Cinema de Animação de Leste

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Animação de Leste

Post by JoséMiguel »

Fiz este trailer musical /mix dos Vampiros de Geona /Mestres de Geona:



Isto acabou por não ser trailer, e ficar mais um music-remix ao som da banda vanguarda Marionetes.

Já andei a preparar material e informação para um post futuro acerca desta animação russa. Gosto muito disto porque é sci-fi ética/filosófica da corrente do Gene Rodenberry. O protagonista aparece a coxear porque o próprio autor esteve anos paralizado em jovem, antes de conseguir voltar a andar, e julgo que ele quis mostrar um personagem principal imperfeito.

Eu já tinha falado desta animação no tópico das curiosidades, por conter o Silvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. :-D
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Animação de Leste

Post by JoséMiguel »

Americans Watch Russian Cartoons For The First Time

Nota: Os cigarros russos, embalados em fábrica, tinham um aspecto diferente do cigarro estilo americano como o Marlboro ou SG Gigante, em que temos um invólucro laranja a cobrir o filtro, e papel branco a cobrir a secção de tabaco. Eu já tinha reparado nisso, pois como sabem já vi bastantes filmes russos. Estes miúdos americanos, para além dos múltiplos choques morais e ideológicos de verem desenhos animados com pessoas a fumar (ao contrário da Portugal, os americanos censuram os cigarros e o álcool nos desenhos animados clássicos japoneses, por exemplo), nunca tiveram nenhum contacto com o cinema soviético e nunca viram um actor russo a fumar um cigarro russo (feito em fábrica), que tem um invólucro claro até 2/3 do comprimento, e a parte final escura é onde se acende.



Por acaso apetecia-me escrever mais alguns comentários sobre este tema, ou algo relacionado, que se calhar talvez o faça num post subsequente, mas para já achei engraçado mostrar isto. :lol: :-D oops:)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Animação de Leste

Post by JoséMiguel »

Um comentário sobre o vídeo anterior...

Na parte final, em que os putos americanos estão a ver a Masha e o Urso, tenho a dizer que esta animação russa está a ser transmitida pela Televisão pública portuguesa. Neste último Natal, estive em casa da minha mãe, e vi essa série durante a manhã num canal da TDT portuguesa (acho que foi na SIC).

Há 3 anos atrás escrevi o seguinte no velho tópico do DVD Mania "Cinema de Leste", quando ainda se chamava "Cinema Soviético", e não era ainda um tópico fixo desta secção do fórum. Passo a ciitá-lo, após ter desactivado o spoiler e ter corrigido o screenshot:
JoséMiguel wrote:Quero pedir desculpa, por este post não encaixar neste tópico do cinema soviético, pois é uma produção russa de 2009. A única característica soviética é apenas o background da equipa russa que criou esta série de animação infantil. Existe aqui algo de muito melhor e diferente da animação infantil europeia, americana e asiática, mas não sei explicar porquê.

Masha And The Bear / Маша и Медведь (2009 - )
Image

Hoje tropecei acidentalmente numa sugestão do You Tube, para uma série de animação russa muito recente (ainda em produção e exibição). Reparei que tinha 70 milhões de vizualizações, e não resisti à curiosidade.

Fiquei impressionado com a qualidade daquilo, a seguir fiquei impressionado pelos episódios estarem disponiveis gratuita e oficialmente no You Tube em alta resolução (720p e 1080p), por último fiquei impressionado pelos prémios que cada episódio individual, caso a caso, ganha quando concorre em festivais de cinema por todo o mundo, inclusivé fez parte da selecção oficial do festival Indie Lisboa.

Recomendado para quem gosta do Shrek ou Ovelha Choné (Shawn The Sheep).

Nota: Ao clickarem nos videos seguintes, os produtores recebem uns pózinhos de lucro, pagos pelo You Tube (a troco de publicidade). Existe parceria oficial, e gosto deste conceito de televisão do futuro. O idioma russo não é barreira, os diálogos são quase inexistentes e não necessários (crianças ou adultos), pois os episódios de 7 minutos são explícitos e auto-evidentes. Eu apoio sempre estas iniciativas pioneiras, e tenho pena que tirando os telediscos da VEVO, quase não existam empresas ocidentais a distribuir filmes no You Tube. Ao menos já é o 3º estúdio russo, que eu saiba, a aderir à parceria com o You Tube.

