Dennis Hopper (entrevista): https://www.youtube.com/watch?v=9Psf9JydiFc
- "Noir Alley" @ youtube - Eddie Muller @ Turner Classic Movies: https://www.youtube.com/user/CarneyTynes/videos
- "Noir Alley" @ facebook: https://www.facebook.com/noiralley/
- Noir City Short Films: https://www.youtube.com/user/NoirCitySF/videos

LISTAS:

- The 100 Best Film Noirs of All Time @ Paste Magazine: https://www.pastemagazine.com/movies/th ... -all-time/
- The 100 Best Film Noirs of All Time @ Slant Magazine: https://www.slantmagazine.com/film/the- ... -all-time/
- Taschen 50 film Noir Movies: https://www.imdb.com/list/ls090683232/
- Eddie Muller - 25 Noir Films That Will Stand the Test of Time: https://www.eddiemuller.com/top25noir.html


Mas, afinal de contas... o que é isso do noir???

Não há uma resposta objectiva e 100% consensual a esta questão. A minha sugestão, para bom entendimento sobre o tema, é simples: ver uns quantos filmes pertencentes ao "núcleo duro" do clássico americano---aquelas 20 ou 30 obras que aparecem invariavalmente em todas as listas de recomendações, com o Double Indemnity e o Out of the Past à cabeça.

Como refere Jim Leach no livro International Noir ( Homer B. Pettey and R. Barton Palmer, 2014):
Anyone writing on British film noir has to confront not only the much-debated question of whether noir is a genre, a cycle or a sensibility but also that of whether, however it is defined, it is a uniquely American phenomenon (in which case, there may be no such thing as British film noir). There is no need to rehearse the arguments associated with the first question here, but it does have implications for identifying which (if any) British films should count as films noirs. Put simply, two basic elements figure in most definitions of film noir: 1) a corrupt and threatening urban setting in which crime is endemic, and 2) a visual style emphasizing low-key lighting, deep shadows and unusual camera angles. The problem is that many films include one but not both of these elements, and most lists of films noirs accept many such films as bona fide examples. As Paul Schrader put it in 1972, in one of the first significant attempts to account for the phenomenon as it emerged in Hollywood during and after World War II, ‘How many noir elements does it take to make film noir noir?’

In the case of British noir, an additional question would be: How far can a British film deviate from the Hollywood model, however that is defined, and still be considered noir? Most accounts of US film noir distinguish between the ‘classical period’, usually defined as running roughly from John Huston’s The Maltese Falcon in 1941 to Orson Welles’ Touch of Evil in 1958, presenting a dark vision of American society in marked contrast to the positive outlook usually found in mainstream Hollywood cinema. These films are usually seen as symptomatic of the social upheavals caused by World War II and its aftermath, while a revival, generally referred to as ‘neo-noir’, beginning in the 1970s, is associated with the questioning of established values by the social movements of the late 1960s. During these same time periods, similarly dark films emerged from British cinema, but, while some of these films are quite close thematically and iconographically to the Hollywood films, others develop a recognisably ‘noir’ outlook in quite different forms. Much then depends on what constitutes a film noir.

In Britain, as in the US, the term ‘film noir’ was unknown during the period when the films later designated as classic noir were produced. Although it originated in the 1940s in France, American filmmakers and critics did not take it up until the 1970s, and it was only during the 1980s that critics began to consider whether it might usefully be applied to British films, although it should be noted that Raymond Borde and Étienne Chaumeton did acknowledge the existence of ‘an authentic British noir series’ as early as 1955. As in the US, the concept of film noir quickly caught on, and critics have retroactively identified hundreds of films as British films noirs, although there is still considerable disagreement about exactly which films should count as noir. In his useful and fairly comprehensive British Film Noir guide, Michael F. Keaney (2008) lists 369 titles, although in his accounts of the films, he admits that some are only ‘marginal noirs’, and many that he accepts without reservation push the definition of noir into areas quite remote from the classical Hollywood films.
(...)
Image

