Disconnect (2012) - Henry Alex Rubin

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
ruben
Especialista
Especialista
Posts: 1346
Joined: August 9th, 2009, 10:42 pm
Location: Lisboa

Disconnect (2012) - Henry Alex Rubin

Post by ruben »

Estreia hoje.

Image

IMDB


Sinopse:

Uma teia de histórias entrelaçadas sobre pessoas à procura de ligação humana num mundo cada vez mais conectado virtualmente.Um advogado workaholic que perdeu o contacto com a família; um casal em perigo ao terem os seus bens roubados online; um ex-polícia viúvo que luta pela educação do seu filho, que se serve da internet para fazer bullying sobre um colega; uma jornalista ambiciosa que explora a história de um menor que se exibe num site para adultos.São estranhos, vizinhos e colegas cujas histórias se cruzam neste filme compulsivo que explora as consequências da tecnologia moderna e de como esta determina o nosso dia-a-dia.

nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Disconnect (2012) - Henry Alex Rubin

Post by nimzabo »

Faz lembrar um bocadinho o Crash, só que em vez de racismo anda à volta das relações na internet.
É um bom filme.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Disconnect (2012) - Henry Alex Rubin

Post by José »

Vi ontem e estou ainda siderado com a qualidade deste filme. Comprei-o a €1, numa daquelas feiras do Jumbo, uma vez que a sinopse intrigou-me e também pelos nomes envolvidos. Então não é que, a brincar, a brincar, saiu-me uma pérola reluzente?!?

Trata-se de um prodigioso filme-mosaico, com um painel de personagens vivas, reais, e de relações interligadas cujo fio condutor é a tecnologia contemporânea e as mais diversas imposturas e contradições que esta pode permitir.

O que achei mais curioso neste caldeirão é o facto de não ser, automaticamente, um atestado de demonização dessa frente tecnológica moderna, antes um holofote que procura incidir sobre os indivíduos e o uso que fazem ou podem fazer dos mais avançados dispositivos de comunicação. O filme preocupa-se constantemente em trazer à superfície as imensas complexidades do factor humano, todos os impasses morais e todas as vulnerabilidades emocionais que possam estar presentes neste "jogo" comunicacional e relacional por vezes tão frio e asséptico.

Achei o argumento maravilhoso, bastante detalhado e cirúrgico nos seus propósitos. Alguns dos nomes que constam no elenco têm aqui, a meu ver, das melhores interpretações das respectivas carreiras. Faz uma boa parceira com um outro filme excelente mas pouco conhecido, com o qual partilha a mesma temática: "Men, Women & Children - Homens, Mulheres e Filhos" (2014), de Jason Reitman.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Disconnect (2012) - Henry Alex Rubin

Post by nimzabo »

Um outro filme mosaico de que gostei é o Hawaii, Oslo.
https://www.imdb.com/title/tt0427339/?ref_=nv_sr_srsg_0
Deixo a sugestão.
Post Reply