Zombie Movies

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Zombie Movies

Post by Lorde X »

Tenho que confessar que os filmes de zombies são os meus maiores guilty pleasures no verdadeiro sentido da palavra.

Por um lado tento, sem sucesso, ver tudo o que há sobre e com zombies. Só que todos os anos fazem-se filmes deste subgênero às carradas e por isso a minha WL tem aumentado exponencialmente.

Por outro lado, raramente confesso a algum conhecido, que saiba que o cinema é um dos meus hobbies, que gosto deste tipo de filmes, dado serem conotados como filmes de terror de fraca qualidade e extremamente violentos.

Mas aqui também se encontram belíssimos cenários pós-apocalípticos, enredos com grande enfoque na FC, dramas pungentes e muita crítica social.

Começo por postar uma música ("In The House In A Heartbeat", também conhecida como "Don Abandons Alice") de uma cena do "28 Weeks Later", o qual tem uma belíssima BSO do John Murphy. Este filme tem várias cenas que ficam na memória, sendo uma excelente sequela do 28 Days Later, que trouxe muitas inovações a este gênero do cinema.

A cena em questão passa-se logo no início do filme. Aterrorizado, o Don abandona a família à mercê de uma morte certa e corre para salvar a vida, enquanto é perseguido por uma horda de zombies. A culpa por essa atitude egoista irá acompanhá-lo ao longo do filme.

Notem que este filme pertence à variante inglesa de filmes sobre zombies, nos quais eles não são mortos vivos, mas antes infectados e são capazes de correr tal qual os vivos. Julgo que o antecessor foi o primeiro a introduzir estas inovações neste gênero.

Pena que não encontrei no youtube, com boa resolução, essa cena completa. Mas esta compilação de capturas de ecrã já dá uma ideia da mesma.



Aqui pode ser ouvida uma interessante versão desta música por um grupo de metal francês chamado Synesthesia:

Last edited by Lorde X on August 4th, 2014, 1:40 am, edited 1 time in total.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Zombie Movies

Post by JoséMiguel »

Filmes de zombies são um tema e não um género, atenção à diferença entre tema (assunto) e género de filme.

O tema fascina-me, mas foi muito maltratado no cinema por ter sido abordado em géneros de merda. Um cinéfilo de 40 anos também tem direito a ver um filme acerca de um apocalipse de zombies, sem ter de gramar com as fórmulas merdosas de Hollywood, destinadas a putos de 8-22 anos de idade, que impõem comédia, acção, gore, efeitos especiais e estupidez em geral.

Peço desculpa por estar a ser bruto, e de sem intenção, correr o risco de insultar metade do fórum, mas trago uma sugestão de um filme norte-americano independente de 2014, que aborda o tema do apocalipse de zombies, de forma matura, para cinéfilos com 30-60 anos de idade.

Chrysalis (2014)



http://www.imdb.com/title/tt2836260/

Site oficial: http://therestaredead.com/press-kit

Epá eu até gosto bastante dos filmes do George Romero, bem como o "The Last Man on Earth" que precedeu a trilogia, apesar de todas as falhas inerentes. Mas depois desses filmes, o tema do apocalipse de zombies foi abordado de forma imatura, destinado a um público-alvo infanto-juvenil. Excepção para os dois filmes ingleses do 28 days/weeks after, que até são bastante jeitosos (eu gostei muito de ambos).

Este Chrysalis é excelente por ser todo ele um filme com maturidade, destaque para o argumento realístico e super-interessante do ponto de vista da antropologia e psicologia, que nos apresenta três excelentes personagens principais, que representam a 1ª geração nascida após o início da infecção bacteriológica (é uma espécie da raiva do cães).

Vi este filme há uns dias e fiquei estupefacto, perante a qualidade a maturidade do argumento. Neste aspecto, o Chrysalis é o melhor filme de apocalipse de zombies que já vi até hoje. No entanto os fan boys dos efeitos audio-visuais de Hollywood não irão gostar do filme, já que o mérito deste trabalho é mesmo a originalidade de não seguir a fórmula de Hollywood.

Um filme feito para uma imensa minoria, da qual eu faço parte.
pedrojamess
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 248
Joined: May 5th, 2013, 1:28 am
Contact:

Re: Zombie Movies

Post by pedrojamess »

Também gosto imenso desta temática, apesar de considerar que são raros os filmes de zombies com qualidade.
Adorei o "Dawn of the Dead" do Zack Snyder e o primeiro "Resident Evil" provavelmente por terem sido os primeiros filmes de zombies que assisti mas é triste ver o tema dos zombies a serem abordados como meros acessórios comerciais no cinema e na TV através de séries aborrecidas como "The Walking Dead" ou de blockbusters estúpidos e ultra-clichés como o horrível "WWZ" que foi para mim o pior filme de zombies de sempre e provavelmente um dos piores filmes que assisti mas que a crítica amou provavelmente por ter um dos atores mais overrateds de Hollywood como protagonista.