Excerto do episódio da lição de piano (para quem não quiser ver o episódio todo):



Episódio com música estilo AC/DC - Thunderstruck. A 2ª parte é espectacular, para quem gosta de AC/DC, Metal ou Hard Rock. Aconselho fortemente a verem até ao fim:



O tal episódio, com 70 milhões de visitas, que vi acidentalmente. O coitado do urso apenas queria jogar às damas, sossegado:



Entrada no Festival de Lisboa: http://www.indielisboa.com/movie_detail ... _04&lang=1
Blog brasileiro com um artigo muito interessante: http://russiashow.blogspot.pt/2013/03/d ... rso-o.html
Site oficial em inglês com índice de episódios completos no You Tube: http://www.mashabear.com/#video
Playlist oficial no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=CSdGB_r6 ... 6-Q7-VwhRV

Comentem! :-D
Foi com grande surpresa e alegria, que vi esta excelente animação russa a passar em sinal aberto na TDT portuguesa. Não há dúvida que isto é infantil e feito para crianças, mas isto tem um "não sei quê" de qualidade, que está um patamar acima das produções europeias, americanas ou japonesas. Não sei bem onde apontar o dedo, mas terá a ver com inteligência, bem como o conceito de amor pela arte do cinema. Existe aqui qualquer coisa no carinho e respeito pelas crianças que irão ver a animação, que está ausente por exemplo, nos típicos desenhos animados americanos, que insultam a inteligência das crianças... mas como referi, não sei bem onde por o dedo...

Pelo menos julgo que aqueles primeiros dois clips que sugeri no meu post com 3 anos, terão algum interesse aqui no fórum, visto que o primeiro apresenta o conceito de piano e música clássica, com uma grande elegância, ao passo que o segundo faz homenagem à banda AC/DC.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Animação de Leste

Post by JoséMiguel »

É uma pena que já não existam mulheres no fórum DVD Mania... Hoje não as há, mas amanhã poderá havê-las!

Desta feita trago uma animação pela conceituada desenhadora feminista soviética Elena Prorokova, entitulada "C 9 00 do 18 00" das 9 às 18 horas, acerca de uma mulher engenheira civil ou arquitecta que trabalha na câmara municipal de uma cidade russa, nos anos 80.

O que eu achei impressionante é a combinação entre o desenho técnico e a arte. Por exemplo eu domino o AutoCAD profissionalmente, pois já fui projectista, desenhador e orçamentista, mas sou nabo em desenho artístico. Eu fiquei chocado e de boca aberta ao ver esta mulher realizadora soviética meter desenho técnico de precisão e rigor numa animação artística, pois nem estava a ver que seria possível combinar os dois conceitos, mutuamente exclusíveis, do desenho técnico com o desenho artístico.

O que é curioso é que para ela essa questão sem se colocou, pois ela estava mais interessada em mostrar a mulher russa, esposa e mãe, a consolidar a lida de casa com o trabalho de engenharia de planeamento urbano na câmara municipal.

Isto só mesmo no cinema soviético! salut-) yes-) Animação com maturidade, feita para adultos...

Não se esqueçam de ligar as legendas inglesas no filme do Eus347. Espreitem também os comentários no You Tube, o primeiro foi escrito por mim, que sou nabo e não sei nada sobre animação soviética, e o segundo é a resposta do autor do canal, que realmente é um perito em animação soviética.

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Animação de Leste

Post by JoséMiguel »

Passion of Spies (1967)

https://en.wikipedia.org/wiki/Passion_of_Spies

Desenho animado de combate à propaganda politica e ideológica do governo norte-americano (exemplo: filmes do James Bond)...

Criei um excerto da minha cena preferida, cujo teor sensual e político seria impensável num desenho animado americano dessa altura.

Esta mulher russa boazona, com um grande par de mamas, estilo a Jessica Rabbit, é uma agente da CIA a recrutar um jovem russo, através de chantagem, para se tornar um agente do governo norte-americano.

No final do clip surge um director do KGB, a fazer festinhas a um gato, que julgo ser referência ao vilão dos filmes de propaganda política do 007 - James Bond.



