Captain Phillips (2013) - Paul Greengrass

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Captain Philips (2013) - Paul Greengrass

Post by siroco »

O thriller de ação da Columbia Pictures «Capitão Phillips», que conta com Tom Hanks, já tem trailer. O filme, realizado por Paul Greengrass, estreia no dia 10 de Outubro. «Capitão Phillips» conta a história verídica do Capitão Richard Phillips e do assalto ao navio US MV Maersk Alabama por piratas da Somália, em 2009, o primeiro navio de carga a ser assaltado em 200 anos.
ruben
Especialista
Especialista
Posts: 1346
Joined: August 9th, 2009, 10:42 pm
Location: Lisboa

Captain Phillips (2013) - Paul Greengrass

Post by ruben »

Estreia hoje.

Image

IMDB


Sinopse:

«Captain Philipps» representa a visão multi-facetada da captura, em 2009, do porta-contentores norte-americano Maersk Alabama por piratas da Somália. É simultaneamente – através do olhar característico de Paul Greengrass - uma emocionante aventura e um complexo retrato dos inúmeros efeitos da globalização. O filme mostra a relação entre o comandante do Alabama, o Capitão Richard Phillips (Tom Hanks, vencedor de dois Óscares), e Muse (Barkhad Abdi), o chefe Somali, que o tem como refém. Phillips e Muse vêem-se em rota de colisão quando Muse e a sua tripulação decidem atacar o navio desarmado de Phillips. No inevitável confronto, a 145 milhas da costa da Somália, ambos serão confrontados com forças alheias ao seu controlo.

rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Captain Phillips (2013) - Paul Greengrass

Post by rui sousa »

Baseado num caso real que abalou o mundo, Capitão Phillips é a nova investida do realizador Paul Greengrass, especialista em grandes filmes repletos de ação (como as sequelas da saga de Jason Bourne). Protagonizado por Tom Hanks, este filme promete ser um dos mais falados da temporada de Oscars, ou pelo menos, no box-office cinematográfico.
Em 2009, um acontecimento dramático surpreendeu o mundo das notícias: o ataque de um pequeno grupo de piratas somalis a um cargueiro. O caso foi acompanhado de fio a pavio desde que foi o primeiro assalto a uma embarcação americana deste tipo em duzentos anos. Para salvar a sua tripulação, o Capitão aceita ser refém dos piratas. Só que uma série de acontecimentos vai estragar o plano de salvação dos americanos, e o plano de vitória dos somalis…
E o que Capitão Phillips faz é recontar, passo a passo, como tudo aconteceu, na perspetiva do próprio Capitão do navio (o tal que dá nome ao filme, e que é interpretado por Tom Hanks, que continua em grande forma, felizmente e ao contrário de algumas más línguas) e dos seus ocupantes, que terão de resolver o problema e tentar compreender o que leva aqueles assaltantes a agirem daquela maneira.
Se há um fator que é importante destacar em Capitão Phillips (e que é uma característica comum de outros filmes de Paul Greengrass, como é o caso de Voo 93 – as semelhanças de montagem e de enredo são notórias) é a forma como proporciona uma visão muito credível e sincera dos acontecimentos dramáticos ao espectador. E mesmo que se afaste muito da realidade dos factos, a obra proporciona uma experiência de proximidade para com o espectador, que quase se sente ali, naquele cenário marítimo em que tanta coisa acontece e onde tudo está em jogo para aquela atribulada tripulação americana.
Filmes como Capitão Phillips são feitos para agradar a um certo tipo de mercado e a um público cada vez mais exigente. Não vemos este filme a apelar à verdadeira originalidade cinematográfica, já que predomina um estilo muito televisivo (muitas cenas dos filmes de Greengrass são difíceis de distinguir de um qualquer momento de um episódio de 24 ou de Homeland) que acaba, sem querer, por se focar demasiado no lado americano da questão (e mais do que isso, nos clichés que estão associados ao patriotismo americano, tal qual nos são apresentados em muitos grandes filmes de ação de sucesso que já fazem parte da cultura popular).
Mas no fim, Capitão Phillips surpreende, porque não é demasiado “americanizado” na sua totalidade. Apesar da utilização de algumas ideias tão pouco criativas e já tão repetidamente refeitas no grande ecrã (como muitos dos diálogos das personagens americanas), o filme mostra-nos, no fundo, que embora os EUA sejam um dos países mais poderosos do Mundo, não é indestrutível e invencível, não deixando nunca de estar no centro das atenções do público e, mesmo, das ambições e sonhos de muitas pessoas do resto do Mundo (como nos mostra o exemplo de um dos piratas somalis, que deseja ir para os EUA e cai na ilusão criada pelas pessoas que o obrigam a fazer aqueles trabalhos sujos).
O que se destaca mais no filme são os seus atores. A acompanhar Hanks há todo um rol de atores secundários que cumprem o seu papel de forma exemplar (atribui-se destaque especial para o trio de intérpretes que são os “piratas” somalis). A música, arrepiante e palpitante, está presente ao longo do filme e revela-se extremamente bem composta por Henry Jackman (que também compôs para O Cavaleiro das Trevas), e merece também uma menção especial, pois sabe captar de forma brilhante o espírito da fita e o que esta pede em termos melódicos, que tanto ajudam a captar o espectador em certos momentos que, com ausência de acompanhamento, perderiam grande parte do seu “poder”.
Contudo, a realização de Greengrass e o uso de uma montagem excessiva e de planos frenéticos e descontrolados não ajudam a melhorar Capitão Phillips. Por outro lado, há a ação tensa que cumpre o objetivo de cativar o espectador sem ser demasiado ambicioso, e que nos faz ver que, durante as (pouco) mais de duas horas que tem a fita, estamos na presença de uma obra que sabe encontrar-se com os desejos da sua audiência, e que acaba por conseguir agradar, mesmo que diga muito mais ao patriotismo americano (e do facto de, neste e noutros filmes, os EUA salvarem o dia) do que à vida quotidiana do típico português. Mas que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu próximo de um filme sobre uma cultura diferente da sua!
Em Capitão Phillips vemos uma boa obra cinematográfica (mesmo que tenha mais TV do que Sétima Arte), que nos corta a respiração pela sua alta pressão. Encaremos a verdade: só o Cinema Americano nos consegue manipular assim, e mesmo que batam sempre na mesma tecla, eles conseguem concretizar novas maneiras de nos conseguirem agradar. É um filme cujo trailer diz tudo, ou seja, é dos poucos que não dá a entender que é diferente da obra que está a promover. Por isso já se sabe do que se pode estar à espera. Mas esta longa-metragem agradável e despretensiosa ainda nos coloca uma ou outra questão social interessante na sua génese, e por isso também vale a pena. Nem só de complexidades vive a Arte, nem de grandes obras que mudam o pensamento da Humanidade. Felizmente, há também espaço para fitas como esta.