À exceção dos "22 Days/Weeks Later" que mais filmes sobre mortos-vivos da década de 2000 me aconselham ver?
Cinema, Música e outras cenas: https://umalienaos20.wordpress.com/
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Zombie Movies

Post by Lorde X »

JoséMiguel wrote: Filmes de zombies são um tema e não um género, atenção à diferença entre tema (assunto) e género de filme.
Boas José Miguel. Para mim os Zombie Movies são um subgênero do terror. Aliás, no início do meu post falo em subgênero. Depois é que por lapso de escrita, comecei a escrever apenas gênero.
JoséMiguel wrote: O tema fascina-me, mas foi muito maltratado no cinema por ter sido abordado em géneros de merda. Um cinéfilo de 40 anos também tem direito a ver um filme acerca de um apocalipse de zombies, sem ter de gramar com as fórmulas merdosas de Hollywood, destinadas a putos de 8-22 anos de idade, que impõem comédia, acção, gore, efeitos especiais e estupidez em geral.
Concordo a 100% contigo. Infelizmente, na maioria das vezes os zombie movies descambam para meros slasher movies. As histórias acabam por servir quase de desculpa para umas formas mais inventivas de matar zombies e de fazer o sangue jorrar.
Julgo que o Tom Savigni tem muita responsabilidade nesta matéria...

E é por esse facto que não consigo apreciar tanto como deveria, o original Dawn of the Dead, que é considerado como o Santo Gral dos Filmes sobre zombies. Considero o Night of the Living Dead superior, apesar de fotografia a preto e branco.

Pessoalmente, aprecio mais um filme sobre zombies que explore a vertente de ficção científica e de aventura, do que propriamente o terror...
JoséMiguel wrote: trago uma sugestão de um filme norte-americano independente de 2014, que aborda o tema do apocalipse de zombies, de forma matura, para cinéfilos com 30-60 anos de idade.

Chrysalis (2014)
Ainda bem que avançaste com esta sugestão. Aliás abri este tópico com a esperança de descobrir mais alguns filmes de zombies que valesse a pena ver. Este Chrysalis provavelmente nunca iria ver pois está mal cotado no IMDB (4.6/10). São tantos os filmes de zombies que se fazem por ano, muito porque a sua produção será pouco dispendiosa... que tento estabelecer critérios para triar aqueles de pior qualidade. E guio-me muito pela classificação do IMDB...
Mas dado o teu comentário, irei tentar arranjá-lo para ver. Fiquei curioso! yes-)
JoséMiguel wrote: os fan boys dos efeitos audio-visuais de Hollywood não irão gostar do filme, já que o mérito deste trabalho é mesmo a originalidade de não seguir a fórmula de Hollywood.
Então isso explicará a má votação no IMDB... já reparei que dentro dos gêneros da FC, terror e fantasia, são frequentemente penalizados os filmes de baixo orçamento ou com pouco enfoque nos efeitos especiais...
Last edited by Lorde X on August 4th, 2014, 1:34 am, edited 2 times in total.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Zombie Movies

Post by Lorde X »

Aqui fica uma sugestão:

Dead Set http://www.imdb.com/title/tt1285482/?ref_=fn_al_tt_1

Uma mini-série inglesa (mais uma vez os ingleses a injectar criatividade neste subgênero...) de 2008 que parte de uma premissa muito interessante. Um grupo de pessoas que participa num reality show do gênero do Big Brother, em que tem que ficar fechados numa casa e ser constantemente vigiados por câmaras. Julgo que a apresentadora do "programa" nesta mini série é uma conhecida jornalista ou apresentadora da televisão inglesa, o que até contribui para transmitir uma maior credibilidade à situação vivida pelas personagens.

Ora, sem os participantes do programa saberem, no "mundo real" alastra uma "infecção zombie"...

Não digo mais nada para não fazer spoiler, mas apenas que vale a pena ver esta mini série e que existe dvd lançado no UK, com legendas em inglês.

Vale o que vale, mas até eu fiquei surpreendido com os 7.9/10 no IMDB...

