300: Rise of an Empire (2014) - Noam Murro

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: 300: Rise of an Empire (2014) - Noam Murro

Post by siroco »

«300: O Início de um Império», com Sullivan Stapleton como Themistokles, Eva Green como Artemesia, Lena Headey como Rainha de Esparta, Gorgo, Hans Matheson como Aeskylos, e Rodrigo Santoro como o Rei da Pérsia, Xerxes, estreia no nosso país no dia 6 Março.
«Baseado no último romance gráfico de Frank Miller, "Xerxes", e contando com os magníficos efeitos visuais do blockbuster “300”, este novo capítulo da épica saga leva a ação para um novo campo de batalha – o mar – onde o General grego Themistokles tenta unir toda a Grécia, ao liderar a batalha que irá mudar o curso da guerra.

"300: O Início de um Império" coloca Themistokles contra a invasão massiva das forças Persas, liderada pelo mortal transformado em Deus, Xerxes, e Artemesia, a Comandante vingativa da Marinha Persa.»
[
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: 300: Rise of an Empire (2014) - Noam Murro

Post by siroco »

Image

User avatar
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2228
Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
Location: Na melhor Margem do Tejo

Re: 300: Rise of an Empire (2014) - Noam Murro

Post by NFCDS »

Vi-o ontem em 2D.

Apesar de ter o "dedo" do Snyder, achei um furos abaixo do 300 original. Não é um mau filme, de todo, serve para o que foi feito, i.é, puro entretenimento.
Gostei (muito) da Eva Green pato-) mas o papel principal atribuído ao Sullivan não me pareceu a melhor escolha. Não tem nem metade do carisma do Gerard Butler.
A história envolve mais a perspectiva da Grécia do que propriamente de Esparta e, talvez por isso, fiquei um pouco desiludido.
Estive todo o filme à espera de ver os espartanos em acção e quando surgem... o filme acaba o-(
No final, fiquei com a ideia que vem mais um 300 a caminho. Alguém ouviu alguma coisa?
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: 300: Rise of an Empire (2014) - Noam Murro

Post by THX »

Para já não.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: 300: Rise of an Empire (2014) - Noam Murro

Post by waltsouza »

THX wrote:Para já não.
A intenção passa por uma continuação, aliás, basta ver como acaba este filme para perceber isso. O problema é sempre o mesmo, a bilheteira. E o primeiro 300 nesse aspeto portou-se bastante bem, teve por exemplo uma estreia de 70 milhões de dólares nos E.U.A contra um decréscimo para 45 milhões deste filme. Na relação orçamento/receitas o 300 de 2006 custou bem menos (65 milhões vs 110 milhões de dólares) e teve receitas a nível mundial acima de 400 milhões de dólares. Desta vez vai-se a caminho do patamar dos 250 milhões de receitas a nível global mas os valores estão ainda longe e nem devem chegar perto daquilo que foi atingindo anteriormente.

Tudo depende daquilo que os produtores estipularam como mínimo aceitável de receitas para que possa haver continuação. Também não sei qual será a decisão final.
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: 300: Rise of an Empire (2014) - Noam Murro

Post by waltsouza »

Sobre a discussão da não complexidade do argumento deste 300 (e parece que eu estou a dizer as coisas ás prestações), é bom relembrar que o 300 de 2006 também está longe de ter um argumento muito rebuscado, é no fundo a história da batalha de 300 espartanos contra os persas. O fosso que separa estes dois filmes é que Gerard Butler em termos de carisma e presença consegue abafar no primeiro filme.O 300 de 2006 é praticamente um Leónidas vs Persas.

Neste 300 a escolha do principal papel masculino não tem a mesma força, o mesmo elan. Vá lá que se lembraram de Eva Green para vilã e com isso conseguiram de certa forma disfarçar as evidentes debilidades deste Themistocles.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: 300: Rise of an Empire (2014) - Noam Murro

Post by Lorde X »

Desde que nasceu a minha filha, tem sido poucos os filmes que vejo num cinema, sem ser de animação. Este 300 II é uma das raras exceções e por isso quero aproveitar a oportunidade para comentá-lo.

Quanto visiono um filme no cinema, involuntariamente acabo por sobrevalorizá-lo, majorando, desproporcionalmente, a parte visual e sonora, e desculpando várias das falhas em favor do entretenimento imediato que me proporcionou.
Porém, apesar de ter visto este filme no cinema e em 3D, não fiquei deslumbrado, ao contrário do que sucedeu com o primeiro filme.