7.5/10
In http://www.espalhafactos.com/2013/10/24 ... tualidade/ - likem, partilhem e comentem! :)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Captain Phillips (2013) - Paul Greengrass

Post by JoséMiguel »

O Rui, além do talento para a escrita que tem, também faria carreira em diplomacia internacional.

Reparem na grande elegância e subtileza, de chamar cliché repetitivo estagnado ao formato/fórmula comercial de Hollywood, sem ofender ninguém.

É um texto de mestre, que agrada tanto a quem goste e a quem não goste do filme.

Este filme não vi, e por isso não o posso comentar... Mas esta crítica do Rui é obra, e não a queria deixar passar ao lado, sem comentar. yes-)
Snider
Fanático
Fanático
Posts: 543
Joined: August 2nd, 2010, 2:09 am

Re: Captain Phillips (2013) - Paul Greengrass

Post by Snider »

Fui ver este filme. Sem expectativas nenhumas, apenas porque queria ir ao cinema, e por causa do Tom Hanks.

O que destaco neste filme é a actuação do inconfundível Tom Hanks, e de 4 actores desconhecidos... Mas especialmente dos 4 Somalis. Epá soberbo... Que papelões! Nem pareciam que estavam a actuar, e levaram-nos para o seu "mundo" completamente.
A história em si, desconhecia. Acredito que muitos pormenores foram modificados e adicionados. Mas isso não interessa, porque ficou bom na mesma. É óbvio que houve intenção de mostrar novamente ao mundo através do cinema o lado "bom" dos Estados Unidos.
Enquanto via este filme lembrei-me do Zero Dark Thirty (00:30 Hora Negra). E no quanto este filme o metia no bolso. Eheheh.

O filme começa com um ritmo muito lento, e vai aumentando de forma gradual a tensão.
A banda sonora ajuda muito nesse aspecto. Mas quando ouvi esta:

http://www.youtube.com/watch?v=Q3MPYQPzxc4

Lembrei-me desta (até me pareceu que era a mesma):

http://www.youtube.com/watch?v=Z0kGAz6HYM8

8/10
Para mim merece estar nos óscares (para já)
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Captain Phillips (2013) - Paul Greengrass

Post by THX »

...e de 4 actores desconhecidos... Mas especialmente dos 4 Somalis.
Pelo que eu vi numa reportagem dos bastidores deste filme, os piratas somalis não são actores nenhuns, nem sequer amadores, aliás, nunca tinham estado á frente de uma câmara.

