Mais ne nous délivrez pas du mal (1971) - Joël Séria

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Mais ne nous délivrez pas du mal (1971) - Joël Séria

Post by JoséMiguel »

Mais ne nous délivrez pas du mal




Título original: Mais ne nous délivrez pas du mal
País(es) de origem: França
Data de lançamento: 5 de Abril de 1971 (França)
Realizador: Joël Séria
Género(s): Drama
Duração: 101 min
Classificação etária (França): Int. m/16

IMDB / Wikipedia

Página oficial do realizador

Ficha técnica do filme, na página oficial


Sinopse:

A história trágica de duas raparigas, alunas de um colégio de freiras, que por rebeldia da adolescência brincam aos rituais satânicos (no gozo) e provocam sexualmente os homens, também no gozo.


Trailer com teor eventualmente chocante

AVISO: Ambas as actrizes eram maiores de idade, durante as filmagens apresentadas. Não existe nada de inapropriado no trailer seguinte, mas este poderá ofender as crenças religiosas ou morais de alguns leitores.




Opinião

Um trabalho de qualidade e de interesse

Image

Este é o segundo filme que vi do realizador francês Joël Séria, e também o segundo filme dele do qual escrevo, tendo eu já referido o Marie Poupée, lançado cinco anos mais tarde em 1976, também com a mesma actriz principal Jeanne Goupil:


Crítica do Marie Poupée: viewtopic.php?f=11&t=48757&p=613074


Image


Neste "Mas não nos livres do Mal" (que não deve possuir título português), não existe nudez como na "Maria Boneca" de 1976 (que provavelmente também não terá direito a título português), mas mesmo sem qualquer cena de nudez é ainda capaz de geral polémica, devido a certos tabús no Cinema, em particular a menina puxar a saia para mostrar a cuequinha, no trailer apresentado na ficha técnica.


Image

Na minha opinião este é um bom filme, que não tem nada a ver com o género exploitation que os italianos adoravam. Este é um trabalho de qualidade, que executa de forma impecável uma história simples, mas polémica e avançada para a sua época.

Este Joël Séria não se trata de um cineasta armado em rapazola a fazer um filme satânico numa onda adolescente para chocar ou escandalizar o resto da malta, muito pelo contrário... Este cineasta era muito competente e fez bons filmes intemporais, que nada têm a ver com o género de "terror" ou "exploitation".

Ele é pouco reconhecido apenas devido ao medo e polémica que gerou nos distribuidores de filmes, pela sua coragem pioneira de abordar temas tabús pela primeira vez.

Image

A história deste filme é simples, mas ao mesmo tempo complexa. Duas miúdas fazem "30 por 1 linha", revoltadas com a educação repressiva do colégio de freiras, o que levará a consequências trágicas...

Image

Este filme não é tão bom como o excelente Marie Poupée (dei-lhe 10/10), mas é um bom filme e merece a nota seguinte...

A minha classificação: 80%
Last edited by JoséMiguel on September 3rd, 2016, 9:06 pm, edited 1 time in total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Mais ne nous délivrez pas du mal (1971) - Joël Séria

Post by JoséMiguel »

Documento oficial de censura e proibição total do filme, assinado pelo Ministro de Assuntos Culturais Jacques Duhamel

Image

Pelo que li, este filme esteve proibido em França, durante cerca de nove meses, o meu nível de compreensão do francês é infelizmente péssimo, e aqui não me posso socorrer do Google Translate, apenas entendi cerca de metade do documento, mas gostei do pouco que entendi, pela importância histórica e carácter oficial, no que diz respeito à censura no cinema, tema que me desperta o interesse.

No site do realizador existem mais scans de documentos e artigos de imprensa, acerca deste e de outros filmes dele:

http://www.joel-seria.fr/sitegalerie.php?galerie=2

Isto poderá interessar a algum estudante universitário que pretenda vir a escrever algum trabalho acerca da censura do cinema, ou apenas a pessoas curiosas como eu...
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Mais ne nous délivrez pas du mal (1971) - Joël Séria

Post by JoséMiguel »

Acerca do criador do trailer da ficha técnica

Como sabem, os filmes do cineasta Joël Séria têm estado em foco no tópico das estatísticas do meu canal do You Tube, e estive agora a espreitar a página You Tube do autor deste trailer com 10 anos de existência no You Tube.

