Censura no Cinema e TV: Antes e agora...

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Censura no Cinema e TV: Antes e agora...

Post by JoséMiguel »

Dou o pontapé na bola ao lançar este tópico, em que espero que surja discussão geral do pessoal todo.

Ao contrário do que possam estar à espera, não irei agora falar nos EUA e no terrível "Production Code", apesar disso me incomodar muito e já aqui no fórum ter dado na cabeça a ele muitas vezes.

A censura em Portugal na ditadura salazarista seria também um tema interessante, bem como a censura política pela RTP no período 1975-1991, contra o cinema do bloco soviético, mas também não irei agora falar nisso.

Gostaria de ler as vossas opiniões sobre os assuntos acima, mas eu irei antes falar da censura religiosa muçulmana na década de 1400 depois de Maomé, ou o equivalente na europa ocidental da década de 1980 depois de Jesus Cristo.

Censura televisiva/cinematográfica em países muçulmanos

Em criança vivi alguns anos num país muçulmano, e tenho imensas cassetes de video com filmes e séries norte-americanas, que os meus pais gravaram, com cenas cortadas por motivos religiosos. Assim posso dar o meu testemunho em 1ª mão.

Por exemplo:

- o western do Sergio Leone, "For a few Dollars More", tinha um padre cristão num comboio com uma bíblia na mão: Cena ilegal e cortada no médio oriente.

- o filme "Beneath the Planet of the Apes" tinha uns mutantes a rezarem a um míssil nuclear, tudo cortado porque mostra uma religião sci-fi do futuro, contrária aos ensinamentos de Maomé. Só descobri isso quando a TVI passou o filme nos anos 1990.

Os tipos cortavam e censuravam qualquer religião contrária à deles: Proíbido exibir um crucifixo ou filmar o edifício de uma igreja católica, protestante ou ortodoxa.

Este ano (2014) vi pela primeira vez a versão não-censurada do filme "Lawman" (1971), e até escrevi uma crítica aqui no fórum. Era um filme que o meu pai via muitas vezes, na sua velha cassete VHS, gravada na Arábia Saudita em 1982, mas ele morreu antes que eu lhe tivesse oferecido a edição não-censurada, pelo que ele nunca chegou a ver a cena seguinte:

Image

Cortada por mostrar uma religião contrária à muçulmana, cena muito importante do filme que o meu pai teria apreciado... :-(

Os tipos proibiam bebidas alcoolicas na televisão, qualquer cena com um actor a beber copos era cortada... ahh e com carne de porco a mesma coisa! O porco é um animal impuro proibido por lei e pela religiao, e pela teocracia do governo medieval da idade das trevas, do ano de nosso senhor Maomé de 1400 (anos 1980 em Portugal). Por isso não esperem ver um tipo a comer uma sandes de presunto na televisão pois isso poderá dar direito a pena de morte, por decapitação. Eles cortam a cabeça ao pessoal, excepto se forem ladrões onde só cortam a mão.

Onde a religião manda e ordena, a lógica e ciência são inimigos! Já o Rod Serling e Carl Sagan chamavam a atenção para isso.

Já a nudez era naturalmente proibída, mas mais grave ainda eram os filmes dos anos 1950 já censurados religiosamente pelo Production Code norte-americano, mas que eram todos cortados quando as actrizes tinham saias acima dos joelhos e decotes abaixo do pescoço. Basicamente só aparecia actriz norte-americana se estivesse tapada dos tornozelos aos ombros.

E o bolo em cima da cereja, é que a emissão televisiva era interrompida todos os dias durante o "Prayer Time", altura em que estavam os árabes de joelhos em Meca, a rezar ao deus deles, e era proibida qualquer transmissão televisiva.
Citação do wikipédia:

"Public cinemas have been illegal since the 1980s when conservative clerics deemed cinemas to be a waste of time and a corrupt influence."

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Censorshi ... television
Pessoalmente identifico-me com estas palavras pelo cientista holandês do séc. XVII:

"The world is my country, science is my religion" - Christiaan Huygens

PS: O meu texto seria um crime religioso, com direito a pena de morte por decapitação, caso o tivesse postado no médio oriente. No entanto em Portugal posso escrevê-lo, e não vou preso nem sou condenado à morte... pensem nisso... (O Afonso Henriques ter corrido com os mouros tem algo a ver com isso, ao menos ele até serviu para alguma coisa :wink: ).
Last edited by JoséMiguel on January 28th, 2018, 4:48 am, edited 1 time in total.
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by THX »

Eu vou dizer abertamente, e de uma forma geral, o que penso acerca da censura.

