Film Noir - o Tópico
Moderators: mansildv, waltsouza
Re: Film Noir - o Tópico
Ja nao me lembro nada desse Black Dahlia, foi das piores experiencias que tive em sala, fiquei muito desiludido com o de Palma nesse filme, ao ponto de ter visto poucos dos mais recentes.
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
-
- Novato
- Posts: 2
- Joined: January 21st, 2019, 5:17 pm
Re: Film Noir - o Tópico
Uma Questão de Fé, assisti no site https://www.cruzclothing.com.br/filmes- ... angelicos/
Re: Film Noir - o Tópico
Ganhou novo fólego, o tópico - e a temática noir em geral aqui pelo fórum!
Deixa-me logo com vontade de ver umas quantas pérolas aí descritas mais para trás (e de ir pegar na lista inicial para ver os que me faltam...). Falta é tempo...
Deixa-me logo com vontade de ver umas quantas pérolas aí descritas mais para trás (e de ir pegar na lista inicial para ver os que me faltam...). Falta é tempo...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Film Noir - o Tópico
A trajetória do tópico encaixa na fala mais famosa de um dos grandes noirs, In a Lonely Place:
I was born when she kissed me. I died when she left me. I lived a few weeks while she loved me.
Sempre bom quando este tópico é reavivado. Também não tenho visto noir ultimamente...tenho que corrigir isso.
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
I was born when she kissed me. I died when she left me. I lived a few weeks while she loved me.
Sempre bom quando este tópico é reavivado. Também não tenho visto noir ultimamente...tenho que corrigir isso.
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Re: Film Noir - o Tópico
Aqui deixo alguns neo-noir dos anos 90. Uns que vi, outros que não; alguns muito bons, outros menos:
- The Hot Spot - Ardente Sedução (1990), de Dennis Hopper
https://www.imdb.com/title/tt0099797/?ref_=nv_sr_srsg_0
- China Moon - Lua Cheia (1994), de John Bailey
https://www.imdb.com/title/tt0109417/?ref_=nv_sr_srsg_0
Filmado em 1991, engavetado até ver a luz do dia em termos comerciais em 1994. Vale pela entrega de Ed Harris, numa interpretação tocante. Dá-me vontade de defini-lo como um
- The Grifters - Anatomia do Golpe (1990), de Stephen Frears
https://www.imdb.com/title/tt0099703/?ref_=nv_sr_srsg_0
- Malice - Má Fé (1993), de Harold Becker
https://www.imdb.com/title/tt0107497/?ref_=nv_sr_srsg_2
Escrito por Aaron Sorkin e Scott Frank, tem mil e uma voltas lá metidas. Não é um filme completamente conseguido mas tem os seus pontos de interesse. O discurso do "Complexo de Deus", proferido pela personagem de Alec Baldwin, tornou-se icónico. Nicole Kidman magnífica, num dos seus primeiros papéis com alguma relevância em solo americano, a devorar cenário - e belíssima, sexy, enquanto o faz!
- Liebestraum (1991), de Mike Figgis
https://www.imdb.com/title/tt0102299/?ref_=nv_sr_srsg_0
Do realizador de Leaving Las Vegas - Morrer em Las Vegas, tentativa falhada de abordar o género. Não há muito a acrescentar, aqui apenas se imprime muito estilo em parco conteúdo. Tão pretensioso que quase chega a dar sono...
- Bound - Sem Limites (1996), de Lana e Lilly Wachowski
https://www.imdb.com/title/tt0115736/?ref_=nv_sr_srsg_4
Um dos meus títulos preferidos de toda a década de 90, espectacular jogo do "gato e do rato" quase todo passado num único cenário - o apartamento de um elemento da Máfia. Maravilhosa direcção fotográfica e uma das mais sofisticadas realizações da dupla Wachowski.
- Mulholland Falls - Brigada de Elite (1996), de Lee Tamahori
https://www.imdb.com/title/tt0117107/?ref_=nv_sr_srsg_0
- Goodbye Lover - A Sedutora (1998), de Roland Joffé
https://www.imdb.com/title/tt0119219/?ref_=nv_sr_srsg_0
Nunca vi todo, apenas algumas partes. Do que deu para perceber, Patricia Arquette terá dado tudo por tudo, cumprindo bem a função de femme fatale.
- Wild Things - Ligações Selvagens (1998), de John McNaughton
https://www.imdb.com/title/tt0120890/?ref_=nv_sr_srsg_0
Tem twists para dar e vender e aquela fotografia febril, suada, ajuda à construção da atmosfera. O elenco é óptimo, se bem que o filme apenas se fica pelo aceitável. Neve Campbell dá conta do recado e Denise Richards poucas vezes esteve tão bem (if you know what i mean...) .
- Dark City - Cidade Misteriosa (1998), de Alex Proyas
https://www.imdb.com/title/tt0118929/?ref_=nv_sr_srsg_0
Fabuloso neo-noir com componentes de ficção-científica. Em suma, um prodígio visual e de narrativa. Conclusão irónica: Jennifer Connelly está como peixinho na água neste género (a actriz entra também em The Hot Spot e Mulholland Falls).
