Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

Post by JoséMiguel »

Soylent Green / À Beira do Fim




Título original: Soylent Green
Título de Portugal: À Beira do Fim
País(es) de origem: E.U.A.
Data de lançamento: 19 de Abril de 1973 (E.U.A.)
Realizador: Richard Fleischer
Género(s): Ficção Científica, Drama
Duração: 97 min


IMDB / Wikipedia


Image

Image


Sinopse:

Nova Iorque, 2022 - População: 40.000.000.

Num mundo ecologicamente devastado pelas U.S. Corporations, onde falta a água e comida para sustentar a população, o inspector da polícia Robert Thorn (Charlton Heston) investiga os motivos misteriosos do homicídio de um gestor rico, com o auxílio de um amigo velhote, que ainda sabe ler e escrever, e vivenciou em jovem a época, em que se compravam carne e hortaliças nas lojas...


Excerto I - Retro-escavadoras da polícia de Nova Iorque, a "recolherem" manifestantes



Excerto II - Camiões do lixo municipais transportam "carga" do centro de eutanásia humana para a refinaria de produção de feijão de soja



Aviso: O texto que se segue contém spoilers.


Ficção científica séria e dramática

Este é um grandioso filme da Golden Age (na minha opinião) do cinema norte-americano da década de 1970, à primeira vista poderá (erradamente) parecer um filme policial do estilo Blade Runner, mas tal não corresponde minimamente a este filme.

Image

Robert Thorn (Charlton Heston) é um inspector da polícia, a investigar um caso de homicídio, durante quase todo o filme, mas isso é apenas um pretexto, meio ou ferramenta para apresentar uma história de ficção científica pura e dura, do tipo filosófico ao nível da série The Outer Limits (1995 TV series), caracterizada pela sua forte carga dramática e capacidade de pôr o espectador a pensar e reflectir.

Image

A empresa Soylent é a concretização do sonho dos banksters (bankers / gangsters) modernos, que na sua psicopatia demente, provocam guerras e crises financeiras. Neste cenário, as elites atingiram os seus objectivos e o povo regrediu aos tempos faraónicos, em que trabalham para comer.

Soylent significa soja e lentilhas (em inglês: "soya and lentil"), conforme a explicação do livro, que não consta no filme. A mega-corporação norte-americana fornece comida a "metade do mundo". O planeta está poluído e imerso numa onda de calor permanente devido ao efeito de estufa, pelo que não é possível a agricultura tradicional e criação de gado. Já nem sequer existem peixes nos rios e mares...

O Soylent Yellow corresponde à soja tradicional, de proveniência vegetal (que se encontra à venda na secção cara/saudável do Pingo Doce, Continente, etc.), mas o Soylent Green, que dá o título ao filme, é suposto ser plâncton do oceano... O problema é que os oceanos estão envenenados e já não existe plâncton, conforme o relatório secreto que o inspector Robert Thorn descobriu.

Image

Este filme passou na RTP por volta de 1984, quando o vi em criança. Nessa altura ainda não conseguia acompanhar o ritmo das legendas, mas o filme marcou-me pelo bom storytelling audiovisual, e retive perfeitamente o conceito da história durante os 30 anos que separam a minha segunda visualização no ano de 2014.

Já irei testemunhar, em primeira mão, qual o impacto do filme numa criança, mas antes gostava que vissem a cena brilhante e poética, da eutanásia. O actor Edward G. Robinson sabia que estava a morrer de cancro da bexiga, e que apenas lhe restavam semanas de vida, morreu 12 dias depois da filmagem que irão ver de seguida. O actor Charton Heston também fica em choque ao ver filmagens antigas (secretas) da época em que existiam animais e vegetação na Terra. Uma obra de arte... aqui vai:



A cena anterior contém a melhor interpretação do Charlton Heston que já vi, e é também uma de duas cenas que retive na memória durante 30 anos. Em criança captei bem o conceito do velhote ficar contente em voltar a ver a Terra, como ela era antigamente, mas julguei que ele tinha sido enganado/intrujado a pensar que ia para um lar da terceira idade, quando afinal o mataram e fizeram tostas com o cadáver dele...

Só agora é que eu percebi que ele estava deliberadamente a cometer eutanásia. O cérebro humano é uma máquina engraçada e peculiar, na maneira como armazena recordações de infância durante três décadas, nesta cena apenas retive o conceito visual de veados a pastar numa floresta, o que corresponde à imagem real... mas a minha outra memória do filme é totalmente surrealista! Eu imaginava milhares de fatias de pão tostado apetitosas a circular no tapete da linha de montagem, com a geometria de fatias grandes de pão de forma, quando afinal são rectângulos de plástico.