O realizador, Paul Greengrass, teve a inteligência de querer manter um ambiente o mais realista possível e para isso contratou uns genuínos somalis que sabiam muito bem o que fazer, e como o fazer, bastando para isso serem o mais naturais possiveis. Ao que parece isso resultou na perfeição.

No entanto, e depois do Paul ter dado "rédea solta" a estes actores "improvisados", parece que durante as filmagens o Tom Hanks teve imensa dificuldade em comunicar com esses somalis, e disse mesmo que toda a interactividade com os ditos homens foi uma verdadeira dor de cabeça.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Captain Phillips (2013) - Paul Greengrass

Post by nimzabo »

Outro filme que trata do mesmo tema - A Hijacking: http://www.imdb.com/title/tt2216240/?ref_=fn_al_tt_1
Snider
Fanático
Fanático
Posts: 543
Joined: August 2nd, 2010, 2:09 am

Re: Captain Phillips (2013) - Paul Greengrass

Post by Snider »

THX wrote:
...e de 4 actores desconhecidos... Mas especialmente dos 4 Somalis.
Pelo que eu vi numa reportagem dos bastidores deste filme, os piratas somalis não são actores nenhuns, nem sequer amadores, aliás, nunca tinham estado á frente de uma câmara.

O realizador, Paul Greengrass, teve a inteligência de querer manter um ambiente o mais realista possível e para isso contratou uns genuínos somalis que sabiam muito bem o que fazer, e como o fazer, bastando para isso serem o mais naturais possiveis. Ao que parece isso resultou na perfeição.

No entanto, e depois do Paul ter dado "rédea solta" a estes actores "improvisados", parece que durante as filmagens o Tom Hanks teve imensa dificuldade em comunicar com esses somalis, e disse mesmo que toda a interactividade com os ditos homens foi uma verdadeira dor de cabeça.
Obrigado pela informação THX salut-)

Sendo assim, BRUTAL! :shock:

Notava-se pelas caras que eles eram muito "estranhos".
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Captain Phillips (2013) - Paul Greengrass

Post by THX »

De nada Snider.
Apenas apanhei essa informação a tempo, mas acho que muita gente quando vir este filme vai achar esses "actores" um pouco estranhos como dizes.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
leaodocinema
Iniciado
Iniciado
Posts: 136
Joined: February 7th, 2012, 8:02 pm
Contact:

Re: Captain Phillips (2013) - Paul Greengrass

Post by leaodocinema »

Como já foi dito as prestações dos somalis é que me surpreendeu pela positiva. A prestação de Tom Hanks também foi boa mas para o final ficou um tanto dramática. Mas é um bom filme Paul Greengrass.

http://moviesreviewsleao379.blogspot.pt ... llips.html
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Captain Phillips (2013) - Paul Greengrass

Post by Grande Guru »

Gostei, diria q foi dos melhorzinhos q vi nos ultimos mesitos.

O filme tem o dom de manter um nivel de tensão constante, o q n é mto fácil pq tem mais de duas horas.

Tb fiquei impressionado com os actores somalis a juntar a mais uma boa prestação do TH.

N sei se chega aos óscares, mas n é descabido se por lá andar.
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Captain Phillips (2013) - Paul Greengrass

Post by THX »

Penso que vai figurar nos nomeados, pelo menos é o que toda a gente espera.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
User avatar
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2228
Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
Location: Na melhor Margem do Tejo

Re: Captain Phillips (2013) - Paul Greengrass

Post by NFCDS »

Snider wrote:A banda sonora ajuda muito nesse aspecto. Mas quando ouvi esta:

http://www.youtube.com/watch?v=Q3MPYQPzxc4

Lembrei-me desta (até me pareceu que era a mesma):

http://www.youtube.com/watch?v=Z0kGAz6HYM8
Eu diria mais, eu acho que é plágio :shock:

Lembrei-me logo desta também (a partir do 3.º min.):

nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Captain Phillips (2013) - Paul Greengrass

Post by nimzabo »

Vi ontem e gostei muito.
Fez-me lembrar do '00:30 A Hora Negra' do ano passado por causa do aparato militar.
Post Reply