Por um lado, o meu clip do filme Marie Poupée foi removido pelo teor sexual, por outro lado este sujeito francês de cognome "deadguy62", tem aqui o seu excelente trailer escandaloso do "Mais ne nous délivrez pas du mal", activo no You Tube, desde 2008.

Este filme é excelente e de exploitation não tem nada, mas em 2014 eu receei que o trailer que usei pudesse fazer alguém pensar que haviam actrizes menores de idades em comportamentos sexuais, e tive de escrever uma nota a explicar que as actrizes do filme tinham mais de 18 anos de idade.

Esse trailer como obra de arte em si mesmo é magnífico, mas falha enquanto "trailer" ao dar uma noção errada do teor do filme. Por outro lado o filme é da corrente do Realismo, e o trailer sucede em demonstrar que o cineasta Joël Séria era um mestre do Realismo.

Estive a espreitar o canal You Tube do autor deste trailer e o gajo além de ter gostos esquisitos, fica um ano sem postar um vídeo, e quando o faz, fica calado e nunca responde aos comentários.

Achei graça a dois vídeos esquisitos dele, este primeiro é de um filme japonês de 1966, do realizador Kōji Wakamatsu, que aparentemente era considerado infame, por algum motivo que desconheço.



O segundo vídeo é uma montagem com a música de 1981 "Kids in America", ao filme independente "Kids", que mostra as drogas e miséria dos jovens nova-iorquinos de 1995, que foi acusado de ser exploitation ou pedófilo. "However, other critics have labeled it exploitative (in the lascivious sense) as borderline "child pornography".[12] (Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Kids_%28film%29")

Esse filme só estreou em Portugal no ano de 1996, quando eu era estudante da faculdade e nem tinha tempo de ver televisão ou ir ao cinema. Mas se eu tivesse tempo de ver um filme em 1996, nunca seria algo chamado "Kids" acerca de putos adolescentes. Mas também não seria com esses 20 anos de idade que eu apreciaria o Realismo de Cinema ou o eventual factor de intervenção deste filme que nunca vi, mas que já coloquei na minha watchlist.

Por um lado, o crítico Roger Ebert disse muito bem desse filme e por outro lado detecto aqui um padrão neste autor francês do You Tube, pois ambos os filmes "Mais ne nous délivrez pas du mal" e "Kids" foram acusados de serem imorais, quando foram lançados, e quem os acusou de tal foram os fanáticos religiosos do costume. Em ambos estes casos, o sujeito francês de cognome "deadguy62" no You Tube, está a defender os mais sagrados princípios europeus de liberdade moral (não conheço o homem, que pode ser algum maluco, mas estes dois vídeos parecem-me bem yes-) ).

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Mais ne nous délivrez pas du mal (1971) - Joël Séria

Post by JoséMiguel »

Crítica de um amigo cinéfilo espanhol

https://alucinecinefago.wordpress.com/2 ... eria-1971/

Isto foi escrito por um companheiro de um fórum de cinema espanhol, onde eu também escrevo. Nem a Espanha, nem a América latina possuem fóruns de cinema com a dimensão e a categoria do DVD Mania português, que é uma espécie de ave rara no mundo do cinema (elogio ao Rui Santos). Além disso existia também em Portugal o Exploited Fórum até recentemente, este cenário português seria impensável em Espanha ou na América Latina, desde a Patagónia até ao México. Não sei o que se passa com o mundo, mas os fóruns de cinema estão em vias de extinção.

A minha crítica escrita em castelhano: http://www.forodecine.com/showthread.ph ... A9ria-1971

Na verdade esse fórum espanhol tem menos gente que o DVD Mania, como este companheiro cinéfilo de Espanha gostou dos meus posts sobre o Jean Rollin, e até veio aqui ao fórum DVD Mania ler o que escrevi em português (ele elogiou muito o nosso fórum, em Espanha), coloquei lá as minhas críticas antigas de temas similares.
Post Reply