La Guerre du feu (1981) - Jean-Jacques Annaud

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

La Guerre du feu (1981) - Jean-Jacques Annaud

Post by JoséMiguel »

A Guerra do Fogo / La Guerre du feu




Título original: La Guerre du feu
Título de Portugal: A Guerra do Fogo
País(es) de origem: França, Canadá
Data de lançamento: 16 de Dezembro de 1981 (França) / 1 de Outubro de 1982 (Portugal)
Realizador: Jean-Jacques Annaud
Género(s): Histórico, Drama, Aventura
Duração: 100 min


IMDB / Wikipedia


Sinopse, no idioma "brasileiro", retirado da versão oficial "portuguesa" do wikipédia, lamento usar "português-índio" mas os brasileiros são muitos e quase que erradicam a língua de Camões da face do planeta (no wikipédia pelo menos). Numa situação destas, em que não pretendo escrever eu a sinopse, preferiria citar uma fonte em inglês, mas como sei que nem toda a gente gosta da lingua inglesa, e o texto brasileiro até é de boa qualidade e bastante pertinente, aqui vai a citação em PT-BR:
La Guerre du Feu (br/pt: A Guerra do Fogo) é um filme de 1981 feito na França e no Canadá, com locações na Escócia, Islandia, Quênia e Canadá.1 A direção é de Jean-Jacques Annaud. Anthony Burgess e Desmond Morris.2 foram responsáveis pela linguagem especial que foi criada para o filme que conta uma história de período anterior ao uso da língua de maneira universal, tendo a linguagem corporal um forte apelo, juntamente com outros elementos que renderam à produção dez prêmios, sendo um deles o Oscar, além de sete outras indicações nos anos de 1982 e 1983.

O filme retrata um período na pré-história e dois grupos de hominídeos. O primeiro, que quase não se diferência dos macacos por não ter fala e se comunicar através de gestos e grunhidos, é pouco evoluído e acha que o fogo é algo sobrenatural por não dominarem ainda a técnica de produzi-lo; o outro grupo é mais evoluído e tem uma comunicação e hábitos mais complexos, como a habilidade de fazer o fogo. Esses dois grupos entram em contato quando o fogo da primeira tribo é apagado em uma guerra com uma tribo de hominídeos mais primitivos, que disputam pela posse do fogo e do território. Noah, Gaw e Amoukar (membros do primeiro grupo) são destacados então para uma jornada para trazer uma nova chama acesa para a tribo. Nesse caminho deparam -se com um grupo de canibais e resgatam de lá Ika, uma mulher pertecente ao grupo mais evoluído. Do contato com essa mulher, os três caçadores do fogo aprendem muitas coisas novas, já que ela domina um idioma muito mais elaborado que o deles, assim como domina também a técnica de produção do fogo. Levados por diversas circunstâncias a um encontro com a tribo de Ika, percebem que há uma maneira diferente de viver; observam as diferentes formas de linguagem, o sorriso, a construção de cabanas, pintura corporal, o uso de novas ferramentas, e até mesmo um modo diferente de reprodução.

Trailer I (versão genuína VHS de Portugal, de importância histórica e/ou nostálgica)



Agradeço a um compatriota nosso, que tem tido o trabalho de digitalizar trailers de cassetes portuguesas no You Tube, onde dá pelo nome de Major Tom. Não sei se ele é ou não membro do DVD Mania, mas eu tenho acompanhado o canal dele na vertente da nostalgia, e faço muita questão de dar aqui o meu apoio. O acesso directo ao canal You Tube dele é este:

https://www.youtube.com/channel/UCcbqF1 ... fTZXMkNC2g


Clip feito por mim

Eu tencionava colocar lado a lado o trailer VHS português acima com uma versão HD moderna ou versão original restaurada, mas elas são muito fracas e inapropriadas. Basicamente a versão norte-americana é idêntica ao trailer português acima, e a versão franco-canadiana, embora com um pouco de mais nível e maturidade, consiste apenas em slideshow de screenshots, por isso é fraca. Assim sendo tive o trabalho de fazer eu um excerto de uma cena ultra-poderosa, que por si só, é capaz de dar pano para mangas em análises e comentários. Aqui fica:



No video que eu criei, existe mesmo muito para apreciar, de entre várias riquezas, destaco:

- Actor Ron Perlman como contador de histórias à volta da fogueira, a descrever por gestos e grunhidos as aventuras com mamutes, reparem no gesto do braço dele a imitar uma tromba de elefante.
- Técnica de fazer fogo.
- Mulher Homo Sapiens Sapiens, grávida de um Homo Sapiens Neanderthalensis, com ele a olhar para a barriga grávida dela.


Nota: Irei procurar analisar/comentar o filme numa futura mensagem, em post separado. Confesso que o me motivou a pegar no filme, foi ter visto o trabalho nostálgico do nosso conterrâneo Major Tom no You Tube. :wink: yes-)
Post Reply