Eyes Wide Shut - De Olhos Bem Fechados (1999) - S. KUBRiCK

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Eyes Wide Shut - De Olhos Bem Fechados (1999) - S. KUBRiCK

Post by Evil_Djinn »

Image



Fiz uma pesquisa sobre tópicos deste filme, mas não encontrei um que apenas falasse do filme, o que surge são muitos tópicos com alusões ao filme.

Dessa forma e porque revi este filme recentemente na sua versão Bluray, lembrei-me de abrir este tópico.

Desde já as minhas desculpas se porventura já existe um tópico semelhante no fórum, mas a verdade é que se existe já deve ser muito antigo.

Desculpas à parte, falar deste filme e ter tema para páginas e páginas de debates e opiniões sobre este maravilhoso filme e sim eu sou daqueles que acha que o filme está excelente e acho que dá para perceber o tempo que o Kubrick demorou até o finalizar, nada parece estar ao acaso e de facto quanto mais vezes revemos o filme, mais percebemos que existe muito mais para além do simples filme.
Algo que eu acho fenomenal é a banda sonora, mas nisso o Kubrick sempre foi mestre ao colocar a musica certa nos seus filmes, mesmo sendo uma banda sonora em grande parte instrumental eu consigo destingir os momentos em função da musica, coisa que não acontece comigo em vários outros filmes por aí, parecem soar todas ao mesmo.
A ideia de por exemplo usar um excerto de uma missa cantada em Romeno utilizando o efeito reversed backwards, dando aquela fantástica atmosfera quando o Tom surge no grande salão é qualquer coisa de fenomenal.
Penso que não darei uma grande novidade se mencionar que este filme se baseia num livro de Arthur Schnitzler um escritor austríaco que escreveu “Traumaville” que em Portugal tem o nome de: “A História de Um Sonho”.
Tanto quanto sei a única adaptação para cinema deste livro foi mesmo a do Kubrick e mesmo assim temos de assumir que é uma adaptação meio livre, porque a historia do livro não é passada nos dias de hoje, mas também não posso tecer grandes comentários porque nunca li o livro e não sei apontar as grandes diferenças entre o livro e o filme.
Algo que me deixa a pensar é este filme estar tão under-rated, e por vezes ler coisas como:
“Para último filme do Kubrick eu esperava melhor”
É claro que este é o típico comentário absurdo, nunca passou pela cabeça do Kubrick que este seria o seu último, nem a ele nem a ninguém, apesar de ele lançar filmes quase de década a década se há coisa que o Kubrick tinha era boas ideias para bons filmes, como tenho pena que ele nunca tenha realizado o filme do Napoleão ou mesmo um sobre o Holocausto, ambos perderam o timing certo e nessa altura acabaram por surgir filmes semelhantes e estes acabaram na gaveta.
Este último filme do Kubrick aparentemente está carregado de simbolismos e mensagens, algumas de facto estão bem construídas, mas sem ouvir qual era real intenção do Kubrick, não passam de teorias da conspiração.
As versões censuradas do filme são quanto a mim um pouco ridículas, felizmente que o Bluray (UK) é a versão não censurada e de qualquer forma já se viu coisas bem mais ousadas em filmes, colocar CGI em forma de pessoas nos DVD’s censurados é um atentado a este belo filme.
Muito mais havia para dizer sobre este filme, mas julgo que será mais justo o pessoal acrescentar ideias e discussões a este tópico.
Quantos de vocês por ai também adoraram este belo filme de Kubrick que infelizmente encerrou o ciclo de um dos melhores realizadores de sempre.


