Filmes - Diário de Bordo

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Filmes - Diário de Bordo

Post by nimzabo »

Na minha assinatura tenho uma lista de preferidos...
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Filmes - Diário de Bordo

Post by nimzabo »

Uma área onde penso que tenho visto coisas muito interessantes é nos documentários.
Docs - http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php ... 88#p592388
Herzog - http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=47481
Destas duas listagens recomendo todos.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Filmes - Diário de Bordo

Post by nimzabo »

O que vi em Dezembro: http://www.imdb.com/list/plYhpyG0XL8/?s ... lYhpyG0XL8

Os Mais :-D :
Trilogia Apu
Os Melhores dias da minha vida
Medianeras
O Filho da Noiva
O Gigante de Ferro

Os Menos :-( :
Galactica
Fim de Turno
Videodrome

Há mais alguns de que também gostei bastante:
Desligados
A vida de Adele
Millenium 2
Brodre
Hobbit 2

Indochina, Belle Epoque e Karakter foram vencedores do Oscar de melhor filme estrangeiro.
Gostei mais dos dois primeiros que do ultimo que me parece um fraco vencedor (de uma categoria que conta com vários filmes excelentes).
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Filmes - Diário de Bordo

Post by nimzabo »

2014

O que vi em Janeiro: http://www.imdb.com/list/fXeC32BqVhI/?s ... XeC32BqVhI

Os Mais :-D :
The Song of Sparrows
Fruitvale Station
Lantana
The Invisible War
Ernest & Celestine
O Clube de Dallas
Mary Poppins

Os Menos :-( :
O Casamento de Muriel
O Charme Discreto da Burguesia
Bananas
Luna Papa
Maverick
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes - Diário de Bordo

Post by JoséMiguel »

Olha, o tópico do "último filme que viram" tem as suas limitações e os posts ficam perdidos.

Estou interessado em saber mais deste filme:
nimzabo wrote:Hoje ri-me à gargalhada com algumas das cenas do filme 'Francesco, giullare di Dio' que vai mostrando vários episódios da vida de S. Francisco de Assis: http://www.imdb.com/title/tt0042477/?ref_=nv_sr_1
A questão é que o filme é tão mau, mas tão mau que custa a acreditar (estou-me a rir enquanto escrevo isto). Não faço ideia de onde é que vem a nota de 7.6.

O filme mostra S. Francisco a viver no campo com alguns discípulos.
Viviam todos em harmonia com os passarinhos e o irmão Sol e a irmã Água e o irmão Vento, etc...
Num dos episódios, um deles adoeceu e outro, responsável pela comida, foi dar-lhe uma sopa.
O que estava doente não quis e pediu um pé de porco :-)))

O cozinheiro saiu pelos campos a bendizer a Deus por lhe dar o irmão porco como alimento para restaurar a saúde do irmão de Fé que estava doente.
Quando encontrou uma vara de (irmãos) porcos logo lhes começou a agradecer pela sua grande generosidade :biggrin: .
De seguida seguiu um irmão porco para dentro de um arbusto e nós os espetadores só ouvimos os guinchos do porco.
Passado um pouco sai de lá o cozinheiro apenas com o pé do porco na mão a agradecer mais uma vez a humildade e generosidade da criatura sua irmã: o irmão porco :biggrin:

O dono dos porcos é que não achou muita graça e foi com um pau importunar os irmãos que tinham feito mal ao seu porco.
Chateado com a situação agarrou no porco (sem pé) que já estava morto e atirou-o ao chão para que os religiosos ficassem com ele.
Estes ficaram muito ofendidos pela falta de respeito manifestada pelo homem para com o irmão porco.

Moral da história: pode-se cortar um pé a um porco vivo, o que não se pode é manda-lo desrespeitosamente ao chão quando está morto, :mrgreen: .


O filme tem ainda outras cenas que só vendo...
Acabei por só ver metade do filme pois estava a ser mesmo demasiado parvo.
Tem algumas coisas positivas como sejam algumas orações de S. Francisco e a referência a alguns episódios..
O problema é que cinematografia é péssima.


Na cena seguinte podemos ver o irmão cozinheiro que tendo muitos ingredientes resolve fazer uma sopa.
Precisava de uma panela grande e portanto vai pedi-la a uns pastores...
Na cena podemos ver a forma engenhosa como conseguiu transportar a panela :-))) :lol:
Uma vez colocada no sitio, ao fogo, podemos apreciar como dois irmãos fazem uma bela sopa à maneira franciscana :biggrin:
Para ver a partir de 1:10 :-P



Aqui voltamos a encontrar o irmão cozinheiro, desta vez em apuros. Foi apanhado pela populaça. Para ver entre 0:45 e 1:45
Um verdadeiro suplicio :-))) :biggrin:
E que dizer do cavalheiro e respetiva armadura que aparecem em 5:30?

