rui sousa wrote: ↑September 27th, 2014, 6:29 pm
Se este fosse um produto de rotina da indústria americana, não estariam em questão problemas tão próprios e recorrentes que povoam a nossa opinião pública, e esta crítica teria seguido um fio condutor mais regular. Mas minhas senhoras e meus senhores, teve de ser. Porque entre tanta historinha dos states para fazer chorar as pedras da calçada, a de Os Gatos Não Têm Vertigens consegue ser melhor do que a maioria delas, vencendo na humildade e sentido crítico do seu conjunto. Os propósitos comerciais são idênticos aos dos filmes desse outro país. São totalmente concretizáveis em Portugal? Não. Vão “ajudar” a nossa economia, ou destruir o planeta? Não. Mas podem existir e conseguirem ser o melhor possível, tendo em conta os seus recursos? Com certeza.
Permite-me salientar esta tua excelente frase.
Acabo de ver este filme para completar o visionamento da filmografia do APV (e ainda tenho umas criticas em divida aqui para o site)... e só discordo de ti num ponto, para mim é um 9/10 ou mesmo um 10/10.
Que filme maravilhoso, mesmo que previsível, que final maravilhoso e elegante, uma homenagem aos velhos e aos adolescentes, uma história bonita, muito bem filmada, que não deve nada a muitos filmes de hollywood, e a Maria do Céu Guerra que assombro de papel, bem secundada por quase todos.
Servido por uma banda sonora, melhor que muitas das bandas sonoras habituais... o som da guitarra é lindissimo e Ana Moura
.
Ao ver o filme só pensei, como é que isto passa tão despercebido e foi tão pouco promovido
, e como APV tem razão em criticar o rumo do cinema português e a falta de apoios.
Anda a passar na TVI uma entrevista do APV que será o meu próximo visionamento, e depois possivelmente passarei por cá para complementar a minha escrita.
Mas fica uma nota de um realizador que terminei o visionamento de quase todos os seus filmes, e que sem dúvida é o realizador mais comercial a filmar em Portugal, e que é excelente. Tomara termos muitos a filmar assim para um publico maior.
Apenas uma critica negativa... detesto o cartaz do filme, parece-me algo plástico e amador, o muro parece cenário e não dá ideia das imagens lindissimas de Lisboa que o filme transmite. Além da colocação dos personagens demasiado artificiais.