RIP Kubrick, I Miss You.
Helldr
Fanático
Fanático
Posts: 520
Joined: July 24th, 2012, 8:24 am

Re: Eyes Wide Shut - De Olhos Bem Fechados (1999) - S. KUBRi

Post by Helldr »

Um dos filmes que faz sempre parte das minhas listas dos melhores de sempre. O mais engraçado é que não o considero um filme genial, e até aceito as críticas de quem não gostou pois não é um filme fácil, mas tocou-me de tal maneira desde a primeira vez que o vi que nunca mais o esqueci. E por várias razões: o tom pausado, o ambiente misterioso, as cores contrastantes, a música, as novas coisas que se vão descobrindo a cada visualização e por fim, assistir ao melhor papel da carreira do Tom Cruise. Este era o grande trunfo do Kubrick, os seus filmes mexiam-nos com os sentidos de uma maneira inexplicável, eram muito mais do que puro cinema.
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Re: Eyes Wide Shut - De Olhos Bem Fechados (1999) - S. KUBRi

Post by Evil_Djinn »

Helldr wrote:Este era o grande trunfo do Kubrick, os seus filmes mexiam-nos com os sentidos de uma maneira inexplicável, eram muito mais do que puro cinema.
Sem sombra de duvida e daí todo aquele perfeccionismo e rigor que tanto o caracterizava.
Ele por ex: gostava de gravar "N" takes até encontrar um que o cativasse, não se tratava de gravar apenas um take que ele já tinha imaginado, era também isso mas muito mais profundo e rigoroso do que habitualmente um comum realizador o é.

Sobre tudo o que já foi falado sobre o filme acrescentarias mais alguma coisa?

cumps
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1139
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto

Re: Eyes Wide Shut - De Olhos Bem Fechados (1999) - S. KUBRi

Post by Ludovico »

É pá, este é dos tais filmes em que tinha tanto, tanto para dizer e comentar mas há pessoas bem mais habilitadas para o fazer do que eu.
Assim, devo dizer que quando o fui ver ao cinema gostei muito mas não achei genial.
O mais curioso é que à medida que o fui revendo em vhs e depois em dvd foi crescendo em mim a cada visionamento até ao momento. Devo agora dizer como trintão, 3 coisas:
-É um dos filmes da minha vida.
-É, na minha opinião, o melhor filme da carreira de Kubrick, (foi 13º filme e último, azar do caraças, porra grr-) ).
- É também, para mim, o melhor filme de toda a década de 90.
Mas a questão mais interessante é que isso foi evoluindo com o tempo porque na altura não pensava assim. Não tinha maturidade suficiente para o apreciar.
Não sei se sabem uma coisa:
Kubrick disse, (não sei se um dia ou uma semana) antes de falecer ao amigo mais chegado da Warner Bros na altura, que "fiz o meu melhor filme".
Também soube-se mais tarde que ele achava este filme "o maior contributo que podia dar ao meio que pertencia e adorava...".
Se há realizador que morreu muito feliz foi ele :-D 8) .
Morreu feliz e realizado. Jan Harlan o cunhado, disse que no final da rodagem, durante os acabamentos, Kubrick sentiu "o peso sair-lhe dos ombros", que o organismo dele se ressentiu disso.
Segundo sei também, Kubrick obrigou o projecionista do estúdio a ficar de costas duas horas e meia ao apresenta-lo (o filme) aos patrões dele na Warner.
Não tenho a certeza que ele tenha visto o filme todo montado antes de morrer, de que morreu antes de o filme estar totalmente montado e que foi acabado segundo as instruções dele.
Agora um à parte.
Se há filme que merecia ter ganho os 5 principais óscares daquele ano era este filme.
A questão é que só foi nomeado para melhor banda sonora.
A questão é que nesse ano quem ganhou foi a obra prima "Beleza Americana" o que também foi justo.
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Eyes Wide Shut - De Olhos Bem Fechados (1999) - S. KUBRi

Post by rui sousa »

Um dos poucos filmes do Mestre que ainda me faltam ver... salut-)
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Eyes Wide Shut - De Olhos Bem Fechados (1999) - S. KUBRi

Post by Rui Santos »

E um filme que tem uma parte mais técnica e uma parte mais sentimental. Para a segunda ajuda um pouco alguma vida que só o tempo dá. Adorei o filme e tocou-me sem perceber porquê.
Nunca o revi :) precisava de mais tempo para poder rever alguns dos muitos filmes que desejo.

Quanto à parte técnica julgo que não vale a pena comentar. Kubrick é único.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Eyes Wide Shut - De Olhos Bem Fechados (1999) - S. KUBRi

Post by THX »

Só me faltam 2 filmes para ver toda a filmografia dele.

