Morreu o crítico de cinema Roger Ebert

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Sykor
Novato
Posts: 36
Joined: April 11th, 2011, 11:11 am

Morreu o crítico de cinema Roger Ebert

Post by Sykor »

http://www.publico.pt/cultura/noticia/m ... rt-1590191

É um daqueles críticos de cinema que invariavelmente consulto.

RIP
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Morreu o crítico de cinema Roger Ebert

Post by rui sousa »

Quando acabo de escrever uma crítica cinematográfica para o blog, a primeira coisa que faço é procurar no IMDb se existe disponível para leitura a opinião do crítico Roger Ebert. Nunca cumpro este ritual antes de publicar os textos (ou pelo menos, na maior parte das vezes), mas a admiração que tinha por este notável Senhor era muito forte. Há mais de um ano dediquei-lhe, exatamente, um post aqui no blog (que pode ser lido carregando neste link, que tem cor e tudo) e, por isso, pouco tenho a acrescentar ao que já tinha escrito sobre Ebert. Apenas posso confirmar o impacto que este grande escritor das artes cinéfilas teve para a Humanidade. Não tenho dúvidas que se trata do crítico mais famoso da atualidade, e que por mais algum tempo continuará a tomar essa posição, mesmo que já esteja noutro sítio que nunca saberemos bem qual é (os mistérios da Morte...). Também, é difícil ver alguém que consiga destronar Roger Ebert, o homem que, com Gene Siskel, popularizou a expressão "two thumbs up!". Há muitos grandes escritores de críticas de cinema na América (Richard Corliss é o primeiro exemplo que me ocorre de momento), mas nenhum deles conseguirá ter o mesmo espírito comunicativo e simpático de Ebert. Fica o seu grande legado para a História, e também para a História da Sétima Arte. É muito raro eu conseguir concordar com as opiniões do homem, mas são uma delícia lê-las. Todos os prémios e honras que recebeu são muito merecidos e, juntamente com Pauline Kael e o seu "partner" televisivo Gene Siskel (que tanto popularizaram o Cinema e a crítica no showbiz televisivo), Roger Ebert mostrou como, afinal, um crítico de Cinema não é, como diz um chavão, um realizador que falhou na vida... Paz à sua Alma.
Asgaard
Iniciado
Iniciado
Posts: 123
Joined: January 16th, 2011, 8:50 pm

Re: Morreu o crítico de cinema Roger Ebert

Post by Asgaard »

Duas coisas que não percebo:

- Como é que ele escolhe o Argo para melhor do ano
- E porque raio os Suspeitos do Costume faz parte desta lista - http://mentalfloss.com/article/49913/10 ... ally-hated
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Morreu o crítico de cinema Roger Ebert

Post by Grande Guru »

Tb acompanhava as suas criticas, perde-se uma personagem importante do panorama. RIP
Post Reply