Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček

Post by JoséMiguel »

The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti




Título original (checo): Dívka na koštěti
Título inglês: The Girl on the Broomstick
País(es) de origem: Checoslováquia
Data de lançamento: 8 de Setembro de 1972 (Checoslováquia)
Realizador: Václav Vorlíček
Género(s): Comédia, Fantasia
Duração: 80 min

IMDB / Wikipedia (checo)


Image


Sinopse:

"Dívka na koštěti é um filme de fantasia e comédia que conta a história de uma bruxa adolescente, Saxana (interpretada por Petra Černocká), castigada por 300 anos, foge para o mundo dos humanos."


Excerto criado por mim, legendado em inglês. Inclui a cena icónica do automóvel Fiat 500 e a bruxinha gótica Saxana a voar de vassoura:




Prémios:

- 1º Prémio "Medalla Sitges en Plata de Ley", na categoria de efeitos especiais, no Festival Internacional de Cinema na Catalunha em Espanha (1973).

- Prémio do público do Festival de Cinema Jovem de Trutnov (Checslováquia, 1972).


Opinião:

Uma bruxinha adolescente da Europa de Leste... O que irá sair daqui? ;-) :biggrin:

Image

Não sou lá grande apreciador do género comédia, mas adorei o sentido de humor deste filme. É extremamente difícil um filme fazer-me rir, mas este conseguiu literalmente vezes sem conta.

O conceito de humor é imprevisível e varia de pessoa para pessoa, mas eu adorei a abordagem deste filme.

Image

Image

Nota-se o grande esforço, cuidado, planeamento, atenção, amor pelo cinema, etc. investido neste filme. O realizador checo Václav Vorlíček é considerado por muitos um génio e um mestre do cinema, e desde que o descobri recentemente, juntei-me a esses "muitos" que o consideram como tal. Não posso ver os filmes todos dele, porque muitos nunca foram sequer legendados para inglês, mas do que vi adorei. Um exemplo é obra-prima Três Nozes para Cinderella, em que já comecei a fazer a ficha técnica aqui no fórum.

Image

Esta "Rapariga numa Vassoura" não será nenhuma obra-prima, é apenas um simples filme de comédia, que não se leva a sério a ele próprio, mas muito eficaz e intemporal, feito com gosto e talento.

O 1º prémio de efeitos especiais, ganho em Espanha, não se refere à cena ultrapassada, da bruxa a voar de vassoura contra um ecrã azul, mas sim a alguns truques artísticos do tipo artes do ilusionismo, como a cena em que a Saxana estica o braço para apanhar uma cábula na sala de aulas da imagem acima, ou o efeito óptico da imagem seguinte.

Image

Mas muitos dos efeitos especiais são fracos e rudimentares e estão lá apenas para ilustrar a história. O mais importante é a qualidade dos actores, que dão uma performance muito impressionante e credível, em particular a Petra Černocká, que faz uma bruxa docemente estranha e esquisita.

Image

A minha classificação: 8/10 (pela originalidade, atitude e competência dos actores e equipa técnica)

Image
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček

Post by JoséMiguel »

Encontrei esta video-montagem engraçada no You Tube... :wink: :lol: Acho imensa graça a esta bruxinha adolescente da Checoslováquia. Um filme muito bem conseguido. yes-)

drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček

Post by drakes »

Filme bom para se divertir, é mais para assistir em família, dentro do padrão imdb a nota é bem justa, 7,6, acredito que só não vai gostar aqueles casos que gostam de filmes narrados em inglês (eu conheço uns casos :evil: ).
Post Reply