Este é daqueles que quando o vi pela 1ª vez (já o revi 10 vezes no mínimo) eu disse - "Epá...temos aqui matéria para dissecar um bom tempo." E é disso que eu gosto nos filmes, aquela primeira impressão que nos dá alento a querer ver e saber mais sobre o que acabamos de ver porque afinal é mesmo isso, e só isso, que separa os filmes comuns das grandes obras de cinema.

É um filme de reflexão, com uma mensagem subtil e simultaneamente muito directa sobre os meandros de um mundo muito interessante e muito perigoso - o mundo do sexo.

No mesmo filme confronta o espectador com outros sentimentos mundanos como sejam o ciúme, a traição, a duvida.

Relembro que foi após este filme que o par mais unido de Hollywood se separou após longos anos de casamento "feliz".

Um facto deveras curioso se pensarmos que não passou de uma simples coincidência, mas na verdade eu acho que Kubrick não era burro nenhum ao escolher o casal Cruise/Kidman para o seu derradeiro filme.

Acho que até nisso ele foi mestre, em tentar demonstrar que, na generalidade, não existe casamento perfeito, apenas pessoas que se acomodam.

Mas a mensagem mais importante do filme é mostrar que todos nós só damos verdadeiramente valor ao que já temos (uma família neste caso) quando pressentimos que poderíamos, facilmente, perder tudo isso apenas por tentar realizar uma vingança mesquinha e infrutífera. Num abrir e fechar de olhos a nossa vida está em risco...quando arriscamos demais.

Entrar noutro mundo pode ser uma experiência única, mas fatal ao mesmo tempo.
Moral da história (e agora para todos os que são casados) - não se aventurem na noite, porque ela acaba por vos apanhar e lixar o vosso matrimónio...num fechar de olhos.

O filme é muito bom.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Re: Eyes Wide Shut - De Olhos Bem Fechados (1999) - S. KUBRi

Post by Evil_Djinn »

THX wrote:
É um filme de reflexão, com uma mensagem subtil e simultaneamente muito directa sobre os meandros de um mundo muito interessante e muito perigoso - o mundo do sexo.

No mesmo filme confronta o espectador com outros sentimentos mundanos como sejam o ciúme, a traição, a duvida.

Relembro que foi após este filme que o par mais unido de Hollywood se separou após longos anos de casamento "feliz".

Um facto deveras curioso se pensarmos que não passou de uma simples coincidência, mas na verdade eu acho que Kubrick não era burro nenhum ao escolher o casal Cruise/Kidman para o seu derradeiro filme.
A mensagem parece mais abrangente que o próprio sexo, fidelidade e traição, fala também de poder, a cena da mansão dá-nos a sensação que todas as pessoas mascaradas daquela sala serão pessoas poderosas e importantes e apesar do Tom Cruise (Dr. Bill) estar lá, ele não faz parte da elite, é um penetra e acaba por dar nas vistas.
Sinceramente acho que fica no ar a ideia que algumas das pessoas que estavam presentes na festa que vemos no início do filme, serão as mesmas que estão no ritual, há quem especule que o sacerdote de vermelho é o Victor Ziegler (personagem do Sydney Pollack) e embora eu também ache que de certa forma é essa a ideia que querem dar, a verdade é que esse papel segundo o IMDB foi feito por Leon Vitali que era o assistente de direcção de Kubrick.

Já não me lembro de quantas vezes revi este filme, creio que não terão sido muitas, mas a verdade é que este filme para mim não se esgota e está ao nível dos melhores filmes do Kubrick, não entendo como pode ser um filme tão mal amado pelo público em geral, terá sido a recriação de New York em Inglaterra que atraiçoou o filme? Tirando esse pormenor que para qualquer pessoa que não conhece New York ou conheça mal passa completamente ao lado, quando vi o filme pela 1ª vez nem sabia que aquelas ruas Nova Yorquinas eram recriações, agora que sei mesmo assim acho que está um trabalho decente, lá está é preciso ser-se de New York para eventualmente perceber que aqueles cenários soam a falso.