Normalmente a censura existe onde há uma ditadura, ou em outros casos, em democracias camufladas.
Neste momento por ex. o Passos Coelho está-se a armar em ditador com este caso dos juízes do Tribunal Constitucional e antes disso o Socas também "arrumou" com a Manuela Moura Guedes para um canto por ela já estar a "meter nojo" quando dizia umas verdades inconvenientes.

O meu saudoso avô paterno (pessoa com quem o José Miguel iria adorar conversar durante horas a fio) foi abordado pela PIDE aqui num jardim público do Porto, sendo levado para interrogatório numa das sedes dessa "policia politica". O meu avô era uma pessoa muito inteligente e culta, uma autêntica biblioteca ambulante e um grande conhecedor da história de Portugal.
Foi ele que um dia me explicou que não existia nada pior do que a censura e que existem dois tipos de m*rda :

A mole, e a dita...dura.

Quanto à censura no cinema nesse países muçulmanos...bem para mim esses povos não faziam cá falta nenhuma neste planeta. É mesmo assim, preto no branco.
São países, culturas e religiões que vivem de fanatismos completamente estúpidos, que apedrejam as suas mulheres em praça publica, e que vivem sem alegria nenhuma. Matam e morrem em guerras santas e passam a vida a rezar de uma forma patética. Isto já não faz sentido nenhum em pleno séc.XXI.

Para além das inúmeras barbaridades cometidas em prol de um Deus fazem verdadeiras amputações a livros e filmes alterando muitas das vezes grande parte do sentido dessas mesmas obras.

Agora o que se vê é também a tal censura camuflada em certos filmes do ocidente principalmente "made in USA", como foi o caso do remake do "Robocop" que vi recentemente.
Comparar esse filme ao seu original é como comparar o "Exorcista" ao "Alice no país das Maravilhas" e tudo porque o estúdio condicionou o trabalho de um bom realizador, já com provas dadas.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by No Angel »

A questao e que tambem existe censura em paises em que se poderia pensar que nao houvesse... e certo que e so em certos casos, mas existe. Por exemplo, os filmes Centopeia Humana (acho que foi o 2) ia ser censurado no Reino Unido (foram feitos cortes, e o filme foi depois aceite), e existe uma lista de filmes que foram banidos la:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_fi ... ed_Kingdom

Por exemplo, o Bunny Game foi censurado e eu nao percebo porque, pois o Hostel e mil vezes mais violento, mas enfim.

Conclusao: a censura ainda existe no ocidente, nao precidem de ir para os paises muçulmanos.
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by THX »

Pois...mas esqueces que no ocidente, apesar de também a haver, a censura tenta ser sempre um pouco subtil . Nas alemanhas separadas pelo muro de Berlim existiram casos onde a censura passou a ser um tabu reconhecido por muitas familias que escapavam das perseguições da Stasi e da cadeia, enquanto que nesses países muçulmanos a censura parte logo para a tortura e morte.

O melhor exemplo foi o do texto que o José escreveu, texto esse que poderia ter sido deturpado, modificado, apagado ou escondido. Ponto.
Outra coisa é alguém tentar perseguir a fonte desse texto e torturá-lo ou condená-lo a um castigo bem pior.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by No Angel »

THX wrote:Pois...mas esqueces que no ocidente, apesar de também a haver, a censura tenta ser sempre um pouco subtil . Nas alemanhas separadas pelo muro de Berlim existiram casos onde a censura passou a ser um tabu reconhecido por muitas familias que escapavam das perseguições da Stasi e da cadeia, enquanto que nesses países muçulmanos a censura parte logo para a tortura e morte.

O melhor exemplo foi o do texto que o José escreveu, texto esse que poderia ter sido deturpado, modificado, apagado ou escondido. Ponto.
Outra coisa é alguém tentar perseguir a fonte desse texto e torturá-lo ou condená-lo a um castigo bem pior.
Acho que estamos a falar de coisas diferentes...