«That's life. Whichever way you turn, Fate sticks out a foot to trip you
Al Roberts in Detour
Last edited by Samwise on June 8th, 2023, 7:40 pm, edited 250 times in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: Film Noir - o Tópico

Post by No Angel »

Eu gosto muito de noirs/thrillers psicologicos, quer sejam classicos ou neo-noirs, ou simplesmente thrillers. Nao vi assim muitos dos classicos (anos 40/50), mas para alem dos Hitchcock, gostei bastante do Double Indemnity, Mildred Pierce e do Postman Always Rings Twice. Tambem gostei muito do What Ever Happened to Baby Jane? mas nao sei se e noir ou nao, sinceramente. E um bocado difícil distinguir o que e noir ou nao, pelo menos pra mim.

Ja tou pra ver o Sunset Boulevard ha bastante tempo, mas ainda nao calhou... parece ser mesmo o meu genero.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Film Noir - o Tópico

Post by paupau »

Xi patrão, quanto tempo vamos levar a falar destes filmes todos? :mrgreen:

Este é um género tipicamente americano, embora as sementes acho que começam no realismo poético da França dos anos 30, com filmes como o Quais des Brumes do Marcel Carné ou o Pepe le Moko do Julien Duvivier. Ambos apresentam protagonistas com passados criminosos dos quais tentam fugir, homens duros e solitários que são dos primeiros anti-heróis e cujas mulheres acabam por ser a sua perdição. Além disso, passam-se em ambientes sujos e enevoados, com fotografia com muita sombra e outras caraterísticas do noir.
Esticando um pouco a corda, mesmo o Anjo Azul do Sternberg já tem vários dos elementos do noir. A Lola de Dietrich é uma femme fatale por excelência.
Do que leio, o movimento surge da reação negativa às velhas temáticas de um novo público embrulhado em plena WWII. As pessoas estavam desencantadas com o mundo e surgiram realizadores a criar filmes com um novo grau de crueza que não existia até aí.
Pode ser uma evolução do género gangster, que era um tipo de violência que as pessoas já conheciam (nem que fosse dos filmes) para uma nova escala de atrocidades.

Dessa lista já exaustiva - boa parte dos principais já estarão incluídos - os meus realizadores favoritos para Noir são O Kurosawa, o Lang, o Jacques Becker, Jules Dassin, Otto Preminger, Samuel Fuller e Billy Wilder. Há alguns famosos que conheço pouco como o Siodmak.
O Hitchcock não considero como realizador de noir, não sei bem porquê, não o consigo associar ao género.

Edit: já há um tópico com 10 (!) anos. Vendo que basicamente ninguém continua por cá, acho que devemos continuar este.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

paupau wrote:Xi patrão, quanto tempo vamos levar a falar destes filmes todos? :mrgreen:
Uma eternidade, espero. :-)))
Este é um género tipicamente americano, embora as sementes acho que começam no realismo poético da França dos anos 30, com filmes como o Quais des Brumes do Marcel Carné ou o Pepe le Moko do Julien Duvivier. Ambos apresentam protagonistas com passados criminosos dos quais tentam fugir, homens duros e solitários que são dos primeiros anti-heróis e cujas mulheres acabam por ser a sua perdição. Além disso, passam-se em ambientes sujos e enevoados, com fotografia com muita sombra e outras caraterísticas do noir.
Esticando um pouco a corda, mesmo o Anjo Azul do Sternberg já tem vários dos elementos do noir. A Lola de Dietrich é uma femme fatale por excelência.
Do que leio, o movimento surge da reação negativa às velhas temáticas de um novo público embrulhado em plena WWII. As pessoas estavam desencantadas com o mundo e surgiram realizadores a criar filmes com um novo grau de crueza que não existia até aí.
Pode ser uma evolução do género gangster, que era um tipo de violência que as pessoas já conheciam (nem que fosse dos filmes) para uma nova escala de atrocidades.