Tenho de confessar que considero o 300 uma obra prima. É um dos meus filmes preferidos (um autêntico “guilty pleasure”) e um marco no cinema de acção e aventura. Julgo que a sua importância tem sido menosprezada e talvez só daqui a muitos anos, com algum distanciamento, lhe seja dado o seu real valor. Em muitos aspetos vejo o 300 como o “Matrix dos filmes históricos”. Aliás, nas cenas de ação o 300 inspirou-se muito no Matrix (o qual por sua vez tinha ido beber aos filmes do John Woo), mas adaptou-as e carreou-as para um novo patamar, com aquelas acelerações a meio das cenas em câmara lenta e recheando-as de gore próprio de um filme de zombies.

Mas o 300 não inovou apenas na ação. A nível visual, primou por um design ultra estilizado, uma fotografia tão cuidada que a todo o momento em que se faça uma pausa, obtém-se uma imagem digna de um Wallpaper.
Por outro lado, brindou-nos com personagens fortes, interpretações carismáticas, cenas inesquecíveis
“You bring the crowns and heads of conquered kings to my city steps. You insult my queen. You threaten my people with slavery and death! Oh, I've chosen my words carefully, Persian. Perhaps you should have done the same! - This is blasphemy! This is madness! - Madness...? - This is Sparta!“
.
Notem como é raro ver algum filme (ou série televisiva) do gênero que não tenha alguma influência do 300… A série Spartacus não só plagiou os visuais e as cenas de acção (câmara lenta e gore) como, inclusive, foi buscar o Peter Mensah do 300 (o emissário do Xerxes) e tornou-o o treinador dos gladiadores. Ou vejam o trailer do “Hercules” e reparem no tom de voz com que é proferido “Tonight we fight for our lives!” e comparem-no com o conhecido “Tonight we dine in hell!” do Rei Leónidas…

E chegamos a esta sequela, que a meu ver foi entregue a um realizador sem experiência nem arte para lidar com o que tinha em mãos e que tomou um punhado de decisões erradas, que impediram este filme de atingir o nível do seu antecessor.
A diferença entre um realizador razoável e um grande realizador não estará no número de decisões correctas que são capazes de tomar, mas, talvez, no número de decisões erradas que conseguem evitar. Sem querer aproveitar este tópico para discutir futebol, até porque tal está banido deste fórum, não consigo deixar de estabelecer um paralelismo com a actuação dos árbitros de futebol. Quanto a estes, basta uma má decisão para manchar uma boa prestação (e eclipsar uma enormidade de decisões correctas) e desvirtuar o resultado final.
O realizador de um filme é o responsável por dar coesão a uma multiplicidade de prestações, criações, ideias, tendo, a todo o momento, a responsabilidade de preterir, orientar, selecionar...
Não é certamente uma tarefa fácil e, provavelmente, além de experiência e saber, também será preciso muito instinto para decidir acertadamente.
Ora, chegando aqui, o que me parece é que o Noam Murro foi uma má escolha e que este filme teria sido muito melhor, caso tivesse sido dirigido pelo Zack Snyder.

O primeiro terço do filme decepcionou-me bastante. Não gostei da forma como foram apresentados os acontecimentos passados. Usaram e abusaram da narração e isso só serviu para me distanciar dos acontecimentos.

Por outro lado, também fiquei desiludido não só com o 3D como com os visuais do filme. A maior parte do tempo esqueci-me que estava a ver um filme em 3D e mesmo quando nele reparei, nunca me transmitiu a mínima sensação de deslumbramento, como, por exemplo, o fez o Avatar.
Também os visuais me desiludiram. Muito sombrios, demasiado escuros. Notei a falta de brilho e de cor, não só nas cenas passadas no mar, como também nas terrestres. Desconheço se tal adveio do visionamento em 3D (gostava de tirar as dúvidas, vendo o filme em 2D). Pareceu-me que o primeiro filme usou uma palete de cores mais luminosas, e este centrou-se em cores mais monótonas, mais sombrias, que retiraram muita da beleza das imagens.

Por outro lado, esta sequela caiu num dos equívocos mais comuns entre as sequelas que é a de julgar que “mais é melhor". Este filme deu-nos mais cenas de acção, mais cenas em câmara lenta, mais sangue, mais gore, mais violência, mas exagerou tanto na quantidade que vulgarizou tudo isso e levou-me a um ponto em que deixei de me impressionar com o que via no ecrã.

Também teve aspectos positivos, mas pelos mesmos não atribuo crédito ao realizador, mas ao material que lhe deu origem (Graphic Novel "Xerxes"), a muitas decisões criativas tomadas no primeiro filme, que este filme limitou-se a manter, e, claro está, aos actores.
A Eva Green com uma interpretação memorável de Artemísia que roubou não só todas as cenas em que participou, mas ofuscou todos os demais personagens. O Sullivan Stapletan, contudo, revelou-se uma pálida substituição do Gerald Butler, e uma fraca antítese da Eva Green.
Esta sequela também contém um punhado de grandes cenas
Para mim uma das mais memoráveis é a cena em que o Themistocles e a Artemisia se digladiam numa cena escaldante de sexo sado masoquista
.
Também considero acertada a decisão (que obviamente não pertenceu ao realizador) de centrar as batalhas deste filme no mar: Basicamente foi recontada a história do primeiro filme (um punhado de guerreiros enfrenta um exército muito mais numeroso, mas consegue várias vitórias à custa da sua valentia e do seu engenho), porém situou a mesma num ambiente diferente (batalha naval em vez de terrestre), mas com uma grande diferença no final
O vilão morre e chegam os reforços a tempo de impedir a derrota dos “bons”
.