Apesar de eu ter sentido medo e mal-estar em miúdo, achei a comida Soylent Green apetitosa... percebi perfeitamente que eram pedaços pulverizados de pessoas mortas, mas tal não me enojou porque percebi que o povo estava a morrer à fome... O que efectivamente me assustou (em puto), foi julgar que andavam a assassinar pessoas para as transformar em comida.

Image

O consultor técnico indicado na imagem acima impõe respeito...

Para terminar deixo um video, que acho que está muito bem feito, do polícia e velhote a jantarem comida verdadeira. O polícia nunca antes tinha comido carne, fruta ou hortaliças:



Vou dar uma nota muito alta por dois motivos, o primeiro motivo será a qualidade destas duas cenas do You Tube que mostrei, enquanto o segundo motivo é estarmos no ano de 2014, e saber que nos últimos 40 anos se fez muito pouco cinema deste género, o que torna o filme precioso e original.

A minha classificação: 97%

Image
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

Post by rui sousa »

Não li o texto por causa dos spoilers mas é outro título que tenho na lista há muito tempo.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

Post by PanterA »

Tema interessante, existe o Bluray sendo assim vai para a watchlist. Mas curioso que lembro-me deste filme de algum lado. Não sei se o vi quando era puto e não me lembro, ou se vi apenas fragmentos, mas realmente não me é estranho.

Quando lhe meter as mãos logo vejo de onde vem tanta familiaridade.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

Post by JoséMiguel »

Rui Sousa e PanterA:

A questão de serem obrigatórios os spoilers no meu texto, e da "familiaridade" referida pelo PanterA é a seguinte:

Este filme está muito enraízado na cultura norte-americana, ao mesmo nível de toda a gente saber que o Darth Vader é o pai do Luke Skywalker. Por isso séries como o Futurama do criador dos The Simpsons, fazem referências sistemáticas a este filme.

Mas a Televisão Portuguesa no monopólio da RTP exibiu apenas uma vez (que eu tenha visto) tanto este filme como por exemplo o filme icónico "The Night of The Living Dead" (também altamente enraízado e referenciado no cinema norte-americano).

Mas este não é o "Sexto Sentido", em que se descobre no fim que afinal o gajo estava morto o filme todo... aqui não há problema nenhum com os spoilers, pois somos pessoas do séc. XXI e o tal "spoiler" que este filme pretendia dar em 1973 é óbvio e intuituivo para todos nós. O mérito do filme é o seu percurso/viagem e não o seu destino, por isso acho que podem e devem ler o meu texto, com os spoilers incluídos, que apenas irão motivar as pessoas a verem ou reverem o filme, e não estragam a experiência (até pelo contrário).

Em particular o video que criei no You Tube da eutanásia é obrigatório para toda a gente, para cultura geral, mesmo que não gostem ou pretendam ver o filme, ao menos ficam a conhecer o desempenho fenomenal de um actor que sabia que ia morrer de cancro (faleceu 12 dias depois dessa filmagem) a representar a sua própria morte por eutanásia. É o actor que fez de judeu traidor Dathon no filme "Os 10 Mandamentos", aquele que denunciou o Moisés e sacou a míuda da água para o harém pessoal. Ele parece mais novo mas nasceu no séc. XIX.

PS: Os 2 clips do Vimeo que coloquei no topo não têm grande interesse, são apenas para ambientar o mundo exterior, na falta de um trailer em condições. Os outros 2 clips do You Tube é que são as cenas míticas de elite 5 estrelas. yes-)
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

Post by rui sousa »

Compreendido! Mas verei o filme em breve e depois vou ler de novo o teu texto, aí verei tudo com outros olhos! :)
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

Post by rui sousa »

Depois de ter visto agora o filme vim logo ler o teu texto, foi a primeira coisa que me lembrei.

E que valentes spoilers!!! :mrgreen:

Mas por acaso as coisas que mais gostei no Soylent Green coincidem muito com as que apontaste. E a cena final do Robinson é lindíssima... e o Heston é mesmo surpreendente! Nos próximos dias escreverei algo mais aprofundado. yes-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

Post by JoséMiguel »

Rui,

Eu sei que aqui pisei o risco com os spoilers, mas achei necessário (coloquei um aviso). Pareceu-me que simpatizaste com o filme e que talvez escrevas umas das tuas belas críticas, que eu irei gostar de ler, em particular quero ver como analisas o filme sem usares spoilers! :twisted: :badgrin:

Olha, eu tiro sempre screenshots a mais, e neste caso tens 45 imagens para usares a teu belo prazer, no meu photobucket:

http://s1139.photobucket.com/user/josem ... t=2&page=2

As imagens são sempre copyright dos tipos dos estúdios, e acho absurdo essa malta que tira snapshots (como eu faço) dizer depois que os outros não as podem utilizar, como se eles fossem donos do filme... Por mim podem sempre usar e reutilizar os meus screenshots (façam uma cópia no caso de as usarem em algum site de alto tráfego mundial, pois o photobucket tem um limite mensal para links directos).