A censura nao tem nada a ver com tortura e morte dos seus autores, pode ser uma consequencia, mas nao e disso que estava a falar. A censura no cinema e o impedimento do lançamento de um filme, ou a imposiçao de cortes para que este seja lançado, como aconteceu em larga escala nos USA nos anos 30-60, e em muito menor escala ainda acontece nalguns paises europeus na atualidade (por exemplo o Reino Unido).
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by JoséMiguel »

A Europa acaba por ser o caso mais interessante, e provavelmente o mais favorável a nível de liberdade de cinema.

O cinema na Europa enquanto aglomerado de muitos países, sejam pequenos ou grandes, é interessante, porque quando um país proíbe, o vizinho do lado autoriza.

Mas por vezes o ministério dos negócios estrangeiros do país que proibiu o filme, faz pressão política através dos mais altos canais diplomáticos oficiais, para obrigar o país vizinho a banir o filme. Foi o que se passou com um filme do Stanley Kubrick, que eu ainda não vi:

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=48651

Outro exemplo de censura em França que conheço e que também mencionei no fórum:

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=48894

No entanto, o governo de França acabou por levantar a censura e proibição a ambos os filmes.


Já agora, quando eu escrevi o texto acerca da censura religiosa no médio oriente, estava irritado por eles proibirem outras religiões no cinema (ou melhor, na televisão, já que as salas de cinema são proibidas por motivos religiosos). Vamos lá ver... eles são intolerantes para com as outras religiões, justificando directamente essa intolerância com a sua própria religião... e depois querem que os outros respeitam as crenças (intolerantes) deles... é absurdo!

Para evitar ser mal entendido, quero frisar que tenho imenso respeito por todos os povos, seja qual for a sua nacionalidade, cultura, raça ou credo. O que eu desaprovo são as leis e pessoas que as fazem, que se servem da religião para fins sinistros.

Mas muito pior que o médio oriente, são os países como a Coreia do Norte, que basicamente proibem todo o cinema do resto do mundo. Outro dia vi um documentário no You Tube, filmado às escondidas, em que mostravam raparigas norte-coreanas a verem um filme europeu, num portátil e pen USB trazidas por contrabando da China. Elas achavam que a acção era passada na União Soviética!!! O povo norte-coreano ainda hoje não sabe que a URSS se desintegrou em 1991.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by Rui Santos »

THX wrote:Quanto à censura no cinema nesse países muçulmanos...bem para mim esses povos não faziam cá falta nenhuma neste planeta. É mesmo assim, preto no branco.
São países, culturas e religiões que vivem de fanatismos completamente estúpidos, que apedrejam as suas mulheres em praça publica, e que vivem sem alegria nenhuma. Matam e morrem em guerras santas e passam a vida a rezar de uma forma patética. Isto já não faz sentido nenhum em pleno séc.XXI.

Para além das inúmeras barbaridades cometidas em prol de um Deus fazem verdadeiras amputações a livros e filmes alterando muitas das vezes grande parte do sentido dessas mesmas obras.


Embora perceba de onde vem esse teu comportamento (provavelmente pela cultura que tens tido acesso) este post revela em si, permite que te diga, alguma falta de conhecimento sobre a cultura muçulmana, além de reduzir todo um povo a um comportamento dos radicais.
Seria um pouco como confundir os Portugueses com os membros de uma claque qq à escolha.

Imagina só o que seria se os povos nórdicos olhassem para Portugal com o mesmo desdem, ou no limite uma civilização moral e organicionalmente infinitamente superior como é a Japonesa, como é que eles olhariam para o mundo?

Quero acreditar que foi apenas uma forma mais infeliz de te expressares, pois num minuto meteste provavelmente 1/4 da população mundial.
E lembro-te que os Indus tem andado na berra por matarem e violarem mulheres de castas inferiores e que dos chineses nada chegas a saber. Para não falar nos 12 incidentes em escola americanas só porque se defende o uso das armas etc etc.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by Rui Santos »

Agora on topic.

Embora a censura que falas seja a mais visível, confesso que neste ponto admiro imensamente a democracia americana.
Não consigo imaginar um local onde todos os anos se produzam filmes (e sempre com dinheiro privado) que criticam o estado, a corrupção, as armas, as guerras etc etc
Não conheço um povo que tenha tantos filmes atacando o mesmo. Quanto teriam a coragem de fazer filmes como o Caçador ou Platoon ? (isto um punhado de anos depois do fim da guerra do vietname?) E o Guerra Sangrenta?

