Filmes televisivos com qualidade cinematográfica

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Filmes televisivos com qualidade cinematográfica

Post by Lorde X »

Lembrei-me de abrir este tópico quando há dias fui absolutamente surpreendido por um filme do qual gostei mesmo bastante:

The Lost Battalion (Perdidos no Inferno) de 2001 do Russel Mulcahy:

http://www.imdb.com/title/tt0287535/?ref_=fn_al_tt_1

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Antes de mais devo dizer que os filmes de guerra não fazem parte da minha predilecção. O que me chamou para este filme foi o realizador (Russel Mulcahy) e o desejo de descobrir algum bom filme dele, já que tendo dirigido um dos marcos da minha adolescência (Highlander - Duelo Imortal) e um mais recente do qual gostei (Resident Evil III - Extinction) andou muitos anos perdido sem nada que se aproveitasse.

Comecei a ver este filme e fiquei logo convencido que estava perante uma edição manhosa da Unimundos, ainda por cima com imagem cortada para 4:3...

http://www.dvdpt.com/p/perdidos_no_inferno.php

Fiquei preso ao enredo quase logo desde o início. História que, verdade seja dita, versa sobre guerra (1ª Guerra Mundial), guerra e mais guerra. Aqui não temos a poesia do The Thin Red Line do Terence Mallick ou a caracterização dos personagens e a profundidade psicológica do Full Metal Jacket do Stanley Kubrick.
Desde o seu início, em que vemos um batalhão ser enviado para a frente de batalha, até ao seu fim, este filme oferece-nos guerra pura e dura, com batalhas, contra ofensivas, baixas, estratégias de combate, honra, coragem, etc. Tudo com grande realismo, mas com caracterização de personagens mínima, ou melhor dizendo, qb, para que nos identifiquemos com eles e vibremos com os seus feitos ou com as suas mortes. E isto é feito com grande eficiência. Tanto que apesar de ter visto o filme a horas tardias, o sono não me incomodou, tendo ficado agarrado ao ecrã até à última cena.
Um dos melhores filmes de guerra que já vi e, apesar de ter visto recentemente as obras pesadas que supra citei, este foi o que me empolgou mais...
Tanto que, logo que o acabei de ver, fui consultar a net à procura de uma edição em bluray ou dvd, em que a imagem não estivesse cortada para 4:3...para descobrir que a imagem que vi é a original!!! já que se trata de um filme feito para TV... E esta hein?
Dentro do gênero dos filmes de guerra, dou-lhe, sem hesitar, 10/10. Absolutamente recomendado a quem gosta de filmes de guerra ou de acção e aventura.

E mais grandes filmes, não obstante terem sido feitos para TV, alguém conhece?
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Filmes televisivos com qualidade cinematográfica

Post by waltsouza »

E acabaste de escavar mais um tesouro (de tópico). :biggrin: yes-)

Agora de repente só me lembro de filmes do Syfy e nenhum deles tem qualidade cinematográfica (dos que me lembro) mas garanto-te que eu vou trazer aqui alguns. Tenho de puxar mais pela cachola. :-)))
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Filmes televisivos com qualidade cinematográfica

Post by paupau »

Assim de repente: a versão de tv do 12 angry man e dois do Fassbinder: Berlin Alexanderplatz e
Mundo no Arame.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Filmes televisivos com qualidade cinematográfica

Post by JRibeiro »

Last edited by JRibeiro on April 15th, 2014, 2:14 pm, edited 4 times in total.
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Filmes televisivos com qualidade cinematográfica

Post by Lorde X »

waltsouza wrote:E acabaste de escavar mais um tesouro (de tópico). :biggrin: yes-)
Boas! salut-) A minha assinatura não é uma mera coincidência. :wink: Realmente dá-me mais satisfação procurar e encontrar do que apenas ter... Seja a passear pela natureza e a encontrar uma praia deserta ou um local com uma vista maravilhosa, seja a procurar e a descobrir verdadeiras pérolas, para mim desconhecidas, no cinema, música ou literatura.

Quanto ao cinema, dá-me um prazer enorme descobrir um filme de baixo orçamento, mas original e com qualidade artística. Encontrei vários no gênero do fantástico, nas edições em DVD de aluguer dos videoclubes. Filmes que eventualmente não chegaram a ter edição de venda directa ou em que esta foi reduzida a poucos exemplares. Guardo-os na minha colecção com o carinho que se calhar outros concedem a edições XPTO com estátuas e um sem fim de discos...

Porém, sempre tive grandes preconceitos contra os filmes televisivos. Se me tivesse apercebido que este era "Made for TV", não o teria visto e muito menos comprado... Se calhar tenho que mudar os meus critérios pois existirão, por aí perdidos, filmes com grande qualidade...

Aproveito para sugerir que, quem indique algum filme, faça o favor de colocar à frente o link do IMDB, ou que indique o seu ano, pois poderão haver vários filmes com o mesmo nome.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Filmes televisivos com qualidade cinematográfica

Post by Lorde X »

Lembrei-me de mais 2.

O primeiro, um dos meus Thrillers preferidos de sempre (nem sei como não me tinha lembrado antes deste):

Duel - Um Assassino pelas Costas (1971) de Steven Spielberg

http://www.imdb.com/title/tt0067023/?ref_=fn_al_tt_1

Este dispensa apresentações...

Image

Image

Image

Image

Image
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Filmes televisivos com qualidade cinematográfica

Post by Lorde X »

O segundo, vi há pouco tempo atrás e surpreendeu-me pela qualidade das interpretações.