Também podes repetir as imagens que utilizei na minha crítica, por exemplo se fores fazer um artigo de raíz no espalha-factos, aquela imagem do Charton Heston a chorar é quase obrigatória e ficaria lá bem. :-)

Eu acho que em termos de divulgação de um filme desta natureza com 40 anos, sem os spoilers a malta não irá morder o isco pois sem eles o filme não poderá ser elogiado e analisado de forma devida. Estou para ver como o Rui se irá desenvencilhar... :evil: :twisted: :mrgreen:
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

Post by rui sousa »

JoséMiguel wrote:Rui,

Eu sei que aqui pisei o risco com os spoilers, mas achei necessário (coloquei um aviso). Pareceu-me que simpatizaste com o filme e que talvez escrevas umas das tuas belas críticas, que eu irei gostar de ler, em particular quero ver como analisas o filme sem usares spoilers! :twisted: :badgrin:

Olha, eu tiro sempre screenshots a mais, e neste caso tens 45 imagens para usares a teu belo prazer, no meu photobucket:

http://s1139.photobucket.com/user/josem ... t=2&page=2

As imagens são sempre copyright dos tipos dos estúdios, e acho absurdo essa malta que tira snapshots (como eu faço) dizer depois que os outros não as podem utilizar, como se eles fossem donos do filme... Por mim podem sempre usar e reutilizar os meus screenshots (façam uma cópia no caso de as usarem em algum site de alto tráfego mundial, pois o photobucket tem um limite mensal para links directos).

Também podes repetir as imagens que utilizei na minha crítica, por exemplo se fores fazer um artigo de raíz no espalha-factos, aquela imagem do Charton Heston a chorar é quase obrigatória e ficaria lá bem. :-)

Eu acho que em termos de divulgação de um filme desta natureza com 40 anos, sem os spoilers a malta não irá morder o isco pois sem eles o filme não poderá ser elogiado e analisado de forma devida. Estou para ver como o Rui se irá desenvencilhar... :evil: :twisted: :mrgreen:
Obrigado! Nos próximos dias escreverei qualquer coisa, quando sentir inspiração necessária para tal. É um filme que tem mesmo muito que se lhe diga! yes-)
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

Post by THX »

Nunca o vi, mas sei há muito que é um clássico obrigatório da cultura cinematográfica made in USA.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

Post by PanterA »

Finalmente já tive oportunidade de o ver, e não fiquei assim tão agradado como voçês.

O inicio (30/40 minutos), e a caracterização que fazem daquele futuro distópico, é bastante duro e cru da maneira que parece que estão a descriminar cada detalhe, mas ao mesmo tempo dá a sensação que não contaram absolutamente nada. Ainda por cima um filme deste género que precisava de uma boa camada de "how to" tendo em conta a particularidade daquele tempo, achei tudo muito superficial onde a minha curiosidade era imensa.

Já o seu próprio core, imaginava algo mais complexo na sua narrativa. Compreende-se todas as facadas sociais, capitalistas e tudo mais, mas tirando isso, era algo pobre e sem nada por detrás a sustentar tais criticas.
Acaba por ser um bom filme e com muito para discutir, sem dúvida alguma, mas tal como disse, esperaria um bocado mais nele.

7/10
Last edited by PanterA on March 20th, 2014, 7:18 am, edited 1 time in total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

Post by JoséMiguel »

PanterA,

Escreveste um comentário muito inteligente, e eu gostava de partir dele para te dar uma segunda ou terceira sugestão, dentro desta temática de filmes, perante o teu futuro feedback e comentário, que venhas a escrever...

Para começar, eu estou desencantado com o rumo, onda ou estilo do cinema hollywoodesco dos últimos 20 anos, e por isso tenho de ir à pesca do cinema feito antes da "idade das trevas" em que vivemos.

Para mim o panorama actual é tão pobre e infértil que tenho de me virar para filmes americanos dos anos 70 como este, e é nesta perpectiva e panorama que peço a tua opinião e comnetário, nesta onda de filmes! yes-)

Por exemplo, se fosses tu o realizador ou "executive producer", seja lá o que isso for, do Soylent Grenn, o que terias acrescentado ou modificado? (para teu agrado pessoal cinéfilo)

Eu adoro esta onda e temática de filmes, e não me pareceu pelo teu comentário que estejas agarrado ao aspecto fútil da elegância visual cinematográfica (apesar de estares preso ao blu-ray), ou seja se calhar preferes uma profundidade intelectual estilo o filme sci-fi ocidental alemão "Hard to be a God" aos bonecos CGI da versão remasterizada do policial Blade Runner, com o Indiana Jones a fazer de polícia...