Em todo o caso este post levanta também outras questões de será que em muitos países não há uma censura, sem que a mesma seja feita através de cortes? IE a educaçao que temos e a forma como a sociedade nos molda os gostos não é em si uma forma também superior de manipulação?
Será que com a internet, daqui a anos poderá haver uma cultura mundial muito mais semelhante que a de hoje? (não consigo expressar melhor o meu pensamento a esta hora :sorry:
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by THX »

Rui,

Se fosses alemão, vivesses em Berlim e a tua mulher fosse fazer compras a um super-mercado e fosse insultada por turcos de cadela para baixo provavelmente a tua "felicidade" iria ser afectada.
Em França e em Inglaterra acontecem todos os dias episódios iguais a este.

Eu sei muito bem do que falo e não é por acaso que certos partidos de extrema direita estão cada vez mais a apertar o cerco a pessoas que entram nesses países como meros visitantes e depois acabam por formar comunidades inter-raciais no seio dos países que os acolheram.

Quando as pessoas sentem medo e insegurança de andar nas ruas da SUA cidade, ou vêem as suas culturas a ser ameaçadas no seu dia a dia por uns outsiders a intrometerem-se e a ditarem as suas regras num país que não o seu...as coisas tem tendência a alterarem com o tempo.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by Rui Santos »

Percebo e compreendo bem o que dizes. Acredita que apesar de não viver essas situações tenho conhecimento das mesmas.

E o problema de Inglaterra / França / Alemanha / Itália (ver os casos de Lampedusa) são na minha opinião muito maltratados na Europa que para estas coisas não existe. (MST escreveu uma excelente crónica sobre isto no Expresso)

Mas podes também acreditar que muitos dos muçulmanos que vivem em Berlim (a discussão de quantos ou se seria uma maioria parece-me nada mudar o raciocínio) condenam essas atitudes.
Não gosto de meter todas as pessoas num mesmo saco.

São problemas muito complexos e que exigem grandes líderes... líderes esses que a Europa não tem neste momento.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by THX »

E alguma vez irá ter??
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by Argaroth01 »

JoséMiguel wrote:PS: O meu texto seria um crime religioso, com direito a pena de morte por decapitação, caso o tivesse postado no médio oriente. No entanto em Portugal posso escrevê-lo, e não vou preso nem sou condenado à morte... pensem nisso... (O Afonso Henriques ter corrido com os mouros tem algo a ver com isso, ao menos ele até serviu para alguma coisa :wink: ).
Convinha esclarecer que no tempo de Afonso Henriques, os civilizados eram os mouros. Aliás, muito do conhecimento científico ocidental só foi possível de agregar graças ao trabalho de muitos académicos muçulmanos.

É à conta de generalizações grosseiras que a extrema-direita vai levando a água ao seu moinho. Não há qualquer tipo de justificação para as atitudes de extremistas religiosos (como os talibans, por exemplo) mas é preciso muita miopia para meter todos os muçulmanos no mesmo saco, assim como cristãos, judeus e etc...

E considerar a ciência como religião leva ao mesmo tipo de fundamentalismo grosseiro, sobretudo porque a ciência é tudo menos uma religião (apesar de muita gente tomá-la erradamente nesses termos).
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by JoséMiguel »

Argaroth01 wrote:
JoséMiguel wrote:PS: O meu texto seria um crime religioso, com direito a pena de morte por decapitação, caso o tivesse postado no médio oriente. No entanto em Portugal posso escrevê-lo, e não vou preso nem sou condenado à morte... pensem nisso... (O Afonso Henriques ter corrido com os mouros tem algo a ver com isso, ao menos ele até serviu para alguma coisa :wink: ).
Convinha esclarecer que no tempo de Afonso Henriques, os civilizados eram os mouros. Aliás, muito do conhecimento científico ocidental só foi possível de agregar graças ao trabalho de muitos académicos muçulmanos.

É à conta de generalizações grosseiras que a extrema-direita vai levando a água ao seu moinho. Não há qualquer tipo de justificação para as atitudes de extremistas religiosos (como os talibans, por exemplo) mas é preciso muita miopia para meter todos os muçulmanos no mesmo saco, assim como cristãos, judeus e etc...

E considerar a ciência como religião leva ao mesmo tipo de fundamentalismo grosseiro, sobretudo porque a ciência é tudo menos uma religião (apesar de muita gente tomá-la erradamente nesses termos).
Concordo plenamente, e apresento de imediato as minhas desculpas.

