Censura no Cinema e TV: Antes e agora...

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rui sousa
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Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by rui sousa »

Só dar uma pequena achega à questão da educação religiosa e ao que o Samwise disse:

drakes
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Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by drakes »

O filme indicado pela Tailândia ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2017 será um filme que não foi aceito inicialmente pelo conselho de censura e depois de ter cenas cortadas foi aprovado, mudou até de título: ARPAT para APATTI, as cenas retiradas foram:

" Um jovem monge que beija uma menina, um monge alcoólatra bebendo e um monge tocando a cabeça de uma estátua de Buda".

http://www.bangkokpost.com/news/general ... r-an-oscar
JoséMiguel
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Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by JoséMiguel »

drakes wrote:O filme indicado pela Tailândia ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2017 será um filme que não foi aceito inicialmente pelo conselho de censura e depois de ter cenas cortadas foi aprovado, mudou até de título: ARPAT para APATTI, as cenas retiradas foram:

" Um jovem monge que beija uma menina, um monge alcoólatra bebendo e um monge tocando a cabeça de uma estátua de Buda".

http://www.bangkokpost.com/news/general ... r-an-oscar
Filme em questão:

https://en.wikipedia.org/wiki/Karma_(2015_film)
http://www.imdb.com/title/tt5365042/

Censura na Tailândia: https://en.wikipedia.org/wiki/Censorship_in_Thailand
Cinema da Tailândia: https://en.wikipedia.org/wiki/Cinema_of_Thailand

Comentário: Eu adorava ver este filme! "Terror dramático?" Há muitas décadas que os americanos deixaram de fazer terror dramático (Exemplo: "Last Man on Earth"), agora é só terror-comédia, terror-acção, terror-thriller, etc. (a mesma coisa com a ficção científica). E depois eu gosto de ver filmes com monges budistas, não sei porquê. :-D Este filme precisa de um tópico (alguém interessado?). :wink:
drakes
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Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by drakes »

Sobre a censura indiana saiu um artigo no .huffington post sobre as razões da proibição de 6 filmes americanos, o de Blue Jasmine:
Woody Allen’s Blue Jasmine, a film that earned Cate Blanchett an Oscar for best actress at the 86th Academy Awards, couldn’t release in India due to a highly-controversial Censor Board guideline. The CBFC clears a film only if there’s a smoking disclaimer inserted in the film’s reel, EVERY SINGLE TIME a character lights up. Allen, who has complete autonomy over his films, refused to do so, resulting in the film not getting a Censor clearance. The film was never released in India.

Mais em:
http://www.huffingtonpost.in/2016/04/21 ... range-rea/
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Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by No Angel »

Que tristeza de mentalidade e de sociedade retrógrada.
JoséMiguel
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Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by JoséMiguel »

drakes wrote:Sobre a censura indiana saiu um artigo no .huffington post sobre as razões da proibição de 6 filmes americanos, o de Blue Jasmine:
Woody Allen’s Blue Jasmine, a film that earned Cate Blanchett an Oscar for best actress at the 86th Academy Awards, couldn’t release in India due to a highly-controversial Censor Board guideline. The CBFC clears a film only if there’s a smoking disclaimer inserted in the film’s reel, EVERY SINGLE TIME a character lights up. Allen, who has complete autonomy over his films, refused to do so, resulting in the film not getting a Censor clearance. The film was never released in India.

Mais em:
http://www.huffingtonpost.in/2016/04/21 ... range-rea/
Pegando nesta deixa de filme censurado na Índia, por um actor acender um cigarro, quero desdobrar a questão em duas, uma positiva e outra negativa:

Aspecto negativo

Epá! Na Europa tivemos o Iluminismo, Renascimento, aniquilação do poder político-militar da Igreja Católica, etc. o que criou uma sociedade e mentalidade tolerantes (minimamente tolerantes ao menos). Pelo que ando a ler há bastante tempo acerca da Índia, aquilo cheira-me a fanatismo religioso da Idade Média.