:shock:
Não li tudo, saltei a secção/spoiler dos pormenores do esquema/engenho do conto tradicional de vigarice estilo sopa da pedra.

Percebi que não gostaste do filme, apesar de ser da corrente do realismo.

O problema é que a tua descrição, mesmo negativa, sugere que eu possa adorar este filme que desconhecia, afinal quais são so defeitos do filme? Podes ser mais concreto? :o

Ponto 1: Eu adoro contos tradicionais históricos.
Ponto 2: Eu adoro a corrente do realismo cinematográfico.
Ponto 3: Não gosto de comédia, mas tolero em nome dos dois pontos anteriores.

Disseste que havia algo de errado com a cinematografia... será algo que eu possa tolerar, em virtude do filme ter eventualmente um bom "story telling"?

Fico à espero do teu lamiré... :o
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Filmes - Diário de Bordo

Post by nimzabo »

A questão é que o filme é sobre S. Francisco e, suponho eu, não pretende ser uma comédia mas na realidade as cenas são filmadas como se duma comédia se tratasse. Se ainda por cima aquela corrente cinematográfica se chama de realismo então a anedota é completa.
A cena do pé de porco como as outras duas em que meti os vídeos do youtube penso eu que ninguém as poderá levar a sério.
O filme não se esgota nessas cenas e decerto haverá outras mais realistas e mais inspiradas. Como também escrevi aparecem declamadas algumas orações de S. Francisco e o filme está estruturado em capítulos cada um deles alusivo a uma cena da vida do santo.
Admito que algumas pessoas possam ir buscar esses aspetos mais positivos do filme e isso justifique para elas a sua visualização.
Pessoalmente penso que a melhor maneira de uma pessoa tomar conhecimento com a vida e pensamento de S. Francisco seja a palavra escrita ou então através de alguém que nos instrua.
A mim custa-me levar a sério qualquer das três cenas já referidas e achando aquilo um disparate muito grande resolvi desistir de ver o filme até ao fim.
Pensei que as cenas falassem por si e que não fosse necessária esta explicação adicional, nem me passou pela cabeça ser mal interpretado, mas pelos vistos não foi assim.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Filmes - Diário de Bordo

Post by paupau »

O título original e Giuliare de Dio, algo como o bobo de Deus ( figura da corte). Logo aqui ja se levantam varias questões que Rossellini poderia querer passar:
- transmitir a palavra de Deus e algo para levar a serio?
- somos todos, mesmo os santos, meras marionetas no grande esquema das coisas?
- e para indicar que nao e necessário ter uma visão tao ascética so porque o tema e a religião? Etc, etc.
E um título enigmático e bastante bonito na sua pronuncia original acho.
Algumas coisas contribuem para o seu realismo, desde logo os supostos atores sao todos na verdade monges franciscanos. Depois o
Método de filmagem de Rossellini nesta fase era claramente realista: filmagem em cenários naturais, uso de nao atores, muita luz natural... E nao esquecer que o filme e de 1950 e o milagre económico de Itália ainda nao tinha acontecido. A cinematografia nunca será igual a de um estúdio de hollywood.
As cenas mais cómicas referidas para mim mostram que ninguém nasce santo, todos começam por ser seres humanos indistinguiveis dos outros. As fases seguintes deixo a fé de cada um. Acho positivo um filme religioso ter essas cenas mais terra a terra e nao ter a personagem logo endeusada logo na primeira vez que aparece no ecra.
Criticar mesmo, critico a cena em que vao aquela espécie de fortaleza dos bandidos. Ai sim o filme perde-se e ficava melhor sem esse bocado. O restante acho um dos filmes mais humanistas que ja vi, e que consegue a proeza de nao enfiar o seu tema pela goela abaixo e de nao tentar pregar nada ou de se didáctico, simplesmente mostrando a compaixão sem limites de um ser humano pelos demais, o verdadeiro âmago de qualquer religião. Sem entrar em grandes spoilers, acho que o nimzabo devia tentar de novo, nem que seja pelo encontro com o leproso, uma cena extremamente emocionante. E a forma como a ordem franciscana e criada continua a ser um dos meus finais preferidos de qualquer filme - e um dos que me lembro mais vezes.
José Miguel, acho que este filme vai encaixar muito bem nos teus gostos.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Filmes - Diário de Bordo