Isto é muito engraçado, pelo aspecto histórico da guerra fria. O teor do desenho animado é completamente politico e ideológico, mas passados 50 anos, é muito giro enquanto curiosidade histórica. :-D yes-)

Filme completo, no canal do Eus347 do Daily Motion: http://www.dailymotion.com/video/x27aq4 ... shortfilms
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Animação de Leste

Post by JoséMiguel »

Animação política de 1971, pelo prestigiado estúdio Soyuzmultfilm, acerca do medo [soviético oficial] de uma eventual re-unificação alemã, com suporte e apoio dos EUA. Vale a pena pararmos para pensar no que veio a suceder na queda do muro de Berlim em 1989, o que seria então ficção científica futurística para os criadores deste filme animado... Relembro que a Soyuzmultfilm é o mais prestigiado e aclamado estúdio de animação soviético. yes-)

drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Cinema de Animação de Leste

Post by drakes »

JoséMiguel wrote:Um comentário sobre o vídeo anterior...

Na parte final, em que os putos americanos estão a ver a Masha e o Urso, tenho a dizer que esta animação russa está a ser transmitida pela Televisão pública portuguesa. Neste último Natal, estive em casa da minha mãe, e vi essa série durante a manhã num canal da TDT portuguesa (acho que foi na SIC).

Há 3 anos atrás escrevi o seguinte no velho tópico do DVD Mania "Cinema de Leste", quando ainda se chamava "Cinema Soviético", e não era ainda um tópico fixo desta secção do fórum. Passo a ciitá-lo, após ter desactivado o spoiler e ter corrigido o screenshot:
JoséMiguel wrote:Quero pedir desculpa, por este post não encaixar neste tópico do cinema soviético, pois é uma produção russa de 2009. A única característica soviética é apenas o background da equipa russa que criou esta série de animação infantil. Existe aqui algo de muito melhor e diferente da animação infantil europeia, americana e asiática, mas não sei explicar porquê.

Masha And The Bear / Маша и Медведь (2009 - )
Image

Hoje tropecei acidentalmente numa sugestão do You Tube, para uma série de animação russa muito recente (ainda em produção e exibição). Reparei que tinha 70 milhões de vizualizações, e não resisti à curiosidade.

Fiquei impressionado com a qualidade daquilo, a seguir fiquei impressionado pelos episódios estarem disponiveis gratuita e oficialmente no You Tube em alta resolução (720p e 1080p), por último fiquei impressionado pelos prémios que cada episódio individual, caso a caso, ganha quando concorre em festivais de cinema por todo o mundo, inclusivé fez parte da selecção oficial do festival Indie Lisboa.

Recomendado para quem gosta do Shrek ou Ovelha Choné (Shawn The Sheep).

Nota: Ao clickarem nos videos seguintes, os produtores recebem uns pózinhos de lucro, pagos pelo You Tube (a troco de publicidade). Existe parceria oficial, e gosto deste conceito de televisão do futuro. O idioma russo não é barreira, os diálogos são quase inexistentes e não necessários (crianças ou adultos), pois os episódios de 7 minutos são explícitos e auto-evidentes. Eu apoio sempre estas iniciativas pioneiras, e tenho pena que tirando os telediscos da VEVO, quase não existam empresas ocidentais a distribuir filmes no You Tube. Ao menos já é o 3º estúdio russo, que eu saiba, a aderir à parceria com o You Tube.

Excerto do episódio da lição de piano (para quem não quiser ver o episódio todo):



Episódio com música estilo AC/DC - Thunderstruck. A 2ª parte é espectacular, para quem gosta de AC/DC, Metal ou Hard Rock. Aconselho fortemente a verem até ao fim:



O tal episódio, com 70 milhões de visitas, que vi acidentalmente. O coitado do urso apenas queria jogar às damas, sossegado:



Entrada no Festival de Lisboa: http://www.indielisboa.com/movie_detail ... _04&lang=1
Blog brasileiro com um artigo muito interessante: http://russiashow.blogspot.pt/2013/03/d ... rso-o.html
Site oficial em inglês com índice de episódios completos no You Tube: http://www.mashabear.com/#video
Playlist oficial no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=CSdGB_r6 ... 6-Q7-VwhRV

Comentem! :-D
Foi com grande surpresa e alegria, que vi esta excelente animação russa a passar em sinal aberto na TDT portuguesa. Não há dúvida que isto é infantil e feito para crianças, mas isto tem um "não sei quê" de qualidade, que está um patamar acima das produções europeias, americanas ou japonesas. Não sei bem onde apontar o dedo, mas terá a ver com inteligência, bem como o conceito de amor pela arte do cinema. Existe aqui qualquer coisa no carinho e respeito pelas crianças que irão ver a animação, que está ausente por exemplo, nos típicos desenhos animados americanos, que insultam a inteligência das crianças... mas como referi, não sei bem onde por o dedo...