- The Hot Spot - Ardente Sedução (1990), de Dennis Hopper
https://www.imdb.com/title/tt0099797/?ref_=nv_sr_srsg_0
- China Moon - Lua Cheia (1994), de John Bailey
https://www.imdb.com/title/tt0109417/?ref_=nv_sr_srsg_0
Filmado em 1991, engavetado até ver a luz do dia em termos comerciais em 1994. Vale pela entrega de Ed Harris, numa interpretação tocante. Dá-me vontade de defini-lo como um
- The Grifters - Anatomia do Golpe (1990), de Stephen Frears
https://www.imdb.com/title/tt0099703/?ref_=nv_sr_srsg_0
- Malice - Má Fé (1993), de Harold Becker
https://www.imdb.com/title/tt0107497/?ref_=nv_sr_srsg_2
Escrito por Aaron Sorkin e Scott Frank, tem mil e uma voltas lá metidas. Não é um filme completamente conseguido mas tem os seus pontos de interesse. O discurso do "Complexo de Deus", proferido pela personagem de Alec Baldwin, tornou-se icónico. Nicole Kidman magnífica, num dos seus primeiros papéis com alguma relevância em solo americano, a devorar cenário - e belíssima, sexy, enquanto o faz!
- Liebestraum (1991), de Mike Figgis
https://www.imdb.com/title/tt0102299/?ref_=nv_sr_srsg_0
Do realizador de Leaving Las Vegas - Morrer em Las Vegas, tentativa falhada de abordar o género. Não há muito a acrescentar, aqui apenas se imprime muito estilo em parco conteúdo. Tão pretensioso que quase chega a dar sono...
- Bound - Sem Limites (1996), de Lana e Lilly Wachowski
https://www.imdb.com/title/tt0115736/?ref_=nv_sr_srsg_4
Um dos meus títulos preferidos de toda a década de 90, espectacular jogo do "gato e do rato" quase todo passado num único cenário - o apartamento de um elemento da Máfia. Maravilhosa direcção fotográfica e uma das mais sofisticadas realizações da dupla Wachowski.
- Mulholland Falls - Brigada de Elite (1996), de Lee Tamahori
https://www.imdb.com/title/tt0117107/?ref_=nv_sr_srsg_0
- Goodbye Lover - A Sedutora (1998), de Roland Joffé
https://www.imdb.com/title/tt0119219/?ref_=nv_sr_srsg_0
Nunca vi todo, apenas algumas partes. Do que deu para perceber, Patricia Arquette terá dado tudo por tudo, cumprindo bem a função de femme fatale.
- Wild Things - Ligações Selvagens (1998), de John McNaughton
https://www.imdb.com/title/tt0120890/?ref_=nv_sr_srsg_0
Tem twists para dar e vender e aquela fotografia febril, suada, ajuda à construção da atmosfera. O elenco é óptimo, se bem que o filme apenas se fica pelo aceitável. Neve Campbell dá conta do recado e Denise Richards poucas vezes esteve tão bem (if you know what i mean...) .
- Dark City - Cidade Misteriosa (1998), de Alex Proyas
https://www.imdb.com/title/tt0118929/?ref_=nv_sr_srsg_0
Fabuloso neo-noir com componentes de ficção-científica. Em suma, um prodígio visual e de narrativa. Conclusão irónica: Jennifer Connelly está como peixinho na água neste género (a actriz entra também em The Hot Spot e Mulholland Falls).
Re: Film Noir - o Tópico
O melodrama noir The Reckless Moment - Momento de Perdição (1949), de Max Ophüls...
... e o seu excelente remake, o indie The Deep End - Até ao Fim (2001), de Scott McGehee e David Siegel.
Re: Film Noir - o Tópico
Decidi escolher este para agora por causa dos teus posts.
Entretanto já vi o Odds Against Tomorrow. Não o colocaria na minha "lista de melhores", mas é muito bom. Tem particularidades com que não estava a contar: a construção do background das personagens e das suas motivações está acima da média, os planos sugestivos e as metáforas visuais abundam (neste capítulo, penso que é raro o noir que se coloca conscientemente em tão elevado patamar), e a fotografia e a banda sonora "jazzy" estão excelentes. É um pequeno "Heist Movie" (pequeno, porque a vertente "procedimental" do assalto não é o mais importante na narrativa) com um subtexto que aborda o racismo - e que termina com uma mensagem contundente. O Robert Ryan, a compor a sua habitual personagem torturada, amargurada e durona, está um portento .
É um filme que não vai desiludir ninguém que goste do género - eu já me sentia "em casa" após 1 minuto de fita...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Film Noir - o Tópico
O Odds Against Tomorrow é um dos melhores "noirs" tardios. Tem uma realização magnífica do Robert Wise, um grande realizador injustamente subvalorizado.