Alguém tem conhecimento de algum Documentário sobre este filme, sem ser os videos que acompanham o Bluray/DVD do filme ?

Cumps
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Eyes Wide Shut - De Olhos Bem Fechados (1999) - S. KUBRi

Post by THX »

Não, mas também gostava de saber se existe um documentário sobre o filme, mas na net, com um pouco de paciência, hoje em dia arranjas quase tudo (até mulheres para casar se quiseres).
A mensagem parece mais abrangente que o próprio sexo, fidelidade e traição, fala também de poder, a cena da mansão dá-nos a sensação que todas as pessoas mascaradas daquela sala serão pessoas poderosas e importantes e apesar do Tom Cruise (Dr. Bill) estar lá, ele não faz parte da elite, é um penetra e acaba por dar nas vistas.
O que deu nas vistas foi o táxi que ele deixou à espera no portão. Erro crasso o dele.

Talvez nem exista propriamente uma mensagem, acho que existe antes uma dimensão, todo um mundo aliciante e misterioso para onde somos transportados pelos olhos do realizador, que ao mesmo tempo nos deixa a dica sobre as consequências de uma curiosidade desmesurada, que pode passar de um sonho a pesadelo. Foi o que se passou com o Dr. William Harford (Tom Cruise), foi curioso e insistiu com o amigo para lhe dar a "password" para conseguir entrar na festa mestiriosa, e como diz o ditado made in USA : "Curiosity killed the Cat".

Afinal qual de nós não gosta de ver e experimentar coisas diferentes, fantasiar e sair um pouco da "ordinary life" a que estamos submetidos?
Ele (Kubrick) dá a entender que essas pessoas na festa do casarão não são só pessoas endinheiradas mas também figuras públicas como politicos, gente com gargos públicos, VIP'S e nobreza incluída.

Isto cá para nós - este tipo de festas existem aqui mesmo no nosso país.
É verdade mesmo, li eu uma reportagem na "Visão" sobre esta temática das festas de sexo, autênticas orgias organizadas, onde também se usam máscaras e tudo. Pesquisem sobre isso na nossa capital e depois vão entender um pouco deste outro mundo, bem real.

Se forem aceites no "clube" tem de fazer uma transferência antecipada para um NIB, e estou a falar de valores acima dos €1.500eur por px/sessão. Depois disso recebem no vosso telemovél, poucas horas antes da dita "festa" começar, uma mensagem com um código que irá dar acesso ao local onde irá ocorrer a "festa" nessa noite. Será que este filme deu idéias a alguém?
Parece que sim.

E não...nunca fui um dos que já experimentaram esse tipo de festas, mas segundo um infiltrado da revista elas existem mesmo, e ao que parece não faltam clientes interessados.

Outra coisa que Kubrick mostra neste filme são duas prostitutas, uma de luxo e outra de rua, e a rapariga com overdose que estava a "curtir" com o Pollack e que o médico acaba por salvar.
Eu só gostava de saber se a rapariga da festa no salão (a prostituta que aborda o Doutor avisando-o do perigo que ele corria por estar ali e que no fim se sacrifica por ele) era alguma das que vimos anteriormente no filme.

Fiquei sempre com esta dúvida, pois acho que ela é mesmo uma delas.
Opiniões?
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Eyes Wide Shut - De Olhos Bem Fechados (1999) - S. KUBRi

Post by Cabeças »

Para mim, um dos filmes que mais gostei do Stanley Kubrick. salut-)

Um filme fortíssimo, carregado de simbologias e misticismo, que põe a nú muitas das preversidades das chamadas classes "altas" e expôe brilhantemente os riscos e problemas que podem surgir numa relação.

E uma banda sonora de outro mundo, perfeitamente enquadrada no filme!

A componente misteriosa (quase de um certo misticismo) é muito forte no filme. Esta música é "apenas" um exemplo do tipo de ambiente que por vezes se sente - e se vê.