Pelo menos julgo que aqueles primeiros dois clips que sugeri no meu post com 3 anos, terão algum interesse aqui no fórum, visto que o primeiro apresenta o conceito de piano e música clássica, com uma grande elegância, ao passo que o segundo faz homenagem à banda AC/DC.
Masha e o urso começou a ser hoje a ser disponibilizado no netflix.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Animação de Leste

Post by JoséMiguel »

Hehehe... :-D

Muito depois de eu ter descoberto isto, a animação foi transmitida em sinal aberto na TDT em Portugal (Dezembro de 2015) e em Espanha (Julho de 2016).

Ambas as versões com voz dobrada em português ou castelhano, conforme o país. O Problema é que a adaptação parte da versão inglesa e não da versão pura russa. Quando vi isso em Portugal, topei logo os créditos adulterados, mas em Espanha (a TDT Espanhola é superior à portuguesa e possui opções e áudio e legendas à escolha do freguês) eu filmei mesmo a aberração da versão inglesa... onde faltam os termos carinhosos "Babuska" e "Da"? "Da! Da!", "Sim! Sim!" feito com tanto carinho pela equipa russa da produção... E depois os créditos cheiram logo a esturro porque usam o alfabeto romano, e é mais engraçado ver o "R" inverso que tanto aterrorizou a malta nos anos 80...



Nota: Comentário obviamente humorístico... oops:)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Animação de Leste

Post by JoséMiguel »

Artigo no jornal "Expresso" dedicado ao cinema de animação soviético

O artigo de 17 de Dezembro de 2016, intitula-se Back in URSS, e foi escrito por Reinaldo Serrano, podem visualizá-lo aqui: http://expresso.sapo.pt/cultura/2016-12-17-Back-in-URSS

O que o jornalista está a propor aos leitores do "Expresso", é que vejam gratuitamente na internet em streaming, três propostas de cinema soviético russo de animação, que ele sugere. O jornalista dá voltas ao texto de forma diplomática, devido ao jornal "Expresso" ser uma entidade com fins lucrativos e não um hobby sem fins lucrativos como o Fórum DVD Mania. Reparem que o homem não pode publicar no "Expresso" uma sugestão directa para os leitores irem à procura dos três filmes no You Tube, por não se tratarem de parcerias oficiais com os estúdios, e por isso dá a volta ao seu texto, dizendo a mesma coisa, mas de forma vaga e diplomática. :lol: :-?

É que se pensam que ele está a propor ao povo português oferecerem esses DVD's como prenda de Natal, desenganem-se porque o nosso país ainda não recuperou do bloqueio, censura e demonização do cinema de leste, que muito se deve aos directores de informação da RTP, durante a guerra fria.

Relembro que a imprensa oficial internacional noticia e coloca links directos para filmes completos no You Tube, quando se tratam de parcerias entre os respectivos estúdios e a Google, poderia citar fontes europeias e norte-americanas de jornais a "linkar" os filmes das parcerias dos estúdios russos e polacos com o You Tube.

Eu gostei deste artigo, porque testemunhei a demonização política do cinema de leste, imposta pela RTP durante a década de 1980, o programa de animação do Vasco Granja era logo visto como algo subversivo e perigoso, conforme o vídeo da paródia pelo Herman José, que mostrei no início deste tópico.

Quanto às três sugestões apresentadas pelo jornalista, eu não as conheço, mas fui investigar um dos exemplos ao acaso que ele sugeriu e encontrei duas versões:

A versão do The Tale of the Tsar Saltan que o jornalista sugere, é um filme de 1984, década da Perestroika (conceito crucial para entender certos aspectos do cinema soviético), produzido pelo famoso estúdio russo Soyuzmultfilm, famoso já aqui no fórum em duas vertentes, famoso pela qualidade técnica e artística por um lado e famoso pela perseguição religiosa que sofreu na década de 1990, às mãos da igreja cristã ortodoxa, que deitou (literalmente) fogo aos bonecos que eles usavam para fazer animação stop-motion, a igreja cristã ortodoxa destruiu esse estúdio em nome de deus (intolerância religiosa) e foi preciso o presidente Boris Yeltsin da Federação Russa intervir e promulgar um decreto-lei a "re-nacionalizar" a Soyuzmultfilm, para a proteger dos fanáticos religiosos cristãos, que andavam mesmo (literalmente) com archotes na mão a queimar o estúdio (estilo a Inquisição portuguesa medieval).


