Filmes de Espionagem

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Filmes de Espionagem

Post by drakes »

O último filme de espionagem que me levou ao cinema foi Atomic Blonde, tem seus defeitos mas é um bom filme.
Neste ano saíram séries ótimas dentro do gênero, algumas alicerceadas em fatos reais outras só ficção, mas pela qualidade merecem ser citadas:
The Looming Tower (2018) - inspirada em livro homônimo, a série narra os problemas entre as duas principais agências que levaram ao 11 de setembro.
Duas já totalmente ficcionais:
Killing Eve (2018– )
Counterpart (2017– )
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filmes de Espionagem

Post by Samwise »

Samwise wrote: November 18th, 2014, 7:50 pm The MacKintosh Man: http://www.imdb.com/title/tt0070351/?ref_=nv_sr_1
Recordações da adolescência...

Este foi um filme que vi por diversas vezes na televisão quando era jovem - e lembro-me sempre com algum agrado do filme, ou das memórias que tenho dele. Ontem, assomado pela nostalgia, decidi tornar a vê-lo. Se por um lado a aura de encanto das recordações e imagens permaneceu intacta, esta nova experiência não resultou tão compensatória quanto essas "primeiras vezes" ( :lol: ).

É um filme de espionagem relativamente simples e ingénuo (tão ingénuo no seu argumento, que o próprio argumentista, o Walter Hill em início de carreira, recusou ver o resultado final e considerou que não daria um bom filme), que muito surpreendentemente reuniu uma série de grandes nomes à sua volta (John Huston na realização, Paul Newman e James Mason no elenco, e Maurice Jarre na banda sonora), e que proporciona, na melhor das hipóteses, um entretenimento cinéfilo leve - que se acompanha com um misto de curiosidade e descrença. E é nesta mistura muito ingénua que arranca algumas sequências "interessantes", como as das perseguições: um rottweiller no encalço de um fugitivo através de uma charneca (sequência que pode ter inspirado outra mais recente, no No Country For Old Men), e a de um Mercedes a tentar chegar-se perto de uma Bedford de caixa aberta ( :-))) )numa estrada daquelas estreita, no norte da Irlanda, com lama, muros de pedra e precipícios por todos os lados (cena que poderia constar em qualquer fita do Bond de Roger Moore).

A partir de meio o filme abre o jogo e revela o mistério principal, e desde aí desaparece quase toda uma aura de estranheza e indefinição que eu julgo que beneficiava a história - desde aí passa a um simples jogo de gato e rato, para ver quem apanha quem (e se se apanha "quem"...). Para não variar, o final é da mais incongruente ingenuidade possível - mas também por isso tem a sua piada.

Um comentário final para a personagem do Newman, que apesar de parcamente caracterizado, e sem margem narrativa para poder quase fazer-se notar, é um agente que poderia, noutros contextos, dar um "bigger than life character". À excepção do cão, ele tenta sempre não matar ninguém (e não mata de facto), apesar de estar nessa posição de decisão por diversas vezes, com a faca e o queijo na mão, por assim dizer. A chefia dele tem uma confiança absoluta nas suas capacidades, e refere-se sempre a ele como "o melhor". Na sequência final, honra um compromisso difícil de assumir, mais uma vez numa situação em que está por cima do seu adversário. E em todas as sequências de confronto, consegue sempre safar-se com um mínimo de estragos possível. É um mini-James Bond discreto, um "common joe" que faz questão de não se pavonear e que desaparece no meio da multidão com alguma facilidade. Interessante.

6/10

Lets look at a "traila"...

(um trailer daqueles bastante enganador... digamos que o comentário em voz-off produz várias afirmações que não se verificam depois no filme... eh-) :-))) )

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Filmes de Espionagem

Post by technicolor »

Samwise wrote: January 25th, 2019, 12:49 pm
Samwise wrote: November 18th, 2014, 7:50 pm The MacKintosh Man: http://www.imdb.com/title/tt0070351/?ref_=nv_sr_1
Recordações da adolescência...

Este foi um filme que vi por diversas vezes na televisão quando era jovem - e lembro-me sempre com algum agrado do filme, ou das memórias que tenho dele. Ontem, assomado pela nostalgia, decidi tornar a vê-lo. Se por um lado a aura de encanto das recordações e imagens permaneceu intacta, esta nova experiência não resultou tão compensatória quanto essas "primeiras vezes" ( :lol: ).
Por acaso também simpatizo bastante com esta obra menos destacada de mestre John Huston, e não o vejo bem como filme de espionagem mas mais com um ...thriller (?) e sim Newman não convence muito como agente secreto britânico (Rearden nem se aproxima de Harry Palmer ,menos de Bond e então de George Smiley nem sombra) mas... o filme tem o seu charme. O romance de Desmond Bagley é mais ... truculento, não sei se Walter Hill será responsável mas a Huston não me atrevo a apontar nada. Era um homem que amava o cinema (quer à frente quer atrás da camera)... Está na minha prateleira na secção "museu do cinema". Fiquei com vontade de o rever :wink:
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Filmes de Espionagem

Post by mansildv »

The Double Man, mais uma entrada para este tópico!

Os serviços secretos russos tentam substituir um agente da CIA por um duplo!
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Filmes de Espionagem

Post by nimzabo »

The Spy Gone North (Gongjak)
https://www.imdb.com/title/tt8290698/?ref_=ttls_li_tt
https://www.rottentomatoes.com/m/the_spy_gone_north
Não sou grande fã de filmes de espionagem mas pareceu-me um bom filme.
Penso que ajudaria se estivesse mais familiarizado com a política e história recente da Coreia, em especial do sul.
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 409
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Filmes de Espionagem

Post by Luis.Manuel »

Gaspar Garção wrote: January 15th, 2015, 1:16 am
Há dias revi os três filmes da série do Harry Palmer, e os dois primeiros, principalmente, são muito bons.
O Harry Palmer regressou a meio dos anos 90 em mais dois filmes (para TV):

"Bullet to Beijing" e "Midnight at S. Petersburg" sempre com o My Cocaine :wink:

Mais alguns que vi e gostei qb.

Bridge of Spies (2015)
The Whistle Blower (1986)
Defense of the Realm (1985)
The Jigsaw Man (1983)
The Killer Elite (1975)
The Osterman Weekend (1983)
The Eagle as Landed (1976)
Zero Dark Thirty (2012)
The Kremlin Letter (1970)
Munich (2005)
The Little Drummer Girl (1984)
The Quiller Memorandum (1966)
Post Reply