Em suma, um filme com um insatisfatório primeiro terço, que contudo cresce até um final que fica em aberto para uma segunda sequela fechar a trilogia.

Se esquecermos o primeiro terço do filme, dou-lhe 8/10 (Bom) (ao primeiro filme dou 10/10), mas, apesar de algo decepcionado, irei comprar o Blu-Ray para a minha colecção e não tenho dúvidas que o irei rever algumas vezes.

Só uma nota final para dizer que fiquei abismado que a maioria dos espectadores tenha saído, enquanto decorriam os créditos finais, sem ver a animação das imagens da Graphic Novel "Xerxes" do Frank Miller. Sem surpresa, confirmei a fonte de muitas das imagens marcantes do filme e fiquei ansioso pela sua publicação. Vai ser um espanto visual e não me admira nada que seja bem superior ao filme.
Last edited by Lorde X on March 24th, 2014, 8:27 pm, edited 1 time in total.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2228
Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
Location: Na melhor Margem do Tejo

Re: 300: Rise of an Empire (2014) - Noam Murro

Post by NFCDS »

Lorde X wrote:Também os visuais me desiludiram. Muito sombrios, demasiado escuros. Notei a falta de brilho e de cor, não só nas cenas passadas no mar, como também nas terrestres. Desconheço se tal adveio do visionamento em 3D (gostava de tirar as dúvidas, vendo o filme em 2D). Pareceu-me que o primeiro filme usou uma palete de cores mais luminosas, e este centrou-se em cores mais monótonas, mais sombrias, que retiraram muita da beleza das imagens.
Eu vi em 2D e verifiquei exactamente o que descreves (falta de brilho e cor). A visualização em 3D geralmente peca por isso e pode ter alguma influência no contraste/brilho dos filmes, mas neste caso acho que foi propositado.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: 300: Rise of an Empire (2014) - Noam Murro

Post by Lorde X »

NFCDS wrote:
Lorde X wrote:Também os visuais me desiludiram. Muito sombrios, demasiado escuros. Notei a falta de brilho e de cor, não só nas cenas passadas no mar, como também nas terrestres. Desconheço se tal adveio do visionamento em 3D (gostava de tirar as dúvidas, vendo o filme em 2D). Pareceu-me que o primeiro filme usou uma palete de cores mais luminosas, e este centrou-se em cores mais monótonas, mais sombrias, que retiraram muita da beleza das imagens.
Eu vi em 2D e verifiquei exactamente o que descreves (falta de brilho e cor). A visualização em 3D geralmente peca por isso e pode ter alguma influência no contraste/brilho dos filmes, mas neste caso acho que foi propositado.
Pena, pois estava com esperança que em 2D o filme ganhasse em termos visuais... Deve ter sido mais uma das más decisões do "Noam a Murro", que eventualmente pretendeu aproximar o visual do filme do aspecto da Graphic Novel...
Esta sinceramente não entendo. Entregar um filme destes a alguém que apenas tinha realizado um único filme, uma comédia em 2008? (fora uma suposta curta em 2009)...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Re: 300: Rise of an Empire (2014) - Noam Murro

Post by Argaroth01 »

Lorde X wrote:Ora, chegando aqui, o que me parece é que o Noam Murro foi uma má escolha e que este filme teria sido muito melhor, caso tivesse sido dirigido pelo Zack Snyder.
O problema não é o Noam Murro ter feito um mau trabalho. O problema é que ele tentou emular o Zack Snyder e não incutiu ao filme uma identidade própria.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: 300: Rise of an Empire (2014) - Noam Murro

Post by Lorde X »

Argaroth01 wrote:
Lorde X wrote:Ora, chegando aqui, o que me parece é que o Noam Murro foi uma má escolha e que este filme teria sido muito melhor, caso tivesse sido dirigido pelo Zack Snyder.
O problema não é o Noam Murro ter feito um mau trabalho. O problema é que ele tentou emular o Zack Snyder e não incutiu ao filme uma identidade própria.
Não tenho tanta certeza disso. Acho que dificilmente seria aceite que ele se distanciasse daquilo que deu identidade própria ao primeiro filme. As cenas de acção tinham que ter a necessária câmara lenta e os visuais teriam sempre que se colar à BD.

