Pátio das Cantigas (2014) - Leonel Vieira

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Pátio das Cantigas (2014) - Leonel Vieira

Post by siroco »

O realizador Leonel Vieira está a rodar uma nova versão da comédia portuguesa "O pátio das cantigas" (1942), que integrará a "trilogia de clássicos", com adaptações de outros filmes "do período de ouro do cinema português", revelou hoje a produtora.

O novo filme conta no elenco com atores como Miguel Guilherme, César Mourão, Dânia Neto, Sara Matos, Anabela Moreira e Cristóvão Campos.

Fonte da produtora Stopline disse à agência Lusa que Leonel Vieira "iniciou recentemente na Vila Berta [em Lisboa] a rodagem de 'O pátio das Cantigas'", mas remeteu mais pormenores para uma conferência de imprensa, na segunda-feira.

"O pátio das cantigas", de 1942, - no qual se diz a famosa frase "Ó Evaristo, tens cá disto?" - teve realização de Ribeirinho (que também atua) e participação de Vasco Santana, Laura Alves, António Silva e Barroso Lopes, entre outros.

O filme é uma das comédias mais populares do cinema português, feita na "época de ouro", nas décadas de 1930 e 1940, durante a qual estrearam também "A Canção de Lisboa" (1933), "Aldeia da roupa branca" (1938, "O pai tirano" (1941), "O Costa do Castelo" (1943), entre outros.

Fonte da produtora disse que a trilogia será filmada de seguida, mas não revelou se Leonel Vieira assinará todos os filmes.

Leonel Vieira, produtor e realizador, é autor de filmes como "A sombra dos abutres" (1998), "Zona J" (1998), "A Selva" (2002) e "A arte de roubar" (2008).

Diário Digital com Lusa
Image

Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 8082
Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
Location: Portugal

Re: Pátio das Cantigas (2014) - Leonel Vieira

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

Os remakes chegam ao cinema português :lol:
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Pátio das Cantigas (2014) - Leonel Vieira

Post by rui sousa »

Segundo o que sei, este é só um de 3 remakes a chegarem no próximo ano. Os outros dois serão de «O Leão da Estrela» e «A Canção de Lisboa»... e como a maior parte do cinema português, é mais uma produção da RTP, que vai fazer minisséries e versões alargadas com isto...
Helldr
Fanático
Fanático
Posts: 520
Joined: July 24th, 2012, 8:24 am

Re: Pátio das Cantigas (2014) - Leonel Vieira

Post by Helldr »

Isto sinceramente parece-me uma péssima ideia... tomara que eu não ajude a pagar isto com os meus impostos!
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Pátio das Cantigas (2014) - Leonel Vieira

Post by Grande Guru »

A questão é q estes filme são mto temporais, e n me parece que nos dias de hj faço qualquer sentido mexer no original seja deste em concreto seja de outros clássicos....
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1139
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto

Re: Pátio das Cantigas (2014) - Leonel Vieira

Post by Ludovico »

Pois eu cá acho estas deias ótimas :-D .
Sinceramente, sempre detestei os filmes antigos portugueses, eram depurados e trabalhados para a sociedade da época. Compare-se os nossos filmes da época com o de outros países e vê-se a diferença abissal. Salazar não gostava de cinema, por isso autorizou que se fizessem filmes impessoais, certinhos e direitinhos. Que não perturbassem nada nem ninguém.
Por isso, não considero os filmes portugueses como cinema mas sim filmezinhos.
Foram sucessos na época?. Errado, foram fracassos de bilheteira que só se tornaram conhecidos e apreciados quando a televisão chegou e exibi-os.
Fico muito entusiasmado com esta ideia, Leonel Vieira, é para mim, o melhor realizador pós 25 de Abril e por isso nada melhor do que ele para coordenar estes projetos.
Por isso, estou muito agradado com estas noticias, realmente salut-) .
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
Post Reply