Aspecto positivo

[EDIT] Um aspecto positivo da Índia, de que talvez falarei no local apropriado (política), que esta notícia (sobre a censura do tabaco no cinema) me levantou, tem a ver com eles terem sido (recentemente) o primeiro país do mundo a criarem um imposto especial sobre comida não saudável, pois eu acho que existem problemas muito graves em Portugal e na UE, em relação a este tema da tributação de tabaco na Europa+EUA vs. o resto do mundo. Eu editei a minha mensagem, e guardei o que escrevi para um futuro debate no tópico da política, pois aqui não ficava bem :-?
drakes
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Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by drakes »

Como escreveu um dos meus diretores favoritos. Taika Waititi, sobre os últimos acontecimentos:

"Welcome to 1933, America! "

Veremos como a auto-censura será feita agora nos EUA.
No Angel
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Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by No Angel »

drakes wrote:Como escreveu um dos meus diretores favoritos. Taika Waititi, sobre os últimos acontecimentos:

"Welcome to 1933, America! "

Veremos como a auto-censura será feita agora nos EUA.
Já não há censura no cinema dos EUA desde 1968, não acho que vá mudar agora.
drakes
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Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by drakes »

No Angel wrote:
drakes wrote:Como escreveu um dos meus diretores favoritos. Taika Waititi, sobre os últimos acontecimentos:

"Welcome to 1933, America! "

Veremos como a auto-censura será feita agora nos EUA.
Já não há censura no cinema dos EUA desde 1968, não acho que vá mudar agora.
A questão não é a censura oficial e sim a própria auto-censura dos grandes estúdios, agora mesmo o sucesso popcorn Dr Estranho, o ancião não foi um tibetano com medo do governo Chinês e boicote, o escritor disse que partiu dele a iniciativa:

http://qz.com/672112/a-major-hollywood- ... ing-china/

Eu acho difícil acreditar que ele fez as mudanças sem antes expor as razões para os mandas chuvas.
JoséMiguel
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Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by JoséMiguel »

Drakes e No Angel:

Hehehe! :wink: Eu percebi logo ao que o Drakes se referia no post inicial (por vezes não entendo bem a sintaxe gramatical do PT-BR dele, versus o meu PT-PT, mas o homem realmente tem opiniões e gostos muito parecidos com os meus, não houve dúvida aqui).

O Drakes estava a referir-se a um outro tipo de censura de que eu não falo neste tópico, e nem sei de como falar dela sem parecer algum paranóico de uma teoria da conspiração, por isso opto por não falar dela, e quando o conseguir fazer nunca será neste tópico, que se destina a censura formal, via decreto-lei e ordem judicial.

No Angel, repara que neste tópico do que se fala é de censura oficial, imposta por lei e policiada pelo governo de um país, o "Production Code" americano que caiu por volta de 1968 não conta, porque não era censura do estado, devidamente legislada, sendo assim o cinema norte-americano em 1940 ou 1950 era um cinema livre de censura governamental, e fora de âmbito deste tópico. Isto porque os puritanos religiosos donos dos estúdios "cortaram logo o mal pela raíz", de forma totalitária e não-democrática e impediram sequer que um filme que ofendesse a moral deles pudesse sequer ter liberdade de poder censurado pelo governo dos EUA.

A nível legítimo deste tópico, o único filme censurado nos EUA que eu tenha visto, foi aquele filme alemão do menino doente que ganhou o prémio de melhor filme em Cannes e nos Oscares, e que depois nos 80, quem alugou o filme no clube de vídeo, foi preso pela polícia americana pelo crime de pedofilia, mas isso já ultrapassa o conceito de censura (que significa apenas proibir e sonegar o acesso a tal obra) e já entramos no fascismo total do estado policial igual à Alemanha Nazi. Oito e oitenta...

No Angel, como dizes e bem, o "Production Code nº 1" caiu por volta de 1968, mas isso é a tal auto-censura de que o drakes fala, atenção que o drakes não se refere à 1ª fase da auto-censura que caiu em 1968, nem à 2ª fase mais grave da auto-censura que entrou em vigor da década de 1980 e que tem piorado até hoje. O Drakes apenas reagiu à vitória do anormal do Donald Trump, antecipando uma 3ª fase de auto-censura (Production Code nº 3, se quiseres), ainda mais grave do que a auto-censura nº1 entre 1934-1968 e a auto-censura nº 2 entre 1981-2016.