Trailer:

Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Zombie Movies

Post by JoséMiguel »

Lorde X, eu adorei e delirei com a mini-série inglesa Dead Set, que vi no You Tube à cerca de um ano (em ultra-baixa resolução). Eu estive mesmo quase para escrever uma crítica na secção de TV aqui do nosso fórum. O meu problema é que sei que muita gente do fórum, talvez até a maioria do pessoal, requer o HD-1080p numa caixinha com disco blu-ray ou numa subscrição da TV Cabo nacional. Ora bem esta série foi considerada pelos produtores ingleses, como sendo muito específica para o mercado lá do país deles, e julgo que não é acessível em Portugal, de forma oficial.

Não quis estar a escrever uma daquelas minhas críticas multimédia com screenshots e excertos de video, sabendo que iria cair em vazio, pois a série não podia ser vista na TV portuguesa nem comprada numa loja de DVD's portuguesa, restando a hipótese do You Tube em baixa resolução que a malta não gosta.

Mas, na minha opinião, o "Dead Set" é bastante superior ao "The Walking Dead". Não é uma série perfeita, mas ao menos os personagens agem de forma matura, normal e credível. O argumento é bom. Infelizmente, os zombies correm, por não haver orçamento para zombies lentos, segundo uma declaração oficial da equipa que fez a série. É importante eles fazerem esse pedido de desculpas e explicação, pois faria a minha eventual classificação do filme subir um bocadinho. (Eles preferem zombies lentos como eu, mas não tinham dinheiro para tal, e por isso pedem desculpas aos espectadores yes-) )

Da minha parte a série "Dead Set" está aprovada e recomendada! :-D yes-)
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Zombie Movies

Post by Cabeças »

Fiquei curioso com a série... e está bem barata na amazon inglesa:

Image

http://www.amazon.co.uk/Dead-Set-DVD-Ja ... s=dead+set
Cabeças
Image
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Zombie Movies

Post by Lorde X »

Cabeças wrote:Fiquei curioso com a série... e está bem barata na amazon inglesa:
Boas João,

Acho que é de aproveitar! yes-) Deve estar barata por ter saído uma nova edição, com uma capa diferente, mas que terá o mesmo conteúdo:

http://www.amazon.co.uk/Dead-Set-re-pac ... s=dead+set
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Zombie Movies

Post by THX »

Bom tópico Lorde X yes-) !!
Começo por postar uma música ("In The House In A Heartbeat", também conhecida como "Don Abandons Alice") de uma cena do "28 Weeks Later", o qual tem uma belíssima BSO do John Murphy. Este filme tem várias cenas que ficam na memória, sendo uma excelente sequela do 28 Days Later, que trouxe muitas inovações a este gênero do cinema.
Completamente de acordo salut-) .
Antes de mais também adorei o "28 Days Later" e o "28 Weeks Later", assim como o "Dawn of the Dead" do Zack Snyder e "Resident Evil" original, que juntamente com o "Resident Evil III" foram dos poucos que se aproveitaram da saga, que descambou por completo.

Essa cena que mostras da musica realmente está qualquer coisa de mais, mas ainda assim prefiro a cena (com a mesma musica) potente e inesquecível que segue a crise de raiva que dá ao "Jim" (brilhantemente interpretado por um jovem Cillian Murphy) no primeiro filme, quando ele usa os seus polegares para pressionar/esmagar os globos oculares do Major Henry West.
Para quem não conhece, aqui está ela :



Mas ainda assim o clássico "The Night of the Living Dead" continua a ser um dos meus favoritos.
E quanto à serie da FOX "The Walking Dead" para mim continua a ser uma referência no panorama mundial do género e aguardo ansiosamente pela próxima temporada. Eu e mais uns milhõezitos de pessoas...
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Zombie Movies

Post by Lorde X »

THX wrote:"Resident Evil" original, que juntamente com o "Resident Evil III" foram dos poucos que se aproveitaram da saga, que descambou por completo.
Também são os meus Resident Evil's preferidos! yes-)

Os filmes Resident Evil, de originais, têm muito pouco... No primeiro temos referências a vários filmes, entre os quais o The Cube. Enquanto o IIIº invoca o ambiente pós apocalíptico dos Mad Max. Talvez por isso, seja o meu preferido da saga. Só não consigo encontrar nada que redima o IIº... Já os capítulos IV e V valem pelas boas cenas de acção, muito a la matrix...
THX wrote:ainda assim prefiro a cena (com a mesma musica) potente e inesquecível que segue a crise de raiva que dá ao "Jim" (brilhantemente interpretado por um jovem Cillian Murphy) no primeiro filme, quando ele usa os seus polegares para pressionar/esmagar os globos oculares do Major Henry West.
Para quem não conhece, aqui está ela :
Não consigo aceder aqui ao link, mas logo em casa irei rever a tal cena, pois fiquei curioso.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Zombie Movies

Post by Lorde X »

Do George Romero, ainda não vi o VIº da saga, o Survival of the Dead.