Dessa lista já exaustiva - boa parte dos principais já estarão incluídos - os meus realizadores favoritos para Noir são O Kurosawa, o Lang, o Jacques Becker, Jules Dassin, Otto Preminger, Samuel Fuller e Billy Wilder. Há alguns famosos que conheço pouco como o Siodmak.
O Hitchcock não considero como realizador de noir, não sei bem porquê, não o consigo associar ao género.

Edit: já há um tópico com 10 (!) anos. Vendo que basicamente ninguém continua por cá, acho que devemos continuar este.
Óptimo resumo da história e das características do Noir, Paupau. yes-)

Acrescento algumas informações complementares:

No que respeita a influências que deram origem a este estilo, a nível visual é de considerar a importância do Expressionismo Alemão, e mais das técnicas de iluminação low-key e de planos invulgares de filmagem que migraram para Hollywood com uma série de autores de renome, quando a ameaça do nazismo começou a tornar-se intolerável (exs: Wilder, Lang, Siodmak). A juntar a estas intenções deliberadas destes realizadores e directores de fotografia, houve também a questão da falta de meios de alguns estúdios americanos (o noir foi uma moda "transversal" em termos de poder económico das produtoras - todas elas investiram no género) a ditar que não se gastasse tanta luz nem tantos decors nas filmagens.

Em termos literários, houve uma mudança de paradigma que acompanhou depois a mudança de expectativas do público no decorrer da WWII. Na década anterior, anos 30, a literatura policial hard-boiled norte americana (Hammett, Chandler, Woolrich e Cain) ganhou terreno à literatura dita clássica (dominada por nomes como Conan Doyle e Agatha Christie). Nestes contos e romances pulp, e contrariando a literatura clássica, a ideia prevalecente era a de um mundo perverso, decadente, corrupto, e irrecuperável na sua essencia - os polícias/detectives não lutavam para repor a "ordem natural das coisas", corrigindo os elementos que destoavam num conjunto essencialmente "bom", mas lutavam antes para sobreviver no fundo da "escuridão", utilizando os mesmos meios e o "mesmo código de honra" dos criminosos que combatiam. A dúvida, os dilemas morais e o desespero estão, nesta vertente da literatura, muito mais presentes do que na clássica, ao passo que são também injectados no intelecto dos novos protagonistas formas para os contratriar. A linha entre o preto e o branco, o bem e o mal, dilui-se por completo nestes contextos, e passa a haver um enorme espaço cinzento nos quais vagueiam as personagens. Ora, alguns dos nomes grandes de tal vertente literária (exemplos mencionados acima) fizeram parte da nova vaga de argumentistas dos "melodrama de crime" que começaram a aparecer nos anos 40, bem como viram algumas das suas obras e personagens mais importantes adaptadas por estudios e realizadores de renome.

Em termos de géneros que gravitam em torno do noir (e que o compõem), identifico três principais: o filme de gangsters, o filme de tribunal e o filme de heist/assalto, se bem que também não é por aqui que podemos delimitar o género, nem por aproximação. Pegando um pouco naquilo que o No Angel disse acerca do Sunset Blvd., e olhando para os outros três filmes do Wilder que coloquei na lista, é impossível estabelecer uma relação entre eles (excepto o nome na cadeira de "director") - não têm nada a ver em termos de tema, narrativa, estilo de filmagem, personagens, tom/ambiente... mas o facto é que foram todos associados ao noir por algum motivo. Diria que, desses, o Double Indemnity é o noir mais óbvio e puro (aquele que reune dentro de si o maior número de elementos característicos do género), e que o The Lost Weekend não é de todo um noir, mesmo considerando a forma como o Wilder o captou e os tons que imprimiu à ebriedade. Dos outros dois, o Sunset Blvd. é o que mais se aproxima do core do noir (começa com uma voz-off que vem do além :mrgreen: ) e que o The Big Carnival pertence a outro sub-género muitas vezes utilizado no noir, o da denúncia da "Imprensa Falsa" - o (des)equilíbrio entre o poder e a podridão na Comunicação Social - a falta de valores que regem a formulação do termo "notícia". Tendo em conta que o crime é mesmo o prato principal do noir (creio mesmo que é o único elemento transversal a todo o género), a associação entre "crime" e "notícia" é a fórmula mais frequente neste tipo de filmes.