Porque acham que eu considero que a década de 1970 foi uma Golden Age do cinema norte-americano? É porque o Ronald Reagan ainda não tinha influenciado as TV's e Estúdios americanos com as suas ideias do Production Code nº 2. Mas isto é apenas uma teoria da cosnpiração, visto eu não ter nenhum link do wikipedia a demonstrar e a comprovar o assunto, acreditem ou não, tanto faz... Mas como acham que a TV e Cinema americanas ficaram atrofiadas com moral puritana nos anos 80? Terá sido a fada dos dentes quiçá? :lol: :-P

Mas como eu referi, este tópico destina-se apenas a censura formal, imposta pelas leis do estado e por juízes em tribunais (pela minha parte, mas os outros são livres de discutirem auto-censura combinada entre os donos dos estúdios se quiserem, tal como o drakes fez). O meu comentário anterior da teoria da conspiração não pertence aqui, e se um dia eu abordar o declínio do cinema e tv norte-americanas nos anos 80, será com base na extinção de estúdios e falta de pluralismo de estúdios independentes e concorrentes, e não com suposições de conspiração não-documentadas no wikipedia. mau-)
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Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by No Angel »

JoséMiguel wrote:Drakes e No Angel:

Hehehe! :wink: Eu percebi logo ao que o Drakes se referia no post inicial (por vezes não entendo bem a sintaxe gramatical do PT-BR dele, versus o meu PT-PT, mas o homem realmente tem opiniões e gostos muito parecidos com os meus, não houve dúvida aqui).

O Drakes estava a referir-se a um outro tipo de censura de que eu não falo neste tópico, e nem sei de como falar dela sem parecer algum paranóico de uma teoria da conspiração, por isso opto por não falar dela, e quando o conseguir fazer nunca será neste tópico, que se destina a censura formal, via decreto-lei e ordem judicial.

No Angel, repara que neste tópico do que se fala é de censura oficial, imposta por lei e policiada pelo governo de um país, o "Production Code" americano que caiu por volta de 1968 não conta, porque não era censura do estado, devidamente legislada, sendo assim o cinema norte-americano em 1940 ou 1950 era um cinema livre de censura governamental, e fora de âmbito deste tópico. Isto porque os puritanos religiosos donos dos estúdios "cortaram logo o mal pela raíz", de forma totalitária e não-democrática e impediram sequer que um filme que ofendesse a moral deles pudesse sequer ter liberdade de poder censurado pelo governo dos EUA.

A nível legítimo deste tópico, o único filme censurado nos EUA que eu tenha visto, foi aquele filme alemão do menino doente que ganhou o prémio de melhor filme em Cannes e nos Oscares, e que depois nos 80, quem alugou o filme no clube de vídeo, foi preso pela polícia americana pelo crime de pedofilia, mas isso já ultrapassa o conceito de censura (que significa apenas proibir e sonegar o acesso a tal obra) e já entramos no fascismo total do estado policial igual à Alemanha Nazi. Oito e oitenta...

No Angel, como dizes e bem, o "Production Code nº 1" caiu por volta de 1968, mas isso é a tal auto-censura de que o drakes fala, atenção que o drakes não se refere à 1ª fase da auto-censura que caiu em 1968, nem à 2ª fase mais grave da auto-censura que entrou em vigor da década de 1980 e que tem piorado até hoje. O Drakes apenas reagiu à vitória do anormal do Donald Trump, antecipando uma 3ª fase de auto-censura (Production Code nº 3, se quiseres), ainda mais grave do que a auto-censura nº1 entre 1934-1968 e a auto-censura nº 2 entre 1981-2016.

Porque acham que eu considero que a década de 1970 foi uma Golden Age do cinema norte-americano? É porque o Ronald Reagan ainda não tinha influenciado as TV's e Estúdios americanos com as suas ideias do Production Code nº 2. Mas isto é apenas uma teoria da cosnpiração, visto eu não ter nenhum link do wikipedia a demonstrar e a comprovar o assunto, acreditem ou não, tanto faz... Mas como acham que a TV e Cinema americanas ficaram atrofiadas com moral puritana nos anos 80? Terá sido a fada dos dentes quiçá? :lol: :-P

Mas como eu referi, este tópico destina-se apenas a censura formal, imposta pelas leis do estado e por juízes em tribunais (pela minha parte, mas os outros são livres de discutirem auto-censura combinada entre os donos dos estúdios se quiserem, tal como o drakes fez). O meu comentário anterior da teoria da conspiração não pertence aqui, e se um dia eu abordar o declínio do cinema e tv norte-americanas nos anos 80, será com base na extinção de estúdios e falta de pluralismo de estúdios independentes e concorrentes, e não com suposições de conspiração não-documentadas no wikipedia. mau-)
Eu não sei até que ponto o Production Code foi auto-censura, quando a Igreja Catolica estava a protestar de tal forma que se Hollywood não cedesse os filmes iam perder o lucro, ia haver um grande boicote e os estudios iam a falencia. Sim, a censura que houve dos anos 30 aos anos 60 não foi feita pelo governo, mas foi por pressão da Igreja Catolica... esse tipo de coisa não acontece desde 1968, dai que não entenda muito bem quando falam em censura nos EUA hoje em dia. Posso estar enganado claro, e se me quiserem corrigir estejam a vontade.