Quem não conhecer, sugiro que ouça com o volume alto e diga sinceramente se não se sente um bocado arrepiado. Nunca vi nem quero ver nenhuma... mas surgiu-me à ideia o conceito de "missas negras". Brrrrr.... nails-)

Cabeças
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Eyes Wide Shut - De Olhos Bem Fechados (1999) - S. KUBRi

Post by Rui Santos »

Este fórum às vezes tem este encantamento de encontrar uma série de pessoas que gostam de um filme mal amado :)
Quando o vi a acabei, foi o que pensei... mas como é que falam mal do filme? Será que não sentiram nada no filme? Para mim seria impossível não ser feito por um casal verdadeiro. Como o disse viu-o apenas uma vez, acrescento que com a minha mulher e ficamos ambos calados no fim do filme... Para um filme que entra na nossa cabeça pelo lado mais escuro e do desejo.

Concordo com muito o que o THX disse, e googlando um pouco percebe-se que o filme não é só imaginação e que existe muita realidade que é desconhecida por uma boa parte da população (ok poderei a estar a ser naif) mas que existe cá como existe em todo o lado.
Não é um lado que me atraia particularmente, mas não me indigna nem um pouco. Cada um é livre de ter uma relação como a achar melhor, conquanto existe mutuo conhecimento e acordo. Just my 2 cents.

Tenho mesmo de o rever yes-)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Re: Eyes Wide Shut - De Olhos Bem Fechados (1999) - S. KUBRi

Post by Evil_Djinn »

Cabeças wrote:
Quem não conhecer, sugiro que ouça com o volume alto e diga sinceramente se não se sente um bocado arrepiado. Nunca vi nem quero ver nenhuma... mas surgiu-me à ideia o conceito de "missas negras". Brrrrr.... nails-)


Sem duvida meu caro, a musica já por si mexe com qualquer um, mas juntado aquelas cenas do filme fica qualquer coisa para o qual me faltam palavras.
Essa questão da missa negra é natural vir à ideia, o facto das pessoas usaram mantos com capuzes, haver uma espécie de sumo-pontífice (o tipo de vermelho) que usa um incensário, a forma como as raparigas estão dispostas em forma de circulo tal e qual um como num qualquer ritual e para terminar a própria musica que na verdade foi criada a partir de um excerto de uma missa Romena que depois de a tocarem ao contrario dá a sensação que se ouve cânticos vindos do inferno.

Gostava que existisse um making of do filme em especial da parte da mansão, mas já li algures que nem foi a parte que mais demorou a fazer.
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Re: Eyes Wide Shut - De Olhos Bem Fechados (1999) - S. KUBRi

Post by Evil_Djinn »

THX wrote:
Outra coisa que Kubrick mostra neste filme são duas prostitutas, uma de luxo e outra de rua, e a rapariga com overdose que estava a "curtir" com o Pollack e que o médico acaba por salvar.
Eu só gostava de saber se a rapariga da festa no salão (a prostituta que aborda o Doutor avisando-o do perigo que ele corria por estar ali e que no fim se sacrifica por ele) era alguma das que vimos anteriormente no filme.

Fiquei sempre com esta dúvida, pois acho que ela é mesmo uma delas.
Opiniões?
Entendo perfeitamente a tua dúvida, mas sinceramente e assumido que era uma das duas, então eu diria que é a que vemos na casa de banho do personagem do Pollack, na verdade tudo parece indicar que naquela festa apenas estão pessoas ilustres e é sabido que o Pollack fazia parte desse grupo, ora a rapariga que estava na casa de banho dele no inicio do filme, podia perfeitamente estar outra vez com ele naquela mansão e o facto de querer salvar o Cruise podia apenas ter a ver com o facto de ela se sentir em dívida para com ele.
Já a 2ª rapariga parece-me mais complicado encaixar neste cenário, mas sinceramente não sei, as tantas nem é nada disto e é outra coisa qualquer.
Este filme vai deixar sempre dúvidas em aberto, a menos que um dia venha a pública qual a verdadeira ideia que o Kubrick tinha sobre o filme.
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Eyes Wide Shut - De Olhos Bem Fechados (1999) - S. KUBRi

Post by THX »