---EDIT

Em relação ao Hitch, totalmente de acordo. Os filmes dele só pretencem a um género - o género Hitchcock. Mesmo acima do Welles, o cunho autoral do Hitch é demasiado único para poder ser "apropriado" e separado por géneros. Dito isto, penso que todos os filmes que mencionei na lista contêm uma infinidade de elemento "naturais" ao noir, a começar no gótico Rebecca e a terminar no móbil que dá origem à viagem/fuga em Psycho.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Film Noir - o Tópico

Post by paupau »

Também acho que a influência do Expressionismo Alemão (outro género que chega a ser debatido se realmente existe) é inegável. Apesar de ser transversal a várias artes e até ter a sua principal expressão na literatura, hoje em dia são os filmes da época que são o exemplo mais conhecido. Lembro-me de um sketch dos Gato (os verdadeiros, não a palhaçada blackface deste Natal (Vergonha!) a porta do S. Jorge em que um fazia spoiler da corrente cinematográfica de um filme e era mesmo o expressionismo alemão. Totalmente desconhecido não será.
Os mais famosos tentam representar visualmente pelos cenários, arquitetura e luz/sombra as mentes torturadas dos seus protagonistas, como no Caligari, M, Golem, Aurora, etc, etc.
Acabam por ser o reflexo de uma época fascinante mas decadente que foi a República Weimar. Esses realizadores que referes acabaram por se apropriar dessas técnicas aprendidas na UFA e foram para Hollywood com histórias novas.

Também a escassez de meios teve a sua influência. Em exemplos tangentes, depois do flop financeiro do Kane e dos Ambersons, a RKO criou a unidade de terror do Val Lewton para fazer filmes baratinhos que fizessem dinheiro urgentemente. A magnífica escadaria dos Ambersons aparece reutilizada, elevando uma película série B. Já para não falar dos cenários do Kong queimados para o Tudo o Vento Levou.

O Hitch sou da opinião que a ter filmes noir, só se forem da fase britânica. Este género pela temática, sempre foi marginal e sem grande sucesso crítico e financeiro. Da lista inicial, muitos terão sido flops. Já o Hitch chega aos states com estatuto de estrela, a fazer blockbusters com as principais estrelas. Noir é feito com um Joseph Cotten ou um Richard Widmark, não um Jimmy ou um Cary

Nota mental: a ver se falo destes filmes do Val Lewton que são magníficos, verdadeiros marcos do terror e filmes ultra série b, mas imensamente influentes e hoje em dia um pouco esquecidos. Esqueçam é gore, é tudo por sugestão. Pensem num Silent Hill em vez de um Resident Evil.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Film Noir - o Tópico

Post by paupau »

Dos que me lembro de momento, os seguintes filmes já foram falados noutros tópicos e quem tiver curiosidade, já pode ir explorando por aí e fazer uns updates:
Sweet Smell of Success
I Confess
Billy Wilder
- 1944 - Double Indeminty - Pagos a Dobrar
- 1945 - The Lost Weekend - Farrapo Humano
- 1950 - Sunset Boulevard - O Crepúsculo dos Deuses
- 1951 - Ace in the Hole - O Grande Carnaval
- 1955 - The Night of the Hunter - A Sombra do Caçador
M - Matou
- 1954 - Les Diaboliques
Le Trou - O Buraco
The Maltese Falcon - A Relíquia Macabra
1950 - The Asphalt Jungle
- 1950 - Night and the City
- 1955 - Du Rififi Chez les Hommes
In a Lonely Place
- 1958 - Touch of Evil - A Sede do Mal
- 1944 - Laura
- 1949 - White Heat
- 1955 - Kiss Me Deadly
- 1946 - The Killers
- 1963 - Shock Corridor
- 1964 - The Naked Kiss
- 1946 - The Postman Always Rings Twice - O Destino Bate à Porta