Talvez quando revir o filme, fique com uma ideia diferente, mas, para mim, além do visual mais sombrio e de um 3D que quase não esteve presente (eventualmente o efeito 3D poderá ter ficado atenuado pelos tons mais escuros da imagem), pelos quais lhe atribuo inteira responsabilidade (culpado até prova em contrário... :twisted: ), onde o filme mais falhou foi no primeiro terço.

Não gostei de como as cenas fluiram na primeira parte do filme, com excessiva narração e flashbacks. Julgo que houve alguma desorganização / confusão na forma como foram apresentados esses acontecimentos (se bem me lembro, durante o filme tivémos, em dois momentos diferentes, um flashback para a mesma cena final do 300, em que os espartanos jaziam mortos no chão). Nem gostei da forma como foi contada, também com narração segundo me lembro, a batalha em que interveio o pai do Xerxes. Foi narração a mais, em cenas a mais. O realizador devia ter tido arte para arranjar outra forma de expor tantos acontecimentos, que não a de obrigar o espectador a suportar infindáveis dezenas de minutos de narração (se não foram, a mim, pelo menos, assim me pareceu).

Mas talvez esteja a ser demasiado duro com o filme. Já estou com vontade de o rever para tirar estas dúvidas... :mrgreen:
Last edited by Lorde X on March 26th, 2014, 10:30 am, edited 1 time in total.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
bretes
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 335
Joined: September 10th, 2004, 1:37 am

Re: 300: Rise of an Empire (2014) - Noam Murro

Post by bretes »

O filme falhou foi na escolha do tipo que interpreta o Themistocles. Deve ser primo do Snyder ou outro tacho qualquer.
Que caldinho sem sal... podia ser uma besta arrogante e autoritária ou um estratega meticuloso... e arrogante :mrgreen: .
Nem uma coisa nem outra, tem mais carisma um barco a arder em chamas do que esse enjoado o filme todo.
"Fear is the mind killer..."
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: 300: Rise of an Empire (2014) - Noam Murro

Post by THX »

No outro dia fui ao cinema com intenção de ver este filme, mas quando reparei que no cinema só tinham a versão 3D desisti. Primeiro por me ter esquecido dos meus óculos 3D no carro (tenho sempre 2 pares lá guardados), e segundo não me apeteceu jantar à pressa devido ao horário da sessão.
Acabei por ir ver o "August: Osage County".
O filme falhou foi na escolha do tipo que interpreta o Themistocles.
Também acho que foi mesmo aqui (entre outros factores) que grande parte do filme empobreceu, diria mesmo que todo o filme implodiu com este erro de casting. Já se vislumbrava isso nos trailers.
O carisma não se compra, ou se tem ou não, já nasce com a pessoa, e o Gerard Butler tem-no aos montes.

Muito sinceramente, neste momento já não tenho grande vontade de ir ver o filme ao cinema, mas vou vê-lo em breve (já está sacado da net) e depois deixo aqui a minha impressão.

É pena pois tinha grandes expectativas para este filme, mas também é bom para o pessoal dar mais valor ao Snyder.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: 300: Rise of an Empire (2014) - Noam Murro

Post by Lorde X »

THX wrote: É pena pois tinha grandes expectativas para este filme.
Também eu tinha! E o trailer até prometia... Mas realmente não perdes nada por não o ver no cinema.
E atenção, este não é um filme para levarmos as nossas mulheres / namoradas... Já o primeiro não apelava muito ao sexo feminino. Mas então este... A minha mulher não quiz ir e ainda bem que não foi, pois não teria gostado mesmo nada...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: 300: Rise of an Empire (2014) - Noam Murro

Post by waltsouza »

Eu arriscaria que vamos ter continuação (mas não sou bruxo :-))) )

Passadas 3 semanas (ou quase) após a sua estreia nos E.U.A o filme continua a ser dos mais vistos diariamente (está no top 10). Como já disse anteriormente, custou 110 milhões de dólares e devagarinho já vai a caminho dos 300 milhões de dólares de receitas a nível global.

http://boxofficemojo.com/weekend/chart/

E atenção que pelo que eu vi este filme ainda não chegou à China (que costuma ser o país que mais dinheiro dá a filmes de Hollywood não contando com os E.U.A).

Peguemos por exemplo em Robocop. O filme fez até agora cerca de 239 milhões de dólares (receita global). 182 milhões de dólares fora dos E.U.A. Quase 50 milhões apenas na China.

http://boxofficemojo.com/movies/?page=i ... op2013.htm

Uma curiosidade, o país que mais dinheiro deu até agora aos E.U.A com esta sequela de 300 foi o Brasil mas com vários outros países muito perto dos valores brasileiros (cerca de 11 milhões de dólares).

http://boxofficemojo.com/movies/?page=i ... sequel.htm
Post Reply