Eu sei que o assunto é nebuloso e não é algo a preto e branco, depende da perspectiva de cada um. Mas eu acho que se pode dizer que a censura no cinema americano acabou com o fim do Hays Code...
drakes
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Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by drakes »

Os exemplares de O Sol é para Todos, de Harper Lee, e As Aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain, voltaram a ser banidos de algumas salas de aula dos Estados Unidos depois do protesto de uma mãe. Um condado da Virgínia deverá avaliar se a linguagem usada nessas duas obras, consideradas títulos imprescindíveis da literatura norte-americana, justifica que sejam censuradas de maneira permanente no currículo escolar.

Rothstein-Williams argumenta que o conteúdo desses livros legitima o uso de insultos racistas, especialmente pelo reiterado emprego da palavra “nigger”, ponto de partida de todas as tentativas prévias de bloquear esses dois títulos. A rejeição popular ao termo, carregado do racismo com o que os brancos se referiam aos afroamericanos durante décadas de segregação e discriminação, transformou-o na “palavra ‘N’”, para evitar que seja pronunciado por completo.

ação chega em um momento de intenso debate no setor educacional dos Estados Unidos entre quem reivindica a criação de espaços seguros em que os estudantes possam escolher não ler ou não ouvir palavras que possam ferir sua sensibilidade e aqueles que alegam que negar o acesso dos menores a essas obras é impedi-los de aprender as lições contidas em suas páginas e a realidade de épocas anteriores.

Sol é para Todos, ambientado no Alabama dos anos 1930, conta a história de um advogado branco que aceita defender um afroamericano acusado de estuprar uma mulher, também branca. Em As Aventuras de Huckleberry Finn, Mark Twain retrata a vida de um jovem no Sul dos Estados Unidos no final do século XIX.

ação dessa mãe na Virgínia é a última em uma longa lista de tentativas que colocaram As Aventuras de Huckleberry Finn no primeiro lugar da lista dos títulos mais censurados nas escolas dos Estados Unidos. O Sol é para Todos também está entre os primeiros colocados por causa de sua linguagem. Entre outros títulos censurados estão desde O Grande Gatsby (F. Scott Fitzgerald) e As Vinhas da Ira (John Steinbeck) até A Cor Púrpura (Alice Walker) e Amada (Toni Morrison).

Em 2013, um condado da Louisiana suspendeu a proibição que há 12 anos impedia os estudantes do estado de ler O Sol é para Todos nas escolas públicas. Até aquele momento, segundo a Associação Norte-americana de Bibliotecas pela Liberdade Intelectual, a mesma obra tinha sido banida em diferentes estados quase vinte vezes desde 1977.

http://brasil.elpais.com/brasil/2016/12 ... 43756.html

A questão da censura do Estado é que ele tanto é política, mas também para acomodar interesses de segmentos da sociedade moralizantes, atualmente nos EUA o que existe são esses setores que conseguem dentro de uma nova roupagem, antes dizendo que eram subversivos, agora ofensivos como no texto acima demostra conseguem restringir o alcance de obras universais.

O mais incrível é que aka o "Sol é para todos" é vendido como exemplo "atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça", lá querem proibir por que contem palavras racistas.
JoséMiguel
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Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by JoséMiguel »

Drakes, eu gostei muito do teu post.

A nível formal de secção do tópico (censura no cinema), alguém poderá alertar, com a devida razão, que o teu post foi off-topic, por ser acerca de livros e não de filmes. Neste caso não deve haver problema e já explicarei porquê, mas de futuro sugiro a secção off-topic, onde consta o tópico oficial de política, e onde eu até criei uns posts muito maus e cretinos, como desabafo, acerca de diversos temas, que na verdade vou ter de os editar, antes que alguém ralhe comigo, perante a estupidez e parvoíce do que escrevi lá, quando estava arreliado.