Entendo perfeitamente a tua dúvida, mas sinceramente e assumindo que era uma das duas, então eu diria que é a que vemos na casa de banho do personagem do Pollack, na verdade tudo parece indicar que naquela festa apenas estão pessoas ilustres e é sabido que o Pollack fazia parte desse grupo, ora a rapariga que estava na casa de banho dele no inicio do filme, podia perfeitamente estar outra vez com ele naquela mansão e o facto de querer salvar o Cruise podia apenas ter a ver com o facto de ela se sentir em dívida para com ele.
Evil_Djinn, estou contigo neste teu raciocínio, mas depois existe algo que me continua a deixar na duvida.
Também sempre achei que era mesmo a rapariga da casa de banho com o Victor Ziegler, que no fim pagou a dívida ao doutor, mas depois se virmos bem ela estava toda "nockout", apagada, inconsciente, logo pergunto como é que ela se lembra do médico?? É como dizes, ele deixa muita ponta por aparar, e se calhar propositadamente.

Cabeças, esse vídeo/música faz-me logo lembrar uma banda/grupo que eu admiro muito :
Repara no minuto 1:52" :
http://www.youtube.com/watch?v=p8vbapF- ... KVngk0iT_b

Não sei já os conheces, mas pesquisa um pouco e vais ver que são muito bons, e então ao vivo...
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Re: Eyes Wide Shut - De Olhos Bem Fechados (1999) - S. KUBRi

Post by Evil_Djinn »

THX wrote:
Entendo perfeitamente a tua dúvida, mas sinceramente e assumindo que era uma das duas, então eu diria que é a que vemos na casa de banho do personagem do Pollack, na verdade tudo parece indicar que naquela festa apenas estão pessoas ilustres e é sabido que o Pollack fazia parte desse grupo, ora a rapariga que estava na casa de banho dele no inicio do filme, podia perfeitamente estar outra vez com ele naquela mansão e o facto de querer salvar o Cruise podia apenas ter a ver com o facto de ela se sentir em dívida para com ele.
Evil_Djinn, estou contigo neste teu raciocínio, mas depois existe algo que me continua a deixar na duvida.
Também sempre achei que era mesmo a rapariga da casa de banho com o Victor Ziegler, que no fim pagou a dívida ao doutor, mas depois se virmos bem ela estava toda "nockout", apagada, inconsciente, logo pergunto como é que ela se lembra do médico?? É como dizes, ele deixa muita ponta por aparar, e se calhar propositadamente.

Cabeças, esse vídeo/música faz-me logo lembrar uma banda/grupo que eu admiro muito :
Repara no minuto 1:52" :
http://www.youtube.com/watch?v=p8vbapF- ... KVngk0iT_b

Não sei já os conheces, mas pesquisa um pouco e vais ver que são muito bons, e então ao vivo...

Pois é uma observação lógica e pensando bem no assunto acho que teremos de concluir que não era nem uma nem outra, porque os créditos dizem claramente que a rapariga mascarada não é nenhuma das duas, o mesmo se passa com a questão do sacerdote de vermelho que muitos especularam ser o Victor Ziegler, mas mais uma vez nos créditos aparece outro tipo que curiosamente era o assistente de direcção do Kubrick, ainda assim não é liquido que a ideia do Kubrick não fosse causar essa duvida na plateia, porque na verdade parece que há uma certa linha condutora até estes personagens.

É por isso que gostava de encontrar um documentário sério sobre este filme que pelo menos levantasse a ponta do véu.
Mas defendo que este filme mesmo sem estas questões é simplesmente memorável.

Mudando aqui um pouco de assunto, aquela questão das mascaras do ritual sobre foi algo que me fascinou, porque mesmo antes de ver o filme e já tinha em mente um dia ir a Veneza e aproveitar o carnaval para ver aquele espetáculo lindíssimo do desfile das mascaras, a verdade é que o tempo foi passando e ainda tenho essa experiencia por concretizar.
O que gostava de perguntar a todos os que já tiveram a oportunidade de ver estes desfiles, qual a vossa opinião? É algo que recomendam? Partindo da ideia que estiveram depois de terem visto este filme, acham que de alguma forma a experiência melhorou?
Post Reply