The Wyvern Mystery - O Mistério Wyvern (2000) de Alex Pillai

http://www.imdb.com/title/tt0237934/?ref_=fn_al_tt_2

Uma história com muito mistério, num ambiente góticoem que entra a Naomi Watts, ainda bem novinha, com uma interpretação digna de um óscar! Ainda somos brindados por mais uma grande interpretação do Derek Jacobi (actor principal da série Eu Cláudio).
O enredo é bem interessante, baseado na obra do Sheridan Le Fanu (escritor, entre outros, do conhecido romance de terror "Carmilla"). Peca apenas pelas muitas pontas soltas que deixa por explicar, mas estas podem ser facilmente preenchidas pela nossa imaginação.

Image

Image

Image
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Filmes televisivos com qualidade cinematográfica

Post by JRibeiro »

Trailers dos telefilmes que referi












‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Filmes televisivos com qualidade cinematográfica

Post by nimzabo »

Temple Grandin: http://www.imdb.com/title/tt1278469/?ref_=nv_sr_1
Grande interpretação por parte da Claire Danes e um argumento bastante original.
yes-)
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Filmes televisivos com qualidade cinematográfica

Post by Grande Guru »

Lorde X wrote:Lembrei-me de mais 2.

O primeiro, um dos meus Thrillers preferidos de sempre (nem sei como não me tinha lembrado antes deste):

Duel - Um Assassino pelas Costas (1971) de Steven Spielberg

http://www.imdb.com/title/tt0067023/?ref_=fn_al_tt_1

Este dispensa apresentações...

Image

Image

Image

Image

Image


Eh pá do q te foste lembrar, recordo-me de ver este filme qd era puto e de me ter marcado bué, uma tensão na altura arrebatadora...
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Filmes televisivos com qualidade cinematográfica

Post by waltsouza »

Grande Guru wrote:
Eh pá do q te foste lembrar, recordo-me de ver este filme qd era puto e de me ter marcado bué, uma tensão na altura arrebatadora...
Esse filme é um "clássico" de Spielberg. Foi o primeiro filme que lhe deu algum reconhecimento.

Algumas curiosidades sobre este Duel (que eu fui pesquisar):

- Filmado em 13 dias. É a filmagem mais rápida da carreira de Spielberg.
- Originalmente foi feito para a TV mas chegou a estrear no cinema (na Europa).
- Dennis Weaver foi uma primeira escolha para o papel mas só assinou contrato na noite anterior de começarem as filmagens.
- Apesar de aparecer apenas um carro durante o filme (neste caso um Plymouth Valiant vermelho de 1970), foram utilizados 3 carros durante as filmagens. Portanto, 3 Valiant diferentes, mas vermelhos. :wink:
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Filmes televisivos com qualidade cinematográfica

Post by Lorde X »

Lembrei-me de um filme televisivo que muito me marcou quando o vi na minha adolescência.

Trapped (1989) (TV) http://www.imdb.com/title/tt0098507/

Image

Image

A ideia que tenho dele é que será muito semelhante ao Duel do Steven Spielberg, só que neste a perseguição é dentro de um prédio de escritórios, após o fim do expediente, pelo que se encontra deserto.
A vítima (interpretada pela Kathleen Quinlan) foge pelas escadas e elevadores de alguém que a persegue com o intuito de a matar. Julgo que durante o filme também não se vê a cara do assassino, pelo que desconhece-se o que o motiva.

Como nunca mais o vi (há alguns anos atrás cheguei a procurar, sem sucesso, uma edição em dvd. Apenas terá sido editado em VHS: http://www.amazon.com/Trapped-VHS-Kathl ... apped+1989) não sei se estará à altura do impacto que na altura em mim causou. Todavia, são extremamente positivos os comentários constantes tanto da página do IMDB como da Amazon.
Last edited by Lorde X on April 23rd, 2014, 10:29 am, edited 2 times in total.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Filmes televisivos com qualidade cinematográfica

Post by waltsouza »

Lorde X wrote: Como nunca mais o vi (há alguns anos atrás cheguei a procurar, sem sucesso, uma edição em dvd. Apenas terá sido editado em VHS: http://www.amazon.com/Trapped-VHS-Kathl ... apped+1989) não sei se estará à altura do impacto que na altura em mim causou. Todavia, são extremamente positivos os comentários constantes tanto da página do IMDB como da Amazon.
Por acaso esse filme está no Youtube por inteiro. Por curiosidade fiz pesquisa e... alguém meteu-o lá. :wink:
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Filmes televisivos com qualidade cinematográfica

Post by Lorde X »

waltsouza wrote:
Lorde X wrote: Como nunca mais o vi (há alguns anos atrás cheguei a procurar, sem sucesso, uma edição em dvd. Apenas terá sido editado em VHS: http://www.amazon.com/Trapped-VHS-Kathl ... apped+1989) não sei se estará à altura do impacto que na altura em mim causou. Todavia, são extremamente positivos os comentários constantes tanto da página do IMDB como da Amazon.
Por acaso esse filme está no Youtube por inteiro. Por curiosidade fiz pesquisa e... alguém meteu-o lá. :wink:
Obrigado. yes-) Sim, já tinha reparado, mas tenho uma certa aversão a ver os filmes com má imagem e parece-me que nesse vídeo do Youtube, o user filmou uma tv em que estava a dar o filme... Se assim for, então a imagem será mesmo asquerosa...
De qualquer forma, saquei-o há alguns dias e, à falta de melhor, terei que o ver dessa forma... :-?
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Filmes televisivos com qualidade cinematográfica

Post by Lorde X »

Mais um bom filme televisivo de Guerra que vi há dias:

When Trumpets Fade (1998) de John Irvin.

Há edição nacional em dvd.

http://www.imdb.com/title/tt0135706/?ref_=fn_al_tt_1

Image

Image

Image

Image
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Post Reply