Ora bem, a razão do tópico sobre livros pelo Drakes, não ser off-topic, é que o "Grapes of Wrath" foi um filme banido na União Soviética, quando o regime se apercebeu que o filme mostrava que os pobres norte-americanos podiam comprar o famoso automóvel Ford (famoso por ser barato e fabricado em massa), durante a depressão americana, quando o povo soviético (ou até o povo português, não teria dinheiro para comprar um Ford barato americano).

Antes do filme americano ser banido na URSS, ele foi elogiado e divulgado pelo regime soviético, enquanto testemunho da miséria e falha do sistema capitalista norte-americano.

Este é um caso famoso que eu já decorei, de tanto que tenho lido sobre temas de censura no cinema. Mas acho que foi um erro interno o regime soviético banir este filme, por esse motivo.

EDIT:

Só um seguimento em relação ao filme "Grapes of Wrath", retirado da versão inglesa do wikipedia do filme:
According to critic Roger Ebert, both executive producer Darryl F. Zanuck and director John Ford were odd choices to make this film because both were considered politically conservative.[12] Zanuck was nervous about the left-wing political views of the novel, especially the ending. Due to the red-baiting common to the era, Darryl Zanuck sent private investigators to Oklahoma to help him legitimize the film.

When Zanuck's investigators found that the "Okies'" predicament was indeed terrible, Zanuck was confident he could defend political attacks that the film was somehow pro-Communist.[13] Ebert believes that World War II also helped sell the film's message, as Communism received a brief respite from American demonizing during that period.[12]

Production on the film began on October 4, 1939, and was completed on November 16, 1939.(...)

The film premiered in New York City on January 24, 1940, and Los Angeles on January 27, 1940. The wide release date in the United States was March 15, 1940.

Originally allowed to be shown in the Soviet Union (USSR) in 1948 because of its depiction of the plight of people under capitalism, it was subsequently withdrawn because audiences were noticing that, as shown in the film, even the poorest Americans could afford a car.
Portanto o mesmo filme nos EUA é acusado de ser comunista e na URSS (da era estalinista) é banido devido à presença do automóvel Ford.

Já agora, o cineasta norte-americano favorito do governo/regime soviético era o Stanley Kramer, não porque o Stanley Kramer criasse filmes comunistas, porque que não criava, mas pelo cinema de intervenção social que ele criava, essa corrente de cinema não continha nenhum tipo de intervenção de natureza ideológica política, mas fazia por exemplo intervenção social contra o racismo. Tudo o que pudesse denegrir os EUA, seria bem visto pelo governo soviético, desde que o filme fosse feito pelos norte-americanos, já que o governo soviético passou a proibir que o cinema soviético dissesse mal dos EUA, desde 1941 quando se tornam aliados militares na 2ª Guerra Mundial.

Concretamente, quando leio a versão do wikipédia, traduzido do russo, tenho encontrado casos de filmes, em que cenas foram cortadas pelo governo, com receio que pudessem ofender o povo ou governo dos EUA. É essa a ideia com que fiquei, com base na pequena amostra de filmes com que me cruzei. Neste momento não me ocorre nenhum exemplo que eu possa mostrar aqui, para suportar este argumento. Esta foi uma das coisas que me surpreendeu, quando comecei a ver filmes russos no You Tube, porque o normal era esperar que o cinema soviético incluísse propaganda contra o Ocidente. O que eu sei é que os líderes soviéticos viviam aterrorizados, com medo que os EUA lançassem um ataque nuclear, e que o mundo fosse destruído, o filho de um dos antigos líderes que andava sempre com a famosa mala, que continha o dispositivo (sistema electrónico com encriptação e emissor de sinal de rádio, que corresponde ao famoso "botão" do presidente dos EUA) para lançar um ataque nuclear, contou que o pai nem conseguia dormir e acordava a meio da noite com pesadelos, sobre um ataque americano à URSS. Talvez isto explique, ou não, a "auto-censura" do cinema russo sobre assuntos políticos relacionados com o Ocidente, não sei...

Ainda em relação ao filme norte-americano, também podemos retirar da citação do wikipedia, que mesmo antes da perseguição política conhecida como "Caça às bruxas", que ocorreu na guerra fria, já havia medo político por entre os produtores e cineastas norte-americanos.