Depois de ter relido esse Post Scriptum, escrito por mim, achei-o passível de ser interpretado como racista, e até pensei em editar o meu texto (antes de ter havido qualquer resposta ao meu tópico). Só não o fiz porque houve uma altura em que foi proíbido editar mensagens no fórum, e fui eu que pedi pessoal e publicamente, que fosse levantada a proibição de forma a eu organizar e actualizar os pósters e fichas técnicas das minhas críticas.

Por isso não me sinto bem em editar uma mensagem infeliz da minha parte, apenas com o intuito de fugir com o rabo à seringa... :oops:

Em vez disso, expliquei numa mensagem posterior, que não tinha qualquer intenção racista com esse comentário.

E já agora eu estou bem ciente de que o Afonso Henriques foi um vilão que lixou o povo português, que vivia melhor sob a acupação árabe. Se calhar até levo uma tareia por escrever isso...

Mas tenho este clip antigo no meu canal, de um documentário que já mostrei aqui (num tópico acerca de documentários), a dar na cabeça aos Afonsos Henriques e reizinhos ditadores similares, na descrição do clip estão links para as versões completas oficiais:



Ok, no séc. XII os árabes eram civilizados e os portugueses eram bárbaros. Mas no séc. XX era ao contrário, pelo menos no cinema... o-(

Acima de tudo o meu tópico é acerca de curiosidades da censura no cinema, e quis partilhar o que testemunhei na Arábia Saudita, Qatar, E.A.U., Koweit e Bahrein. Eu tinha uma manete eléctrica com a rosa dos ventos junto ao televisor, que quando a rodava, a antena motorizada no telhado acompanhava o movimento, e apanhava as emissões de todos esses países vizinhos. Bem melhor que em Portugal que só tinha os dois canais da RTP1 e RTP2, mas em Portugal podiam ver-se as maminhas das senhoras despidas e pessoal a beber um copo de vinho e a matar um porco para comer, que ninguém era preso por causa disso... :-D
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by THX »

Esses povos só estão bem a guerrilhar.
Vejam o caso do Iraque, Irão, Síria e outros que tais.
Não existe paz naqueles países há anos. Parece que foi terra amaldiçoada por Deus.
É muita seita e com stress negativo devido há falta das tais "maminhas" ao léu e de um bom tinto com presunto do bom. Depois dá nisto. E ainda não entendi porque rezam tanto.

Ainda agora centenas de soldados foram mortos este fim de semana.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by JoséMiguel »

Hoje estive a digitalizar cassetes VHS do meu falecido pai, gravadas entre 1980-1982. Ainda agora carreguei dois videos portugueses da RTP, na secção de TV deste fórum, aqui:

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=40&t=48487

Em simultâneo, também carreguei um video árabe, que está a demorar mais de 8 horas a processar no You Tube... Oh my God! nails-)

Começei a carregar depois do almoço e só agora ao fim da noite ficou processado, acho que era a malta do You Tube a tentar arranjar pretextos de copyright para restringir os direitos do povo. Mas aqui não conseguiram. Eles ainda hoje lixaram o zé povinho ao dizer que o hino português está protegido por copyright, conforme demonstrei e testemunhei no tópico linkado acima.

Ora bem, aqui vai um video com a genuína dança erótica arabesca, hoje no séc. XXI considerada crime de morte, em vários países muçulmanos, mas reparem que nem todos os países muçulmanos estão a tentar emular a inquisição espanhola e a idade das trevas europeia. Estes tipos são claramente árabes, e estão-se cagando para as restrições morais dos países vizinhos fundamentalistas islâmicos.



Comentários:

- Ao minuto 04:20 a dançarina parece uma espanhola a dançar o flamenco, ela até tem castanholas.

- Na 2ª parte a outra dançarina está quase despida, ela só tem uma cueca e um soutien, isto parece ser mais rigoroso e credível, do ponto de vista histórico e cultural, do que as tentativas infelizes do cinema norte-americano a tentar recriar isto.

- Epá, alguma sonoridade é semelhante ao fado português, outra ao flamenco espanhol, outra à musica medieval europeia da França, Itália e Inglaterra, e a restante é smiplesmente arabesca.

- Eu acho isto interessante do ponto de vista histórico e cultural, da mesma forma que aprecio a cultura da Roménia, Geórgia, Bulgária, etc.

- Nem todos os países muçulmanos são teocracias medievais... e mesmo nos países que o são, a culpa não é dos povos, mas sim dos governos...
Post Reply