House of Games (1987) - David Mamet

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

House of Games (1987) - David Mamet

Post by rui sousa »

Image

http://www.imdb.com/title/tt0093223/

Sinopse (SAPO Cinema)
Uma psicóloga famosa Margaret Ford, decide tentar ajudar um dos seus pacientes em dificuldades devido a uma dívida de jogo. Ela visita o bar onde Mike, com quem o paciente contraiu a dívida, organiza jogos de poker. Mike pede-lhe que ela o ajude a ganhar um jogo indicando-lhe o significado de sinais de linguagem corporal do adversário. O que parece simples torna-se súbitamente muito complexo...
Trailer
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: House of Games (1987) - David Mamet

Post by rui sousa »

What I'm talking about comes down to a more basic philosophical principle: Don't trust nobody.

Da estreia na realização do genial dramaturgo David Mamet, saiu um filme invulgar que não parece ser muito falado: «House of Games» é esse jogo de fatalidades em que a protagonista participa, sem saber quais serão as consequências dos seus atos e da confiança que deposita em Mike (Joe Mantegna), um "crook" habilidoso e mentiroso que a leva a ser culpada e simultaneamente vítima de uma espiral de acontecimentos perturbantes e misteriosos. Os enganos, as falsas aparências e os mal entendidos que se criam causam dúvidas em Margaret (Lindsay Crouse) mas também a nós, espectadores inocentes que conseguimos ser ainda mais ingénuos que ela, sem sequer darmos por isso. E tentem esquecer, ao longo do visionamento, que Crouse não parece muito apta para o papel que desempenha - há muito mais para ver, e entender. E no fundo, talvez aquele jeitinho meio desajeitado da atriz a interpretar a protagonista tenha os seus propósitos próprios...

«House of Games» tem as suas falhas? Sim. Mas não deixa por isso de ser um dos textos mais surpreendentes e fantásticos de Mamet. Tem uma intensidade impressionante, propícia a diversas reviravoltas problemáticas que só servem para nos confundir mais em relação à natureza da personagem de Mantegna, e para nos proporcionarem mais agradáveis momentos de frustração emocional. A complexidade é notável, porque se olharmos descuidadamente para esta fita, nela não encontramos nada que a possa tornar cerebralmente torturante (o visual não é extravagante nem difere de muitos outros tantos filmes dos anos 80, e os atores falam da maneira mais corriqueira possível), mas é na sua subtileza e engenho que se encontra esse ingrediente, que acaba por ser o mais fatal de todos, neste puzzle cheio de armadilhas e pequenos truques vigaristas. Uma estreia de génio para um genial contador de histórias, que com habilidade e pouca ligeireza, confronta o espectador com um mundo desprezível, sabendo construir este seu "jogo fatal" de mentiras e ilusões sem se esquecer de fazer com que o público acabe por cair sempre na incerteza do desconhecido.

* * * * 1/2
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Re: House of Games (1987) - David Mamet

Post by Evil_Djinn »

Este é mais um daqueles filmes sem qualquer edição Nacional DVD ou Bluray correcto?
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: House of Games (1987) - David Mamet

Post by rui sousa »

Infelizmente sim... :-(
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: House of Games (1987) - David Mamet

Post by PanterA »

Minutos depois de começar já se começa a pensar como vai ser o inicio, o meio e principalmente o fim. Muito por ser algo um pouco já espremido ao longo dos anos, mas que não deixa de ter o seu "quê" de interessante. Ainda que no final esperava algo completamente diferente do que fizeram que me pareceu um pouco básico ou abrupto para tanta pretensão que nos foi dado ao longo de 1h30. Aquilo que imaginava e o que costumam fazer tinham acabado com algo mais peculiar.

7/10
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: House of Games (1987) - David Mamet

Post by Samwise »

Continuo a gostar muito desta estreia do Mamet. Um filme de "aldrabões de bairro", habituados a golpes pequenos, mas não desprovidos de alguma elaboração. Para mim é um 9/10.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: House of Games (1987) - David Mamet

Post by PanterA »

Ali até meio do filme até estava a ter em mente um nota mais alta, mas depois foi sempre a descer até ao 7/10.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: House of Games (1987) - David Mamet

Post by Rui Santos »

Hoje dei com este tópico.

Sou tão velho :mrgreen: que me lembro de ir ver este filme ao cinema, e salvo erro ser o primeiro filme de David Mamet, e ler um pouco do que tinha feito pelos jornais, pois internet é algo que não existia :-)))

As minhas memória de quem nunca reveu o filme, é que é um filme de estreia bem interessante, filmado de forma muito calma, e com um twist que não me lembro, mas que de certa forma me apanhou desprevenido.
Hoje deparo-me com o tópico... fiquei com vontade de o rever.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: House of Games (1987) - David Mamet

Post by PanterA »

Ver filmes dos anos 80 no cinema realmente é de "velho" e assim já me sinto mais novo. :p
Post Reply