Post by nimzabo »

Eu ainda apanhei a cena com o leproso e não me disse nada de especial.
O fato de eu não ter gostado muito do que vi não deve ser entendido como falta de sensibilidade da minha parte ao exemplo de S. Francisco ou ao sofrimento alheio ou o que seja. Referi-me apenas ao filme.
Desconhecia algumas das coisas que disseste sobre o filme.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Filmes - Diário de Bordo

Post by paupau »

Nao fez click paciência, todos temos casos destes.
Dei a minha opinião para contrabalançar um pouco, nao fosse afastar alguem que poderia gostar do filme.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Filmes - Diário de Bordo

Post by Samwise »

nimzabo wrote: Lantana
E o Jindabyne, já viste? Também é bom - talvez não tão bom, mas é quase...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Filmes - Diário de Bordo

Post by nimzabo »

Desculpa só responder agora. Obrigado pela sugestão.
Não, ainda não vi esse filme mas por causa de falares nele dei uma vista de olhos nas notas do imdb e Rotten Tomatoes e não são famosas. Bem sei que as notas não são tudo e até conheço um par de filmes com notas não muito altas de que gostei, a questão é que já tenho uns 2000 filmes listados para ver e quando surgem novas sugestões acabo sempre por ponderar a inclusão na lista de acordo com os ratings.

Uma coisa engraçada que acontece por ter uma lista já tão extensa é que muitas vezes vejo um filme sem fazer ideia do que trata. Sei apenas que antes do incluir na lista conferi os ratings/prémios/opiniões e que me deu portanto um mínimo de garantias. A maior parte das vezes gosto, outras não, o que felizmente acontece pouco.

Agrada-me começar a ver um filme sem saber patavina acerca dele e por vezes é mesmo melhor assim.
No caso do 'Lilja 4-ever' por exemplo o ideal é não saber nada, mesmo nada, nem a temática do filme pois se se souber já se perde alguma incerteza que a certa altura penso beneficiar a visualização.
Foi assim que o vi e acho que é assim que deve ser.
Respondo assim à tua sugestão com outra sugestão...
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Filmes - Diário de Bordo

Post by nimzabo »

O que vi em Fevereiro: http://www.imdb.com/list/3RhjzCujpmE/?s ... RhjzCujpmE

Os Mais :-D :
Serpico
Temple Grandin
O Cowboy da Meia-Noite
Beginners
As Consequências do Amor
Harlan County U.S.A.
Trust
Nebraska
O Padrinho
Short Term 12

Os Menos :-( :
The Third Half
O Marido da Cabeleireira
Jeanne Dielman
All is Lost
Lágrimas e Suspiros
Salesman
O Sobrevivente
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Filmes - Diário de Bordo

Post by nimzabo »

O que vi em Março: http://www.imdb.com/list/ls059895549/?s ... s059895549

Os Mais :-D :
20 Feet From Stardom
Priscilla, Rainha do Deserto
How the Grinch Stole Christmas
O Homem das Estrelas
Dinner Rush
O Padrinho 2

Os Menos :-( :
Sunshine on Leith
Indian - o Grande Desafio
Os Caça-Fantasmas
The Imposter
Doze Indomáveis Patifes
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Filmes - Diário de Bordo

Post by waltsouza »

JoséMiguel wrote:Podias fazer uma lista IMDB apenas com os filmes de que gostaste/recomendas, seria uma ferramenta para alguém (eu por exemplo) procurar ideias para filmes a ver...
Já que falas em "ferramenta" para alguém poder procurar ideias para filmes a ver, eu vou aproveitar essa "deixa" para dizer que vai haver muito brevemente neste "Cinema e Filmes" um tópico exclusivamente para sugestões de filmes. Estilo http://www.jinni.com/ mas mais simples e "patrocinado" por todos nós que frequentamos este fórum. Mas mais novidades a partir de amanhã no tópico "Cinema e Filmes" - Mudanças. Tenciono apresentar a minha ideia e com isso espicaçar a vossa opinião (e contribuição). :wink:

E este tipo de trabalho que o nimzabo está a fazer neste tópico pode também ser útil, como dizes. Se ele precisar de ajuda para colocar os tais links do imdb é só dizer.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Filmes - Diário de Bordo

Post by nimzabo »

Quase todos o tópicos se podem considerar como sendo de sugestões...
Post Reply