Neste tópico pode-se falar de outros. Não fica tão disperso como o último filme que viram com uma lista mais pequena. O que acham?
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Film Noir - o Tópico

Post by THX »

No Angel wrote:Ja tou pra ver o Sunset Boulevard ha bastante tempo, mas ainda nao calhou... parece ser mesmo o meu genero.
Podes crer que É mesmo o teu gênero.
Sei que admiras as "divas" do cinema e que nutres um sentimento especial pelas actrizes de certos filmes, por essa razão sei que vais gostar imenso de "Sunset Boulevard".
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

THX wrote:
No Angel wrote:Ja tou pra ver o Sunset Boulevard ha bastante tempo, mas ainda nao calhou... parece ser mesmo o meu genero.
Podes crer que É mesmo o teu gênero.
Sei que admiras as "divas" do cinema e que nutres um sentimento especial pelas actrizes de certos filmes, por essa razão sei que vais gostar imenso de "Sunset Boulevard".
Ou não... :-)))

Muito a sério - há ali uma componente de auto-paródia, exposição e devassidão de tal forma degradante (explorada com avidez e oportunismo(?) pelo Wilder), e que não sei até que ponto terá sido uma escolha totalmente consciente por parte dos protagonistas. Estou a pensar na Gloria Swanson e no Erich Stroheim, face àquilo que foram as suas vidas passadas e o seu percurso em Hollywood.

Em todo o caso, é um filme obrigatório. Aliás, na lista que coloquei acima, ainda há uma série alargada de títulos que vão para além de um "bom posicionamento" numa lista dos melhores noir. São clássicos imortais do Cinema e obras estimulantes sob qualquer ponto de vista (gostando-se ou não deles), pelo que merecem -pelo menos- a atenção de uma visualização. O Crepúsculo dos Deuses é um desses casos. Dos quatro do Wilder, a escolher um filme, seria esse. Mas a escolher um filme noir, seria o Pagos a Dobrar.

---

Para o Lorde X, e lembrando-me de uma ideia de recomendação que ficou no ar quando primeiro falei nesta minha iniciativa, recomendo para já um título em particular: o Boomerang! - Crime Sem Castigo, de Elia Kazan.

Image

Tal como sucede no The Wrong Man - O Falso Culpado, de Hitchcock, estamos perante uma situação de falsa culpa (desta feita a propósito de um homicídio) em que todos os factores parecem conjugar-se de forma sólida para incriminar o suspeito. Mas o Procurador Geral encarregado da acusação (Dana Andrews) parece ter dúvidas. Enquanto que o filme de Hitchcock gira em tonro dos sentimentos íntimos de medo e revolta do homem que é falsamente acusado (Henry Fonda), este Boomerang! aborda uma série de outros ângulos mais abrangentes, como o trabalho de investigação da polícia e a forma como "arrancam uma confissão", a pressão da opinião pública para que se condene alguém, a forma como a imprensa reage a cada novo avanço no caso, e a corrupção política que de repente começa a revelar-se, quando o desfecho do caso se torna demasiado importante para acalmar a comunidade em que o crime sucedeu. No meio de tudo, mesmo no centro dos holofotes, está um homem de enorme popularidade, que tem todas as condições para poder obter uma condenação (à morte) facilmente, garantindo com isso um bom avanço para o cargo de Governador, mas que decide investigar, contra tudo e contra todos, as pequenas incoerências que não batem certo no meio de uma avalanche esmagadora de provas. Só tenho a dizer bem deste filme. Não será propriamente um film noir o mais puro sentido da expressão (está mais perto do court-room drama), mas aborda algumas das temáticas "naturais" ao género.