Em nota pessoal, quando eu comento alguma coisa política sobre cinema, não julguem que eu estou a comparar ideologias ou governos numa posição de dizer que este ou aquele sistema é melhor que o outro, ou que prefiro um ou outro sistema. Se querem saber eu acho que ambos os sistemas são maus e não tomo partidos. Se eu critico alguma asneira que os norte-americanos fizeram, isso não significa que eu prefira ou defenda alguma ditadura. Sinto que no passado, eu me possa ter explicado mal, e que tenham feito alguma leitura errada de algo que escrevi (possivelmente por falta de jeito a expressar-me).
Last edited by JoséMiguel on December 8th, 2016, 4:46 pm, edited 1 time in total.
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Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by JoséMiguel »

Censura de cinema na Finlândia, durante a guerra fria

O que eu irei relatar é vergonhoso e brutal, nunca tinha ouvido falar disto, algo que só descobri há dois dias atrás. Foi um "soco no estômago" para mim.

Este "murro no estômago" apanhou-me mais desprevenido do que quando soube que o regime norte-americano abafou os crimes de guerra japoneses (em que amputavam o estômago de mulheres e crianças, e depois cosiam o esófago ao intestino, para cronometrar quantos dias as vítimas humanas demoravam a morrer, sem estômago).

O mais grave é que eu terei pessoalmente de dar razão à censura de cinema finlandesa, a título público, no tópico que eu próprio criei para denunciar e combater a censura de cinema do mundo...

Vou explicar o que se passou:

Tenho estado a criar um tópico acerca de Gulags soviéticos e quando estava a ler o wikipedia de um filme anglo-norueguês de 1970, vi isto:
Banning in Finland
See also: Finlandization

Finnish film director Jörn Donner tried to get the film to Finland, but the Finnish Board of Film banned the showing of the film. In 1972 Donner complained to Supreme Administrative Court of Finland. The Supreme Administrative Court voted for the banning 5-4 on 28 February 1972. When, in 1972 and 1974, Swedish television showed the film, the Swedish television mast on the Åland Islands was subsequently shut down during the movie to prevent Finns from seeing the film.

Director of the Finnish Board of Film Jerker Eeriksson said that the banning of the film was political because it harmed the Finnish-Soviet relationship. Director of the film Caspar Wrede, who then lived in England, refused to campaign against the banning in order to avoid bad publicity abroad.

The film was shown in Finland in 1993 and 1994 in the movie theater Orion in Helsinki, as well as in the cinema club in Vaasa. Finnish television showed the film in 1996 on the TV1 YLE channel.
Epá! Isto é caso para eu dizer OMFG!, ou seja "Oh My fucking God!"... os ateus como eu também gostam de utilizar estas expressões religiosas coloquiais e populares, embora para nós isto seja apenas "Ora Bolas!" ou o "Ai! Caramba!" mexicano. Esta situação de extremismo/fanatismo político de desligarem um mastro de uma antena transmissora sueca, para o governo finlandês garantir que o filme de 1970 seja impedido de chegar ao povo finlandês deixa-me mal disposto, pela censura ter partido de um país europeu nórdico.

Mas a história não acaba aqui... eu depois fui investigar a história da Finlândia, e fiquei genuinamente com tanta pena do povo finlandês, que entendi e concordo a 100% com a censura política televisiva e de cinema imposta pelo governo finlandês.

Leiam o seguinte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Finlandization

O grande problema deste post sobre a censura de cinema na Finlândia, é que deixará todos os portugueses envergonhados, pelo termo "Finlandizado" ser mais correctamente aplicado a Portugal, perante o que o então ministro da defesa Paulo Portas fez, em relação ao avião presidencial da Venezuela, quando o herói mundial Edward Snowden andava fugido na Rússia, a tentar escapar à ditadura do regime policial norte-americano. Mas este será um mais uma tema para o tópico oficial de política aqui do fórum.

Moral da História: O povo finlandês foi vítima do regime soviético, da mesma forma que Portugal é agora vítima do regime norte-americano. Portugal está "finlandizado"... e é apenas uma coutada de caça ou principado-vassalo dos EUA. (Análise com base nas notícias oficiais da imprensa portuguesa da crise militar da NATO acerca do herói mundial do povo Edward Snowden, e não em nenhuma teoria da conspiração).
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Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by No Angel »

JoséMiguel wrote:Censura de cinema na Finlândia, durante a guerra fria

O que eu irei relatar é vergonhoso e brutal, nunca tinha ouvido falar disto, algo que só descobri há dois dias atrás. Foi um "soco no estômago" para mim.