Versão de 1984, legendada em inglês

Mas também encontrei a versão de 1943, no canal do You Tube do "nosso amigo" Eus347 (o maior perito que conheço neste assunto). Relembro que em 1943 a União Soviética estava em guerra com a Alemanha Nazi. Em 1943, a URSS não possuía a tecnologia para criar filmes a cores, no entanto com o progressivo sucesso militar soviético, durante a 2ª Guerra Mundial, o exército vermelho capturou película a cores da Agfa aos alemães, que foi imediatamente usada em 1944 no filme "Ivan, O Terrível". Aqui o ditador Estaline ainda estava vivo, mas julgo que ele não iria interferir com o enredo de um filme de animação para crianças, o filme é a preto e branco, pelas razões técnicas e militares que indiquei acima, mas podemos observar que a técnica não fica atrás da animação do estúdio americano do Walt Disney.


Versão de 1943, com fotografia a preto e branco por motivos históricos e militares

Eu não conheço nenhum dos filmes que, o jornalista Reinaldo Serrano do Expresso sugeriu. Do pouco que conheço, as minhas sugestões do cinema de leste são as que já constam neste tópico, mas aproveito a quadra natalícia para sugerir o que considero ser a melhor adaptação cinematográfica de um conto de fadas europeu que, não se trata de um filme de animação, mas que é um clássico em muitos países do norte da Europa, de ambos os lados da cortina de ferro, e onde é transmitido pela época do Natal há mais de 40 anos. O título oficial português desta obra é "Três Avelãs para Cinderella", conforme a estreia nos cinemas em Portugal a 25 de Junho de 1976, mas reparem que o bloqueio político português ao cinema de leste, pela RTP e pelas distribuidoras dos clubes de vídeo, não interferia com as salas de cinema, onde sempre foram exibidos filmes soviéticos, durante a guerra fria (festivais de Troia, Santarém e Fantasporto), mas boa sorte se queriam ver um filme do bloco de leste no cinema Fonte Nova ou no cinema do Amoreiras...

Eu estive a re-carregar os meus clips no Vimeo, e a corrigir o meu tópico acerca deste filme muito bonito, que fica como sugestão de leitura natalícia...



viewtopic.php?f=11&t=48743&p=595922

O link acima é um dos meus enormes super-tópicos muito elaborados, os dois clips abaixo foram agora re-carregados por mim no Vimeo, devido a eu ter perdido a minha conta principal do You Tube. Estou a re-carregar as minhas centenas de clips, à medida que fazem falta, como neste caso. Esta Cinderela feita pela Checoslováquia e Alemanha de Leste, é uma versão como deve ser e como mandam os livros, que não insulta a inteligência de um homem crescido, ou seja é o oposto dos filmes da Walt Disney que faltam ao respeito aos contos tradicionais europeus, e onde colocam lá canções e enredos infanto-pueris.





Observação: A minha sugestão da melhor adaptação do conto da Cinderela não é um filme de animação, conforme este tópico. Estou a fazê-la no âmbito e contexto da minha análise do artigo do jornal "Expresso", como exemplo da sugestão que eu pessoalmente faria, caso eu fosse um jornalista a escrever um artigo no contexto em que o profissional Reinaldo Serrano o fez.
Zlogorek
Novato
Posts: 2
Joined: March 23rd, 2019, 5:53 pm

Re: Cinema de Animação de Leste

Post by Zlogorek »

JoséMiguel wrote: January 21st, 2014, 2:39 pm Espelho para o passado / Зеркало времени (1976 - Estúdio russo Soyuzmultfilm)
JoséMiguel and others interested in the topic, also pay attention to another Tarasov's film:

Контакт / Kontakt / Contact


(Subtitles not required, no dialogues)

USSR, Soyuzmultfilm Studio, 10 min., Sci-Fi
Director: Владимир Тарасов / Vladimir Tarasov
Art director: Николай Кошкин / Nikolay Koshkin
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt0803764/
Animator(EN): http://www.animator.ru/db/?ver=eng&p=show_film&fid=2789
Kinopoisk(RU): https://www.kinopoisk.ru/film/261598/
Wikipedia(EN): https://en.wikipedia.org/wiki/Contact_(1978_film)
Wikipedia(RU): https://ru.wikipedia.org/wiki/Контакт_(мультфильм)
Awards:
XVIII Festival of science fiction films in Trieste (Italy), 1979
VIII Festival of short and documentary films in Lille (France), 1979
Post Reply