---

Bom tópico, este. yes-) Depois lembrem-me para cumprimentar o autor. :-)))
Last edited by Samwise on December 2nd, 2014, 11:24 pm, edited 2 times in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

paupau wrote: Este género pela temática, sempre foi marginal e sem grande sucesso crítico e financeiro. Da lista inicial, muitos terão sido flops.
Não é assim. Sem dúvida que o grosso da produção noir é composto por filmes de baixo orçamento *, e que muitos terão tido um sucesso modesto nas bilheteiras (ou nenhum sucesso de todo), mas os grandes estúdios, os grandes realizadores e as grandes estrelas participaram com igual entusiasmo e empenho nesta "onda". Não há uma separação a fazer neste domínio. A lista que coloquei é maioritariamente composta pela "classe alta" do noir - alguns com direito a oscares e tudo. Os que faltam são as (centenas de) pequenas produções que entretanto se perderam nas malhas do tempo.

* uma estatística que de resto penso que se estende a todo o tipo de géneros e produções.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Film Noir - o Tópico

Post by paupau »

Não é nada a ideia que tenho. Se retirarmos o Hitch, qual o realizador da lista que seria realmente popular durante as décadas de 40 e 50 ( ou antes, que alguns já estavam na fase final da carreira)? O Vidor e o Walsh? O Robert Wise? Convém não esquecer que a noção de autor ainda não existia nesta altura. As pessoas iam ver as estrelas e o Hitch foi um dos primeiros a levar as pessoas ao cinema pela sua assinatura.
Alguns como o Nicholas Ray e o Samuel Fuller eram basicamente uns renegados a trabalhar em estúdios de segunda categoria que as majors nem se aproximavam deles. O Kazan sabe-se o que aconteceu passados poucos anos.
A nível de estrelas também não me ocorrem grandes exemplos. O James Mason já era uma grande estrela quando participou no caught e no bigger than life?
Para tirar as teimas só andando a ver a filmografia dos atores e não há pachorra para isso.
Se puderes dar alguns exemplos dos noir que foram sucesso agradeço, o saber não ocupa lugar.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

A noção de autor não existia e o público seguia as estrelas, mas não é só por aí que podemos observar a realidade do mercado americano. O que se passava nessa altura (início dos anos 40), era que os cinco grande estúdios de Hollywood (não sei agora de cabeça quais são, depois pesquiso isso) controlavam não só a produção mas também a distribuição dos filmes, ou seja, as salas de exibição.

Li algures que 95% dos cinemas estariam nas mãos dessas 5 grandes produtoras. Ainda não fui investigar, mas aposto que da lista de filmes que coloquei, acima de 80% dos americanos foi produzida e distribuída por um desses 5 grandes estúdios. O sucesso junto do público dependia por isso, na maior parte dos casos, da forma como era feita a distribuição e promoção/divulgação das obras. Talvez alguns destes filmes (da lista), mesmo assim, passassem depois do intervalo - a chamada "série B"- , como prato secundário para outras obras "mais vistosas", mas creio que a maioria é mesmo série A.

Outro aspecto: é certo que alguns nomes importantes não eram tão importantes assim no início dos anos 40, mas ao longo dessa época "cresceram" e tornaram-se imensamente populares. O Bogart, por exemplo, é o caso mais flagrante. E ele entra em alguns dos melhores e mais populares filmes noir ao longo das duas décadas seguintes - e já que falo no Bogart, falo no John Huston, que atrás da cadeira de realizador seguiu um caminho semelhante. O The Maltese Falcon foi uma produção com meios avantajados ao seu dispor (produzido pela Warner Brothers, um dos cinco grandes), e colocou pelo menos estes dois nomes no mapa. O Bogart a partir daí saltou para a primeira linha do estrelato.