Este "murro no estômago" apanhou-me mais desprevenido do que quando soube que o regime norte-americano abafou os crimes de guerra japoneses (em que amputavam o estômago de mulheres e crianças, e depois cosiam o esófago ao intestino, para cronometrar quantos dias as vítimas humanas demoravam a morrer, sem estômago).

O mais grave é que eu terei pessoalmente de dar razão à censura de cinema finlandesa, a título público, no tópico que eu próprio criei para denunciar e combater a censura de cinema do mundo...

Vou explicar o que se passou:

Tenho estado a criar um tópico acerca de Gulags soviéticos e quando estava a ler o wikipedia de um filme anglo-norueguês de 1970, vi isto:
Banning in Finland
See also: Finlandization

Finnish film director Jörn Donner tried to get the film to Finland, but the Finnish Board of Film banned the showing of the film. In 1972 Donner complained to Supreme Administrative Court of Finland. The Supreme Administrative Court voted for the banning 5-4 on 28 February 1972. When, in 1972 and 1974, Swedish television showed the film, the Swedish television mast on the Åland Islands was subsequently shut down during the movie to prevent Finns from seeing the film.

Director of the Finnish Board of Film Jerker Eeriksson said that the banning of the film was political because it harmed the Finnish-Soviet relationship. Director of the film Caspar Wrede, who then lived in England, refused to campaign against the banning in order to avoid bad publicity abroad.

The film was shown in Finland in 1993 and 1994 in the movie theater Orion in Helsinki, as well as in the cinema club in Vaasa. Finnish television showed the film in 1996 on the TV1 YLE channel.
Epá! Isto é caso para eu dizer OMFG!, ou seja "Oh My fucking God!"... os ateus como eu também gostam de utilizar estas expressões religiosas coloquiais e populares, embora para nós isto seja apenas "Ora Bolas!" ou o "Ai! Caramba!" mexicano. Esta situação de extremismo/fanatismo político de desligarem um mastro de uma antena transmissora sueca, para o governo finlandês garantir que o filme de 1970 seja impedido de chegar ao povo finlandês deixa-me mal disposto, pela censura ter partido de um país europeu nórdico.

Mas a história não acaba aqui... eu depois fui investigar a história da Finlândia, e fiquei genuinamente com tanta pena do povo finlandês, que entendi e concordo a 100% com a censura política televisiva e de cinema imposta pelo governo finlandês.

Leiam o seguinte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Finlandization

O grande problema deste post sobre a censura de cinema na Finlândia, é que deixará todos os portugueses envergonhados, pelo termo "Finlandizado" ser mais correctamente aplicado a Portugal, perante o que o então ministro da defesa Paulo Portas fez, em relação ao avião presidencial da Venezuela, quando o herói mundial Edward Snowden andava fugido na Rússia, a tentar escapar à ditadura do regime policial norte-americano. Mas este será um mais uma tema para o tópico oficial de política aqui do fórum.

Moral da História: O povo finlandês foi vítima do regime soviético, da mesma forma que Portugal é agora vítima do regime norte-americano. Portugal está "finlandizado"... e é apenas uma coutada de caça ou principado-vassalo dos EUA. (Análise com base nas notícias oficiais da imprensa portuguesa da crise militar da NATO acerca do herói mundial do povo Edward Snowden, e não em nenhuma teoria da conspiração).

Mas eu não vejo onde está a surpresa de paises europeus terem censura no passado, acho que todos os paises europeus já praticaram censura no passado... de resto eu não vejo os paises nordicos como um paraiso, pelo contrário, em alguns aspectos eles estão bem atras de nos. Basta ver que lá ainda existe a abominação do serviço militar obrigatório (que eu prefiro chamar de escravatura militar, porque é um nome mais apropriado), e nós aqui abolimos essa aberração em 2004 (e os EUA aboliram isso nos anos 70). Já pra nem falar que Portugal foi dos primeiros paises a abolir a pena de morte e a escravatura. Nunca percebi esta ideia que os paises nordicos são super avançados socialmente... nalguns aspetos podem ser, mas noutros muito importantes não são.

Quanto ao Japão, nem vale a pena falar dele, uma democracia com pena de morte... é algo que simplesmente me enoja (e sim, eu acho o mesmo dos estados americanos que ainda praticam a abominação da pena de morte).
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