Espero pelo teu feedback, para poder dar-te uma ou outra sugestão (que ainda não tenhas visto) mais ao teu agrado, mas de antemãp posso referir 2 exemplos da europa de leste, que se calhar seria o que faltava no Soylent Green:

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=47010

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=47077

Os 2 exemplos acima, possuem forte profundidade filosófica, de carácter lógico e humano, em oposto aos filmes europeus pseudo-intelectuais (absurdos), qualquer um deles estará acima dos defeitos que apontaste (com razão) do Soylent Green.

Nota: Estou a tentar fazer a "afinação" (Fine Tunning), perante a onda/gostos do PanterA. Vamos ver se eu posso ou não recomendar alguma coisa do agrado dele, se os nossos gostos não forem assim tão distantes. :-P
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

Post by PanterA »

Nunca gostei de fazer esse papel do quê que eu, mero espectador, tinha posto ou retirado do filme. Acho um trabalho pouco honesto. Além que verdade seja dita, que indirectamente esse pensamento esteja sempre presente nas minhas reviews, mas poucas vezes posto em prática. E quando está, é muito subjectivo.

Aliás, naquelas pequenas linhas que escrevi sobre ele, indirectamente está aquilo que eu achei que podia estar melhor. A começar pela caracterização, que merecia mais detalhe e pormenor. Pelo menos senti que o background que acompanhava todo o fluxo do argumento, muito ausente da narrativa principal. E neste género de filmes, é sempre um aspecto a ter em atenção visto que o relevo dado por ele é enorme e catapulta o filme para outro patamar. Basta ver exemplos como o 1984 entre outros.

Depois a história em si. Tinha potencial, mas pareceu-me mal aproveitada. A espaços dava a sensação de ser apenas e só uma simples investigação de uma morte casual. Tal como disse, tem as suas criticas, mas pouco exploradas e faltando ali um bocado mais de complexidade nas suas temáticas.

Ah, mais em cima falei que o nome do filme não me era estranho, e lembrei-me que apareceu várias referencias a ele no Futurama.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

Post by JoséMiguel »

PanterA,

A questão é que existem muitos poucos filmes desta natureza e temática, com a agravante de hoje em dia se fazerem ainda menos filmes do género.

Quando te pedi para pensares no que terias alterado no filme, para o tornar melhor, era para ver se eu te podia dar alguma sugestão mais ao teu agrado (que não fosse nenhum filme conhecido óbvio).

Por exemplo no ano passado vi um filme francês dos anos 80, em que os membros europeus da NATO foram devastados num ataque nuclear pelo Pacto de Varsóvia, aquilo começa com um camponês a guiar uma carrinha Citroen no meio das vinhas e aldeias, e quando começa o ataque nuclear eles sobrevivem nas caves onde tinham as pipas de vinho. Nem imaginava que tivesse sido feito um filme assim, e se aparecer alguém a pedir sugestões de filmes apocalípticos, estarei lá batido com esse exemplo curioso.

Da mesma forma, dentro deste género de filmes futurísticos com carga de crítica política e social, posso conhecer alguns filmes da europa ocidental ou da europa de leste, que não constem das listagens de filmes americanos, que encaixem nos teus gostos e cumpram os tais requisitos que o Soylent Green não cumpriu. Mas sinceramente é improvável, porque existem muitos poucos filmes desta temática...

Claro que no meio duma troca de ideias dessas, sonho sempre que apareça do nada algum tipo (o Nimzabo é bem capaz disso) a sugerir um filme obscuro belga ou finlandês, de que nunca ouvi falar. :o yes-) :wink:
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

Post by siroco »

JoséMiguel wrote:Por exemplo no ano passado vi um filme francês dos anos 80, em que os membros europeus da NATO foram devastados num ataque nuclear pelo Pacto de Varsóvia, aquilo começa com um camponês a guiar uma carrinha Citroen no meio das vinhas e aldeias, e quando começa o ataque nuclear eles sobrevivem nas caves onde tinham as pipas de vinho.
Malevil ? :wink:
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

Post by waltsouza »

Este Soylent Green já anda para "sofrer" de um remake/sequela há "séculos".

http://whatculture.com/film/15-films-am ... ady.php/15
http://gunnyg.wordpress.com/2011/10/10/ ... en-remake/
Post Reply