Logo mais para a noite completo esta informação melhor, e vou ver alguns filmes que tenham sido ao mesmo tempo sucessos e grandes investimentos por parte dos estúdios.

--- EDIT

Na wiki:
Between late 1928, when RCA's David Sarnoff engineered the creation of the RKO (Radio-Keith-Orpheum) studio, and the end of 1949, when Paramount divested its theater chain—roughly the period considered Hollywood's Golden Age—there were eight Hollywood studios commonly regarded as the "majors".[56] Of these eight, the so-called Big Five were integrated conglomerates, combining ownership of a production studio, distribution division, and substantial theater chain, and contracting with performers and filmmaking personnel: Loew's/MGM, Paramount, Fox (which became 20th Century-Fox after a 1935 merger), Warner Bros., and RKO. The remaining majors were sometimes referred to as the "Little Three" or “major minor” studios.[24] Two - Universal and Columbia (founded in 1924)—were organized similarly to the Big Five, except for the fact that they never owned more than small theater circuits (a consistently reliable source of profits). The third of the lesser majors, United Artists (founded in 1919), owned a few theaters and had access to production facilities owned by its principals, but it functioned primarily as a backer-distributor, loaning money to independent producers and releasing their films. During the 1930s, the eight majors averaged a total of 358 feature film releases a year; in the 1940s, the four largest companies shifted more of their resources toward high-budget productions and away from B movies, bringing the yearly average down to 288 for the decade.[56]

Among the significant characteristics of the Golden Age was the stability of the Hollywood majors, their hierarchy, and their near-complete domination of the box office. At the midpoint of the Golden Age, 1939, the Big Five had market shares ranging from 22% (MGM) to 9% (RKO); each of the Little Three had around a 7% share. In sum, the eight majors controlled 95% of the market and all the smaller companies combined had a total of 5%. Ten years later, the picture was largely the same: the Big Five had market shares ranging from 22% (MGM) to 9% (RKO); the Little Three had shares ranging from 8% (Columbia) to 4% (United Artists). In sum, the eight majors controlled 96% of the market and all the smaller companies combined had a total of 4%.[57]
Agora é uma questão de associar os filmes da lista a estas "majors".
Last edited by Samwise on December 27th, 2014, 1:21 pm, edited 2 times in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
elfaria
Fanático
Fanático
Posts: 944
Joined: January 8th, 2011, 11:50 pm

Re: Film Noir - o Tópico

Post by elfaria »

E o Chinatown do Polanski, o Harper do Jack Smight ou o Night Moves do Arthur Penn não tem lugar aqui? ou serão demasiado contemporâneos? :?:
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Film Noir - o Tópico

Post by THX »

E o "The Good German" do Soderbergh...??

Image
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

Meus senhores, nenhum tópico sobre filmes noir que se pretenda mentalmente são e fisicamente tonificado ( :mrgreen: ) poderia alguma vez recusar um título como o Chinatown, ideia que estendo sem reservas aos outros filme mencionados - e a lista poderia ser muitíssimo mais extensa por conta de outras grandes propostas mais contemporâneas.

Apenas queria fazer uma ressalva, que tem a ver com uma iniciativa minha, e que foi a de conhecer um pouco mais a fundo a golden-age do noir, conforme mencionado no primeiro post. Por outras palavras, estejam à vontade para falar de todos os títulos que vos apetecer por aqui (desde que tenham algo a ver com o tema). Eu é que me vou restringir à época 40-50, e maioritariamente aos exemplos que indico na lista - assim como assim, ainda me falta ver uns 30 ou 40...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: Film Noir - o Tópico

Post by No Angel »

elfaria wrote:E o Chinatown do Polanski, o Harper do Jack Smight ou o Night Moves do Arthur Penn não tem lugar aqui? ou serão demasiado contemporâneos? :?:
Esses serao neo-noirs, pelo menos o Chinatown, nao vi o segundo... claro que os generos estao ligados, mas nao fazem parte do noir classico, por assim dizer.
Post Reply