O que menos gostei foi o Vº, o Diary of the Dead. Custou-me ver o responsável pela criação das bases deste subgênero, fazer um filme tão pouco original em que basicamente copiou a ideia do REC (o qual de original também já tinha pouco...)

Apesar de ter sido algo criticado, gostei bastante do IVº, o Land of the Dead. Diga-se que o Romero neste também foi buscar inspiração a filmes antigos (vd. infra as similaridades com o Carnival of Souls), mas acabou por ser uma digna continuação da saga, com um argumento com enfoque na crítica social (neste caso ao capitalismo), a qual esteve presente em todos os 3 primeiros filmes (podemos, de forma redutora, dizer que o Iº criticava o racismo, o IIº o consumismo e o IIIº o militarismo) e ainda desenvolvendo a ideia, cuja semente estava contida no Day of the Dead, de os zombies serem capazes de aprender.

Uma das cenas emblemáticas do Land of the Dead, a de que os zombies apercebem-se que conseguem caminhar debaixo de água, já que não se afogam:

Image

Image

E aqui a cena do Carnival of Souls onde o Romero foi buscar a inspiração...

Image

Image

Mas mesmo o Night of the Living Dead, que para mim é uma obra prima, deve muito ao Last Man on Earth, com o Vincent Price.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: Zombie Movies

Post by No Angel »

Nao sou propriamente fa de filmes de zombies (em termos de criaturas do dark side prefiro os vampiros :-))) ) mas gostei do Evil Dead (remake, que o original valha-me deus, aquilo tem cenas que parece que tem plasticina, e tao mal feito) e do I am Legend.

Vi 4 dos Resident Evil, e veem-se bem, mas nao sao propriamente bons filmes, aquilo e sempre a mesma coisa, e nem tem muito sentido, mas da pra entreter.
pedrojamess
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 248
Joined: May 5th, 2013, 1:28 am
Contact:

Re: Zombie Movies

Post by pedrojamess »

No Angel wrote:Nao sou propriamente fa de filmes de zombies (em termos de criaturas do dark side prefiro os vampiros :-))) ) mas gostei do Evil Dead (remake, que o original valha-me deus, aquilo tem cenas que parece que tem plasticina, e tao mal feito) e do I am Legend.

Vi 4 dos Resident Evil, e veem-se bem, mas nao sao propriamente bons filmes, aquilo e sempre a mesma coisa, e nem tem muito sentido, mas da pra entreter.
Oh My God! :shock:
Finalmente encontrei uma única pessoa no mundo que me compreende, os "Evil Dead" originais são tão sobrevalorizados e medíocres, eles só tiveram sucesso por serem os primeiros filmes para massas a mostrarem cenas violentas no ecrã... Mesmo que fossem todas mal manipuladas.
O "Evil Dead" de 2013 foi provavelmente o melhor remake que já vi, só podia ser um pouco superior na trama.
Cinema, Música e outras cenas: https://umalienaos20.wordpress.com/
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Zombie Movies

Post by THX »

Finalmente encontrei uma única pessoa no mundo que me compreende,...
Bem...pelo menos não estás sozinho.
Agora vocês já são dois para estudarem um pouco mais, e melhor, a história do cinema.

Provavelmente o "Nosferatu" não vos diz nada, ou o "Creature from the Black Lagoon",no entanto podem sempre tentar perceber o porquê da elevada importância que se tem dado a ambos os filmes nestes anos todos. Pode ser a vossa primeira lição... :wink:
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
pedrojamess
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 248
Joined: May 5th, 2013, 1:28 am
Contact:

Re: Zombie Movies

Post by pedrojamess »

THX wrote: Bem...pelo menos não estás sozinho.
Agora vocês já são dois para estudarem um pouco mais, e melhor, a história do cinema.

Provavelmente o "Nosferatu" não vos diz nada, ou o "Creature from the Black Lagoon",no entanto podem sempre tentar perceber o porquê da elevada importância que se tem dado a ambos os filmes nestes anos todos. Pode ser a vossa primeira lição... :wink:
Acredita que eu conheço a história do cinema, esta área é uma das minhas maiores paixões! Gosto imenso de filmes antigos mas "Evil Dead" foi para mim a maior porcaria que vi, horrível em todos os aspetos desde as interpretações, cenários e efeitos, para mim é um mistério descobrir como é que essa catástrofe se tornou num fenómeno cult.
Cinema, Música e outras cenas: https://umalienaos20.wordpress.com/
Post Reply